O objetivo é assegurar que os agricultores possam aproveitar ao máximo o período chuvoso, aumentando as chances de uma colheita satisfatória

Diante das irregularidades no regime de chuvas registradas nos últimos anos, bem como das previsões climáticas para o inverno de 2026, a gestão municipal de Bom Jesus tem adotado medidas estratégicas para garantir maior celeridade às ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. O objetivo é assegurar que os agricultores possam aproveitar ao máximo o período chuvoso, aumentando as chances de uma colheita satisfatória.
Nesse sentido, ainda no ano passado, a Prefeitura realizou o cadastramento antecipado dos produtores interessados no corte de terra. Já na primeira semana de janeiro, foi promovida a entrega de sementes selecionadas, além de articulações junto ao Governo do Estado, reforçando o apoio a uma atividade que depende diretamente das condições climáticas.
Como mais uma medida de fortalecimento do setor, a prefeita Denise Bayma, após o levantamento do número de agricultores inscritos no Programa de Corte de Terra 2026, autorizou a contratação de um trator adicional, garantindo maior agilidade na execução dos serviços, assim que as condições das áreas atendidas forem favoráveis.
Em Bom Jesus, o serviço de corte de terra é ofertado de forma 100% gratuita, sem qualquer cobrança ao agricultor, que já enfrenta inúmeros desafios inerentes à atividade rural.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAGRIMA) informa ainda que todo o cronograma para o início do corte de terra está devidamente organizado, restando apenas a regularização das condições climáticas para que os trabalhos sejam iniciados.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural e com o fortalecimento da agricultura como base da economia local.
Foto: Emanuel Dias