CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agenda 23/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Com apoio da prefeitura, SENAR capacita para fabricação de queijos e outros derivados do leite

Buscando sempre a qualificar pessoas para um mercado de trabalho, cada vez mais exigente, ou até, prepará-las, para que, de forma autônoma, possam desenvolver atividades, que contribuam para a melhoria da renda e, por conseguinte, a qualidade de vida da família, a Prefeitura de Bom Jesus tem realizado várias capacitações que vão muito além do simples ato de ensinar pois, na prática, os formandos, têm sua capacidade empreendedora fomentada e, o que era muitas das vezes um pensamento, ou até mesmo sonho, se transforma em ferramenta de desenvolvimento, proporcionando mais cidadania.

Apesar de ser considerado de pequeno porte, o município tem no segmento bovino, por exemplo, uma grande produção, gerando uma vasta oportunidade para as iniciativas que podem derivar dessa matéria prima.

De olho nessa perspectiva, o Governo Municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promoveu, nos dias 18, 19 e 20, um curso voltado para fabricação de queijos gourmets, iogurtes, requeijão, ricota e outros produtos derivados do leite.

A procura foi muito grande e, como as vagas foram limitadas, não está descartada uma outra etapa da formação.

"Estou muito feliz por essa oportunidade de poder aprimorar técnicas que aprendi com meus avós, sobre o aproveitamento do leite. Certamente, isso me ajudará a melhorar a renda lá de casa. Vou fazer o que eu já fazia, só quem bem melhor", disse Patrícia Barbosa Otilone.

#Agenda 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma participa de assembleia da Cagepa e reforça investimentos para a sede e outras localidades

A prefeita de Bom Jesus, Denise Bayma, cumpriu agenda na capital do estado na terça-feira (16), ao participar da 3ª Assembleia da Microrregião de Água e Esgoto do Alto Piranhas, evento que, além das presenças de vários prefeitos da região, contou ainda com a participação de Marcos Vinícius, presidente da Cagepa, e de Deusdete Queiroga, secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba.

O objetivo do encontro com os gestores foi debater soluções sustentáveis para o abastecimento de água e melhorias no sistema de esgoto.

Por sua vez, a gestora municipal demandou sobre a necessidade de investimentos que possam possibilitar melhorias no abastecimento nos bairros Sebastião Saraiva Neto, Maria Singular e adjacências.

"Apontamos a necessidade da construção de reservatório para resolver definitivamente esta questão. Também apresentamos outras demandas para outras comunidades", disse.

#Agenda 10/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Bom Jesus marca presença em oficina que abordou a Programação da Atenção Especializada em Saúde

A Secretaria de Saúde de nosso município esteve participando da oficina que teve como foco a nova Programação da Atenção Especializada em Saúde.

Evento de suma importância para o setor, a oficina aconteceu na semana passada, no Garden Hotel em Campina Grande.

Realizada pelo COSEMS, o acontecimento reuniu gestores de Saúde de todas as Regionais do Estado.

Ainda na ocasião, foi renovada a pactuação por referência ambulatorial e hospitalar - PAES.

#Agenda 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agenda nacional: secretários representam Bom Jesus na 1ª Caravana Federativa de 2024

Os secretários de Saúde, Wagner Pessoa, de Educação, Elizaneide, e a secretária-executiva da pasta, Kaliete Lacerda, representaram o município na primeira Caravana Federativa de 2024, que reuniu, em João Pessoa, durante os dias 4 e 5, quando vários gestores dos 223 municípios paraibanos tiveram a oportunidade de encaminhar demandas importantes e estreitar a relação administrativas junto aos representantes dos Ministérios do Governo Federal.

Mesas, palestras e atendimento aos prefeitos e gestores trouxeram temas ligados ao cotidiano dos municípios.

Na Saúde por exemplo: proposta para avanço da Atenção Especializada, ampliação dos atendimentos e atendimento integral e qualificação da população brasileira, entre outras pautas para o setor, que tiveram reforço do COSEMS-PB.

Políticas voltadas para a educação também fizeram parte da bagagem dos nossos representantes neste evento.

#Gestão 03/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Começou: Prefeitura de Bom Jesus inicia censo do servidor municipal

A prefeitura de Bom Jesus iniciou nesta quarta-feira (3), indo até 30 deste mês, o censo para todos os servidores municipais, sejam efetivos, contratados ou comissionados.

Para realizar o procedimento, o servidor terá que se dirigir até a sede do governo municipal, de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 11h e das 13h às 17h, munidos de cópias do RG, CPF, comprovante de residência atualizado, título eleitoral, carteira profissional, PIS/PASEP, documentos dos dependentes, comprovante de escolaridade, telefone e e-mail.

É importante esclarecer que não serão permitidas fotos nem envios dos documentos por WhatsApp.

#Festa 14/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Tradição: Com grandes atrações, festa do padroeiro do distrito São José gera expectativas para recorde de público A gestão municipal tem incentivado e promovido eventos desta natureza como forma de manter o calendário de festividades tradicionais de Bom Jesus
#Saúde 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Batalha pela vida: Secretaria de Saúde intensifica combate às arboviroses, como dengue, zica e Chikungunya

Diante das chuvas caídas em nosso município nos últimos dias, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de enfrentamento às arboviroses, como dengue, zica e Chikungunya, doenças que têm em comum o mosquito aedes aegypti como transmissor e que, entre as complicações, podem levar à morte.

Para conscientizar a população, o órgão promoveu, na semana passada, uma campanha com carro de som, informando os cuidados que todos devemos ter em relação à eliminação de locais que podem ser criadouros para este inimigo.

Outra estratégia importante adotada pela pasta foi a inserção do ACS's e ACE'S nesta mobilização, ou seja, de porta em porta, eles fizeram, com a excelência de sempre, o papel de orientadores à população.

Além das visitas domiciliares na sede e zona rural, a Secretaria de Saúde também levou informações até as escolas municipais.

A SEINFRA também esteve atuando nesta batalha contra o aedes.

#DefesaCivil 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Operação Pipa: Coordenação Municipal da Defesa Civil se reúne com representantes do exército e conclui mapeamento

A Prefeitura de Bom Jesus vem concentrando esforços para amenizar a falta de água em várias comunidades rurais de nosso município. Atualmente, dois carros-pipa, sendo um do município e outro contratado pelo governo municipal, levam água para as centenas de famílias que enfrentam esse problema, que tem se agravado nos últimos dias.

Na quarta-feira (7), a coordenadora da Defesa Civil do Município, Érica Luana, esteve reunida com o 2º Ten. João Alves da Silva, chefe da equipe de reconhecimento, e o 2º Stg. Alberto Felipe do Nascimento, auxiliar da equipe de reconhecimento, ambos do Exército Brasileiro, para tratar da inclusão do município no programa de abastecimento do governo federal.

De acordo com Luana, todo o mapeamento foi realizado e agora o município fica no aguardo da aprovação da solicitação para incluir Bom Jesus na operação.

#Obra 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Pavimenta em ação: trecho crítico no sítio São Felix está sendo pavimentado

Teve início no último sábado (3), a pavimentação a paralelepípedo na estrada vicinal que liga a cidade de Bom Jesus a várias comunidades rurais das regiões do São Felix e da Timbaúba, respectivamente.

O serviço foi iniciado logo após a conclusão da pavimentação de várias ruas no distrito de São José e, portanto, incluso no investimento de 750 mil reais para este tipo de ação.

Os serviços contemplam o trecho conhecido como Barragem de Marconildo, onde, em época chuvosa, o fluxo de veículos acaba sendo prejudicado, mesmo a prefeitura adotando as medidas para minimizar os danos causados quando ocorrem chuvas intensas.

A ação faz parte do Programa Pavimenta em Ação que, além da cidade, tem levado melhores condições de mobilidade às comunidades rurais.

No sitio São Felix, serão mais de 2.000 quadrados a serem pavimentados.

Para a execução da obra, estão sendo absorvidos vários operários da cidade, o que reforça a geração de renda no município.

Foto: Emanuel Dias

#Educação 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Valorização: Prefeitura de Bom Jesus concede reajuste acima da média nacional para professores da rede municipal

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio das Secretarias de Educação e de Finanças, segue com a política de valorização do magistério e entra para o hall de municípios que supera o reajuste concedido pelo governo federal destinado à classe, que tem validade para este ano 2024.

Em nosso município, o reajuste dado pela gestão municipal foi de 5%, superando 3.62%, anunciado pelo Ministério da Educação.

O reajuste é retroativo ao mês de janeiro.

O projeto de lei com esse objetivo já foi enviado pelo executivo ao parlamento municipal que deve votar a matéria em breve.

#Educação 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em Bom Jesus: Começa a Semana Especial de Matrículas Itinerante da rede municipal de ensino; confira as datas!

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, através da Secretaria de Educação, comunica que já estão abertas as matrículas para 2024 em todas as escolas do sistema municipal de ensino.

São oferecidas as seguintes etapas de ensino: educação infantil (de 0 a 5 anos), ensino fundamental I e II e EJA.

Nos últimos anos, foram feitos vários investimentos para garantir aos alunos e professores uma educação de qualidade.

Ações como reforma e ampliação das escolas municipais, entrega de kit do material escolar e fardamento, merenda escolar de qualidade, transporte escolar acessível e para todas as localidades, valorização do magistério, etc, atestam o compromisso de gestão com este setor.

Uma das muitas iniciativas visando garantir que a educação esteja ao alcance de todos, é a chamada busca ativa que, durante o ano, tem acompanhado situações especificas que, quando confirmadas, a Secretaria de Educação mobiliza equipes para trazer o aluno de volta à sala de aula.

Nesta terça-feira (23), terá início a Semana Especial de Matrículas Itinerantes, que irá até o dia 26, sexta-feira. Esta é uma forma de aproximar as escolas dos pais.

Confira o cronograma:

23/01- Praça da Academia Auremar Lima Moreira, ao lado do ginásio de esportes, a partir das 16h;

24/01- Praça da Igreja Matriz, ao lado da prefeitura, a partir das 16h;

25/01- Praça Rômulo Gouveia, no distrito São José, a partir das 16h.

Além das matrículas, serão ofertados serviços de fotografia 3x4 para os alunos matriculados, além de muita diversão para as crianças, com palhaços, brincadeiras, pula-pula e guloseimas.

Documentos necessários:

Copias da certidão de nascimento, CPF e RG, foto 3/4, cartão do SUS, declaração de vacinação emitida pela equipe de saúde, comprovante de residência atualizado, RG e CPF do responsável.

#Gestão 18/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atenção, aposentados e pensionistas: IPASB realizará recadastramento a partir da próxima semana

A presidente do IPASB (Instituto de Previdência do Município de Bom Jesus), Tânia Parnaíba, confirmou que o órgão estará realizando, entre os dias 22 de janeiro e 05 de fevereiro, o recadastramento de todos os aposentados e pensionistas.

Esse procedimento, além de obrigatório, é importante e objetiva proporcionar a atualização do banco de dados da instituição.

Caso o assegurado não realize o recadastramento, poderá ter seus vencimentos futuros bloqueados até que seja feito o processo.

Para cumprir a determinação, os assegurados deverão se deslocar de segunda à sexta-feira, das 8h00 ao meio-dia, à sede do IPASB, situada Rua 5 de Novembro (Praça Padre Cicero), nas proximidades da câmara de vereadores.

Confira mais informações nas imagens a seguir:

Obs.: Em caso de um dependente ser neto, a guarda deve estar judicializada.

#Agenda 10/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Para o quadriênio 2024/28: conselheiros tutelares tomam posse em Bom Jesus A atual composição foi eleita para o quadriênio 2024/28.
#Agricultura 20/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Nesta terça: CMDRS se reuniu e homologou Garantia Safra de Bom Jesus

O Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável esteve reunido na manhã desta terça feira (19), no auditório do Centro de Referência e Assistência Social - CRAS, para homologar as inscrições do Programa Safra 2022/2023.

De acordo com Jocerlan Guedes, presidente do Conselho, o próximo passo será a divulgação dos nomes por parte do governo do estado e, em seguida, acontecerá a liberação dos boletos para os agricultores contemplados.

Sobre esta questão, é importante ressaltar que no caso de o agricultor não realizar o pagamento do boleto dentro do prazo estabelecido, poderá ficar fora do programa.

Ainda na oportunidade, o gerente municipal da EMPAER, Francisco Pedro de Oliveira (Tico da EMATER) fez uma prestação de contas sobre as atividades desenvolvidas no município, em parceria com a Prefeitura de Bom Jesus.

As metas para 2024 também foram apresentadas aos presentes.

O Secretário de Agricultura do Município, João Melquiades, que esteve na reunião, destacou que esta junção de esforços entre governo do estado e município torna-se muito benéfica para a população e, quanto ao Garantia Safra, fez questão de destacar que a Prefeitura fez a adesão anual ao programa, garantido o pagamento da contrapartida de responsabilidade da gestão municipal.

A presidenta da Câmara Municipal, Larissa Ricarte, esteve presente ao encontro, representando todo o legislativo local.

Fotos: Eanuel Dias

#Empreendedorismo 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Empreendedorismo: Prefeitura fomenta economia e abre prazo para interessados em atuar no Mercado Público

Atenção empreendedores do nosso município, sejam pessoas físicas ou jurídicas, está aberto até o próximo dia 22 deste mês de dezembro, o prazo para os interessados em participarem da CHAMADA PÚBLICA, de número 231206CP00003, que visa o cadastro de demonstração de interesse na ocupação e uso de ponto comercial no Mercado Público.

O objetivo do governo municipal é fomentar a economia local, oferecendo aos que atendam todos requisitos, a oportunidade para ocupação dos espaços naquele centro comercial, que foi reformado e ampliado justamente para servir como "combustível", para quem quer empreender, porém, pela falta de um espaço, ou no caso de ter de pagar o aluguel, acaba desistindo.

Os interessados devem se dirigir à sede da Prefeitura Municipal de Bom Jesus, na sala da Comissão Permanente de Licitações (CPL), no horário compreendido das 08h às 12h, portando o formulário de pré-cadastro, devidamente preenchido em 02 (duas) vias, e, acompanhado da seguinte documentação:

Para Pessoas Físicas:

a) Cópia do documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS);

b) Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

c) Cópia do Título de Eleitor, ou Certidão de Quitação Eleitoral;

d) Cópia do comprovante de residência atualizado, emitido no máximo 90 dias, anteriormente a data deste edital;

e) Declaração de comprometimento de regularização da empresa junto aos órgãos competentes no prazo máximo de 30 (trinta) dias;

f) Foto do comércio atual, se houver;

g) Comprovante da condição de agricultor e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), caso possua;

h) Comprovantes de atuação em comércio de produtos e serviços, caso possua.

i) Declaração, sob as penas da lei, que nenhum outro membro do mesmo grupo familiar se credenciará, hipótese em que o primeiro credenciado anula o segundo.

Para Pessoas Jurídicas

a) Cópia do Contrato Social da empresa, e ou comprovante de Microempreendedor Individual;

b) Cópia do cartão do CNPJ;

c) Cópia do documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS) do proprietário da empresa;

d) Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física do proprietário da empresa;

e) Cópia do Título de Eleitor, ou Certidão de Quitação Eleitoral do proprietário da empresa;

f) Cópia do comprovante de residência atualizado, emitido no máximo 90 dias, anteriormente a data deste edital;

g) Declaração negativa de débitos municipais, estaduais e federais;

h) Foto do comércio atual;

i) Declaração, sob as penas da lei, que nenhum outro membro do mesmo grupo familiar se credenciará, hipótese em que o primeiro credenciado anula o segundo.

Todas as informações, estão do edital.

#Agenda 26/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agenda: ao participar de reunião com pescadores, prefeita Denise destaca importância do setor Na oportunidade, a chefe do executivo municipal ouviu as demandas dos pescadores e destacou que a Prefeitura será sempre parceira dos setores produtores
#Agenda 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma cumpre agenda na capital e destaca conquistas para a agricultura e o esporte em Bom Jesus

Ao lado do presidente da AMASP, o ex-prefeito Roberto Bayma, a prefeita Denise Bayma cumpriu agenda na última terça-feira, 14, na capital do estado, onde destacou a conquista de um motocultivador, equipamento importante para uso agrícola familiar, junto à Secretaria de Desenvolvimento Humanos e Social do Estado.

Diante do porte, a ferramenta consegue chegar em lugares onde, por exemplo, um trator não consegue, na hora de beneficiar o corte de terras.

"Com essa valiosa ferramenta, estamos fortalecendo nossa agricultura e promovendo o crescimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar", disse a prefeita.

Ainda na mesma ocasião, a chefe do executivo também esteve na Secretaria de Estado do Esporte e junto, com o secretário Lindolfo Pires, foi consolidada a aquisição de material esportivo, proporcionado mais incentivo aos desportistas do município.

#Agenda 08/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO 60 anos de emancipação: Missa em ação de graças reúne comunidade católica em Bom Jesus

A quase paróquia do Sagrado Coração de Jesus celebrou na noite do ultimo dia 04, as 6 décadas de emancipação político-administrativa do município de Bom Jesus.

A missa em ação de graças foi celebrada pelo padre Danilo Luiz Rocha Lira que, em sua homilia, destacou a importância da participação da comunidade e autoridades para o crescimento do município.

Ao falar com a imprensa, a prefeita Denise Bayma agradeceu a presença de todos e reforçou que todos são partícipes na construção de dias melhores.

"Somos os atores responsáveis por garantir que nosso lugar seja cada vez melhor, onde todos possam se sentir bem em viver aqui. Isso deve ser o compromisso de todos", disse.

Fotos: Emanuel Dias

Reprodução autorizada mediante, citação do autor

#Agenda 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Evangélicos celebram culto em homenagem aos 60 anos de emancipação de Bom Jesus

Ainda dentro da programação alusiva ao aniversário de Bom Jesus, o segmento evangélico reuniu todas as denominações do setor para uma grande celebração em ação de graças pela passagem desta data tão importante para todos que residem em nosso município.

A celebração aconteceu na Praça e Academia Ex-Prefeito Auremar Lima Moreira e, de acordo com a organização, superou as expectativas.

Além da prefeita Denise Bayma e da vice-prefeito Edney pereira, outras autoridades municipais estiveram presentes.

Fotos: Emanuel Dias

#Agenda 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise e vice-prefeito Edney, entre outras autoridades, prestigiam sessão em homenagem aos 60 anos de Bom Jesus Confira as novas imagens, sobre o evento.
#Agenda 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita participa de evento com a presença do governado e destaca investimento para Bom Jesus

A prefeita Denise Bayma participou no dia de ontem, 10, de uma solenidade na qual o governador João Azevêdo liberou mais 61,9 milhões das emendas parlamentares dos 36 deputados estaduais.

Na mesma ocasião, também foram liberados mais de R$ 43 milhões de emendas destinadas a diversas entidades, o que representa cerca de R$ 105 milhões de investimentos em 153 municípios.

A chefe do executivo municipal destacou que foi um momento muito importante e que quem ganha com esta ação são os municípios contemplados com estes recursos, que servirão para melhorar a vida da população.

Nosso município foi contemplado com investimentos que somam quase meio milhão de reais, já liberados pelo Governo do Estado, via emendas parlamentares para ações na Saúde e na Educação.

"Temos uma agenda muito positiva de obras e ações em nosso município e, muitas vezes, atuamos recursos próprios da edilidade. Em outras ocasiões, temos recebido apoios e firmado parcerias e isso faz a diferença", disse.

#Esporte 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Apoio da prefeitura foi importante para sucesso dos Jogos Internos da ECI Joaquim Umbelino Atenção, confira as novas imagens!!!!
#Agenda 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Mais de 50% dos eleitores, participaram da eleição para Conselho Tutelar de Bom Jesus Para se ter uma ideia da participação popular neste domingo, basta comparar, por exemplo, que na eleição presidencial no ano passado, 2.632 pessoas estavam aptas para a votação
#CRAS 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Parceria entre Prefeitura e MPT-PB é destaque em site do órgão

O Centro de Referência e Assistência Social-CRAS de Bom Jesus foi destaque em matéria pública na página do Ministério Público do Trabalho da Paraíba, na segunda-feira, dia 25.

O CRAS recebeu do MPTPB, recursos na ordem de 500 mil reais que foram aplicados na reforma e ampliação e compra da mobília para o órgão.

Após ser inaugurado em julho, no mês passado, o Dr. Raulino Maracajá, a juíza do Trabalho, Dra. Ana Paula de Carvalho Scolari, a prefeita Denise e outros auxiliares da gestão realizaram uma inspeção.

"O Ministério Público do Trabalho realizou uma destinação de valores oriundos de um processo judicial. Analisando projetos da região, uma vez que o processo é daquela região, o MPT entendeu que o projeto de reforma do CRAS de Bom Jesus atendia a todas as expectativas e condicionantes necessárias. Fizemos a visita juntamente com a juíza da Vara do Trabalho de Sousa, onde constatamos um belíssimo equipamento que a cidade vem utilizando em diversas atividades para o público atendido nesse equipamento de assistência social", ressaltou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá.

A juíza do trabalho, Dra. Ana Paula, destacou a correta aplicação dos recursos públicos em uma obra como esta.

"A visita foi uma experiência excelente! Eu percebi que o dinheiro atinge a finalidade para a qual ele foi destinado. Existe muita seriedade no trato da destinação, existe a prestação de contas. A importância de destinar valores é que é possível reparar o dano no local onde o ilícito ocorreu, é possível deixar na comunidade que recebeu a afronta daquele dano moral coletivo, a reparação do dano de forma eficaz, eficiente, transformando a realidade daquela comunidade, justamente as vítimas do dano moral coletivo sofrido", afirmou a juíza do Trabalho Ana Paula de Carvalho Scolari.

Para a prefeita Denise Bayma, uma boa gestão se faz construindo parcerias e esta, com o MPT-PB, é a prova de que a responsabilidade e compromisso, juntos, fazem a diferença na vida da população.

"De fato, foi uma parceria muito proveitosa. Estamos sempre buscando estas oportunidades de fazermos o melhor para a nossa gente", disse.

#DireitosHumano 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Mais qualidade de vida: hidroginástica beneficia Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social iniciou nesta segunda-feira(4), o cronograma de atividades de hidroginástica para todos os membros dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como por exemplo, o da Melhor Idade, Mulheres Sede, Mulheres do Distrito de São José e NUCA.

As atividades são acompanhadas de perto por um profissional de educação física, para garantir que a atividade não seja apenas de exercícios físicos, mas, sobretudo, momentos de bem-estar.

De acordo com Renata, secretária da pasta, essas ações irão se concentrar de segunda-feira à quinta-feira.

Sobre a Hidroginástica:

Propicia ao idoso o aumento de sua força muscular, capacidade aeróbica, flexibilidade articular e auxilia no equilíbrio e coordenação motora.

Vale lembrar que esta prática traz muitos benefícios todas as faixas etárias.

O Centro de Referência em Assistência Social, é um dos poucos, quiçá, o único da Paraíba ,que conta com piscina para esta prestação de serviço.

Fotos: Emanuel Dias

#Agenda 30/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise acompanha representantes da Justiça do Trabalho em visita ao CRAS

A prefeita Denise Bayma acompanhou no dia de ontem, 29, o promotor de Justiça do Trabalho Dr. Raulino Maracajá Coutinho Filho e a juíza Dra. Ana Paula numa visita à sede do Centro de Referência e Assistencial Social - CRAS.

Como é sabido por todos, recentemente a gestão municipal entregou um ambiente totalmente reformado e ampliando, sendo o primeiro CRAS com sede própria a contar com uma piscina na sua estrutura.

Nossa equipe acompanhou de perto essa agenda e sentiu, por parte destas autoridades, o sentimento de alegria diante do resultado da parceria entre o a Justiça de Trabalho e a Prefeitura de Bom Jesus.

Por sua vez, a chefe do executivo municipal destacou a gratidão do povo de nosso município e destacou a sensibilidade do Dr. Raulino quando, na qualidade de gestora, buscou e conseguiu essa junção de forças.

"Não posso deixar de agradecer a esta parceria que trouxe para nosso município um benefício tão importante. Foi por meio desta ação que conseguimos oferecer ao nosso público tão especial, ou seja, os usuários do SUAS, um ambiente mais confortável e acolhedor", disse Denise.

Os recursos para reforma ampliação do CRAS foram oriundos do Ministério Público do Trabalho na Paraíba.

Fotos: Emanuel Dias

#Agenda 23/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita cumpre agenda na capital e participa de Seminário sobre emendas parlamentares

A prefeita Denise Bayma e a chefe do gabinete da Prefeitura Municipal, Érica Luana, o Dr. João Felix, procurador do Município e o Dr. Ney Robson, também do jurídico da gestão Municipal, participaram a segunda-feira, 21, do primeiro Seminário realizado em parceria pelo Tribunal de Contas e Senado Federal para tratar sobe as emendas parlamentares.

Com o tema "Transparência e Transferência das Emendas Parlamentares", o evento teve como meta orientação dos entes estaduais e municipais beneficiários desses recursos.

Entre outras autoridades que estiveram presentes, o presidente da corte, conselheiro Nominando Diniz, e a presidenta da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, senadora Daniella Ribeiro.

Para a gestora municipal, o presidente do TCE-PB consegue, por meio de uma relação institucional, quebrar as barreiras que antes existiam entre o TCE e os gestores. Hoje, a corte não é vista como um carrasco dos municípios, mas como um agente parceiro e orientador.

"Isto não significa que o TCE deixe de cumprir o seu papel, no entanto, quando o órgão desenvolve estas oportunidades sem dúvidas nós, ordenadores de despesas, somos beneficiados com informações que nem sempre chegam aos nossos municípios de forma tão didática. Isto é histórico" observou.

#Agenda 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agenda: Prefeita de Bom Jesus recepciona presidente do TCE/PB

A prefeita Denise Bayma, o vice-prefeito Edney Pereira, a presidente da Câmara Municipal, Larissa Ricarte, e demais vereadores e secretários recepcionaram ontem, em nosso município, o presidente do TCE - Antônio Nominando Diniz.

Para a prefeita, esse foi um momento de muita alegria e de renovação de compromisso com a boa relação que deve existir entre as instruções.

"É, sobretudo, um dia histórico para nossa cidade recebermos o presidente da nossa corte de contas", destacou.

O presidente do TCE ressaltou a necessidade de que o Tribunal de Contas se disponibiliza para uma agenda institucional, sempre com intuito de ver, in loco, como estão sendo aplicados os recursos do povo.

Nominando deixou claro que "só vendo de perto a realidade interiorana é possível ter uma noção mais próxima da realidade".

"Existem situações que não chegariam na prestação de contas, se eu não tivesse implantado o TCE Itinerante", disse.

Após a recepção no gabinete, a comitiva fez visitas em vários locais que prestam servo à população.

Obras em andamento e outras já concluídas, conveniadas com os governos do estado e federal ou 100% estado, como é o caso da reforma e ampliação do Colégio Joaquim Umbelino, também estiveram no roteiro.

Fotos: Emanuel Dias

#Município 15/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em Bom Jesus: Série de atividades marcam o mês da Primeira Infância As ações estão em consonância, com a lei 14.617/23, que institui agosto como o Mês da Primeira Infância
#Agenda 02/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Secretária da Mulher e Diversidade Humana, participa de sobre a Patrulha Maria da Penha

A prefeita Denise Bayma esteve ontem na solenidade de que marcou o primeiro voo comercial da empresa Azul Linhas Aéreas, fazendo a ponte entre Cajazeiras e Recife.

Para a gestora, esse é um momento muito importante para a região e revela que a área metropolitana de Cajazeiras ingressa de vez numa oportunidade importante para a exploração desse serviço.

"Enquanto gestores, sabemos das dificuldades que temos nos deslocamentos para Brasília, por exemplo. Nossa região está dando um salto muito grande em todos os aspectos", disse a prefeita.

Políticos, empresários e representantes de outros setores da sociedade prestigiaram o evento.

A Azul Linhas Aéreas vai disponibilizar inicialmente três voos por semana, às terças, quintas e sábados.

#Agenda 24/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Governador em exercício cumpre agenda e visita obras em Bom Jesus (novas fotos)

A cidade de Bom Jesus recebeu, na última sexta-feira, o governador em exercício Lucas Ribeiro, a senadora Daniella Ribeiro, a deputada estadual Dra. Paula Francinete, o deputado Chico Mendes, o secretário de educação do estado, professor Roberto Sousa, além dos prefeitos José Aldemir, de Cajazeiras, Ceninha Lucena, de Bonito de Santa Fé, e Leninha Romão, de Uiraúna, para uma agenda que, entre os compromissos, teve como destaque a visita do atual chefe do executivo estadual à recém-inaugurada Creche Francisco Júnior Barreto Rolim, uma obra que supera 1 milhão de reais e atende cerca de 100 crianças.

O município tem chamado a atenção pelo fato de ter concluído a primeira das 213 creches que fazem parte das ações do governo para proteção da primeira infância.

Tanto o prefeito em exercício Edney Pereira, como a prefeita licenciada Denise Bayma, vereadores, secretários e muitos populares acompanharam esta comitiva.

Além da Creche, o mercado público, que estará pronto muito em breve e será inaugurado, o Centro de Referência e Assistência Social, que foi reinaugurado após uma ampla reforma e ampliação, também foram visitados.

Ao falar com a imprensa local, Lucas não escondeu sua alegria em presenciar um espaço tão bem construído e que transformará as políticas de educação na primeira infância.

Fotos: Emanuel Dias

#Agenda 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Bom Jesus marca presença no 37º Congresso Nacional de secretários municipais de Saúde e concorre a premiação Com o tema: “O SUS Falta no Brasil”, esta edição chama a atenção das autoridades, como governo federal e as bancadas federais dos estados, para novos investimentos
#Agenda 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO ODE: durante a plenária 2023, pleitos para a Infraestrutura, Segurança Pública e Cultura foram destaques

Uma grande comitiva de nosso município esteve participando na plenária do Orçamento Democrático do Estado, na última quinta-feira, dia 6, na cidade de São José de Piranhas.

Entre as autoridades municipais, estavam a prefeita Denise Bayma, o vice-prefeito Edney Pereira, vereadores e secretários municipais.

Para a chefe do executivo municipal, este é um momento muito importante, pois o governo ao se instalar nas cidades sedes destas audiências públicas, acaba colocando como foco a voz do povo.

"Uma ação como esta tem muita importância para demandarmos, junto com o povo as prioridades que farão a diferença dessas cidades. É um exemplo da plena democratização do poder", disse a prefeita.

Para Bom Jesus, os pleitos foram defendidos foram a ligação asfáltica de Bom a Santa Helena e a construção de uma delegacia porque, de acordo com a prefeita, o fato de Bom Jesus ser município com ligações com o estado do Ceará, reforça esta necessidade. Outro pleito é a construção de espaço cultural com auditório na sede do município.

#Agenda 05/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma se reúne com comando da PM e cobra reforços na segurança pública em Bom Jesus

Na manhã da terça-feira (4), a prefeita Denise Bayma esteve na sede do comando da Polícia Militar da Paraíba, em João Pessoa, tratando do reforço do policiamento em Bom Jesus.

De acordo com ela, esse tema já vem sendo debatido há algum tempo e os casos ocorridos recentemente no município mostram a importância de um reforço na segurança pública.

A gestora disse que saiu bastante alegre após audiência com o subcomandante da instituição, o Coronel Ronildo, e a 3° Sargento Joseânia, após o compromisso do comando em atuação.

Outro ponto a ser levando em consideração é o fato de o município limitar-se com o estado do Ceará.

"Foi uma audiência bastante produtiva. Falamos sobre nossa preocupação com a segurança pública e percebemos sensibilidade por parte do comando geral da PM para atuar neste sentido", disse a prefeita.

#Agenda 27/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Pacto pelo social: Prefeita prestigia evento em João Pessoa e destaca parceria entre as três esferas de governo

Pacto pelo social: Prefeita prestigia evento em João Pessoa e destaca parceria entre as três esferas de governo

A prefeita Denise Bayma e a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Renata Thais, prestigiaram na segunda-feira, dia 26, na capital do estado, a agenda do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Na oportunidade, foi firmada uma parceria com o governo do estado, garantindo cerca de 77 milhões de reais por meio dos Pactos Contra a Fome, Inclusão socioeconômica e PAA Leite.

Para a gestora bom-jesuense, representar o município num evento com este é importante e revela que as três esferas de governo estão agindo para melhorar a vida de quem mais precisa.

"Obrigada ao governador pelo convite feito ao nosso município. Agradeço também ao ministro, por ouvir as necessidades dos paraibanos e paraibanas que precisam dessas mãos amigas", disse ela.

#Agenda 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Festa do padroeiro: Prefeita participa de noitário reservado às autoridades e comerciantes locais

Em comitiva, a prefeita Denise Bayma esteve participando no último domingo, dia 11, da programação alusiva ao padroeiro Sagrado Coração, sendo este noitário reservado às autoridades e aos comerciantes locais.

Além da chefe do executivo, o vice-prefeito, secretários municipais e vereadores também prestigiaram a celebração religiosa.

Ao falar com a imprensa, a gestora lembrou que a presença de todos, em especial as autoridades, representa o agradecimento pela intercessão de nosso padroeiro diante das várias ações e conquistas em prol da população.

"Estamos também renovando nossa fé, para que continuemos firmes em nossa missão", disse.

Fotos: Emanuel Dias

#Controladoria 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Transparência: Prefeitura de Bom Jesus volta a ocupar 3º lugar no ranking Turmalina do TCE

De acordo com a avaliação do robô Turmalina, ferramenta de inteligência artificial do Tribunal de Contas do Estado, que fiscaliza dos os 223 portais de transparências dos municípios paraibanos, Bom Jesus volta a se destacar entre os 10 primeiros colocados no quesito transparência.

Bom Jesus voltou a ocupar o terceiro lugar em nível de estado, ao alcançar 630 pontos no ranking, ou seja, atingir 100%.

"O trabalho coordenado entre todas as pastas resultou neste quadro muitíssimo satisfatório para nosso município. Nosso foco continuará sendo o da transferência e respeito", disse a prefeita Denise Bayma.

#Agenda 20/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Ao lado da prefeita Denise e outras autoridades, governador João Azevêdo entrega 1ª creche de Bom Jesus

Ao lado da prefeita Denise Bayma e outras autoridades locais e em nível de estado, o governador João Azevedo entregou, na manhã de ontem, a primeira creche de nosso município.

Com um investimento de mais de um milhão de reais, a creche representa, como disse a prefeita municipal, o maior gesto do governo do estado para com a educação de Bom Jesus.

Na ocasião, o chefe do executivo estadual parabenizou e elogiou a gestão municipal pelo compromisso com a edificação, que é a primeira das 213 creches, que fazem parte do Programa da Primeira Infância a ser entregue na Paraíba.

"Aqui está o exemplo claro do bom uso do dinheiro público. Repassamos os recursos e está aqui a obra pronta", disse.

Ainda em sua fala, o governador revelou que, ao se encontrar como outros prefeitos, com os quais seus respectivos municípios conveniaram na mesma época que Bom Jesus, irá apontar essa referência.

"Bom Jesus está dando exemplo para a Paraíba. Em cada lugar que eu passar e encontrar com o prefeito, eu vou perguntar: cadê sua creche? Bom Jesus já entregou", observou o governador.

Azevêdo também fez questão de revelar que, em breve outras ações estarão se consolidando nesta parceria.

Por sua vez, a prefeita Denise Bayma fez um breve relato sobre Francisco Junior Barreto Rolim, uma criança especial que, durante os 9 anos de sua vida, se revelou um guerreiro e, diante da família e amigos, ela disse que denominar a creche com o nome desta criança é mais que merecido.

Ela aproveitou para registrar que a população de Bom Jesus tem o dom de saber agradecer e que, em nome da população, reconhece este aceno do governo estadual em prol da educação municipal.

De sua capacidade total que é de 100 crianças, atualmente de acordo com a secretaria de educação, quase 70 já estão matriculadas.

Kaliete Lacerda, secretária executiva da Educação, lembra como esta fase no ensino funcionava em um espaço provisório, sem estrutura, e só era absorvido o público acima de um ano, mas agora, com o berçário das novas instalações, crianças abaixo dessa faixa etária poderão ser matriculadas.

Fotos: Emanuel Dias

#Agenda 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Jovem Aprendiz: Prefeita prestigia fim da primeira etapa e confirma renovação de parceria com a Alya Construtora

Na semana passada, a prefeita Denise Bayma participou de uma reunião com cerca de 25 integrantes do Programa Jovem Aprendiz, uma experiência pioneira em nosso município, que objetiva proporcionar a este público a oportunidade de interação direta com o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e de olho naqueles(as) que melhor se adaptem às novas tendências.

O Jovem Aprendiz foi resultado da parceria entre Prefeitura de Bom Jesus e Alya Construtora, que está construindo o ramal da transposição do Rio São Francisco, que levará água para Apodi, no Rio Grande do Norte.

Fica a cargo da empresa, a avaliação do desempenho de cada um dos participantes para eventuais contratações.

Por outro lado, após encontro com Andréia, representante da Alya, com os titulares das Secretárias de Educação de Educação, Eliener Dantas, e de Desenvolvimento Humano Social, Renata Thais, a chefe do executivo municipal confirmou que a parceria foi renovada por mais 6 meses.

As novidades nesta etapa são que o número de vagas foi reduzido para apenas 15 e só poderão se inscrever jovens do sexo feminino com idade entre 16 e 23 anos, que tenham concluído o Ensino Médio e sejam beneficiadas com o Bolsa Família.

É importante frisar que a seleção dos currículos é feita unicamente pela própria empresa.

Já a Secretaria de Educação acolhe e, em parceria com o SENAI, atua na capacitação dos selecionados com curso de informática.

Fotos: Emanuel Dias

#Agricultura 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Mais prazo: inscrição para o Programa “Mais Pecuária Brasil” foi prorrogada em Bom Jesus

Foi prorrogado o prazo para que os criadores de gado de nosso município interessados em participar do Programa "Mais Pecuária Brasil" possam realizar suas inscrições junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Para isto, os produtores devem se dirigir até a sede da SEAGRIMA, localizada ao lado do SAMU, de 8h00 às 13h00, munidos de CPF, RG e comprovante de residência.

O programa consiste no melhoramento genético do rebanho bovino do município, proporcionando uma série de benefícios, tanto para os produtores, quanto para os consumidores.

A inseminação será fruto da parceria entre a Prefeitura e a Confederação da Agricultura Familiar (CONAFER), sem qualquer custo para o criador.

O objetivo é alcançar cerca de 600 matrizes sendo que, ao final da parceria, cerca de 2.400 prenhezes irão, ao parir, trazer a nova carga genética.

#Saúde 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Valorização: Câmara aprova PL que corrige PCC da Saúde enviado pelo Executivo

Durante reunião ordinária da última terça-feira, 09, a Câmara Municipal de Bom Jesus aprovou, por unanimidade, o PL 13/2023, de autoria do Poder Executivo, alterando a lei 487/12, que dispõe sobre o PCCR dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e, com isso, a gestão municipal concedeu o reajuste salarial aos efetivos da pasta.

Na mensagem enviada àquele colegiado, a prefeita Denise Bayma pontou que, apesar das limitações de um município de pequeno porte como é Bom Jesus, a gestão não poderia deixar de reconhecer a importância desses profissionais.

"Promovendo a valorização desses profissionais, estamos renovando nosso compromisso com estes dedicados servidores", disse a prefeita.

A chefe do Executivo Municipal ainda aproveitou para agradecer ao Legislativo, que entendeu a intenção e o alcance do projeto.

A matéria foi acompanhada de pedido de urgência e urgentíssima por parte do Executivo.

Imagem da internet

#Agenda 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita prestigia vinda de Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado ao sertão e reforça pautas locais

A prefeita Denise Bayma participou, na última segunda-feira, da solenidade de lançamento do programa "Prato Cheio" do Governo do Estado, que visa à distribuição de mil refeições diárias, beneficiando a mais de 300 pessoas em extrema situação de vulnerabilidade alimentar.

Aproveitando a oportunidade, a chefe do executivo municipal tratou de pautas importantes para o município, como a vinda de programas com esse formato para beneficiar a população mais carente.

"Temos feito o nosso papel, levando assistência para as pessoas que precisam desse tipo de ação. Mas se tivermos a oportunidade de ampliar essa assistência, será muito importante. Acredito na sensibilidade de nosso governador. Não posso esquecer de registrar o empenho da secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Pollyanna Dutra", disse a prefeita.

Por sua vez, a secretária Pollyanna reforçou a parceria entre a Prefeitura de Bom Jesus e o Governo do Estado.

Fotos: Emanuel Dias

#Gestão 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura de Bom Jesus lidera ranking da transparência no sertão e é terceiro lugar na Paraíba

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus é destaque quando o assunto é transparência, como pode ser constatado pelo do novo ranking divulgado neste dia 03 pelo TCE, via plataforma Turmalina, uma ferramenta de inteligência artificial criada pelo Tribunal de Constas do Estado que monitora, durante 24 horas por dia, os portais de transparência dos 223 municípios da Paraíba, possibilitando mais acessibilidade aos cidadãos ao direcionamento dos recursos que, bem aplicados, como é o caso em tela, melhoram a vida da população.

O levantamento revela que o município ocupa duas posições privilegiadas, sendo no alto sertão a gestão está no topo do pódio, ao ocupar o primeiro lugar. Já em nível estadual, Bom Jesus está na terceira posição, quando alcançou quase 100% da pontuação, ou seja, 625 pontos, quando a pontuação máxima é 630.

Apenas João Pessoa e Conde conseguiram superar Bom Jesus e ocupam o 1º e 2º lugares, respectivamente.

"Temos pautado nosso governo observando todos os bons princípios da gestão pública, como a transparência. Este resultado não nos envaidece, mas, ao contrário disto, reforça nosso compromisso em gerir bem o nosso município", disse a prefeita Denise Bayma.

#Agenda 03/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO “São João na Rede”: Bom Jesus está entre os 12 municípios contemplados nesta parceria com Governo Estadual

Realizada na última sexta-feira, 29, na sede do governo municipal, uma reunião que contou com a presença dos representantes da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba e de produtores da Associação Cultural Balaio Nordeste. Coordenada pelo Secretário Municipal de Cultura Daniel Magalhães, juntamente com Geovani Matias (Infraestrutura), Jocerlan Guedes (Articulação Política) e Érica Luana (Chefia de Gabinete), esta última representando a prefeita Denise Bayma, o encontro marcou o nascimento de mais uma parceria entre a Prefeitura de Bom Jesus e o Governo do Estado.

Na pauta, a seleção do município, entre os 12 em todo o Estado, para participar do projeto "São João na Rede", uma iniciativa da SECULT-PB em parceria com a Associação Cultural Balaio Nordeste, que vai, em oportuno, contemplar nossos munícipes com uma noite de muito forró pé-de-serra.

"Esta é uma grande oportunidade para inserirmos nosso município nessa rota cultural. Nossas tradições, numa integração total com o autêntico forró. Será uma noite de reencontro com nossas raízes", observou Érica Luana que, ao falar em nome da prefeita Denise Bayma, agradeceu a todos que participaram do encontro.

"Na reunião, além do planejamento do evento, conversamos bastante sobre cultura e tradições populares e, sobretudo, da necessidade de resguardar e homenagear a arte e a memória dos nossos mestres forrozeiros", disse Daniel Magalhães.

"Esta é mais uma demonstração da afinidade entre as gestões local e estadual. Nosso agradecimento ao governador João Azevêdo por nos presentear com esta parceria. Sempre que bate às portas palacianas, nossa prefeita Denise tem sido bem atendida", disse o secretário de Governo e Articulação Política, Jocerlan Guedes.

O Festival "São João na Rede" terá a data e programação divulgadas em breve. Contudo, a expectativa é que o evento ocorra na primeira quinzena de junho.

Acompanhe as nossas redes sociais para mais novidades.

#Agenda 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Censo 2022: Equipe do IBGE apresentou dados do levantamento em Bom Jesus à sociedade civil

Com a presença de vereadores, secretários municipais e membros da sociedade civil organizada, aconteceu na manhã desta quinta-feira, na Câmara Municipal de Bom Jesus, uma reunião que contou com a presença dos técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas o IBGE, que apresentou os dados relativos ao censo 2022.

Ao final do encontro, o senhor Lamartine Candeia, relações públicas da instituição, ressaltou que a participação efetiva da sociedade é muito importante, pois reforça a transparência no fornecimento dos dados.

Entre os vários pontos a ser destacado é que em Bom Jesus também se confirma uma tendência, mundial, ou seja, o envelhecimento da população.

Um tema que muito interessa aos bom-jesuenses, como a limites territoriais entre Bom Jesus e outros municípios da Paraíba e até do vizinho estado do Ceará, também foi debatido durante a reunião.

Para a presidente da Câmara, Larissa Ricarte, o evento foi positivo e, no tocante ao assunto da retomada de área territorial, a vereadora disse que a intenção não é tomar nada de ninguém, mas devolver mais cidadania e dignidade às pessoas que moram nessas áreas e que acabam, muitas vezes, não recebendo as ações de governos, que tornam as vidas delas cada vez melhor.

A prefeita Denise Bayma foi representada por sua chefe de gabinete, Érica Luana, que, em nome da gestão municipal. agradeceu a todos os presentes.

A reunião foi transmitida pelo Facebook da Câmara Municipal.

#Educação 25/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Inclusão: Prefeitura está realizando I Semana de Educação Inclusiva; confira a programação

Teve início no dia de ontem, 24, e vai até sexta-feira, dia 28, a Primeira Semana de Educação Inclusiva, que tem como proposta o fortalecimento de vínculos afetivos por meio do Conectar, Cuidar e Educar.

Resultado da parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, dezenas de profissionais estão envolvidos nesta ação, que teve a abertura na Escola José Roque de Sousa, no distrito de São José, no período da manhã. À tarde, as atividades se concentraram na Escola Maria do Carmo Gonçalves.

Na manhã desta terça-feira, 25, a programação da Primeira Semana de Educação Inclusiva aconteceu na Unidade de Saúde Elisa Bandeira de Melo, onde foram realizados atendimentos médicos clínicos especializado e atualização da caderneta vacinal, tendo como público alvo os alunos do AEE.

Sequenciando, nós teremos a seguinte programação:

26/04- Quarta-feira

14h - Encontro Projeto Pais e Amigos do AEE

Tema: Cuidar de Quem Cuida

Responsável: Equipe Multidisciplinar da SME.

Local: Ginásio da Escola Maria do Carmo Gonçalves

Público alvo: Pais dos Alunos do AEE.

27/04- Quinta-feira

16h- Ação Sociocultural em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.

Local: Ginásio da Escola Maria do Carmo Gonçalves

Público alvo: Alunos do AEE

28/04- Sexta-feira

13h30- II Encontro de Educação Especial e Inclusiva

Local: Ginásio da Escola Maria do Carmo Gonçalves

Público: Professores e monitores do Sistema Municipal de Ensino.

#Agenda 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agenda: Comitiva acompanha vistoria na creche; fiscal elogia qualidade do serviço e rapidez na construção

A prefeita Denise Bayma, acompanhada pelo vice-prefeito Ediney Pereira, dos secretários de Comunicação, Jotha Herre, Educação, Eliener Dantas, Infraestrutura, Geovani Matias, e da chefe de gabinete, Érica Luana, esteve na manhã de ontem, 19, em mais uma visita à creche recém-construída naquele município, sendo fruto de uma parceria entre o governo estadual e municipal, com investimento de 1,2 milhão de reais, fora a contrapartida da Prefeitura.

Concluída há quase dois meses, a obra chama atenção pela qualidade e rapidez na execução do serviço, observou o Dr. Airton Fagner, engenho fiscal.

"Não existem palavras que definam, nossa alegria. Em nome da população de nosso município, afirmo que esta é uma obra que vem cheia de benefícios, qualifica nosso sistema de educação e impacta, por exemplo, na economia local. As mães poderão buscar espaço no mercado de trabalho, melhorando a qualidade de vida da família, enquanto seus filhos ficarão aos cuidados de uma equipe preparada e em um ambiente acolhedor", disse a prefeita.

Segundo a prefeita, a mobília e os demais equipamentos estão sendo providenciados e, em breve, aquela unidade educacional será inaugurada, inclusive com a presença do governador João Azevêdo.

#Agenda 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Secretária de Desenvolvimento Humano de Bom Jesus participa de reunião ordinária da CIB-PB

A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Renata Thais, a corredora do Centro de Referência em Assistência Social, Eliziane Sampaio, e a Técnica de Proteção Social, Aucione Leite, participaram nesta segunda, 17, na capital do estado, da 177ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Biparte da Assistência Social - CIB/PB.

De acordo com a secretária, o encontro foi muito produtivo e foram discutidos temas importantes como, por exemplo, orientação aos municípios sobre o PAA Leite, panorama de implantação do cartão alimentação pactuado na CIB, relatório de implantação do Plano de Regionalização do Serviço da Família Acolhedora, entre outras políticas públicas.

Gestores de Assistência Social de todo o estado prestigiaram o encontro.

"Estas oportunidades são muito valiosas para o fortalecimento dos mecanismos sociais, tão importantes para a nossa população", disse Renata Thais.

#Agenda 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agenda: Técnicos do Projeto Cooperar visitam zona rural de Bom Jesus

O secretário de Governo e Articulação Política e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jocerlan Guedes, esteve na quarta-feira, 13, acompanhando os técnicos do Projeto Cooperar que estiveram realizando o georreferenciamento das áreas a serem contempladas por dois projetos importantes de abastecimentos de água para as comunidades de Mastruz e São José.

O presidente da Associação Comunitária do São José, Francisco Nunes, também fez parte da comitiva.

"Esta é uma ação importante, pois o objetivo é levar mais qualidade de vida para os moradores dessas comunidades. A gestão municipal tem buscado concretizar, junto ao governo do estado, este serviço de valor incalculável para os beneficiados", disse o secretário.

#Agenda 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Com casa cheia: Conselho Municipal realiza 5ª Conferência de Saúde em Bom Jesus

Com a presença da prefeita Denise Bayma, do vice-prefeito Ediney Pereira, da secretária de saúde Maria Aquino, do gerente operacional da 9ª. Regional de Saúde, representando o governo do estado, Manuel Télamo, vereadores e membros da sociedade civil organizada, o Conselho Municipal de Saúde, presidido por Vanessa Dantas, realizou nesta segunda-feira, 27, a 5ª Conferência Municipal de Saúde.

Com o tema "Garantir direitos e defender a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia", o evento que aconteceu na quadra da Escola Maria do Carmo Gonçalves, por finalidade oportunizar à população a participação na construção de políticas públicas direcionadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Ao abrir o evento, Vanessa Dantas agradeceu a presença de todos e lembrou que é um momento muito valioso para toda a sociedade.

Já a secretária da Saúde, Maria Aquino, mostrou-se muito feliz diante da presença da população.

Os investimentos feitos no setor, inclusive, com recursos próprios, pautaram a fala da gestora.

Representantes dos trabalhadores e usuários do SUS também fizeram uso da palavra.

Por fim, a prefeita Denise Bayma agradeceu às pessoas que se fizeram presentes à 5ª Conferência de Saúde.

Para ela, é urgente que a tabela SUS seja utilizada, ampliando a cobertura e passando a oferecer novos serviços.

Na sequência, foi lido o regimento e formados os grupos para deliberação dos 4 eixos definidos.

Após a apresentação das propostas, foram eleitos os delegados e suplentes para a convenção estadual.

Fotos: Emanuel Dias

#Agenda 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agenda: Conselho Municipal de Saúde realizará 5ª Conferência de Saúde em Bom Jesus

Com o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia", o Conselho Municipal de Saúde realizará, no próximo no dia 27, a 5ª Conferência de Saúde.

O evento acontecerá na quadra de esporte da escola Maria do Carmo Gonçalves e está previsto para iniciar por volta das 8h:00, indo até o início da tarde.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vanessa Dantas, reforça a importância de a população se fazer presente neste momento em que todos da sociedade, usuária do Sistema Único de Saúde, podem, pela própria vivencia, contribuir com ideias que contribuam para um SUS cada vez mais eficiente, garantindo que todos tenham acesso às Políticas Públicas de Saúde.

"Essa é uma daquelas oportunidades que não podem ser desperdiçadas. As ações em prol da coletividade precisam ser construídas com a participação de todos. Democratizar esses pontos é algo imprescindível para alcançarmos mais eficiência do Sistema Único de Saúde. Participem", disse.

#Agenda 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prestigiando: Durante sessão itinerante, prefeita anuncia pacote de obras para o São José

A prefeita Denise Bayma, o vice-prefeito, Ediney Pereira e secretários da gestão municipal participaram no último sábado, 18, da sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal na comunidade de São José.

A sessão é uma tradição e acontece dentro da programação das festividades do padroeiro do distrito, o Senhor São José, que, segundo a Bíblia, recebeu na terra a missão criar e educar o Filho de Deus, Jesus Cristo. José também foi referência de trabalho, fé e mansidão.

Na ocasião, a chefe do poder executivo fez um breve relato das principais obras e ações desenvolvidas naquela comunidade e, por conseguinte, revelou várias obras que poderão ser iniciadas muito em breve, gerando renda para a população, com a valorização da mão de obra local.

De acordo com a prefeita, durante sua agenda na semana passada em Brasília, o abastecimento com água potável para aquela localidade foi um dos temas e que o ministro de Integração e Desenvolvimento Regional foi muito receptivo diante da necessidade desta ação.

Ainda sobre o tema, ela mesma revelou que, enquanto o governo federal libera os recursos, o governo do estado já assegurou dois dessalinizadores, que devem suprir a demanda até que o novo sistema de abastecimento seja construído.

Outra boa notícia foi a aprovação, pela Caixa Econômica Federal, de um projeto para pavimentação de cinco ruas, com recursos na ordem de meio milhão de reais. Ao todo, serão quase 4 mil m2 de pavimentação. "Também terá calçamento no São José com recursos próprios", garantiu a gestora.

A construção da creche, no valor de cerca de 2 milhões, já é uma conquista, e apenas questões burocráticas ainda não permitiram o início da obra, mas, segundo a prefeita, a SEINFRA já fez intervenções do terreno onde a será feita a edificação.

A "bola da vez" para os desportistas é que o tão sonhado ginásio de esportes foi pauta em recente agenda com o governo da Paraíba e que, inclusive, uma emenda da então deputada Pollyanna Dutra foi destinada com esta finalidade.

A Unidade de Saúde do São José, que já foi reformada e ampliada pela atual gestão, receberá nos próximos dias melhorias na parte da infraestrutura, objetivando uma melhor prestação de serviço para os moradores, assim como, melhores condições de trabalho para os profissionais.

Ao conversar com a imprensa após a reunião, a gestora bom-jesuense avaliou a sessão como muito proveitosa e parabenizou a mesa Diretora, através da presidenta Larissa Ricarte, se colocando à disposição dos edis para construção de uma pauta positiva.

"Aqueles que queiram somar-se à gestão e buscar dias melhores para nosso povo serão bem-vindos", disse.

Fotos: Emanuel Dias

#Obra 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Concluída: Creche de Bom Jesus é a primeira entre as mais de 200 que serão construídas pelo Estado Fruto da pactuação das duas esferas de governo, ou seja, Prefeitura e Estado, a conquista faz parte das políticas pela primeira infância e deve beneficiar em torno de 100 crianças
#Agenda 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em Brasília, prefeita Denise Bayma busca parcerias visando novos investimentos para Bom Jesus
#Agenda 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Mais um: Prefeitura de Bom Jesus é contemplada ônibus zero quilômetro pelo governo do estado

Os secretários de Governo e Articulação Política, Jocerlan Guedes, e de Transportes, Geandro Gonçalves, estiveram na manhã desta segunda-feira, 06, na capital do estado, representando a prefeita Denise Bayma na solenidade de entrega de mais 80 ônibus escolares pelo governador João Azevêdo.

A chefe do executivo cumpre agenda em Brasília e, por isso, não pôde comparecer ao evento, mas ressaltou que, sem dúvidas, Bom Jesus vive um momento muito produtivo, onde a parceria com o governo do estado tem sido muito importante para conquistas históricas.

"Em nome de nossa população, agradeço ao governador João Azevêdo. Como professor, ele sabe o impacto que a educação causa na vida das pessoas", observou a prefeita.

Ainda segundo a gestora que, na semana passada entregou dois novos ônibus, este veículo chega em boa hora e fomenta a política de renovação da frota, oferecendo mais segurança no transporte dos alunos, bem como, gera mais economia para o município.

#Agenda 03/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Com contrapartida de 130 mil reais, prefeita entrega dois ônibus zero quilômetro e reforça luta para renovar frota

Numa solenidade muito prestigiada, a prefeita Denise Bayma entregou, na manhã desta sexta-feira, 03, dois ônibus novos à comunidade estudantil, no valor de mais 700 mil reais.

Os veículos foram adquiridos com recursos do governo federal, por meio de emenda do deputado Aguinaldo Ribeiro, com uma contrapartida da Prefeitura na ordem 130 mil reais.

O evento marcou o encerramento da primeira semana de aula na rede municipal e contou com as presenças do vice-prefeito Ediney Pereira, da presidente da Câmara Municipal, Larissa Ricarte, e dos vereadores Wesley Sousa, Tito Líbio e Ana Karla Gonçalves e dos secretários do governo municipal.

Em seus pronunciamentos, a presidente da Câmara e o vice-prefeito Ediney Pereira destacaram as conquistas da gestão em prol da população.

Já o secretário de Educação, Eliener Dantas, destacou o sentimento de alegria em poder encerrar a primeira semana de aula com uma ação tão importante.

A prefeita Denise Bayma revelou que esta entrega representa um benefício muito grande para a Educação do município, sobretudo, no quesito transporte de alunos.

"Esses veículos reforçam a qualidade e a segurança na no transporte escolar. Estamos nos esforçando para renovar nossa frota e, em breve, estaremos recebendo mais um ônibus do governo do estado. Por aqui, o trabalho não para", disse.

#Gestão 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Dinheiro na conta: Prefeitura de Bom Jesus paga o mês de fevereiro aos efetivos e a folha do IPASB

A administração municipal de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Finanças, realizou ontem, dia 28, o pagamento dos servidores efetivos lotados na Prefeitura e na Secretaria de Saúde, referente a fevereiro.

Já nesta quarta-feira, 01 de março, foi a vez dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município - IPASB.

"Estamos conseguindo manter as folhas de pagamento em dia, conforme nosso planejamento. Dessa forma, a economia do município acaba sendo beneficiada", observou Mateus Bignon, secretário da pasta.

#Agenda 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agenda: No Rio de Janeiro, prefeita Denise Bayma apresenta demandas de Bom Jesus no IBGE

Acompanhada pela deputada Dra. Paula Francinete, a prefeita Denise Bayma esteve cumpriu agenda na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizado no Rio de Janeiro (RJ).

Para a chefe do executivo municipal, a agenda no Rio de Janeiro foi importante, pois teve como objetivo rever questões relevantes para implemento de ações cada vez mais abrangentes em prol da coletividade.

"Apresentamos nossas solicitações e destacamos algumas demandas de extrema importância, relacionadas ao mapeamento demográfico e que são fundamentais para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões para o desenvolvimento do município", disse ela.

#Educação 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma prestigia encerramento da Jornada Pedagógica e anuncia dois novos ônibus para o transporte escolar

A Jornada Pedagógica 2023, realizada pela Secretaria de Educação de Bom Jesus, que teve como tema, "Acolher e educar: A Importância da Educação Socioemocional no Contexto Escolar", foi encerrada nesta quinta-feira, dia 16.

De acordo com Eliener Dantas, foram dias muitos produtivos e serviram para o alinhamento das metas a serem executadas durante o ano letivo, que será iniciado no próximo dia 23.

A prefeita Denise Bayma esteve prestigiando este momento e reconheceu a dedicação destes profissionais para a formação dos filhos de Bom Jesus.

Ainda na ocasião a chefe do executivo municipal realizou a entrega de kits para os professores da rede municipal e do Colégio Joaquim Umbelino que, pelo fato de a maioria residir em outras cidades, foram representados pelo professor Gian Carlos de Brito.

No final foi oferecido um coffee break para todos que compareceram ao evento.

#Saúde 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atualizando: Durante Jornada Pedagógica, parceria entre Secretarias reforça quadro vacinal de profissionais

Ainda dentro das atividades da Jornada Pedagógica 2023, uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde, na manhã de ontem, 14, proporcionou a oportunidade para que os professores pudessem atualizar a caderneta de vacinação.

A secretária de Saúde, Maria Aquino, designou uma profissional para atender aos profissionais que participavam das ações de capacitação, no ginásio da Escola Maria do Carmo Gonçalves.

Na ocasião, foram aplicadas as vacinas contra a Covid, Febre Amarela e Meningo C.

#Prefeito 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita decreta luto oficial pela morte do Francisco Pereira de Sousa, ex-presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus

A prefeita Denise Bayma decretou luto oficial por três dias no município de Bom Jesus, em face do falecimento, aos 81 anos do ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Sr. Francisco Pereira de Sousa - "Fransquin do Escurin". O apelido carinhoso se deu pelo fato de, durante muitos anos, o mesmo ter residido com sua família na localidade conhecida como Sítio Escurinho.

Trata-se do decreto de número 04/2023, cuja validade começa a contar após a publicação no diário oficial do município.

"Seu Fransquin" veio a óbito no início da manhã de hoje, em sua residência, onde há mais de 10 enfrentava graves problemas de saúde.

Ele era pai do atual vice-prefeito, Edney Pereira, e da secretária de Planejamento, Elizaneide de Sousa Moreira, e, entre 2001 e 2008, exerceu o cargo de vereador, sendo até então, o único parlamentar que presidiu a casa José Gonçalves Moreira por 8 anos seguidos.

A chefe do executivo municipal destacou o legado de trabalho e honradez do senhor Fransquin e disse que ele foi um político que, dentro de suas atribuições, não media esforços para fazer o bem para a população.

"Foi um grande nome em nosso município. Certamente, essa lacuna não será preenchida, pois o mesmo tinha caraterísticas que eram só dele. Rogo que a família encontre o conforto nesse momento tão difícil", disse.

Segundo a família, o sepultamento ocorrerá hoje no cemitério local, logo após a missa de corpo presente, às 17h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

#Agenda 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Secretária de saúde participa da primeira sessão ordinária da CIB e classifica evento como positivo

A Secretaria de Saúde, Maria Aquino, esteve participando no começo da semana, na FUNAD, em João Pessoa, de um encontro com representantes dos 223 municípios e que formam a Comissão de Intergestores Bipartite - CIB.

Esta foi a primeira sessão ordinária do ano e, na pauta, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde- SUS, por meio de estratégias que contemplem desde a assistência primária, como também toda a rede assistencial, alcançando a média e alta complexidade, consideradas o gargalo de vários municípios, sobretudo os mais distantes dos grandes centros.

Na oportunidade, o secretário estadual de Saúde, Dr. Johny Weslley Bezerra, e a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Dra. Renata Nóbrega, representaram o governo do estado.

De acordo com a secretária, a reunião foi muito importante e o fato de o secretário de Saúde do estado ter participado pode ser visto como um aceno decisivo do governo estadual para todas a demandas.

"Estes momentos são sempre positivos e a construção das pautas acaba mostrando que, independente da região em que residamos, o tema saúde requer a mesma atenção. E é isso que buscamos: igualdade no atendimento para nossas respectivas comunidades", disse a gestora.

Um dos pontos que ficou decidido se refere à regulação da rede de cardiologia, de urgência e emergência, pela Central de Regulação do Estado. Segundo o secretário, Dr. Johny Weslley, esta medida vai agilizar esta prestação de serviço.

#Cultura 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO No domingo de Carnaval: Com mais de 10 mil reais em prêmios, corrida de jegue em Bom Jesus completa 58 anos

Tida como maior expoente das tradições culturais de nosso município, a corrida do jegue, que acontece nos domingos de Carnaval, está confirmada com uma das atrações da folia deste ano.

Ao longo de sua existência, a competição tem sido o programa preferido, nesta data, para as famílias locais e visitantes que chegam dos mais lógicos lugares para acompanhar esta peculiaridade tipicamente bom-jesuense, em plena festa carnavalesca.

Em 2023, a disputa completa 58 anos, com mais de 10.000 mil reais em premiação e aliada à espera dos últimos anos, a comissão organizadora aposta em "casa cheia".

De acordo com Daniel Magalhães, secretário de Desenvolvimento Econômico e um dos coordenadores, a premiação contempla as categorias de visitante e local, ficando assim distribuída:

Categoria visitante Categoria Local

1º - R$ 3.000 1º - R$ 2.000

2º - R$ 1.500 2º - R$ 1.000

3º - R$ 1.000 3º - R$ 500

Também serão premiados os jegues mais enfeitados

1º - R$ 500

2º - R$ 300

3º- R$100

Normas:

Dentre as normas que disciplinam a corrida, a agressão física ao animal é expressamente proibida.

As inscrições já podem ser feitas através do link disponibilizado no site do município ou presencialmente no domingo de Carnaval.

Investimentos:

Na última década, muitos foram os investimentos do poder público municipal na competição e, como resultado, aquilo que antes só era conhecido pela região, ganhou mais projeção e o Brasil pode conhecer este diferencial neste período.

A corrida de jegues conseguiu, pela primeira vez em 2016, mostrar Bom Jesus em rede nacional de televisão, ao pautar, em um único dia, os três telejornais da Rede Globo de televisão, ou seja, o Bom dia Brasil, Jornal Hoje e o carro chefe da casa, o Jornal Nacional. A revista dominical o Globo Rural também tem, por anos seguidos, enfatizado esta atração.

#Agenda 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma prestigia 1ª sessão ordinária da Câmara Municipal e defende olhar progressista

Mantendo a tradição e demonstrando o interesse em primar pela boa relação entre os poderes, a prefeita Denise Bayma, acompanhada pelo vice-prefeito Edney Pereira e secretários da gestão municipal, esteve ontem, 07, prestigiando a sessão de abertura do primeiro período legislativo da Casa José Gonçalves Moreira, sede do legislativo local.

Em sua fala, a chefe do executivo conclamou a todos para o engajamento no sentido de desenvolver uma pauta progressista e voltada para o crescimento do município, promovendo o bem-estar de todos.

"Necessário se faz, que lancemos um olhar progressista, uma visão de futuro e para o futuro, que transcenda horizontes como vaidade pessoal, revanchismo político e, o pior, política com "P" minúsculo", disse.

A gestora desejou boa sorte à presidenta Larissa Ricarte e, parabenizando-a, apontou o avanço das mulheres na política, quebrando vários tabus.

Ela também destacou a contribuição dada pelo ex-presidente Fábio Abel, em prol daquele legislativo.

#Cultura 06/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Cultura: Com apoio da Prefeitura, Junina “Sensação Nordestina” promete fazer bonito em 2023

Após definir o tema que retrata a saga do provo africano, sobretudo a escravidão desses povos, a recém-criada Quadrilha Junina Sensação Nordestina, que conta com apoio da Prefeitura de Bom Jesus, através da Secretaria de Cultura, vem intensificando os ensaios para a sua primeira participação nos festejos juninos da cidade.

Sob o comando de Matheus Paulino e formada por 16 casais, a junina tem aproveitado os finais de semana para realizar os treinamentos, para acertar os passos e presentear o público com grandes apresentações.

"Trazemos para o público um tema que já mais poderá ser esquecido. Os povos africanos precisam de ser olhados com igualdade, respeito e humanidade. É isso que queremos e vamos mostrar", disse ele.

#Agenda 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma e secretária adjunta de Agricultura cumprem agenda e buscam fortalecer parcerias

A prefeita Denise Bayma, acompanhada da secretaria adjunta de Agricultura, Érica Luana, esteve mantendo agenda na capital do estado, mirando em novas parcerias que contemplem nosso município.

Na secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, ambas demandaram com o secretário Joaquim Hugo Vieira Carneiro sobre a intenção do governo municipal, por meio desta junção de forças, ampliar a oferta de água, sobretudo, em comunidades rurais, seja com a perfuração de poços ou construção de cisternas.

Na secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, a prefeita dialogou com o então secretário Tibério Limeira e Pollyanna Dutra, que foi oficializada no cargo nesta quinta-feira.

Para a chefe do Executivo de Bom Jesus, é preciso restabelecer programas que já existiam, mas que, pela legislação, foram pausados, bem como, ampliar os meios que assegurem mais qualidade de vida para a população.

"Visitamos a FUNASA, onde temos projetos a serem liberados, também na questão hídrica. Fomos bem recebidas pelos representantes do governo estadual", disse.

#Gestão 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura de Bom Jesus inicia pagamento de janeiro com reajuste de 15% para os professores

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Finanças, iniciou hoje, 30, o pagamento dos servidores, referente ao mês de janeiro.

De acordo com Mateus Bignon, secretário da pasta, inicialmente receberam os efetivos.

Ele também revelou que, conforme o planejamento, os profissionais da educação já receberam com o reajuste de 15%, definido e confirmado pela prefeita Denise Bayma na semana passada.

"Foi um gesto de muita grandeza do governo municipal. Afinal, todas as profissões dependem da dedicação dos professores", disse.

#Educação 29/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Câmara de Bom Jesus aprova PL do Executivo que regulamenta piso de 15% para professores

A Câmara Municipal de Bom Jesus, durante sessão extraordinária na noite deste sábado, 28, apreciou e aprovou o Projeto de Lei número 50/2023, que concede o reajuste de 15% (quinze por cento) aos profissionais da educação de nosso município.

Esse percentual já havia sido anunciado pela gestora municipal, no entanto, carecia do referendo da Casa José Gonçalves Moreira.

A sessão foi presidida pela veraedora Larissa Ricarte, que destacou a importância da matéria e, ao mesmo tempo, o compromisso do Legislativo que, mais uma vez agindo em sintonia com o Executivo Municipal, cumpriu seu papel.

"Poder aprovar uma matéria desta envergadura, onde o governo municipal valoriza os profissionais de educação, sem dúvidas, é muito importante. Bom Jesus segue fazendo história. Não podemos deixar de reconhecer a sensibilidade da prefeita Denise Bayma, que autorizou o reajuste de 15%", disse.

A matéria retorna ao Executivo para ser sancionada pela prefeita Denise Bayma. Passando à Lei, com retroatividade, a primeiro de janeiro. Na prática, no próximo pagamento, o novo valor já será repassado à classe.

#Agenda 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Segurança: Secretaria de Esporte firma parceria com 6º BPM durante o Campeonato Municipal

Quem tem ido aos jogos do Campeonato municipal, sobretudo, nesta segunda fase da competição, tem percebido a presença de policiais militares garantindo mais segurança durante as partidas.

Esta iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e o comando do 6º BPM, sediado em Cajazeiras.

De acordo com o secretário da pasta, José Rabone, isto só foi possível graças à sensibilidade do Cel. Nicolau Terceiro, comandante daquela corporação policial.

"Estivemos reunidos, apresentamos ao mesmo nosso pleito e fomos atendidos de pronto. Apesar dos jogos terem acontecido dentro de um clima de paz, o importante é oferecer este aparato que reforça ainda mais a segurança", disse.

#Agricultura 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Corte de terra: Com a volta das chuvas, Prefeitura garante retomada do programa 100% gratuito em Bom Jesus

A prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, intensificou, nesta semana, o programa de corte de terra em no município.

"Esta retomada só foi possível com a volta das chuvas. Mesmo em áreas mais baixas, a pluviosidade até então registrada não foi o suficiente para oferecer condições operacionais desta atividade. Com as chuvas recentes, podemos dar sequência a esta determinação da prefeita Denise Bayma", observou Érica Luana, adjunta da SEAGRIMA.

Retomada nesse dia 24, terça-feira, a ação se concentra na região Mata Fresca e, tão logo seja cumprido este planejamento, a máquina será deslocada para o Mastruz, o que deve acontecer no próximo dia 28.

Caso não haja nenhuma intercorrência, as próximas datas e localidades serão: dia 02, Distrito de São José: dia 06: São Félix e Trapiá; dia 08: Morada Nov; dia 13, Timbaúba; dia 14: Cacaré; dia 15: cabaceira e Sossego.

"O programa de corte de terra da Prefeitura de Bom Jesus tem conseguido alcançar todos os inscritos, ampliando a capacidade produtiva em novo município e, o mais importante, sem a cobrança de qualquer taxa. 100% gratuito. Cada produtor inscrito tem direito a até duas horas de trator", disse João Melquíades, titular da pasta.

#Agenda 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Núcleo Oncológico: Prefeita Denise Bayma e secretária de saúde participam de evento na OAB

Ao lado da secretária de Saúde do Município, Maria Aquino, a prefeita Denise Bayma participou nesta terça-feira, 24, do encontro na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, subseção de Cajazeiras, com a presença da direção do hospital Napoleão Laureano, da fundação que gere aquela casa de saúde, setor empresarial, imprensa, entre outras representações da sociedade civil organizada, tratando da instalação da unidade avançada do Laureano na região de Cajazeiras.

O evento teve a coordenação da Associação dos Municípios do Alto Sertão da Paraíba - AMASP.

Para o presidente da entidade, Roberto Bayma, o encontro foi muito importante para dirimir as dúvidas da população e dos prefeitos, que serão parceiros dessa iniciativa.

Para o presidente da fundação mantenedora do hospital, Dr. Carneiro Arnaud, é importante a união de todos os municípios nesta empreitada.

Para a chefe do executivo municipal, certamente este é uma causa que já nasceu forte, afinal, a rotina de quem enfrenta um tratamento oncológico tem, entre os obstáculos, a distância.

"Estamos felizes em presenciar o avançar a passos largos de um projeto dessa magnitude. Uma causa que foi abraçada não apenas pelas classes política e empresarial, mas, sobretudo pela sociedade. Bom Jesus, mesmo pequenina, se insere nesta luta", disse a prefeita.

Ainda na ocasião, foi discutido como deve ser a participação de cada município, após a construção do prédio, quando o serviço deve iniciar efetivamente.

#Agenda 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Intercâmbio: membros do NUCA visitaram sede da indústria Isis em Souza

Os membros do Núcleo de Cidadania da Criança e Adolescentes - NUCA estiveram participando de uma atividade intermunicipal na cidade de Sousa, visitando as instalações da Indústria de Laticínios Isis.

Os adolescentes participaram de uma roda de conversa, conhecendo todo o processo de fabricação dos produtos que chegam à nossa mesa.

O passeio foi uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Humano, CRAS, com articulação do NUCA.

"Foi uma experiência maravilhosa. Os adolescentes são, pela própria idade, muito curiosos, ávidos por novidades, descobertas e este momento foi muito proveitoso. Queremos agradecer a recepção e todo apoio da direção da Isis", observou a secretária Renata Thais.

#Agenda 20/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em João Pessoa: Secretários representam município em Fórum dos Governadores do Nordeste

O secretários de Governo e Articulação Política, Jocerlan Guedes, e do Desenvolvimento Econômico, Daniel Magalhaes, representaram nosso município, bem como a prefeita Denise Bayma, no encontro realizado nesta sexta, 20, pelo Consorcio Nordeste, agrupamento de governadores dos 9 estados da região, que visam, através de pautas comuns a estas unidades da federação, fomentar o Desenvolvimento Sustentável.

Sediado no Centro de Convenções da capital paraibana, o fórum foi o primeiro sob o comando de João Azevedo, novo presidente do grupo, e trouxe como principal objetivo ouvir dos governadores as prioridades em seus respectivos estados.

De posse desse levantamento, o próximo passo será a apresentação desses pontos durante a reunião com presidente Lula, que deve acontecer no próximo dia 27.

"Fazer parte desse momento é, sem dúvidas, muito importante para nós, enquanto gestão. Isso mostra que sempre que formos convidados estaremos presentes, representando nosso lugar. Posso dizer que as expectativas são as melhores possíveis", avaliou Jocerlan Guedes, secretário de Governo e Articulação Política.

Para Daniel Magalhães, este acontecimento revelou a sinergia entre os estados nordestinos, sobretudo na questão macroeconômica.

"Este pacto cooperativo entre estes governadores é, sem dúvidas, uma ferramenta muito importante para, não apenas alavancar, mas consolidar nossa região no cenário econômico. Observar a convergência de esforços neste sentido é, de fato, algo muito bom", disse.

#Agenda 19/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Regional: Presidente do IPASB participou de encontro regional de gestores de institutos próprios de previdência

A presidente do Instituto de Previdência de Bom Jesus (IPASB), Tânia Parnaíba Ricarte, juntamente com sua equipe, participou nesta quarta, 18, do II Encontro Regional Previdenciário, promovido pela Associação Paraibana de Regimes Próprios de Previdência Social (ASPREVPB).

O evento aconteceu na Casa de Otacílio Jurema, sede do legislativo da Terra do Padre Rolim, e reuniu várias autoridades no assunto, de diversos municípios da região metropolitana de Cajazeiras.

Na ocasião, uma palestra com o tema "A responsabilidade do gestor do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) diante dos novos desafios e o E-Social", trouxe para os presentes um norte sobre as novidades que devem nortear os institutos de previdências dos municípios.

Outro momento muito importante, foi a mesa redonda sobre a realidade do gestor do RPPS na prestação de contas ao servidor público.

"Para mim e minha equipe, essa foi uma ótima oportunidade. Pudemos compartilhar nossa experiencia exitosa, mostrando nosso trabalho", observou a presidenta.

#Agenda 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura intensifica matrículas e inscreve para projeto de Promoção Social pelo Esporte

A Prefeitura de Bom Jesus, por intermédio da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Centro de Referência em Assistência Social e Coordenação do Selo Unicef, realizou na terça-feira (17), uma mobilização para matriculas para creche (crianças de 0 a 3 anos e 11 meses), pré-escola (crianças de 04 a 05 e 11 meses), além de matriculas para o fundamental 01 e 02. O local escolhido foi a Praça Prefeito Antônio Rolim, ao lado da Prefeitura.

Ainda na ocasião, aconteceram as inscrições para as crianças que farão parte do Projeto de Promoção Social de Incentivo ao Esporte, uma iniciativa da Prefeitura, Secretaria de Desenvolvimento Social e Coordenação do Selo Unicef.

Também foram disponibilizados para a garotada os carrinhos de pipoca, de algodão doce e a Trupe do Riso, que fez a animação da galera.

Atuaram no evento, servidores da SME, da SMDHS, do CRAS e a articuladora social do selo Unicef.

Quem não pode comparecer, no dia de ontem, pode procurar a Secretaria de Educação para efetuar as matriculas.

#Agenda 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em João Pessoa: Prefeita mantem agenda com pleitos em várias áreas da gestão municipal

A prefeita Denise Bayma cumpre uma extensa agenda na capital do estado, João Pessoa.

Na sexta-feira, dia 13, a chefe do executivo municipal esteve reunida com George Coelho, presidente da Federação dos Municípios da Paraíba - FAMUP. Na pauta, as principais demandas administrativas e o bom funcionamento da gestão pública.

Outra agenda daquele mesmo dia foi a visita para acompanhamento de convênios e projetos, na Iramilton Assessoria e, de acordo com a prefeita, as expectativas são grandes em torno dessas demandas.

"Acompanhamos a tramitação de alguns projetos e ações relacionados a convênios estaduais e federais. Este será um ano de muito trabalho em prol de nosso município", disse.

Ainda na sexta-feira, a gestora municipal esteve na FUNASA, tratando de projetos no setor hídrico, ou seja, o tão sonhado abastecimento de água de Lagoa do Arroz para o São José, além de outras conquistas para a saúde.

Dando sequência a esta agenda de prospecção de investimentos em nosso município, na segunda-feira (16), a representante do governo municipal esteve no Palácio da Redenção e, após reuniões com o chefe de gabinete do governo do estado, Ronaldo Guerra, e a secretária executiva de Educação, Elis Regina Barreiro, ela se mostrou muito confiante em novas parcerias que contemplem nossa população.

Apesar de sermos uma cidade pacata, a gestora manteve audiência com o sub-comando-geral da Policia Militar, onde apresentou pleito objetivando o aumento de efetivo em nosso município.

"Nossa localização geográfica inspira que tenhamos um maior efetivo. Somos divisa com o estado do Ceará e temos uma área rural relativamente distante da sede. Quanto mais segurança, melhor para a população", observou.

#Cultura 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em 2023: Bom Jesus terá quadrilha junina “Sensação Nordestina”, que chega com promessa de mostrar nossos talentos

O ano de 2023 promete ser sensacionalmente cheio de novidades e nordestinamente marcante no cenário cultural de nosso município, especialmente nas festividades juninas.

Uma época de fortes tradições, como comidas típicas, danças, fogueiras, o período também impacta no turismo e, consequentemente, na economia, ou seja, o Nordeste se reveste de muita alegria e, a cada ano, os festejos se reinventam, abrindo espaço para as novidades de cada temporada.

Nesta perspectiva, na noite desta quinta-feira, 12, na Escola Maria do Carmo Gonçalves, aconteceu uma reunião, tendo como puta a criação da quadrilha junina Sensação Nordestina que, já nesta fase embrionária, apresenta uma proposta bem sólida quanto ao seu papel neste universo de cores, danças, ritmos e muito mais.

Matheus Paulino, adjunto da Cultura, comandou o encontro e falou da disposição da Prefeitura Municipal em apoiar essa iniciativa.

"Recebemos o aval de nossa gestora e isso já muito bom. Muitas quadrilhas reclamam da falta desse apoio em várias cidades. Nós já estamos à frente, diante da sensibilidade da prefeita Denise Bayma", disse.

Ainda na oportunidade, foi apresentando o cronograma de atividades para montagem da junina que, segundo Matheus, será de arrancar emoções dos futuros espectadores.

#Agricultura 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atenção: SEAGRIMA inicia entrega de boletos do Garantia Safra a agricultores cadastrados no Programa

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comunica aos agricultores inscritos e que tiveram seus nomes homologados no Garantia Safra, que teve início nesta sexta-feira, 13, o prazo para os mesmos se dirigirem à sede SEAGRIMA para resgatarem o boleto e efetuarem o pagamento da contraparte pessoal, no valor de R$ 24,00 (Vinte e quatro reais).

Por outro lado, o aporte do município no valor de R$ 6.000,00 está em dia, o que reforça o compromisso da gestão com os agricultores.

A data final para o pagamento é 9 de fevereiro e, de acordo com o comando da pasta, os agricultores devem se dirigir ao órgão das 8h00 às 12h00.

Este ano, o número de vagas, que era de 75, passou para 86, após ofício enviado pela prefeita Denise Bayma à coordenação regional do programa.

O Garantia Safra age quando há perda de safra, seja por falta ou, até mesmo, excesso de chuva.

O valor do benefício pago por agricultor, que era de R$ 850,00, passou para R$ 1.200,00.

#Gestão 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Tudo pronto: Secretaria de Transporte revisa máquina para o corte de terra, que começa nesta quarta (11)

Visando oferecer um serviço com mais eficiência e atendo, sobretudo, às expectativas da população, a Secretaria de Transporte realizou na segunda-feira, 09, a manutenção do trator que vai executar o Programa de Corte de Terra/2023 em nosso município.

O secretário da pasta, Geandro Gonçalves, acompanhou de perto o serviço e disse que a máquina está pronta para esta ação que tem beneficiado dezenas de agricultores.

Todos os anos, a Prefeitura proporciona o acesso ao corte de terras, totalmente gratuito para os agricultores de Bom Jesus, através da ação conjunta entre as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente (SEAGRIMA) e de Transporte.

Por outro lado, Érica Luana, adjunta da SEAGRIMA, revelou que o atendimento da demanda começa nesta quarta-feira, 11.

Ela também revelou que a Secretaria ainda está recebendo os retardatários interessados no corte de terra.

Foto: Arquivo SECOM

#Obra 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em comitiva, prefeita acompanha andamento de obras na sede do município e revela que 2023 será um ano de muito trabalho

Acompanhada pelos secretários de Infraestrutura, Geovani Matias, de Administração, Evandro Abel e, e Érica Luana, adjunta da Agricultura, a prefeita Denise Bayma esteve ontem, 09, acompanhando a construção da primeira creche do município.

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, a obra está praticamente concluída, ou seja, apenas alguns detalhes como instalação do parquinho para as crianças, instalações hidráulicas e elétricas, etc, estão em andamento.

"Muito felizes com o que estamos vendo neste momento. Esta creche é resultado de um sonho de nossa população e que está bem próximo de se tornar realidade. Quando levamos esse pleito ao governador João Azevedo, sentimos que teríamos não apenas mais um sonho... Sentimos que teríamos a realidade", observou a gestora.

Ao falar sobre novos investimentos, ela disse que as expectativas são as melhores possíveis e "2023 será um ano de muito mais trabalho".

Na semana passada, os fiscais do estado estiveram acompanhando in loco o andamento da obra, que foi elogiada por eles pelo avanço verificado.

Ainda na mesma agenda, a chefe do executivo municipal esteve com a comitiva acompanhando a reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, cujos serviços seguem dentro do cronograma.

Fotos: Daniel Magalhães

#Gestão 09/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura de Bom Jesus adquire prédio da antiga Associação Comunitária para a instalação do Centro Administrativo

A Prefeitura concretizou recentemente a aquisição do prédio da antiga Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Bom Jesus - ASDEC, onde será implantado o Centro Administrativo, abrigando algumas secretarias da gestão municipal.

A Secretaria de Transporte já está, inclusive, funcionando em parte, no referido espaço, onde foi construído um dique para a limpeza e até manutenção nos veículos.

De acordo com a prefeita Denise Bayma, os esforços se concentram agora para a realização de reforma que, muito em breve, vai revitalizar todo o ambiente, cujo espaço total é 1.925 m2 de terreno, com uma área construída de 836 m2.

"Esta foi uma aquisição muito importante e certamente, logo que consigamos reformá-lo, aquele espaço terá uma grande utilidade para a gestão municipal", disse a chefe do executivo municipal.

#Saúde 05/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO “Décimo quarto”: Prefeitura de Bom Jesus paga incentivo aos ACS's e ACE's

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira, 05, o pagamento do incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes Comunitários de Endemia.

Também chamado por muitos de 14º, esta ação é mais uma demonstração do zelo que a gestão municipal tem para com estas categorias, que prestam, sem dúvidas, um serviço importantíssimo à nossa população.

Outro ponto a ser destacado é que este feito chega em boa hora e acaba impactando no orçamento desses profissionais neste começo de ano.

"Sem dúvida, é uma ação que fazemos questão de pontuar seu impacto positivo nas finanças desses agentes. Com certeza é muito bom, após receber o mês de dezembro e o décimo terceiro, contar com este reforço no orçamento. Mais que merecido. A gestão está de parabéns", disse Maria Aquino, secretária de Saúde.

#Obra 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO A todo vapor: Reforma do CRAS avança e chama a atenção por novo visual

A todo vapor: Reforma do CRAS avança e chama a atenção por novo visual

As obras da reforma no Centro de Referência de Assistência Social continuam avançando e, muito em breve, a obra estará sendo concluída.

Na execução dos serviços, estão sendo investidos cerca de R$ 363.879,45 (Trezentos e sessenta e três mil, oitocentos e setenta e nove reais e quarenta e cinco centavos), conseguidos junto ao Ministério do Trabalho.

Recentemente, a prefeita Denise Bayma e a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Renata Thaís, estiveram acompanhando o andamento da obra.

Além de absorver mão de obra local, outro detalhe são as futuras instalações do órgão, que contará com espaço para lazer, como piscina, e um novo auditório.

O novo visual daquela unidade também chama a atenção pelos traços arquitetônicos.

#Saúde 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO CEO: Município de Bom Jesus começa 2023 com importante conquista na área da saúde

Anunciado em agosto, durante inauguração da reforma na Escola Maria do Carmo Gonçalves, o Centro de Especialidades Odontológicas torna-se realidade, qualificando ainda mais os serviços que são prestados à população.

A confirmação desta conquista foi publicada na edição do Diário Oficial da União do último dia 30, sexta-feira.

"Este sempre foi um sonho acalentado por nossa gestão. Alegra-nos saber que estamos cada vez mais próximos de contarmos com este equipamento. Uma conquista histórica. Não podemos deixar de registrar o empenho de nossa gestora, que não mediu esforços para alcançarmos esta ferramenta. O CEO é resultado de nossas investidas junto ao Ministério da Saúde", observou a secretária de Saúde do Município, Maria Aquino.

O Centro de Especialidades Odontológicas - CEO contará com 3 consultórios, que oferecerão, durante as 40 horas semanais, cirurgias, tratamento de canal, periodontia e outros serviços especializados.

A gestão municipal segue agora com os trâmites burocráticos e a preparação do espaço onde deverá ser instalado o CEO.

"Para a instalação do novo equipamento de saúde em Bom Jesus, o Governo Federal está disponibilizando cerca de 60 mil reais, por meio do Programa Brasil Sorridente", disse a secretária.

#AssistênciaSocial 30/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura de Bom Jesus realiza entrega de mais de 400 cestas básicas para pessoas em vulnerabilidade alimentar

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, seguindo uma determinação da prefeita Denise Bayma, concluiu hoje a entrega de cestas básicas para mais de 400 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar.

A ação contemplou pessoas residentes na sede e comunidades rurais, incluindo o distrito do São José.

Segundo Renata Thais, titular da SMDHS, esta é uma ação que acontece rotineiramente e representa a atenção que a gestão municipal tem para com quem está precisando deste tipo de ação.

Já o Senhor Francisco de Assis Ramos, residente no distrito de São José, agradeceu a entrega de alimentos feita pela Prefeitura e disse que a cesta básica chegou na hora certa.

A prefeita Denise esteve acompanhando a entrega e reconheceu que o Governo Municipal tem tido esse compromisso em levar para a população uma melhor qualidade de vida.

#Agenda 29/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Creche de Bom Jesus avança e pode ser entregue antes do início do ano letivo

O secretário de Infraestrutura de Bom Jesus, Geovani Matias Dias, esteve na manhã desta quarta-feira, 28, acompanhando a visita de inspeção na construção da Creche, que entrou na fase de conclusão nesta semana.

Durante conversa com os operários e o secretário Geovani Matias, o Dr. Emanuel Dantas, engenheiro da Secretaria de Educação do Governo Estadual, revelou que, entre as mais 200 obras desse tipo que estão sendo construídas em toda a Paraíba, a de Bom Jesus é a que mais se destaca pelo ritmo da edificação.

"Estamos muito felizes em recebermos o representante do Governo do Estado nessa obra tão importante para nosso município. Esta parceria tem sido muito frutífera para Bom Jesus e, em breve, este sonho estará sendo entregue à nossa gente", disse Geovani.

Ainda segundo o secretário, as expectativas são de que antes do início do ano letivo a creche esteja pronta para servir à população.

Os recursos investidos na obra superam a ordem de 1,2 milhão de reais.

#Agenda 23/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma prestigia confraternização do CRAS

Na noite da quinta-feira, 22, a prefeita Denise Bayma, acompanhada pelo vice-prefeito Ediney Pereira, secretários e vereadores, participou da confraternização do CRAS.

Apresentações culturais, como coreografias e a dramatização que contou a história do verdadeiro significado do Natal envolveram os setores de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através dos grupos de mulheres, da terceira idade e do NUCA.

A chegada do Papai Noel foi outro momento de muita alegria e sobre os olhares de crianças e adultos, o personagem trouxe a mensagem de que o Natal é evento para ser celebrado em família e entre amigos.

A secretária Renata Thais, do Desenvolvimento Humano e Social, pasta que promoveu o evento, agradeceu a cooperação de toda sua equipe, destacou que o ano de 2022 foi muito produtivo e renovou os esforços para que as ações continuem acontecendo em 2023.

"Estaremos com a mesma determinação atuando firme em prol da melhor qualidade de vida da população", disse.

Já Diane Sampaio, diretora do CRAS, destacou que o Centro de Referência e Assistência Social desempenhou seu papel em nossa sociedade.

O vice-prefeito Ediney Pereira parabenizou a gestão pela iniciativa, revelando sua alegria em poder fazer parte desse momento.

A prefeita Denise Bayma, ao se dirigir ao público presente, desejou que os verdadeiros presentes de Natal sejam a paz, saúde e mesa farta para todas as famílias.

"Que celebremos o Natal, mas sem esquecer o verdadeiro dono da festa, o filho de Deus. Que Jesus possa presentear com suas dádivas", disse.

A chefe do executivo municipal parabenizou a todos que organizaram o evento, bem como aos grupos que atuaram nas apresentações.

Fotos: Emanuel Dias e SECOM

#Esporte 23/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Karatê: troca de faixas mostra determinação de alunos e apoio da Prefeitura

Cerca de 11 jovens que fazem parte das aulas de karatê que tem à frente a professora Jusicleide Nascimento (Sinha), participaram da solenidade da troca de faixas, ou seja, da faixa branca, para amarela, para a vermelha, de laranja para verde, de verde para roxo.

O evento aconteceu na quadra esportiva da Escola Maria do Carmo Gonçalves, na sede do município.

"Esta é uma oportunidade muito valiosa para estes jovens atletas. Representa a disposição dos mesmos na prática desse esporte que pode ser traduzido em qualidade de vida e disciplina", observou.

Aproveitando a oportunidade, ela agradeceu a gestão municipal pelo apoio a esta modalidade esportiva.

"Quero agradecer à prefeita Denise Bayma pela sensibilidade. Também agradeço à vereadora Larissa Ricarte, que nos ajudou nesta ação", concluiu.

#Agenda 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Profissionais da saúde de Bom Jesus participam de confraternização

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na sexta-feira, 16, um momento de confraternização com os funcionários da pasta.

Na ocasião, Maria Aquino, titular da pasta, em nome da prefeita Denise Bayma, agradeceu a dedicação de todos os profissionais garantido à população um serviço humanizado e acolhe que mais precisa da saúde do município.

"Somos um setor que quem nos procura, o faz porque, de fato, está precisando e o acolhimento para estas pessoas faz a diferença. Nossos profissionais representam esse cuidado, marca da gestão", disse ela.

#FolhaDePagamento 15/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Dinheiro no bolso: Prefeitura de Bom Jesus concluiu pagamento do 13º salário

A prefeitura de Bom Jesus concluiu nesta quinta-feira, 15, o pagamento da segunda parcela do décimo-terceiro salário para os servidores municipais. Hoje, receberam os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência Social de Bom Jesus - IPASB.

Os demais segmentos, como efetivos e comissionados já haviam recebido os 50% restante do 13º na sexta-feira 09, data em que também foi concluído o pagamento referente ao mês de novembro.

"Foi graças ao planejamento de nossa gestão que conseguimos honrar este compromisso com nossos servidores. Quem ganha com isso é o comercio local", observou Matheus Bignon, secretário de Finanças do Município.

#Obra 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Construção da creche avança e será entregue no começo no ano à sociedade

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Bom Jesus e o Governo do Estado, a construção da primeira creche em nosso município avança e, segundo a construtora da obra, as expectativas apontam que a edificação estará concluída no começo do ano.

Nesta terça-feira, 06, estivemos acompanhando o andamento da obra, que está orçada em aproximadamente 1,2 milhão de reais. De acordo com a empresa construtora, cerca de 85% do projeto já foi executado.

A creche tipo A terá um papel importante para fortalecer o sistema educacional do município e atenderá, em média, a 150 crianças, proporcionando para as mães a oportunidade para o ingresso no mercado de trabalho, melhorando a qualidade de vida da família com uma renda melhor.

#Esporte 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Campeonato municipal: Mais dois jogos movimentaram a competição no fim de semana Com dois jogos no estádio Asisão, em Bom Jesus, o campeonato municipal teve seguimento no último final de semana
#Agenda 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Presidente do CMDCA participa da entrega de novos equipamentos ao CT e destaca mais qualidade no serviço

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Eliziane Sampaio, representou na última sexta-feira, 02, a prefeita Denise Bayma e a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Renata Thais, na entrega de novos equipamentos de informática para o Conselho Tutelar de nosso município. Ambas cumpriam outra agenda e não puderam estar presentes neste ato.

De acordo com Eliziane Sampaio, os 5 (cinco) computadores e uma moderna impressora foram enviados pelo Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos, fazendo parte, portanto, da iniciativa do governo federal voltada para a equipagem das unidades do Conselho Tutelar de todo o Brasil, objetivando um melhor funcionamento desses órgãos.

De acordo com a presidente do CMDC, o Kit completo é formado por um carro (já adquirido pela Prefeitura) equipamentos de informática e eletrodomésticos, sendo que estes ultimo itens ainda não foram enviados.

"Foi um momento de muita alegria em representar tanto nossa prefeita, quanto a secretária Renata Thais. Sem dúvidas, todas essas conquistas visam à melhoria no serviço prestado à população e tivemos todo o apoio para que isto de fato acontecesse", observou.

#Agenda 05/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Jovem Aprendiz: durante reunião, prefeita Denise Bayma destaca a importância de parceria com Alya Construtora

Cerca de 25 jovens, participaram na manhã de sexta (03), de uma reunião que contou com a presença da prefeita Denise Bayma e secretários do governo municipal. Na pauta, o ponto de destaque foi a parceria entre a prefeitura e a Alya Construtora por meio do Programa Jovem Aprendiz, iniciativa de inclusão social e no mercado de trabalho.

Em sua fala, a gestora municipal destacou a importância dessa parceria, sendo esta modalidade de cooperação, inédita em nosso município, portanto, uma oportunidade única e que muitos jovens a finco se comprometeram a cumprir.

"Agarrem esta oportunidade e mostrem o potencial de vocês. Acreditamos na capacidade de todos. Estamos prontos, enquanto gestão, para auxiliar vocês nesta jornada. Sejam bem-vindos", observou a prefeita.

Ainda segundo a prefeita, esta iniciativa não traz nenhum aumento nas despesas do município, visto que a bolsa-auxílio dos participantes do Jovem Aprendiz é responsabilidade da empresa parceira, bem como o Vale Alimentação. Os jovens selecionados estão, no momento, distribuídos entre as secretarias municipais, onde são coordenados em cada setor e desenvolvem atividades sob os olhares da equipe da prefeita.

Para fazer parte do programa, o jovem aprendiz deve ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental ou já ter concluído o Ensino Médio, nas modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A duração dessa parceria é de 6 meses, podendo ser renovada por igual período, bem como haver um aumento no número de vagas.

#Agricultura 03/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma assina termo de adesão ao Garantia Safra e reforça compromisso da gestão com a agricultura

A prefeita Denise Bayma assinou nesta sexta-feira, 02, o termo de adesão ao Garantia Safra para o biênio 2022/2023.

Participaram ainda do ato a secretária adjunta da Agricultura, Érica Luana, e Francisco Jossean Alves Bezerra, Gerente Operacional de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, órgão do governo estadual.

O apoio ao homem sempre foi um compromisso da gestão municipal que além de renovar esta pactuação todos os anos, ainda oferece corte de terra 100% gratuito para os produtores rurais.

A doação de imunizantes e a disponibilidade dos profissionais por ocasião das campanhas de vacinação contra a febre aftosa e brucelose fazem toda a diferença no orçamento dos criadores.

"Reconhecemos a importância do homem do campo. A agricultura familiar, em toda sua extensão, é, sem dúvidas, a base de nossa economia. Temos procurado levar ações que contemplam esses produtores. No caso do Garantia Safra, é um seguro importante para suprir uma eventual perda na colheita", disse Denise Bayma.

Ainda segundo a prefeita, a contrapartida do município, relacionada ao programa, está rigorosamente em dia.

Quase uma centena de agricultores se inscreveu para a edição do Garantia Safra 2022/23.

#Educação 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Iniciado: período de matrículas para 2023 foi iniciado em Bom Jesus e secretário destaca investimentos no setor

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, através da Secretaria de Educação, comunica que já estão abertas as matrículas para o ano letivo 2023 em todas as escolas do sistema municipal de ensino e que as esquipes já estão recebendo os interessados.

Uma dica importante é que os responsáveis procurem uma unidade de ensino mais próxima de sua residência, a fim de facilitar o acesso às seguintes fases de ensino: Infantil (de 0 a 5 anos), Ensino Fundamental 1 e 2 e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para o secretário da pasta, Eliener Dantas, o sistema municipal de ensino tem conseguido se destacar por vários fatores e, por consequência, oferecido aos alunos e professores ambientes cada vez mais qualificados.

Ele pontou que ações como reforma e ampliação das escolas municipais, entrega de kit de material escolar e fardamento, merenda escolar de qualidade, transporte escolar acessível e para todas as localidades, parceria com a Saúde, através do programa Saúde na Escola, atividades esportivas, entrega do ginásio poliesportivo da Escola Maria do Carmo Gonçalves, novas instalações da Biblioteca Pública Municipal, criação da Biblioteca Digital e inauguração do museu da Escola Maria do Carmo Gonçalves, mostram esse compromisso com a estrutura educacional.

Ainda segundo Eliener, docentes qualificados, projetos educacionais, reforço escolar, através do programa Bom Letrar, atendimento educacional especializado, equipe multidisciplinar com pedagogo, psicólogo, assistente social, orientadora educacional, nutricionista e parceria com outros profissionais, também contam pontos no quesito qualidade do serviço.

Para 2023, o secretário revelou que já está consolidada a parceria com o SEBRAE, para realização de cursos para os estudantes da EJA. Já para o ensino fundamental, a meta é ofertar o curso de informática básica para os alunos concluintes.

Por fim, a premiação "Aluno Nota 10" promete ser, também, um atrativo na Educação de Bom Jesus.

#Finança 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Dinheiro no Bolso: Prefeitura de Bom Jesus paga efetivos dentro do mês trabalhado

A Prefeitura de Bom Jesus, mantendo o zelo com o servidor municipal, por meio da Secretaria de Finanças, realizou ontem, 30 de novembro, o pagamento dos servidores efetivos de todos os setores da gestão municipal.

Por outro, os dependentes do Instituto de Previdência Social de Bom Jesus - IPASB recebem nesta quinta-feira, dia 1º, também referente ao mês passado.

#Agenda 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma e secretário de Educação entregam comendas aos envolvidos na ONEE

A prefeita Denise Bayma e o secretário de Educação, Eliener Dantas, realizaram na última sexta-feira, 25, a entrega de comendas aos 6 alunos que se destacaram na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica. Ainda participaram do evento, a diretora da escola Maria do Carmo Gonçalves, Jozevênia Matias, e a secretária adjunta de Educação, Kaliete Lacerda.

A chefe do executivo municipal aproveitou a ocasião para reforçar o sentimento de alegria diante do desempenho dos alunos que se colocaram entre o 2 mil aprovados em todo o Brasil. Ela também comentou a dedicação dos professores que resultou nessa conquista.

"Foi um encontro marcado por muita alegria e gratidão. Digo que este reconhecimento fortalece ainda mais os nossos estudantes, os incentivando a sempre estudar e a participar de competições e olimpíadas nacionais. Nossos agradecimentos, ainda, aos professores que igualmente nos alegram", disse.

#Agenda 24/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em João Pessoa: prefeita Denise Bayma destaca agenda produtiva

A prefeita Denise Bayma, acompanhada pela deputada Pollyanna Dutra, esteve esta semana, em audiência no Palácio da Redenção, sede do governo estadual, para cumprir agenda com Ronaldo Guerra, chefe de gabinete do governador João Azevedo e o secretário de Infraestrutura Dr. Deusdete Queiroga.

Para a prefeita Denise Bayma, a reunião foi bastante produtiva e pleitos importantes para o município foram pautados no encontro, como o asfaltamento de ruas na cidade, através do programa Travessia Urbana e convênio para a construção do ginásio poliesportivo no distrito de São José.

Também com o representante do governo estadual, a chefe do executivo local falou sobre o andamento da construção da creche, que segue a todo vapor, fruto dessa parceria institucional, que beneficiará em breve dezenas de crianças.

Ainda segundo a prefeita, a mesma esteve no escritório da FUNASA, onde buscou destravar e dar andamento ao projeto de abastecimento de água do Lagoa do Arroz, para a comunidade do São José, bem como, na sede da Caixa Econômica, para tentar a liberação de recursos para investimentos no município.

Outro compromisso da gestora municipal, foi na sede da EMPAER - Empresa Paraibana de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural, onde o tema produtividade foi o foco da conversa.

"Estamos sempre buscando oportunidades em prol de nosso lugar e sempre que batemos às portas e elas se abrem, não deixamos o cavalo passar selado", disse.

#Educação 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Educação: Município Bom Jesus se destaca em evento que avaliou desempenho do “Busca Ativa Escolar”

Na manhã de sexta-feira (18/11), o município de Bom Jesus, representado pela articuladora do Selo Unicef, Antoniely Pinheiro, e a mobilizadora da Educação, Jozevânia Matias, participou na cidade de Patos, do "Busca Ativa Escolar": Desafios e Perspectivas para 2023.

O evento, que foi promovido pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência (ASSERTE), teve como objetivo avaliar as ações da Busca Ativa Escolar no ano de 2022 e planejar as novas metas e ações para 2023.

Ao final do evento, Bom Jesus foi contemplado com a Camisa da BAE, simbolizando a meta alcançada pelo município de rematrículas feitas em 2022, reafirmando, dessa forma, o compromisso da gestão em garantir que todas as crianças e adolescentes estejam na escola.

"Nossa equipe comemora este feito muito importante para nossa Educação. Conseguimos fazer com que alunos que estavam fora do ambiente escolar fossem reinseridos no processo educacional. Isso é motivo de alegria", observou Eliener Dantas, secretário de Educação do Município.

#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Covid-19: Secretária de Saúde alerta sobre aumento de casos e reforça importância de completar esquema vacinal

A Secretaria de Saúde do Município, diante do aumento no número de casos da Covid-19, provocados pela subvariante BQ1.1 da Ômicron, está alertando para as pessoas que estão com esquema vacinal incompleto ou sequer iniciado, para que procure as unidades de saúde a fim de regularizar esta situação.

De acordo com Maria Aquino, apesar das várias campanhas e dos chamamentos feitos, buscando a conscientização sobre a Importância da vacinação, muitas pessoas deixaram de completar a caderneta de vacinação e por isso, em caso de contaminação, acaba gerando complicações que podem gerar até internações ou óbitos.

De acordo com a gestora da pasta, ainda não há motivos para restrições. Contudo, Maria Aquino lembra que, nos ambientes fechados, o uso de máscara se faz obrigatório.

Por fim ela, também revelou que no próximo fim de semana, o município estará aderindo ao "Dia D", que acontecerá simultaneamente nos 223 municípios paraibanos.

"Desde já, alertamos a pessoas para que se vacinem, ou que atualizem o esquema vacinal. Vacinar é o remédio", concluiu.

#Educação 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Alunos da Escola Maria do Carmo Gonçalves participam da ONEE e garantem 6 medalhas, inclusive de ouro

A educação de nosso município continua avançando e as conquistas revelam que estamos no caminho certo. Nesta sexta-feira, a Secretaria de Educação comemorou o resultado final da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética- ONEE, na qual alunos matriculados na escola Maria do Carmo Gonçalves e cursando os 8º e 9º, anos respectivamente, participaram do certame.

Confira o resultado:

*Medalha de Ouro

Ângelo Miguel Ferreira Santos -8°ano

*Medalha de Prata

José Antônio Gonçalves Merecido - 8°ano

*Medalha de Bronze

Adrielle Coelho de Carvalho - 8° ano

Anna Lívia Queiroga de Souza - 8° ano

Arthur Dias da Silva - 9° ano

Débora Ester da Silva Morais - 9° ano.

Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEl, a ONEE teve por objetivo estimular os alunos sobre novas perspectivas sobre o uso racional e eficiente da energia elétrica, bem como, torná-los multiplicadores dessa nova consciência.

Aqueles com melhor desempenho serão certificados e premiados com 200 notebooks, 200 bolsas de estudo, 2.000 medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria irão participar de uma solenidade de encerramento na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no dia 07 de dezembro, em Brasília.

Eficiência energética

Com certeza você já ouviu falar essa palavra, afinal, esta frase está diretamente ligada no contexto global, ao desenvolvimento econômico das nações.

Para este setor sempre ávido por novas oportunidades de investimentos, tão importantes quanto novos empreendimentos principalmente na indústria, ter fontes energéticas que sejam eficientes, ou seja, que garantam a sustentabilidade na produtividade e, ao mesmo tempo, impactem o menos possível na questão ambiental é a receita perfeita.

O crescimento população do planeta também enseja por fontes energéticas cada vez mais eficientes.

Ao comentar o resultado, a prefeita Denise disse que é uma alegria muito grande para nosso município.

"Enquanto gestora deste município, estou feliz, pois vejo nesses adolescentes uma visão sobre progresso e sustentabilidade. Parabéns para todos os envolvidos nessa conquista histórica", disse.

Os alunos tiveram a orientação do professor de Ciências e Coordenador Pedagógico, José Italo de Melo, e com o apoio dos, também professores de Ciências, Fernandes Barreto e Edilânia Souza.

#Agenda 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Terra Brasil em Bom Jesus: Presidente do CMDRS destaca importância do programa para a agricultura familiar

O presidente do Conselho Rural Sustentável de Bom Jesus e secretário municipal de Governo e Articulação Política, Jocerlan Guedes, destacou o avanço do programa Terra Brasil no município.

Na semana passada, um encontro entre representantes da gestão municipal e técnicos da EMPAER serviu para alinhar os últimos detalhes para plena execução do programa.

Segundo Jocerlan, cerca de 95% dos trâmites estão concluídos, faltando apenas a vinda da equipe para avaliação técnica e a compra da área, que tem em torno de 40 hectares.

"A prefeita Denise Bayma acertou em aderir a esse programa que tem uma importância para a agricultura familiar. Sem dúvidas, uma boa ação", disse.

O Terra Brasil - Programa Nacional de Crédito Fundiário - oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural.

Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, alicerçado na melhoria da qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

Os recursos para os financiamentos concedidos são oriundos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Trabalhadores rurais não-proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural; e agricultores proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar e seja comprovadamente insuficiente para gerar renda capaz de propiciar-lhes o próprio sustento e o de suas famílias.

Permite idade entre 18 e 70 anos, que comprovem ter experiência de, no mínimo, cinco anos em atividades rurais nos últimos 15 anos. Ou os jovens de 16 (dezesseis) anos e menores de 18 (dezoito) anos, desde que devidamente emancipados, com averbação no cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. Os jovens com idade entre 16 (dezesseis) e 19 (dezenove) anos deverão comprovar 2 (dois) anos de origem na agricultura familiar, como integrante do grupo familiar ou como aluno de escola técnica, dos Centros Familiares de Formação por Alternância, inclusive similares.

O agricultor não pode ser funcionário público, nem ter sido assentado da reforma agrária, ou ter participado de algum programa que tenha recursos do Fundo de Terras da Reforma Agrária. Não pode, também, ter sido dono de imóvel rural maior que uma propriedade familiar, nos últimos três anos. Ainda, no caso de herança, não pode ser promitente comprador ou possuidor de direito de ação ou herança sobre imóvel rural, exceto quando se tratar de aquisição entre coerdeiros de imóvel rural objeto de partilha decorrente de sucessão.

#Educação 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura de Bom Jesus colocará transporte para alunos que farão provas do ENEM

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Educação e fazendo cumprir uma determinação da prefeita Denise Bayma estará colocando parte da frota para o transporte os alunos, residentes no município, que irão neste domingo, dia 13, fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o secretário de Educação do Município, Eliener Dantas, esta é uma medida muito importante e que reforça o compromisso da gestão em garantir aos alunos esta oportunidade.

"Nossa gestão não poderia deixar de apoiar esses jovens que são nossas esperanças de um futuro cada vez melhor e essas melhoras só chegam por meio da educação, por isso nós temos essa bandeira enquanto gestão", disse.

Os veículos sairão do centro da cidade, por voltas das 7 horas da manhã de domingo, dia 13, para a cidade de Cajazeiras.

#Agenda 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Sessão solene em homenagem aos 59 anos de Bom Jesus entregou Títulos de Cidadania e Medalha de Mérito Legislativo

Durante as comemorações do aniversário de Bom Jesus, aconteceu a tradicional sessão solene, promovida pela Câmara Municipal e que tem como objetivo a entrega de Títulos de Cidadania Benemérita e Medalha de Mérito Legislativo José Gonçalves de Almeida, comendas essas destinadas às pessoas que se destacaram pela prestação de serviço em prol do município.

A sessão foi presidida pelo vereador Fábio Abel e reuniu todos os vereadores, contando ainda com a presença da prefeita Denise Bayma, do vice-prefeito Edney Pereira, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Sertão Paraibano-AMASP, Roberto Bayma, além de secretários da gestão municipal e convidados dos homenageados.

Após saudar a todos, o senhor presidente prestou homenagem ao ex-vereador Américo Vespúcio.

Foi oportunizada a palavra para as autoridades que compunham a mesa e todos os oradores destacaram a importância desta solenidade, que significa o acolhimento de povo para com quem faz por nossa terra.

Na qualidade de chefe do executivo, a prefeita Denise Bayma destacou a gratidão em poder fazer parte de um momento tão importante. "O sentimento é de gratidão em poder compartilhar com cada um de vocês esta homenagem. Vocês que fizeram, fazem e continuarão fazendo pelo nosso município", disse.

Na sequência foi iniciada a entrega das honrarias e todos os agraciados tiveram direito a também usar da palavra.

Confira!

Medalha de Mérito Legislativo, Vereador José Gonçalves de Almeida:

Adv. Dr. Breno de Sousa Moreira

Adv. Professor de Direito, Dr. Raul Gonçalves Holanda Silva

Professor e historiador Marcílio G. de Holanda

Empreendedora Patrícia Barbosa Otilone

Acadêmica de Direito Cinthya Dias Carlos

Comerciante Ednaldo Braz do Nascimento

Títulos de cidadania:

Tenente Coronel Nicolau de França de Alencar Leite Terceiro (representado pelo Cap. Jeam Jeffeson Furtado Lemos)

Orientadora Social Larissa Brito da Silva

Diretor do HRC, Manuel Telamon Arruda Filho

Empresária sócia da Faculdade Santa Maria, professora Sheylla Nadjane Batista Lacerda

Delegado seccional Dr. Ilamilton Simplício da Silva (representado pela delegada Dra. Ívina Cordeiro)

O engenheiro chefe da Alya Construtora, Dr. Dinarte Maia Filho

Advogado Dr. Pedro Bernardo da Silva Neto

Agropecuarista e radialista João Antônio Marques da Nóbrega e Silva

Servidor municipal João Anacleto Duarte

Secretário de Infraestrutura de Ipaumirim, Francisco Rasputin Alexandre Barbosa

Engenheiro Dr. Jonatas Jose Moreira Pessoa

Comerciante do ramo de Serigrafia Ana Paula Martins Inácio

#Festa 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Sucesso total: festa de encerramento dos 59 anos de emancipação atraiu grande público em Bom Jesus

Uma multidão compareceu à festa de encerramento dos 59 anos de emancipação política e Bom Jesus, no último dia 05 de novembro.

Atrações foram Samyra Show, Célia Melo, Cavaleiros do Forró, além dos artistas locais Henrique Estourado e Douglas Estourado.

Segundo estimativas, aproximadamente 6 mil pessoas marcaram presença na festa, que teve como marca a segurança. Além da polícia, a Prefeitura ainda contratou segurança particular.

Além da segurança, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve, inclusive, com uma ambulância, para alguma eventualidade.

A prefeita Denise Bayma, ao falar ao público, agradeceu a presença de todos durante as festividades, bem como destacou a forma carinhosa com a qual a população recebeu os turistas.

#Agenda 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Durante festividades de 59 anos de emancipação política, prefeita entrega pacote de obras de quase R$ 800 mil

Numa solenidade bastante prestigiada na noite de sexta-feira, 04, a prefeita Denise Bayma entregou à população o Museu Cicero Solonier Dantas Amorim e a biblioteca Lucas Gonçalves, ambos instalados na antiga Escola Antônio Gonçalves Moreira, anexo à Escola Maria do Carmo Gonçalves.

Na oportunidade e de maneira simbólica, foram inauguradas as reformas da sede da Secretaria Municipal de Saúde, sede do governo municipal, Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo e dique para instalação de lava-jato para a Secretaria de Transporte.

Acompanhada pelo vice-prefeito Edney Pereira, o presidente da Câmara, Fábio Abel, secretário de Educação, Eliener Dantas, demais vereadores, secretários e muitos populares, a prefeita não escondeu o momento de alegria em poder entregar uma obra tão sonhada pela população. A mesma agradeceu ao governador João Azevedo em doar aquele espaço ao município, bem como, pela construção de obras como a creche em pleno andamento e a reforma e a ampliação do Joaquim Humbelino.

No dia 28, houve a inauguração do Ginásio de Esporte Francisco Sales Duarte. Já em 31 de outubro, a gestora havia participado da solenidade para entrega da reforma e ampliação da academia ao ar livre Auremar Lima Moreira.

Todas as obras entregues durante as festividades de emancipação política de Bom Jesus foram executadas com recursos próprios e representam um pacote de ações, de aproximadamente 800 mil reais, que, além de melhorar o aspecto paisagístico, também contribuíram para geração de renda, com a valorização da mão de obra local.

#Cultura 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Encontro de motociclistas: 1º “Bate-e-fica” supera expectativas e pode se tornar tradição em Bom Jesus

Dezenas de motociclistas de várias cidades da região e até do estado do Ceará participaram do primeiro "bate-e-fica", um evento especialmente pensado para os amantes das duas rodas e que pode ser mais uma opção dentro da programação de aniversário da cidade.

A acolhida aos motoqueiros aconteceu no balneário Fronteira, onde foi servida uma feijoada regada com muita música ao vivo, aliás, só o melhor do pop rock.

A prefeita Denise agradeceu a presença desses turistas que, de acordo com ela, engradecem nossa festividade.

A secretaria de Cultura, Emanuela Almeida, lembrou que nosso povo tem essa marca de boa recepção aos visitantes. Para ela, os motoqueiros tornam-se também divulgadores de nossa terra.

Uma equipe da secretaria de Saúde esteve presente durante todo o evento, para uma eventual ocorrência, mas graças a Deus tudo saiu dentro da tranquilidade e em 2023 teremos mais uma edição deste encontro.

Nossos agradecimentos às seguintes representações:

#Agenda 05/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma e comitiva prestigiam culto evangélico pelos 59 anos de Bom Jesus

Uma noite de muito louvo e adoração, marcou o culto evangélico em comemoração aso 59 anos de emancipação de Bom Jesus.

Além da presença de muitos evangélicos e seus respectivos lideres, autoridades como a prefeita Denise, Bayma, o Vice-prefeito Edney Pereira, o presidente da câmara, Fábio Abel, e outros vereadores.

Na abertura, a chefe do executivo usou da palavra, agradeceu a presença de todos e pediu que todos orassem pela paz e para que a gestão continue promovendo as ações que melhorem a qualidade de vida da população.

A cantora gospel, Luciana Batista e o pregador Pr. Honorato Neto foram as atrações da noite.

#Agenda 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Missa em ação de graça pelos 59 anos de emancipação de Bom Jesus atraiu um grande número de féis
#Agenda 03/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO De praça-academia à praça de convivência: Prefeita Denise Bayma entrega obra à comunidade

Em meio à ciranda de serviços pela Secretaria Municipal de Saúde e apresentações de danças, a prefeita Denise Bayma entregou, no começo desta semana, a reforma e ampliação da academia ao ar livre Auremar Lima Moreira, localizada no setor sul da cidade.

Com intervenção da Prefeitura, o espaço trouxe mais valorização para aquela área. A instalação de novos equipamentos aumentou o leque de exercícios físicos para a comunidade.

Outro detalhe que chamou a atenção da população, foi a construção de um minipalco que pode receber, por exemplo, desde atrações musicais, grupos de dança e até peças teatrais, ou seja, de simples academia, a praça que homenagem o ex-prefeito (In Memoriam), transformou-se numa praça também de convivência.

Na obra, foram investidos mais de R$ 100 mil reais, com recursos próprios do Município e, para o secretário de Infraestrutura, Geovani Matias Dias, outro ponto importante é que, assim como acontece em outras obras, a absolvição da mão de obra local tem sido importante para a geração de renda.

Maria Aquino, secretária de sSaúde, lembrou que os novos equipamentos serão importantes para as pessoas que praticam atividades físicas.

Ao falar em nome da família, Dr. Breno Moreira, neto do homenageado agradeceu o reconhecimento diante dos serviços prestados pelo avô paterno e destacou o legado deixado por Auremar.

#Lazer 31/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO 2° Bonja Bike: evento foi sucesso e deve se consolidar na Semana do Município

No último fim de semana, a cidade de Bom Jesus recebeu dezenas de ciclistas para o 2° Bonja Bike.

Logo cedo, após a recepção e acolhida dos atletas, foi servido o café da manhã e iniciado o percurso de quase 30 quilômetros, indo da sede até a localidade rural da Serragem.

Na volta, foram sorteados vários prêmios, entre eles uma bicicleta, para os participantes.

O 2? Bonja Bike reuniu ciclistas de várias idades, não apenas da região, mas também de cidades do vizinho estado do Ceará.

Para o secretário José Rabone de Oliveira, o Bonja Bike é mais que uma atividade recreativa ou esportiva e a tendência é que se consolide como evento divulgador do município para toda a região.

#CRAS 27/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO “Outubro Rosa”: CRAS realiza atividade educacional e atendimento médico para mulheres do SCFV

A Drª. Siura Verdecia Osorio esteve na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) proferindo palestra sobre a prevenção do câncer de mama, uma das principais causas de morte em mulheres em nosso país.

Participaram da atividade as mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que puderam tirar dúvidas, saber como e onde buscar assistência, sobretudo na rede municipal de saúde. Na ocasião, foram realizados vários atendimentos médicos voltados para o público presente.

A secretária de Planejamento da gestão municipal, Elizaneide Moreira, e a vereadora Ana Karla, também participaram desta roda de conversa.

Para Eliziane Sampaio (Diane), este é um tema de muita relevância e que precisa ser abordado. "Nosso público, ou seja, as mulheres do grupo, são pessoas que estão dentro da faixa etária em que as atenções precisam ser maiores. Por isso, sempre estamos continuamente realizando eventos assim", disse.

#Saúde 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Evento em conjunto com a Câmara Municipal: médica realiza palestra sobre o câncer de mama

Uma sessão solene em conjunto com a Secretaria de Saúde do Município e Hospital Universitário Júlio Bandeira para tratar da "Campana do outubro Rosa" contou com as presenças de vereadores, vereadoras, secretárias, técnicos da Secretaria de Saúde e dezenas de mulheres.

As falas das autoridades, alertando sobre a importância da saúde preventiva, reforçaram para o público que, no caso de câncer de mama, tema do "Outubro Rosa", como ocorre na maioria dos cânceres, um diagnóstico prematuro aumenta em até 95% as chances de cura.

Outro momento de extrema valia foi a palestra proferida pela Dra. Kevia Bezerra, médica ginecologista/obstetra, especialista em patologia do trato genital inferior e colposcopia, professora da disciplina de saúde da mulher - curso de Medicina / UFCG- Cajazeiras, chefe da Divisão Médica do HUJB/ EBSERH- UFC, etc.

Ela, que esteve acompanhada da Dra. Ariadne Pedrosa, enfermeira, chefe da unidade de Atenção à Saúde da Mulher, tirou dúvidas, orientou sobre como detectar alterações na mama, pontuando, inclusive, que em algumas situações, quando há muitos casos na família, as mulheres devem redobrar as atenções.

Para o presidente da Câmara, Fábio Abel, esta oportunidade foi muito rica e reflete na sintonia que a casa José Gonçalves Moreira tem para os temas relevantes.

Cristina Carolino, que falou em nome da Secretária de Saúde, Maria Aquino, lembrou que a pasta está de portas abertas no sentido de garantir uma saúde cada vez melhor à população.

O vice-prefeito Ediney Pereira parabenizou ao Legislativo e à Secretaria de Saúde pela iniciativa.

Ao falar em nome da prefeita Denise Bayma, Aucione Leite agradeceu a presença da palestrante, do público em geral e elogiou a ação da Câmara e da SMS, destacando que o governo municipal continuará sendo aliado importante na saúde da população e, no caso em especial, saúde das mulheres.

Ao fim foi servido um coquetel a todos os presentes.

#Esporte 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Sucesso: Torneio Carlos Gerlânio Alves superou as expectativas e movimentou a economia local

Um grande número de torcedores prestigiou a disputa que, ao fim, teve o seguinte resultado: Flamengo de Bom Jesus, o campeão, com premiação de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) mais troféu; vice-Campeão Atlético da Serragem, com R$ 1.000,00 (um mil reais) mais troféu; terceiro lugar foi Juventude de Bom Jesus, com R$ 500,00 (quinhentos reais) mais troféu; em quarto lugar, ficou o Red Bull do São José, com R$ 200,00 (duzentos reais) mais troféu.

A entrega aconteceu em frente ao paço municipal e, além dos dirigentes das equipes vencedoras, familiares do homenageado também estiveram presentes e a filha de Carlos Gerlânio participou da entrega do troféu à equipe campeã.

"Vivemos uma tarde/noite de muita alegria. O povo gosta de futebol e esta gestão está demonstrando o carinho com a classe de desportistas. A homenagem ao amigo Carlinhos também foi bem oportuno diante do ele representou para nosso futebol", disse o secretário de Esporte, José Rabone.

O torneio ainda serviu para que vendedores pudessem garantir uma renda extra, como o caso da senhora Maria de Haga Pinto, que tinha preparado um estoque de carne para o dia da cavalgada, mas resolveu ir para o campo onde aconteceu a disputa e vendeu tudo o que havia levado.

"Graças a Deus vendi tudo. Vou ter de comprar mais para os próximos dias", disse satisfeita, contando os lucros de um dia de muito trabalho debaixo de sol.

Veja algumas imagens do evento!

#Agenda 24/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Com homenagem ao Senhor Fade: Cavalgada voltou a ser realizada em Bom Jesus e atraiu público recorde

A 7ª cavalgada Tropeiros de Aroeira, ontem, dia 23, em Bom Jesus foi a maior da história, reunindo aproximadamente 300 cavaleiros e amazonas, vindos de várias cidades da região.

O evento, que voltou a ser realizado após a pandemia, prestou, nesta edição, homenagem ao agricultor Franciso Rosa (Fade), já falecido. Seus filhos e demais familiares participaram ativamente da festividade, que retrata as tradições nordestinas.

A concentração aconteceu no Estádio Moreirão, no Distrito de São José, onde aconteceram a entregas do kit (camisa e boné) para os primeiros 100 inscritos, além de novas inscrições. Foi servido o café da manhã, a invocação da benção feita padre Dannilo Rocha sobre os participantes e seus animais e o início da marcha.

A cavalgada percorreu aproximadamente 10 quilômetros, com três paradas, sendo uma na localidade de Mastruz, a segunda na Mata Fresca e a última na localidade de Xerém, onde foi prestada homenagem aos agropecuaristas Pedro Bayma e seu Filho Fernando, ambos in memoriam.

A cavalgada retomou o percurso e, por volta de meio, adentrou na cidade. Por onde passava, as pessoas se agasalhavam nas sombras das arvores para acompanhar a passagem das comitivas.

À frente, estavam a prefeita Denise Bayma, o vice-prefeito Ediney Pereira, o presidente da Câmara, vereafor Fábio Abel, o ex-prefeito Roberto Bayma e os familiares do homenageado.

Durante todo o trajeto, uma equipe de profissionais da saúde e da policia militar estiveram dando suporte para alguma eventualidade que viesse a acontecer.

Na parada final, no centro da cidade, foi servido gratuitamente almoço para os cavaleiros. Na oportunidade, a prefeita Denise Bayma e outras autoridades fizeram uso da palavra. A gestora municipal agradeceu a presença de todos, parabenizou pela dedicação das equipes que atuaram na realização do evento e, ao se dirigir aos familiares do senhor Fade, destacou a luta do mesmo que, com muito trabalho, criou sua prole. "Foi um homem que merece toda a nossa admiração", disse.

Em seguida a gestora iniciou a entrega de comendas para os representantes das comitivas, bem como aos filhos e irmão do agraciado na 7ª Cavalgada Tropeiros de Aroeira.

A dupla de violeiro Chico Xavier e Francinaldo Oliveira se apresentou e na base do repente, improvisado, trouxeram as violas, que têm ligação muita intima com acultura da cavalgada.

Farra de Bacana e Sirano e Sirino encerraram as atividades da Sétima Cavalgada Tropeiros de Aroeira.

#Saúde 21/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Saúde da Mulher: Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações do “Outubro Rosa”

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na noite desta quarta-feira, 19, na sede do órgão, mais uma atividade do "Outubro Rosa".

Desta feita, dezenas de mulheres participaram de uma roda de conversa com a enfermeira Ináuria Lucena, que lembrou a importância da prevenção, uma importante aliada das mulheres na luta contra alguns tipos de cânceres.

A enfermeira lembrou que a timidez ainda é uma barreira muito forte e que precisa ser vencida.

O público alvo teve acesso a serviços como verificação dos sinais vitais, com as técnicas de enfermagem, Eliane, Luciene e Mirian.

Ainda na ocasião foi oferecido o citológico, popularmente chamado de exame de prevenção.

Na sequência, houve o sorteio de brindes e foi oferecido um lanche para os presentes.

Citológico - quando fazer:

Citologia a cada três anos, a partir dos 21 anos e/ou pelo menos três anos após o início da vida sexual e, a partir dos 30 anos, co-teste (citologia e teste de HPV) de cinco em cinco anos.

Maria Aquino, titular da pasta, lembrou que nosso município tem cotidianamente oferecido diversos momentos que valorizam a saúde da mulher.

"Os mutirões, por exemplo, evidenciam esse olhar que temos como toda a população e em especial as mulheres. Claro que o "Outubro Rosa" vem para reforçar os cuidados que temos ofertado", disse.

#Educação 20/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Comemoração: Escola Maria do Carmo Gonçalves reúne categoria para comemorar Dia do Professor

A Escola Maria do Carmo Gonçalves celebrou no último dia 18 o Dia do Professor, comemorado oficialmente em 15 de outubro.

O evento contou com a presença do secretário de Educação, Eliener Dantas, que representou a prefeita Denise Bayma, que, por conta de uma agenda inadiável, não pôde permanecer à confraternização.

Ao falar em nome da prefeita municipal, Eliene Dantas destacou a satisfação da gestão diante da pareceria entre todos que fazem a Educação.

"Vivemos momentos de extrema transformação no processo educacional, mas conseguimos superar e hoje estamos aqui celebrando esse momento", disse.

Ele ainda reconheceu o desempenho de nosso município na avaliação do IDEB e disse que o resultado superou as expectativas, mostrando que gestão e profissionais andam em sintonia.

O encontro foi regado com muita música ao vivo. No final, foi servido um jantar e a entrega de mimos para professores.

#Saúde 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Saúde animal: Vigilância Ambiental destaca que campanha de vacinação antirrábica superou meta

Após o desempenho na vacina contra poliomielite, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, destaca agora o desempenho da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos, realizada entre 24 de setembro e 14 de outubro.

De acordo com os dados, foram vacinados proximamente 900 animais, o que corresponde a 102%, ou seja, a meta foi alcançada.

Da mesma forma como na mobilização de vacinas contra a poliomielite, estratégias como carro de som e instalações de pontos de vacinação contribuíram para o resultado.

Raiva Animal

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

Foto: Jotha Herre

#Agenda 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E vai rolar a festa: prefeita Denise Bayma lança programação oficial dos 59 anos de emancipação política

A programação foi apesentada na manhã desta quarta-feira, 19, pela prefeita Denise Bayma e, segundo a mesma, tudo feito com muito carinho para os munícipes e visitantes que marcarão presença durante este período de comemoração.

A programação, que se estenderá até do dia 5 de novembro, data de emancipação de Bom Jesus, já começa nesta quinta-feira, 20, com a entrega de padrões esportivos para 8 equipes que participarão do torneio de futebol de campo, dia 22, ou seja, cerca de 200 atletas receberão camisas, shorts, meiões e chuteiras. Ainda na ocasião, a gestora municipal estará entregando a reforma do ginásio Francisco Sales Duarte.

A prefeita municipal revelou que tudo foi elaborado tendo como base um planejamento responsável e que não haverá nenhum prejuízo para as finanças do município, que estão muito bem.

"Tranquilizamos todos os funcionários no sentido que agimos com muita lisura, respeito e compromisso com nossas obrigações. As festividades também são importantes e nos preparamos para isso", disse.

Finalizando, a governante disse que a cidade está pronta para receber a todos que festejarão os 59 anos de Bom Jesus.

#Agenda 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO O aguardado Bonja Bike está de volta! Veja como se inscrever

O 1º Bonja Bike foi um grande sucesso, atraindo mais de 300 ciclistas de toda a região para percorrer as mais belas paisagens de Bom Jesus. Agora, o evento retorna para sua 2ª edição, a ser realizada no dia 29 de outubro (sábado), dando continuidade as celebrações esportivas da Semana do Município.

A concentração para a jornada será a partir das 6h, no Balneário Fronteira (atrás do Auto-Posto Bom Jesus) e a saída está marcada para as 7h30. O percurso de ida-e-volta terá como destino ao sítio Lagoa do Arroz, e contará com dois pontos de apoio, no sítio Timbaúba e no Balneário Som das Águas. Toda a trilha será acompanhada por equipes de saúde e segurança. No total, serão 26,5 km de pedal!

Para participar do 2º Bonja Bike é muito simples: basta preencher o formulário online (disponível no final do texto) e comparecer no dia do evento portando documento pessoal e 1kg de alimento não perecível. Inscrições no local também serão permitidas até a hora de saída, às 7h30.

Link para inscrição: https://forms.gle/zXdjUr8vuTr8pyyB7

Foto: Emanuel Dias

Arquivo SECOM

#CRAS 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em novo endereço: CRAS de Bom Jesus passa a funcionar em sede provisória

A partir desta segunda-feira, 10, quem tiver alguma demanda junto ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Bom Jesus terá que se dirigir até a Praça Prefeito Antônio Rolim, ao lado da Prefeitura, mais precisamente no casarão.

Conforme já divulgado, a unidade do CRAS passará por uma grande reforma, o que justifica a mudança.

Também estão no endereço provisório os serviços do Bolsa Família e Sala do Empreendedor.

O horário de funcionamento não sofrerá alteração, permanecendo nos dois turnos.

#Cultura 08/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO A tradição voltou: Estão abertas as inscrições para a 7ª Cavalgada Tropeiros de Aroeira; veja como participar

A tradicional Cavalgada Tropeiros de Aroeira, realizada em Bom Jesus-PB, chega à sua 7ª edição e promete ser a maior já realizada no município. O evento, que ocorrerá no dia 23 de outubro, reunirá cavaleiros de toda a região para celebrar a cultura e a fé do povo sertanejo, contando ainda com a presença de aboiadores e músicos consagrados da região, que animarão o percurso.

Para participar, basta preencher o formulário online (disponível no link ao final do texto) ou comparecer à sede do CRAS de Bom Jesus, localizado na Rua Pedro Carlos de Morais, nº 06, Centro. Neste último caso, o interessado deverá observar o horário de funcionamento do órgão: das 8h às 11h e das 13h às 16h.

ATENÇÃO: as inscrições tanto online quanto presenciais irão até o dia 20 de outubro, às 16h. Todo o evento será gratuito.

Cronograma

Os participantes da Cavalgada deverão comparecer ao ponto de concentração, localizado no Campo do distrito São José (O "Moreirão") no dia 23 de outubro a partir das 6h. Na ocasião, os 100 (cem) primeiros inscritos receberão um kit contendo a camisa e o boné do evento, além da ficha para o almoço e o número de cadastro. O horário previsto para saída é 9h.

Percurso

Saída do "Moreirão" às 9h rumo à rodovia PB 420. Em seguida, as comitivas atravessarão a BR 230 no sentido do sítio Mastruz. Passando pela Mata Fresca, haverá uma parada para hidratação das pessoas e dos animais.

Após a parada, a cavalgada segue pelo sítio Escurinho e passa pelo Xerém e pela Forquilha, chegando enfim à Bom Jesus. No município, a travessia irá das Casas Populares rumo ao Centro, passando pelas principais avenidas.

O encerramento da festa acontecerá na praça Prefeito Antônio Rolim, em frente à prefeitura, local em que os participantes serão agraciados pela prefeita Denise Bayma e pelo povo de Bom Jesus com a Comenda dos Tropeiros de Aroeira. No total, o percurso gira em torno de 10km.

Inscrições: https://forms.gle/cXDVTRxzqbTadGUw6

#Gestão 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO IPASB assegura capacitação de servidor e presidente destaca garantia para o futuro do órgão

Procurando sempre se atualizar no tocante às normas proporias para o seu funcionamento e a consequente melhor qualificação na prestação de serviço para os seus dependentes, o Instituto de Previdência de Bom Jesus (IPASB) passa a contar a partir de agora com um de seus colaboradores aprovado no curso de Certificação de Investimentos Instituto Totum, voltado especialmente para servidores deste segmento.

De acordo com a presidente da unidade previdenciária, Tania Ricarte, aconteceram 03 fases durante a capacitação, sendo assim distribuídas: gestão, diretor financeiro e alguns membros do conselho deliberativo. No caso do IPASB, seu representante atuou, pelo conselho deliberativo.

As aulas aconteceram na cidade de Milagres, no vizinho estado do Ceará, com as provas sendo aplicadas de forma on-line.

"Isso nos garante melhorias significativas em nossa instituição. Teremos mais segurança na operacionalização dos investimentos e, principalmente, reforça nosso compromisso com a saúde financeira do IPASB que garante tranquilidade para os futuros dependentes desse órgão. Quero parabenizar o servidor Jefferson Gonçalves pela dedicação e por ter abraçado essa oportunidade", observou Tania Parnaíba Ricarte.

Todos os valores da capacitação foram arcados pelo Instituto de Previdência de Bom Jesus.

#Finança 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Dinheiro no bolso: Prefeitura paga folha de setembro dentro do mês trabalhado

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da secretaria de finanças, seguindo uma determinação da prefeita Denise Bayma, está concluído, neste dia 30, o pagamento dos servidores municipais, de todos os setores da administração local, referente ao mês de setembro.

Ao manter o a folha de pagamento em dia, a gestão, além demonstrar saúde financeira, revela ainda o zelo com os servidores municipais, que são quem atende a população no dia a dia, nas repartições, onde são oferecidos os serviços públicos.

#Agricultura 29/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Evento abordou preocupação de autoridades com as queimadas que, quase sempre, provocam incêndios

Com a chegada da estiagem, o aumento das temperaturas e diminuição da umidade relativa do ar, costuma-se dizer no sertão que está iniciada a temporada de incêndios. Além desses fatores naturais, uma prática que intensifica esses eventos, que às vezes causam impactos de proporções catastróficas, são as chamadas queimas de broca.

Uma atividade ainda meio rudimentar, desenvolvida pelo homem do campo, que consiste na derrubada da vegetação e consequente queimada para o preparo do solo visando o cultivo no ano seguinte, com a chegada do inverno.

Diante do quadro, aconteceu na terça-feira, no Sindicato Rural de Cajazeiras, uma reunião com representantes da divisão geoadministrativa denominada de Território do Alto Sertão, formado pelos municípios de Cajazeiras, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé e Cachoeira dos Índios, para tratar da temática, buscando mecanismos de conscientização para a prática das queimadas e, por conseguinte, prevenção de incêndios que, no passado, por exemplo, destruíram imensas áreas de nossa vegetação.

Ainda participaram do encontro, o comando do 5º BCB sediado em Cajazeiras, da EMPAER, presidentes de associações comunitárias, além dos representantes dos Conselhos do Desenvolvimento Rural Sustentável desses municípios.

Bom Jesus esteve representando por Jocerlan Guedes, que preside o CMDRS. Para ele, o evento foi muito importante e mostrou que as autoridades estão preocupas com este assunto.

Quanto às queimadas, ele reconhece que não é algo fácil de ser combatido, mas existe muito cuidado por parte de quem ainda recorre a esta prática. "Infelizmente, essa ainda é uma questão cultural em meio aos agricultores e nos cabe a orientação sobre a forma de evitar acidentes", observou.

#Agricultura 15/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Agentes municipais participam de capacitação para implementação do programa Garantia Safra

Nesta quarta-feira, dia 14, foi realizada na cidade de Sousa-PB a capacitação dos agentes municipais para o processo de implementação no programa Garantia Safra dos municípios da região do Alto Sertão e do Vale do Piranhas.

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e teve como orador Alessandro Silva, que é coordenador estadual do Programa Garantia Safra, com distribuição de renda destinada aos agricultores familiares.

Representando o município de Bom Jesus, se fizeram presentes a secretaria adjunta de Agricultura e Meio Ambiente, Érica Luana de Lucena Moura, o presidente do CMDRS, Francisco Jocerlan Sampaio de Aquino, e o técnico do escritório da EMPAER, Francisco Pedro.

A capacitação orientou os agentes municipais que trabalham com o Programa Garantia Safra para o processo de implementação que consiste em: Compreender qual o perfil de beneficiários para o programa, realizar as inscrições dos agricultores(as), controle social exercido pelo CMDRS, impressão e entrega dos boletos de adesão, bem como, explanar quais os requisitos para que os municípios e agricultores possam aderir ao Garantia Safra 22/23.

Dentre as novidades acerca do programa, a coordenação divulgou o aumento do valor pago do benefício que passará de R$ 850,00 para R$ 1.200,00.

As inscrições do programa serão realizadas nas comunidades rurais em calendário que será definido e divulgado ainda no mês de setembro.

#CRAS 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO “Setembro Amarelo”: equipe do CRAS e NUCA discutem temática com adolescentes do distrito de São José

Na manhã desta segunda, 12, no CRAS do Distrito de São José, aconteceu uma atividade com a psicóloga Philomena Coura e Larissa Brito, articuladora do NUCA (Núcleo de Cidadania do Adolescente), que é um instrumento reconhecido inclusive pela UNICEF e muito importante para as políticas públicas para essa faixa etária.

Aproximadamente 20 adolescentes participaram de uma roda de conversa sobre a campanha do "Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio.

A psicóloga Philomena Coura falou sobre a prevenção da depressão na adolescência e aproveitou para informar que a gestão municipal tem uma rede de acolhimento para pessoas que precisem de assistência psicossocial.

#Desenvolvimento 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Jovens de 16 a 29 anos: Prefeitura de Bom Jesus capacitará para empreendedorismo em parceria com ONGs

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretária Industria e Comercio e Emprego, em parceria com as ONGs Pisada do Sertão e Gerando Falcão, está com as inscrições abertas para os interessados em participarem do curso do Projeto DESPERTAR, voltado para o empreendedorismo e para profissionalização para quem deseja colocar suas aptidões em prática, gerando renda e melhor qualidade de vida.

De acordo com Daniel Magalhães, secretário da pasta, o projeto será destinado aos jovens e adultos dos 16 aos 29 anos, através da mais avançada metodologia voltada ao empreendedorismo.

As inscrições se encerram no próximo dia 14 e podem ser feitas através das redes sociais das entidades envolvidas.

#Educação 06/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO A todo vapor: Construção de creche segue em Bom Jesus e sonho será realidade em breve

A obra da construção da creche tipo A avança e a cada dia diminui a distância entre um sonho de mais de 30 anos e uma realidade que transformará os contextos educacionais e até econômicos da cidade.

Os investimentos passam de um milhão de reais, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Estado da Paraíba, onde cerca de 150 crianças serão atendidas, oportunizando que seus pais possam aumentar a renda da família ao desenvolverem suas atividades profissionais.

Agora mesmo, já em sua edificação, a obra já absorve dezenas de operários residentes no município e até de cidades da região.

#CRAS 05/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura de Bom Jesus proporciona dia de intercâmbio cultural para membros do NUCA em Martins (RN)

Um grupo do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de nosso município fez parte neste domingo, 04 de setembro, de um intercâmbio turismo na cidade de Martins, no estado do Rio Grande Norte, umas das maiores belezas naturais do Nordeste.

Devidamente acompanhados de cuidadores, os adolescentes visitaram alguns pontos turísticos da cidade, que tem cerca 8 mil habitantes e recebeu muito bem estes pequenos bom-jesuenses.

"Nós estamos muito felizes por esta ação da Prefeitura de Bom Jesus de nos oportunizar este momento. Queremos agradecer a todos", disse o adolescente Gabriel Dias, membro do NUCA.

#Agricultura 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Saiba como funcionará: Prefeitura de Bom Jesus disponibilizará atendimento veterinário de forma gratuita

O município de Bom Jesus, no alto sertão da Paraíba, acaba de dar um passo importante no desenvolvimento de políticas públicas para os animais. Seguindo uma determinação da prefeita Denise Bayma, para que fosse criada uma ação voltada para a promoção de assistência à saúde animal, a partir do começo do próximo mês, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibilizará atendimento para os animais, em áreas como:

• Clinico Geral;

• Coleta de material para envio de analise particular;

• Campanhas de vacinação contra febre aftosa e brucelose para bovinos;

• Realização de exames de tuberculose e brucelose bovina;

De acordo com a SEAGRIMA, o atendimento será feito da seguinte forma: para os tutores de animais urbanos, o atendimento ocorrerá na sede da Secretaria, de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

Para o produtor rural, o atendimento ocorrerá na propriedade do produtor, mediante agendamento prévio pelo telefone (83)99965-4409 ou na sede da SEAGRIMA.

Estes atendimentos deverão acontecer de forma regular e, para isto, a Secretaria conta em sua equipe com três 03 médicos veterinários para as demandas nas zonas urbana e rural.

"Esta é uma ação importante. Nossa prefeita está de parabéns ao colocar nosso município na vanguarda dessas políticas públicas", observou Érica Luana, secretária-adjunta da SEAGRIMA.

#Saúde 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atuando: Coordenação de Vigilância em Saúde participa de encontro com empresas que atuam na construção do Ramal Apodi

A secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, esteve participando de um encontro com representantes do CONSÓRCIO CONCREMAT ENGECORPS - Engenharia Consultova que atua na construção do ramal da transposição do São Francisco, o chamado Ramal Apodi.

Na oportunidade, foi feita a apresentação do organograma de serviços e atendimento de saúde ofertados pela SMBJ para os colaboradores envolvidos na obra.

O encontro aconteceu no canteiro de obras e segundo Cristina Carolino, que coordena a Vigilância em Saúde, o momento foi muito produtivo.

"Por onde a obra tem passado isso tem sido uma prática, ou seja, este momento de educação popular. Aproveitamos para informar os tipos de doenças que estão em evidência no momento e, claro, como os operários, na maioria de outras cidades, possam, se precisar, buscar os nossos serviços. Queremos, ainda, agradecer aos representantes das empresas, que facilitaram este momento", disse Cristina.

#Infraestrutura 23/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Com recursos próprios: academia ao ar livre ganhará mini palco de convivência após reforma

Quem passa ao lado do Centro Cultural Edme Tavares, no Bairro das Casas Populares, se depara com o avanço na obra de reforma e ampliação da academia ao ar livre, com melhorias importantes no piso, parte elétrica e em toda sua estrutura que, em breve, estará sendo entregue os moradores.

Além de ganhar novas dimensões, a academia ganhará uma espécie de mini palco, inclusive com acesso para pessoas cadeirantes, onde serão possível, apresentações de culturais.

Ao todo, serão investidos mais de 100 mil reais, oriundos de recursos próprios do município, mostrando que a gestão tem conseguido manter o equilíbrio das finanças.

Confira como ficará a obra.

#Educação 22/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em Brasília: Secretário de Educação prestigia Fórum Nacional da UNDIME e cumpre outras agendas

O secretário de Educação do Município de Bom Jesus, Eliener Dantas, participou, entre os dias 16 e 19, do 9º Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, que aconteceu em Brasília, Distrito Federal.

O evento contou com a presença de milhares de secretários de Educação e palestrantes que abordaram o tema "A Efetividade das Políticas Públicas para a garantia ao direito à Educação".

"Foi uma experiência muito positiva e nos deparamos com novas perspectivas e conhecemos dados sobre a Educação. Outros pontos foram colocados como, por exemplo, Educação Pública de qualidade e inclusiva", observou Eliener.

Aproveitando a estada na capital federal, Eliener esteve cumprindo agenda no FNDE, com o objetivo de melhorar a atuação nos programas do MEC. O gestor também esteve com técnico do FNDE para tratar da inconsistência na plataforma do SIMEC/PAR.

#Saúde 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atenção! Sábado, dia 20, é dia de multivacinação na UBS Eliza Bandeira de Melo

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, através da Coordenação de Imunização, estará realizando neste dia 20 de agosto mais um "dia D" de multivacinação contra poliomielite e aplicação de outros imunizantes que fazem parte da caderneta de vacinação.

A campanha terá início às 08:00h, na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo, devendo todos portarem o cartão de vacinação. A recomendação é que, por se tratar de um ambiente hospitalar, as pessoas façam uso de máscara.

A Secretaria ainda reforça que estarão sendo oferecidas vacinas da Covid-19 e que as pessoas que estejam em atraso precisam atualizar as doses.

"Como o vírus é mutante e a pandemia ainda não acabou, precisamos lembrar a estas pessoas que este é um ato de extrema importância e que ajuda a salvar vidas. Não se vacinar é assumir um risco desnecessário", observou Cristina Carolino.

#Finança 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em Bom Jesus: Relatório do TCE revela saúde financeira e boa operacionalidade do IPASB

Um relatório do Tribunal de Contas do Estado, divulgado esta semana, apontou dados que indicam a saúde financeira e a capacidade operacional do Instituto de Previdência do Município de Bom Jesus.

O IPASB aparece, por exemplo, entre os que já se adequaram ao novo sistema previdenciário no Brasil, tendo legislação já em pleno vigor.

Detalhes como a alíquota do assegurado segue o padrão linear de 14% e patrimonial de 21%, igualmente linear e a política de investimentos no ano em curso, mostram o bom desempenho de gestão e operacional.

Outro ponto muito positivo a ser comemorado é no tocante à situação financeira do órgão, com o relatório apontando superávit no quesito execução orçamentária.

"Hoje podemos dizer aos nossos assegurado, que estamos no rumo certo para alcançamos resultados ainda mais positivos e oferecer segurança previdenciária. Já avançamos muito e, desde 2013, estamos com este objetivo", disse Tânia Parnaíba Ricarte, presidente do Instituto.

Foto: Jotha Herre

#Agenda 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em Bom Jesus: Ação visa motivar capacidade empreendedora de adolescentes

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bom Jesus realizou recentemente, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Emprego, uma manhã de apresentações sobre Educação Empreendedora para a juventude do município.

Participaram da iniciativa os alunos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do Selo UNICEF, a mobilizadora do projeto, Larissa Brito, e o secretário da pasta, Daniel Magalhães.

Guiada pela proposta do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), oferecido pelo SEBRAE, a ação contou com uma introdução teórica ao empreendedorismo jovem e à educação financeira.

Foram debatidas formas de preparação para o mercado de trabalho, tais como cursos técnicos oferecidos pelo Sistema S e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), além de oportunidades de conseguir um primeiro emprego através de programas como o Primeira Chance e o Jovem Aprendiz.

Ainda nesse momento teórico, os jovens conheceram possibilidades de bolsas de estudo através de programas estaduais e debateram a importância de se preparar para estas oportunidades.

Ao final do encontro, houve um momento prático, no qual alunos e mobilizadores conversaram sobre a necessidade de se construir e se desenvolver um bom currículo, com exemplos de sites e aplicativos que facilitam esta atividade.

De forma dinâmica, os jovens estudantes foram convidados a pensar em que empresas poderiam construir juntos, e o fato de terem optado por criar uma empresa no ramo de Tecnologia da Informação (TI) é mais um indício da importância de se investir na Nova Economia do Conhecimento.

Ao termino da reunião, foi oferecido lanche aos presentes.

"A produtividade do encontro superou as nossas expectativas. Temos a certeza de que a juventude de Bom Jesus, ali bem representada pelas moças e rapazes do NUCA, tem um grande futuro se bem orientada no caminho do empreendedorismo e da educação emancipadora", observou Daniel Magalhães.

#Agenda 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Acompanhada pelo vice-prefeito e secretários, prefeita Denise Bayma prestigia abertura do 2º período legislativo
#Agenda 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Secretário da Indústria Comércio e Emprego participa de reunião e aponta importância em compartilhar experiências A agenda ocorreu na sede da Secretaria Municipal e teve como propósito a discutir projetos e ideias para o desenvolvimento econômico da região
#Educação 10/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Conquista: Bom Jesus é contemplado com ônibus escolar zero quilômetro

A parceria institucional entre a Prefeitura Municipal e o Governo rende mais uma conquista valiosa e que vai impactar na qualidade do transporte escolar em Bom Jesus.

Os secretários de Educação, Eliener Dantas, e Administração, Evandro Abel, receberam em solenidade na semana passada, com a presença do chefe do executivo estadual, um ônibus escolar zero quilômetro.

"Foi uma aquisição de grande importância, isso é, mais segurança e qualidade no transporte escolar. Agradeço a sensibilidade do governo estadual", observou o secretário de Educação Eliener Dantas.

"Isto é o resultado das viagens da prefeita Denise Bayma, na tentativa de consolidar novas parcerias. Quando isso ocorre, como no caso em tela, a alegria é nossa recompensa", falou o secretário de Administração, Evandro Abel.

A gestora, que participava de agenda por conta dos festejos juninos, não pode comparecer, mas disse que vive momentos de completa satisfação.

"Só temos que agradecer. É um ato de muita grandeza", observou.

parceria institucional entre a Prefeitura Municipal e o Governo rende mais uma conquista valiosa e que vai impactar na qualidade do transporte escolar em Bom Jesus.

Os secretários de Educação, Eliener Dantas, e Administração, Evandro Abel, receberam em solenidade na semana passada, com a presença do governador João Azevêdo, um ônibus escolar zero quilômetro.

"Foi uma aquisição de grande importância, isso é, mais segurança e qualidade no transporte escolar. Agradeço a sensibilidade do governo estadual", observou o secretário de Educação Eliener Dantas.

"Isto é o resultado das viagens da prefeita Denise Bayma, na tentativa de consolidar novas parcerias. Quando isso ocorre, como no caso em tela, a alegria é nossa recompensa", falou o secretário de Administração, Evandro Abel.

A gestora, que participava de agenda por conta dos festejos juninos, não pode comparecer, mas disse que vive momentos de completa satisfação.

"Só temos que agradecer. É um ato de muita grandeza", observou.

#Gestão 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Capacitando: presidente e técnicos do IPASB participam de curso na capital João Pessoa

Com objetivo de qualificar cada vez mais a prestação de serviços, a Diretora Presidente do Instituto de Previdência Social de Bom Jesus-IPASB, Tânia Parnaíba Ricarte, o Diretor Financeiro Diretor Financeiro, Vinícius Rolim Holanda e o Analista do RPPS, Jefferson de Souza Gonçalves, do órgão participaram do curso do "Novo COMPREV" em João Pessoa nos dias 13 e 14 de junho, no hotel Aram Beach.

O foco central da capacitação foi a Compensação Previdenciária (COMPREV) - um mecanismo que permite preservar em um Regime de Previdência pelo seu caráter contributivo. A responsabilidade pelo pagamento de um benefício previdenciário consiste no acerto financeiro entre o Regime Geral de Previdência (RGPS), representado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Regimes Próprios de Previdência dos Servidores (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, permitindo o equilíbrio de contas entre os Entes.

"Em suma, é a garantia de que os trabalhadores possam utilizar reciprocamente o tempo de contribuição em qualquer um dos sistemas públicos com a finalidade de evitar que os regimes instituidores sejam prejudicados financeiramente por serem obrigados a aceitar, para efeito de concessão do benefício, o tempo de filiação a outro regime sem terem recebido as correspondentes contribuições", observou a presidente do IPASB.

#Imposto 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Fique atento: Prazo final para pagamento do boleto do IPTU de 2022 será 30 de junho

A prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria da Receita Municipal, está comunicando que no dia 30 de junho será o vencimento do boleto referente ao pagamento do IPTU de 2022.

De acordo com Carlão Moreira, titular da pasta, até esta data limite os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano podem ser pagos nas casas lotéricas ou em uma agencia da Caixa Econômica Federal.

Ele ressalta que, caso de quem possui apenas o terreno e que mora na sede ou em outra comunidade, deve procurar o setor responsável da Prefeitura e resgatar o seu boleto o quanto antes para evitar a perda de prazo.

#Agenda 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma participou de seminário sobre transposição e apontou desafios de gestores em prol da região De iniciativa da Fecomércio, SEBRAE paraíba e CDL, o evento abordou o uso das águas do “Velho Chico” com gestores públicos, empresários e outros segmentos produtivos
#Município 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Estádio e creche: Durante sessão solene, prefeita Denise Bayma faz anúncio de obras para o Distrito de São José

A prefeita Denise Bayma participou no sábado, dia 19, da sessão solene em comemoração ao dia do padroeiro do Distrito de São José, ao lado do vice-prefeito Ediney Pereira e de secretários da gestão municipal.

O presidente da Câmara, Fábio Abel, se mostrou satisfeito com a dinâmica da sessão e avaliou como positivo.

Já o vice-prefeito Ediney Pereira apontou as ações já desenvolvidas pela Prefeitura e que contemplam vários setores naquela comunidade.

A prefeita Denise Bayma destacou a importância do momento, no qual os poderes e legislativo e executivo se reuniram após mais de dois anos, não apenas para retomar a tradição, "mas para, juntos e com a presença do povo, buscar melhorias na qualidade de vida".

Ainda na ocasião, a chefe do executivo anunciou ações no esporte e educação, como as construções do estádio de futebol e de uma creche naquela comunidade.

"Nós estamos buscando, a cada dia, a melhoria de vida de nossa gente", disse a prefeita.

Também na mesma sessão, aconteceu a entrega de comendas aos parlamentares pela prefeita municipal, bem como homenagem póstuma à ex-vereadora Nizelda Henrique, vítima da Covid-19.

#Agenda 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Na capital: Prefeita Denise Bayma participa de solenidade de lançamento do Programa Primeira Infância

Nesta segunda-feira (14), a prefeita Denise Bayma e o secretário de Educação do município, Eliener Dantas estiveram em João Pessoa-PB e ao lado do governador João Azevêdo, onde participaram da solenidade de lançamento do Programa Primeira Infância e, consequentemente, confirmou a assinatura de convênio entre as duas esferas governamentais.

O Primeira Infância consiste na execução de várias ações integradas entre educação, saúde, assistência social, esporte e infraestrutura voltadas para crianças de 0 a 6 seis anos.

A citar, a construção de creches em vários municípios paraibanos também é uma meta da iniciativa.

Ao todo serão construídas 100 creches pela Paraíba, e o fato de nosso município ter sido contemplado é motivo de comemoração entre os que fazem parte da educação bom-jesuense diante de tamanha conquista.

Com investimentos que se aproximam a um milhão de reais, a prefeita destacou que essa será uma ação histórica e com impacto positivo para a educação e a economia de Bom Jesus.

"Sabendo que seus filhos estarão sendo bem cuidados, muitas mães poderão desenvolver atividades que ajudarão na qualidade de vida da sua família. Além disso, a partir dessa conquista, nossa base educacional ficará mais fortalecida por poder atender uma clientela tão especial", disse.

A creche deverá ser construída no Bairro Sebastião Saraiva Neto, em terreno doado pela Prefeitura.

"Nosso sentimento é o de gratidão pela sensibilidade do governador João Azevêdo que entrou para a história de Bom Jesus por tão marcante feito", concluiu.

Fotos: Ze Marques/SECOM do Gov. Estadual

#Gestão 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Bom Jesus marcou presença no 3º Fórum de Educação Empreendedora em Capina Grande O evento aconteceu em parceria com o Seminário Brasil Mais Simples, no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande, durante todo o dia
#Município 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Em Bom Jesus: Prefeita Denise Bayma é empossada como Presidenta da Junta de Serviço Militar A chefe do Executivo destacou que esse ato solene serve para pontuar um capítulo na história do município, pois ela se torna a primeira mulher a presidir a JSM de Bom Jesus.
#Empreendedorismo 12/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Parceria Prefeitura/SEBRAE: Sala do Empreendedor oferece oportunidades de crescimento em Bom Jesus

Inaugurada na semana passada, a Sala do Empreendedor em Bom Jesus, fruto da parceria entre a Prefeitura e SEBRAE, surge como um marco importante, como uma política voltada para os pequenos empreendedores do município.

Uma aliada importante na formalização dos autônomos, essa iniciativa oferece os seguintes serviços para população:

- Formalização, alteração e baixa do MEI

- Orientações sobre obrigações do MEI

- Consulta Prévia de Localização

- Emissões do CMEI, do CNPJ e do DAS

- Orientação sobre a emissão do DAS

- Impressão de Relatório de Receita Bruta para o MEI

- Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI)

Emissão de Nota Fiscal do MEI

- Impressão de CNDs

- Parcerias com instituições e orientações sobre crédito

- Interface com Corpo de Bombeiros para agilidade e tratamento diferenciado para o MEI no laudo de vistoria

- Divulgação de editais das compras municipais

- Informações sobre alteração de porte empresarial

- Orientações para formalização de ME e EPP

- Atendimento de ME e EPP com soluções de consultoria e capacitação.

Para o Agente de Desenvolvimento, William Ícaro Almeida de Amorim, a gestão municipal cumpre um papel importante para o fortalecimento da economia local e destaca que "esta ferramenta é muito útil para os empreendedores informais. A partir da legalização, novos horizontes se abrem para este setor de nossa economia e estamos de braços abertos para as devidas orientações aos que nos procurarem."

#Mulher 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Fazendo história: Prefeita Denise Bayma empossa primeira secretária de Políticas Pública para as Mulheres em Bom Jesus

Durante a semana de emancipação política, a sociedade bonjesuense, em especial as mulheres, ganhou uma ferramenta importante na elaboração e execução de Políticas Públicas para as Mulheres com a efetivação e instalação em sede própria da pasta.

Criada no início do ano, quando a Denise Bayma enviou um projeto de lei para a câmara com este objetivo e após toda a instrumentalização da pasta, na manhã histórica de 04 de novembro, a prefeita entregou a referida Secretaria e deu posse à primeira secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da história do município, a professora Celiana Gonçalves.

Além da prefeita Denise Bayma, vice-prefeito Ediney Pereira, o presidente da AMASP, Roberto Bayma, vereadores e secretários, estiveram ainda no evento, o prefeito de Cajazeiras José Aldemir e a vereadora Raelsa Borges, que na condição de ex-secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, não poupou elogios à iniciativa da gestão.

A recém-nomeada para comandar a secretaria, Celiana Gonçalves, destacou a importância desta ação da gestão municipal e se comprometeu com a realização de um trabalho que corresponda às expectativas da população.

Para a prefeita Denise Bayma, este é um marco importante e reflete numa resposta aos pedidos das mulheres do município quanto à instalação desta secretaria. "É um sentimento indescritível, uma emoção nunca antes vivenciada. Estou feliz e desejo boa sorte à secretária e me coloco como parceira no implemento das políticas para as mulheres", disse a prefeita.

No mesmo espaço, que recebeu a denominação de Ana Gonçalves da Silva, também está instalada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que tem como titular a Sra. Renata Taís.

Ainda tivemos na mesma data as seguintes inaugurações: pavimentação de quase 1.600 m2 na Rua Ribamar Guedes, a Sala do Empreendedor, fruto da parceria com o SEBRAE, a sala das Secretarias de Cultura, Agricultura Esporte e Infraestrutura, localizada nas imediações do SAMU e que recebeu a denominação de Fernando Bandeira de Melo (Fernando Bayma).

#Festa 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Ao prestigiar sessão solene para entrega de comendas, prefeita destaca compromisso dos homenageados com Bom Jesus

Foram concluídas na última sexta-feira, dia 05, as comemorações alusivas aos 58 anos de emancipação política do nosso município. Seguindo a tradição, foi realizada a sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores para a entrega de medalhas de mérito legislativo ou títulos de cidadania, para pessoas que reconhecidamente prestaram serviços relevantes à população.

A prefeita Denise Bayma, o vice-prefeito Ediney Pereira e o presidente da Casa José Gonçalves Moreira, Fábio Abel, deram as boas vindas aos homenageados da noite, bem como, recepcionaram as autoridades visitantes, como os prefeitos de Ipaumirim, Wilson Alves, Espedito Cesário de Freitas Filho, prefeito de Triunfo, Lucas Gonçalves, gestor de Marizópolis além do presidente da Câmara de Ipaumirim e vereadores de outros municípios.

Ao todo, foram 13 pessoas das mais diversas áreas de atuação homenageadas. Com a medalha de mérito legislativo vereador José Gonçalves de Almeida, foram agraciadas as enfermeiras Natalia Almeida Gonçalves, propositura vereadora Larrisa Ricarte, Maria Thereza da Silva Gonçalves, propositura vereadora Ana Karla, e a Professora Maria Acione Moreira Abel, propositura do vereador Tomaz Duarte.

Já os títulos foram entregues as seguintes personalidades: comerciante Oscar da Silva Moares, propositura vereador Weslwy Sousa; empresária Maria Waldinez Monteiro Rolim, autor vereador Fábio Abel; professora Francisca Alves de Souza, autor Givaldo Gonçalves; funcionário público estadual Ícaro Ramalho Dionísio, proposição da vereadora Ana Karla; servidora municipal Sara Thalita Gonçalves, propositor Tito Líbio Dias; secretária Renata Taís Bandeira de Melo de Sousa, vereadoras Graça Lopes e Larissa Ricarte; enfermeira Thereza Manoela Barbosa Matias da Silva, autor Tito Líbio; secretário da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, o Irmão Marcolino Alves de Oliveira, proposição do vereador Wesley Sousa; servidora pública Francisca Lopes da Silva, autora vereadora Graça Lopes; diretora-presidente da Faculdade Santa Maria, empresária Ana Costa Goldfarb, proponente vereador Fábio Abel.

A prefeita destacou que, na qualidade de gestora do município, o sentimento é o de alegria em poder reconhecer e homenagear tantas pessoas que, em comum, trazem um só objetivo, que é o de servir ao povo de Bom Jesus.

"Esta é uma noite maravilhosa aqui, os poderes legalmente constituídos outorgam para estas pessoas não apena títulos e medalhas, mas sim a gratidão de nossa gente, por tudo o que fazem pelo crescimento do município", disse a prefeita.

#Agenda 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Resgate histórico: Durante live, historiadores “transitam” da antiga fazenda Aroeira até a Bom Jesus do presente

Uma verdadeira aula de história sobre os fragmentos dispersos no tempo e que foram reunidos numa live nesta quarta-feira, dia 03, direto da casa José Gonçalves Moreira, sede do Legislativo Municipal.

Tendo como mediador o radialista Jocerlan Guedes e como participantes os professores Marcílio Holanda e Eliener Dantas, atual secretário de educação do município, e o popular Pedro Tomaz, foram repassados e até, revelados, fatos que ao longo do tempo formaram nossa história nos aspectos econômicos e religiosos, figuras que se destacaram, nos costumes do povo de Bom Jesus, etc.

O professor Marcílio Holanda parabenizou os organizadores do evento e destacou a importância de momentos como esse.

O Sr. Pedro Tomaz se mostrou muito feliz em poder, diante da plateia virtual, compartilhar o conhecimento de muitos registros, alguns testemunhados por ele, inclusive.

Já o secretário Eliner Dantas, ao comentar sobre esta iniciativa, destacou a riqueza de um acontecimento como esse para o momento contemporâneo, bem como para os futuros filhos desta terra.

"Nossa história é muito bonita e cada capítulo foi construído a inúmeras mãos, ou seja, todos, de alguma maneira, deram sua contribuição", disse.

A programação em comemoração aos 58 anos de emancipação política do município terá seguimento e, nesta quarta-feira à noite será realizado o culto ao ar livre, comandado pelas igrejas Evangélicas.

Nesta quinta, dia 04, constam na programação diversas atividades e inauguração dá várias obras.

#Gestão 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Pavimenta em Ação: Prefeita Denise Bayma assina convênio com a Caixa para pavimentação em Bom Jesus

A Prefeita Denise Bayma cumpriu agenda em João Pessoa duarnte essa semana, mais precisamente na superintendência da Caixa Econômica Federal, para assinar a documentação relacionada a mais um convênio, no valor de 500 mil reais, para pavimentação de ruas de Bom Jesus, através do Programa "Pavimenta Em Ação".

Os recursos são oriundos de emendas do deputado Agnaldo Ribeiro e de sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro, como resultado das viagens da gestora em Brasília onde, ao lado do presidente da AMASP, Roberto Bayma visitou os gabinetes dos parlamentares, objetivando ações que contemplem a sociedade de Bom Jesus.

Em breve, a gestora estará divulgando os nomes das ruas a serem contempladas com esta que, sem dúvidas, é uma ação muito importante para melhorar a qualidade de vida da população.

"Nosso compromisso é o de, na qualidade de gestora, lutarmos por dias melhores. O programa Pavimenta em Ação nos proporcionará honrar este objetivo. Agradecemos ao deputado e sua irmã, que não se esquecem da nossa terra", disse a prefeita Denise Bayma.

#Prefeito 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma comemora doação de escola ao Município: “Em breve, anunciaremos um projeto importante”

A prefeita Denise Bayma comemorou a edição do Diário Oficial do Estado da quarta-feira, dia 15, no qual consta a lei 12.046 DE 14 DE SETEMBRO DE 2021, que trata da doação ao município, da Escola Estadual Antônio Gonçalves Moreira, desativa já há algum tempo.

Ao receber oficialmente aquele espaço, a Prefeitura pretende inseri-lo na rede municipal de ensino. A conquista é resultado do pleito da gestora municipal durante audiência na semana passada na Secretaria de Educação do Estado.

Ao saber da publicação, a prefeita agradeceu a sensibilidade do governador e disse que "o governo estadual tem sido muito atuante e solícito aos nossos apelos. Quem ganha com isso é a população".

"Quero aqui agradecer e, ao mesmo tempo, parabenizar João Azevêdo por esse olhar tão especial com nossa terra. Em breve, anunciaremos um projeto importante em prol de nossa gente, que será desenvolvido naquela escola", concluiu a prefeita.

#Educação 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Curso superior: Prefeitura de Bom Jesus firma parceria com Faculdade Santa Maria e estudantes terão bolsa de 50%

Objetivando proporcionar mais oportunidade para aqueles que querem cursar o nível superior, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, firmou nesta manhã de terça-feira, dia 14, uma parceria com a Faculdade Santa Maria, da cidade de Cajazeiras.

Os interessados em se capacitar nas áreas de administração, arquitetura, biomedicina, enfermagem, engenharia civil, farmácia, fisioterapia, nutrição fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia contarão com uma bolsa de 50%, paga pela Prefeitura de Bom Jesus.

Para conseguir esse benefício, os alunos devem procurar as Secretarias de Educação ou de Saúde, ou ainda os agentes comunitários de saúde e os gestores escolares nos dois turnos manhã e tarde, a partir desta quarta-feira (15), até a sexta-feira (17), apresentando a documentação exigida, conforme banner a seguir:

#Gestão 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Novidade: Instituto de Previdência do Município de Bom Jesus lança site próprio

Para estreitar cada vez mais a relação com a população, o Instituto de Previdência do Município de Bom Jesus (IPASB) colocou no ar o seu próprio site.

De acordo com Tania Parnaíba, presidente do IPASB ao acessarem o link www.ipasbbomjesus.pb.gov.br, os usuários do órgão terão à sua disposição todos os serviços para facilitar o seu dia a dia.

"Tudo ali, ao alcance de todos, em especial do servidor municipal aposentado. Bom Jesus mostra um bom exemplo com essa iniciativa. Não podemos esquecer que, para tal ação, tivemos ‘carta branca' da prefeita Denise para concretizarmos este projeto", disse.

No momento em que a pandemia volta a ameaçar o funcionamento das instituições, o uso dos meios digitais para preservar a saúde das pessoas que buscam os serviços e dos funcionários do IBASP, certamente é algo bem avaliado.

"O nosso objetivo é tornar o IPASB mais próximo e acessível a todos os aposentados e pensionistas. Agora, eles poderão emitir seus contracheques do celular, tablet ou computador, sem precisar vir até o Instituto. Queremos facilitar a vida das pessoas", comentou Tania Ricarte.

#Prefeito 07/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Durante evento em alusão ao 7 de Setembro, Denise Bayma defende respeito e justiça social

A lado do vice-prefeito, vereadores e secretários populares, a prefeita Denise Bayma esteve na manhã desta terça participando da solenidade de hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, em alusão 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

A secretária adjunta da cultura, Emanuela Almeida, recém-empossada no cargo, destacou a importância desta data e se propôs a desenvolver as ações em sintonia com as tradições e ouvindo a população.

Para o vice-prefeito Ediney Pereira, o 7 de Setembro representa liberdade e democracia e, por isso, devemos lembrar sempre de nossa Pátria.

O presidente da Câmara de vereadores, Fábio Abel, falou do sentimento de alegria em poder comemorar uma data tão importante.

Ao falar aos presentes e aos internautas, a gestora destacou os quase dois séculos transcorridos na história, lembrando que se fazem necessárias outras independências para o povo brasileiro.

Ela aproveitou para defender o respeito às diferenças e valorização das mulheres e destacou a soberania da Bandeira Nacional: "A bandeira do Brasil e suas cores pertencem ao povo brasileiro que luta incansavelmente para sustentar e tornar esta terra um lugar de bem-estar e justiça social hoje e sempre. Sigamos a sonhar e lutar por dias melhores".

#Prefeito 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeitura de Bom Jesus reforça importância da população na audiência virtual para a elaboração do PPA

O planejamento é a chave do sucesso. Conquistas se tornam possíveis a partir de uma pauta com ações que podem ser executadas em curto, médio e até longo prazo. O Planejamento é algo muito usado no meio empresarial e, o que muitos talvez não saibam, é que na gestão pública esta ação é muito importante para que as prioridades possam ser elencadas e a população tenha a efetividade em seus anseios.

O Plano Plurianual (PPA) é, na gestão pública, a ferramenta que possibilita essa espécie de programação orçamentária, ou seja, envolver a sociedade como agente importante na formatação das metas.

Diante dessa perspectiva, a Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Planejamento, pelo site oficial do município, no endereço www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br, está disponibilizando um canal via internet no qual todo cidadão bonjesuense pode opinar sobre as ações do governo municipal para os próximos 4 anos.

A Audiência virtual ocorre neste formato por conta da pandemia, tendo sido iniciada no dia 19 e se estendendo até o dia 27 do mesmo mês, conforme o que determina a Lei nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, no Inciso I, § 1º do Artigo 48, que garante a transparência e a participação popular nos processos de elaboração dos orçamentos.

#Desenvolvimento 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Conquista: Prefeita Denise comemora emenda de meio milhão de Daniella Ribeiro para SMDHS

A prefeita Denise Bayma comemorou nesta segunda a destinação de 500 mil reais para a prefeitura de Bom Jesus, por meio da senadora Daniella Ribeiro.

Destinado para a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, o recuso será muito importante para implementação de ações que contemplarão as famílias mais carentes, que são as que mais sofrem com a crise ocasionada pela pandemia.

Esta conquista tem ainda a participação do deputado Agnaldo Ribeiro que fez, em 2019, a indicação junto ao gabinete de sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro, que, por sua vez, atendeu à solicitação do então prefeito Roberto Bayma e da ex-secretária de Saúde, hoje gestora do município, Denise Bayma, quando de audiência com os representantes paraibanos.

"No momento econômico delicado em que se encontra o país, o recurso da emenda é muito bem vindo e ajudará a atender as necessidades de muitas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nosso sentimento é o de gratidão diante de uma ação tão grandiosa como esta", pontuou a prefeita.

A Foto é arquivo. O registro é de antes da Pandemia.

#Prefeito 10/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeita Denise Bayma recebe em audiência presidente da AMASP e representante do governo federal

A prefeita Denise Bayma esteve reunida na manhã deste sábado (10), com o representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, o engenheiro Dr. Zilson, o presidente da AMASP, Roberto Bayma e Dr. Jonatas Pessoa.

Na pauta, a delimitação da área urbana do município, que será alcançado pelos serviços da transposição do Rio São Francisco. Ainda segundo as informações, os limites dos perímetros rurais também passarão por este processo.

Esta providencia é uma das etapas importantes pois a partir daí, será definido os valores das indenizações, levando em consideração as áreas por onde passará o canal da transposição.

A prefeita Denise Bayma e o presidente da AMASP, Roberto Bayma, destacaram a importância do evento e lembraram a responsabilidade social e econômica que tem a referida obra, para com toda região.

#Saúde 05/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Base do Samu é entregue em Bom Jesus; unidade vai atender também Cachoeira dos Índios e Prefeito Roberto Bayma comemora

Foi inaugurado na tarde da ultima segunda-feira (1º), em Bom Jesus, no Sertão da Paraíba, o prédio que vai ser base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a prefeitura da cidade, foram gastos mais R$ 300 mil para a reforma do prédio, compras de equipamentos e mobiliário. O Samu vai atender também a cidade de Cachoeira dos Indíos. Doze profissionais vão trabalhar na unidade, entre enfermeiros, socorristas, motoristas e uma zeladora.

De acordo com informações da Prefeitura, o imóvel foi especialmente reformado e recebeu vários equipamentos para o funcionamento da base. A unidade funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano.

"Vale ressaltar que as chamadas feitas pelo 192 serão concentradas na central de Cajazeiras, onde um médico regulador terá incumbência de destinar o tipo de ambulância e decidir de onde irá partir o atendimento", disse o prefeito Roberto Bayma.

Secom PMBJ

#Obra 19/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SAMU DE BOM JESUS: Mais uma conquista da gestão municipal cada vez mais próximo de se tornar realidade

A secretaria municipal de saúde avança para entregar até o fim deste mês mais uma conquista da gestão Bayma, em Bom Jesus. Trata-se da unidade do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU). Na semana passada, aconteceu a montagem da mobília das futuras instalações deste espaço que reforçará o atendimento no setor da saúde.

O SAMU de Bom Jesus, é fruto do esforço do prefeito Roberto Bayma, junto ao ministério de saúde tendo a participação do deputado federal Agnaldo Ribeiro.

Para a população de Bom Jeus, é uma ação importante, pois terá mais agilidade no atendimento e na necessidade de uma emergência, principalmente a noite e profissionais de plantão, que vai so ajudar a preservar a vida. comentou o Agente de Saude Antonio Diniz.

O SAMU de Bom Jesus, fica localizado em frente ao prédio que abriga a secretaria municipal de saúde, próximo a Unidade de Saúde da Família - (USF), Eliza Bandeira de Melo no Bairro Asa Branca.

Secom

#VACINAÇÃOCOVID 24/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeito Roberto Bayma de Bom Jesus decreta luto oficial por três dias pela morte do empresário João Claudino

O Prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma, decretou nesta sexta-feira (24) luto oficial de três dias no município pela morte do empresário, João Claudino, 89 anos, ocorrida nesta sexta-feira (24) em Teresina onde morava.

João Claudino era amigo pessoal de, Roberto Bayma. O empresário, inclusive, era cidadão bonjesuense. Para o prefeito, a morte de João Claudino significa uma perda enorme, não só para os familiares e amigos, mas para toda a Paraíba.

O paraibano abriu o Armazém Paraíba em Teresina no ano de 1968. Ao longo de mais de 50 anos de trabalho no ramo empresarial, João Claudino se tornou dono de uma das maiores redes varejistas do Nordeste, tendo mais de 10 empresas com sedes na capital piauiense e empregando mais de 17 mil funcionários.

João Claudino começou nos negócios junto com o irmão Valdecy, mas os irmãos decidiram separar as empresas em 2013. Valdecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), que abriga os negócios de transportes, a administradora de cartões de crédito e um shopping. João ficou com o Grupo Claudino, que controla o Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba.

SECOM PMBJ

#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeito de Bom Jesus, baixa resolução e suspende atividades em vários estabelecimentos prevenindo contra o COVID-19

Prefeitura de Bom Jesus através do Comitê Gestor de Prevenção ao Covid-19, baixa resolução e suspende feiras livres, missas, cultos e quaisquer cerimônia religiosas, além de proibir estabelecimentos comerciais, com exceção de Supermercados, Posto de Gasolina, Farmácias e Padarias. Obrigatório o uso de máscaras e atendimento de no máximo cinco clientes.

O Prefeito Roberto Bayma, pensando na saude da população pede que não saiam de suas casas, só em caso de extrema necessidade.

secomPMBJ

#Cultura 02/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeito Roberto Bayma anuncia programação do Carnaval 2020 em Bom Jesus, 4 dias de folia e muita alegria na praça O Prefeito Roberto Bayma, do município de Bom Jesus, anunciou neste sábado (01) a programação do Carnaval 2020, que este ano será de 04 dias de muita festa momesca, com escolha do Rei e da Rainha, corrida de Jegue, blocos e várias bandas carnavalesca que estarão abrilhantando os quatro dias.


A programação começa no sábado dia 22 e termina na terça feira dia 25 fevereiro, um Carnaval com orquestras região, e bandas de renome Nacional.


O prefeito Roberto Bayma, este ano vai dá uma boa premiação para Corrida de Jegue, que para o gestor é um meio de incentivar a prática deste esporte, que já se tornou dentro do calendário turístico do município a grande atração da abertura do Carnaval de Bom Jesus.

A corrida de Jegue que começou com uma brincadeira nos idos dos anos 60 se perpetua até os dias de hoje, onde vários corredores tanto da cidade de Bom jesus como de outros municípios paraibanos a exemplo da cidade de Paulista e de municípios dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, também participam.

veja a programação:

PREFEITURA DE BOM JESUS REALIZA BOMJA FOLIA 2020, COM QUATRO DIAS DE FESTA


Dia 22/02/2020 - Sábado-
17:00 hs- Matinê Carnavalesca para as crianças (Bonjinha Folia)
Local: Praça do frevo - Animação de Tia Bel e Cris
19:00hs - Abertura oficial com a escolha do Rei Momo e da Rainha do carnaval.
Local: Praça do Frevo


19:00 hs - Orquestra Talismã de Frevo
Local: Praça do frevo

Dia: 23/02/2020 - Domingo

08:00hs - Tradicional Corrida de Jegue
Local: Avenida Luiz Monteiro Neto
Após a Corrida de Jegue, acontecerá Carnaval de Rua com apresentação do “Bloco da Lily “ e Blocos Locais, e várias bandas que estarão abrilhantando o Carnaval de Bom Jesus.
A homenageada do Carnaval 2020, será a foliona Livaneide Guedes “im memorian”, pelas suas participações nos carnavais de Bom Jesus. A homenagem é do Prefeito Roberto Bayma a toda família.


PREMIAÇÃO E TROFÉUS DA 57ª CORRIDA DE JEGUE
PREMIAÇÃO VISITANTES
PREMIAÇÃO LOCAL
JEGUE MAIS ENFEITADO
1º LUGAR R$ 2.000,00
2º LUGAR R$ 1.500,00
3º LUGAR R$ 1.000,00
1º LUGAR R$ 1.200,00
2º LUGAR R$ 800,00
3º LUGAR R$ 500,00
1º LUGAR R$ 500,00
2º LUGAR R$ 300,00
3º LUGAR R$ 200,00


OBS: Temos a premiação do 4º Lugar para o Jumento mais enfeitado, Um Roteador e instalação grátis de Internet. Patrocinio Atual Net.

12:00 hs - Orquestra Talismã de Frevo
14:00 hs - Arromba Eletro
16:00 hs -Zazueta
18:00 hs - Orquestra Uiraunense de Frevo

Dia 24/02/2020 - Segunda-feira
13:00 hs - Concentração do Bloco Uau na residência do Prefeito
17:00 hs - Requebrança
19:00 hs - Vivi Lima
21:00 hs - Lalá Ex-Mastruz Com Leite

Dia 25/02/2018 - Terça-feira
15:30 hs - Janailton Show
17:30 hs - Breno Andrade
19:30 hs - Célia Melo

Atenção: Nesse Carnaval so será permitido o uso de barracas com pessoas do município de Bom Jesus, e que estejam cadastradas na Associação dos Trabalhadores Ambulantes e Camelôs Bom Jesus. ASTAC-BJ

Bom Jesus, PB, 01 de fevereiro de 2020

ROBERTO BANDEIRA DE MELLO BARBOSA
PREFEITO MUNICIPAL

ANA GONÇALVES ANDRE
SEC DE CULTURA

SECOM PMBJ
#Esporte 07/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Bom Jesus vence nos Penaltis a final do campeonato intermunicipal do Distrito de São José A final do campeonato intermunicipal do distrito de São José município de Bom Jesus, aconteceu no último domingo dia 16 de dezembro, entre as equipes: Bom Jesus e o Sport de Araçás sendo o resultado de 2x2 no tempo normal, aí tivemos a decisão nos pênaltis sendo que nas cobranças alternadas a equipe de Bom Jesus ganhou por 5 X 4 a final contra o Sport Araçás.

Um jogo bastante disputado entre as duas equipes, que durante todo o jogo disputaram passo a passo, cada um procurando fazer gols. O time de Bom Jesus abriu com Iarley e depois tivemos mais um gol do Bom Jesus desta feita marcado por Jonas. O time do Araçá não perdeu tempo e partiu para cima fazendo dois gols e levando a decisão para os penaltis.

Para o organizador Francinaldo Paulino, o campeonato foi muito bom e participativo, e o Prefeito Roberto Bayma, deu todo apoio com troféus medalhas e apoio logístico. Para mim é gratificante ter esse apoio da Prefeitura de Bom Jesus, que não mede esforços em ajudar o esporte de todo o município. disse

O secretário Geovani Matias, parabenizou todos os desportistas, o prefeito Roberto Bayma pelo apoio e a Francinaldo Paulino pela a organização do campeonato.
www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br
Emitido dia 24/04/2024 às 07:07:33