A prefeita Denise Bayma sancionou, no dia 5 de maio, a Lei Municipal nº 802/2025, que cria o Sistema de Avaliação dos Rendimentos Escolares Municipais (SAREM).
De acordo com a iniciativa, o objetivo é promover uma avaliação dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, ou seja, monitorar sistematicamente a qualidade do ensino público municipal, permitindo:
- Avaliar o desempenho dos estudantes em componentes curriculares essenciais;
- Identificar dificuldades de aprendizagem para intervenções pedagógicas direcionadas;
- Orientar políticas públicas educacionais com base em dados concretos.
O alinhamento às metas do Plano Municipal de Educação e diretrizes nacionais também consta entre os objetivos, segundo a recém-criada legislação municipal. Diante dessas estratégias, o SAREM, além de redefinir políticas internas do município para o setor, também terá como resultado a transparência na gestão educacional e servirá como ferramenta para a melhoria contínua da Educação, garantindo o direito à aprendizagem de qualidade para as crianças e adolescentes.
A prefeita lembrou que todos os investimentos feitos na Educação foram importantes e atuaram de forma direta, como um cronograma, indicando o que fazer, como e onde fazer. "Fizemos muito pela Educação e, hoje, mais um grande e importante passo foi dado em direção a um sistema educacional cada vez mais qualificado. Se a Educação está sempre em transformação, enquanto gestores, não podemos ficar às margens dessas mudanças", disse a prefeita.
Foto: Aquivo Secom