NOTÍCIAS

13-MAI-2025

"Maio Laranja": Prefeitura inicia atividades na rede municipal de ensino em Bom Jesus

Por Secom 13/05/2025 #educação

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Educação, está desenvolvendo, em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, uma iniciativa voltada para o combate aos crimes de exploração e abuso sexual infantil. Trata-se de um movimento que deve ser permanente, mas que, no mês de maio, ganha um destaque maior por conta da campanha nacional intitulada "Maio Laranja".

"A abordagem dos professores nas escolas sobre o combate à exploração e ao abuso sexual infantil é uma prática essencial, que envolve educação preventiva, formação docente e articulação com a comunidade escolar. Isso torna a escola um ambiente seguro na proteção dessas pessoas", destacou Kaliete Lacerda, secretária da pasta.

Os professores são orientados a tratar o tema respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Isso inclui ensinar sobre o corpo, consentimento, limites e como identificar situações de risco, de maneira lúdica e segura.

Outras ações igualmente educativas são inseridas nesse contexto, visando, sobretudo, ao bem-estar das crianças. "Precisamos ensinar a esse público a capacidade de autodefesa, bem como a buscar ajuda em eventuais situações de desrespeito. A escola acaba assumindo também essa missão", reforçou a secretária.

"Enquanto sociedade, devemos ser agentes na defesa de uma infância plena para nossas crianças, e isso deve incluir também o combate a esse tipo de crime", concluiu Kaliete.

Fotos: Jayane Estrela

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2013-2016Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Bronze 2024