INICIAL     |     A CIDADE     |      NOSSA HISTÓRIA     |    SECRETARIAS        CONTATO     |    PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

História da Cidade

Bom Jesus é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado namicrorregião de Cajazeiras.

O povoamento da região iniciou-se a partir da fazenda Aroeira, em 1885, de propriedade de Antônio Caetano Leite e Antônio Gonçalves Moreira. Em 1902, Sebastião Bandeira de Melo implantou um beneficiamento de algodão, intensificando o povoamento.

Em 19 de julho de 1918 foi registrada a doação de terras para a construção da capela no sítio Aroeira. A inauguração foi feita pelo Francisco Lopez de Souza em setembro de 1922. A capela consolidou o povoado, com o surgimento de festas religiosas, ambulantes, pequenos comerciantes e outras atividades.

Com o fechamento da usina de algodão, o município entra em decadência econômica, até 1957, quando o prefeito de Cajazeiras Antônio Cartaxo Rolim beneficiou o povoado com a instalação do primeiro motor gerador de energia elétrica, construiu o grupo escolar Antônio Gonçalves Moreira e instalou uma linha telefônica ligando o Distrito a Cajazeiras.

O distrito foi criado pela lei municipal nº 185, de 08-07-1959, subordinado ao município de Cajazeiras.

A emancipação política ocorreu em 5 de novembro de 1963, pela lei estadual nº 3096.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiáridobrasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[6] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município está localizado na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, com clima semiárido quente e seco. A vegetação predominante é a caatinga xerófila. Bom Jesus está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Piranhas, Sub-Bacia do Rio do Peixe. Seus principais tributários são os riachos do Batuque e do Cipó, todos de regime intermitente.[7]

A economia de Bom Jesus tem a agricultura como sua principal atividade, destacando-se o cultivo de arroz, milho e feijão, que formam a base da economia local.

Prefeitura Municipal de Bom Jesus
Administração Municipal: Prefeito Roberto Bayma