O município de Bonito de Santa Fé, no alto sertão paraibano, sediou, na última terça-feira (6) o Seminário Territorial sobre o Programa Garantia Safra: Realidades e Desafios - Processo de Verificação de Perdas.
O evento contou com a presença de técnicos e gestores de diversos municípios, além de representantes dos governos estadual e federal e líderes sindicais ligados ao setor rural.
O objetivo do Seminário foi promover o alinhamento das ações entre os municípios participantes e esclarecer pontos técnicos e operacionais do programa, especialmente no que diz respeito aos critérios e procedimentos de verificação de perdas na safra agrícola. Um dos principais desafios atuais está relacionado ao georreferenciamento das chamadas regiões de observação do quadro pluviométrico, que utiliza os dados do município de Sousa como referência para análise de perdas safra a safra.
Bom Jesus esteve presente por meio de uma delegação composta por importantes representantes da área agrícola e ambiental: Érica Luana - secretária executiva de Agricultura e Meio Ambiente e presidente do CMDRS; João Anacleto - diretor de Meio Ambiente; e Francisco Pedro Oliveira - técnico da EMPAER no escritório local.
"O evento foi muito produtivo, uma vez que houve troca de experiências entre os municípios. Pudemos discutir temas que visam, sobretudo, o fortalecimento da agricultura familiar", destacou Érica Luana.
Fotos: Coordenação do evento