CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 19/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeita Denise Bayma inaugura CEO, entregas 3 carros 0 km e equipamentos para UBS; investimentos chegam a quase 1 mi

Antes um sonho, hoje realidade para todos os bom-jesuenses, o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO foi entregue à sociedade local na noite desta quinta-feira (18), numa solenidade marcada pela presença de vários populares, prefeita, vice-prefeito, vereadores, secretários e profissionais que atuarão naquele espaço.

Além do CEO, ainda foram entregues novos equipamentos para a UBS Eliza Bandeira de Melo, 3 veículos zero quilômetro, sendo uma ambulância, 1 Renault Duster e 1 Renault Kwid, todos destinados à Secretaria de Saúde, garantindo uma frota sempre renovada e, por conseguinte, com mais segurança e rapidez no atendimento à população.

A região da AMASP é formada por 15 municípios e, destes, apenas 5 contam com esta estrutura, sendo portanto, o CEO de nosso município, uma espécie de caçula, onde serão oferecidas as sequentes especialidades: endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, raio x e laboratório de prótese dentária.

Além disso, três consultórios estarão com equipamentos novíssimos à disposição da população, evitando o deslocamento e as longas filas em outras cidades.

A inauguração do CEO, a entrega dos carros e dos novos equipamentos representam um investimento próximo a 1 milhão de reais, demonstrando que a gestão não tem medido esforços para continuar melhorando a qualidade de vida dos habitantes de Bom Jesus.

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 15/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde reforça importância de vacinação para combater doenças

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou, no último fim de semana, "o dia D", de multivacinação contra a Covid-19 e influenza.

Para melhor facilitar o acesso da população, a pasta colocou dois pontos de vacinação, sendo a UBS Eliza Bandeira de Melo e UBS Leopoldina Cartaxo, unidade âncora do distrito de São José,

Segundo a coordenação de imunização da Secretaria, quem não tomou o imunizante no dia da mobilização, mas se encaixa dentro do perfil, no caso da vacina contra a gripe, pode procurar a unidade sede para receber a vacina, pois é importante que as pessoas possam ser vacinadas.

A vacina contra a gripe só tem restrição para pessoas que alergia ao ovo, esclarece a Secretaria.

#Saúde 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Março Lilás”: Secretaria de Saúde define atividades para o mês de conscientização sobre o câncer do colo uterino Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas.
#Saúde 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ciranda de serviços encerra atividades do “Novembro Azul” em Bom Jesus É importante destacar que a atenção com a saúde masculina precisa ser algo permanente e que nos primeiros sinais de anormalidade o profissional de saúde deve ser procurado
#Saúde 22/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde realizou “Dia D” de multivacinação

No último final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus realizou mais um "dia D", de multivacinação, em sintonia com a Secretaria de Estado.

Na oportunidade, foram oferecidas várias vacinas a todos que se dirigiram ao posto de vacinação para receberem os imunizantes.

Manter a caderneta de vacina em dia é um ato de amor próprio e às pessoas que nos rodeiam. Muitas doenças foram erradicadas ou controladas ao longo dos anos graças às vacinas, lembra a SMS.

Confira seu quadro vacinal e, em caso de atraso, procure a Unidade de Saúde.

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 13/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde comemora resultado que classifica município como baixio risco para a transmissão das arboviroses

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus comemora o resultado positivo do Levantamento do Índice de Aedes (LIRA), do mês de outubro, que coloca o município com números bem confortáveis.

Segundo a Vigilância Ambiental, ligada à SMS, o levantamento foi realizado tendo como base o monitoramento feito em quase 300 unidades habitacionais, visando detectar possíveis criadores do mosquito.

Cristina Carolino, secretária executiva da Saúde, explica que o resultado dessa pesquisa se deu no período de uma semana, detectando um índice de infestação predial de 1,7 imóveis positivos, classificando o município em baixo risco para a transmissão das arboviroses.

"Esse é um resultado muito bom. É o reflexo do trabalho que temos intensificado. No entanto, não podemos baixar guarda, pois estamos chegando num período crítico, com a chegada das chuvas. Temos que lembrar a que população tem papel fundamental nessa ação", disse.

Foto: SMS

#Saúde 31/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde encerra atividades do “Outubro Rosa”; secretária destaca importância de práticas saudáveis A Prefeitura Municipal tem executado cotidianamente ações em voltadas para a saúde feminina.
#Saúde 10/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D” de vacinação realizado em Bom Jesus alcançou bons resultados

A Secretaria de Saúde promoveu, no último fim de semana, mais um "dia D" de multivacinação e, na oportunidade, o foco foram crianças e adolescentes menores de 15, pois muitos ainda se encontram em situação de atraso no quesito cartão de vacinação.

A resistência em buscar as vacinas tem preocupado as autoridades de todo o país, porque muitas doenças que já estavam erradicadas ou sob controle tendem a voltar.

Apesar disso, a Secretaria de Saúde considera que a mobilização do sábado, dia 7, alcançou bons resultados.

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde abre programação do “Outubro Rosa”; secretária Maria Aquino lembra que autocuidado é um ato de amor Para a médica, os procedimentos periódicos, como o exame de prevenção, são determinantes para ajudar a salva vidas.
#Saúde 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Primeira Infância: Secretaria de Saúde realiza atividades para gestantes e entrega kit do bebê

Dentro da programação do Mês da Primeira Infância, a Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ontem, 28, uma ação voltada para as mães, focando, sobretudo, na importância da amamentação.

Durante o evento, aconteceram rodas de conversas com fisioterapeuta e psicólogo que abordaram as transformações físicas e psicológicas que ocorrem durante, e até, após o parto.

Ainda na ocasião, foi entregue do kit bebê para as futuras mamães e, na sequência, foi servido o café da manhã para o público presente.

Fique sabendo:

(Texto extraído do site do Gov. do Paraná)

O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração, e para a mãe fornece vantagens como proteção contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Após realizar “Dia D”, Secretaria de Saúde reforça importância de vacinação É importante lembrar que, ao longo dos anos, várias doenças foram controladas e até mesmo erradicadas graças às vacinas
#Saúde 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará realizando campanha de multivacinação no próximo dia 19

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, por meio da coordenação de imunização, comunica à população que estará realizando no próximo sábado (19), o "Dia D", de multivacinação, quando serão oferecidas todas as vacinas previstas no cartão individual e contra a Covid- 19.

A secretária Maria Aquino, aproveita para reforçar que os pacientes devem levar o CPF, o cartão SUS e o cartão de vacinação.

"Lembramos que as vacinas salvam e que é um direito de todos. A partir das da 08h00 do sábado, nossos profissionais estarão na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo realizando a mobilização. Não percam esta oportunidade", reforçou.

Foto: arquivo, Emanuel Dias

#Saúde 09/05/2023 SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER Com apoio da Prefeitura, Bom Jesus sedia aulão de karatê e atletas locais irão participar de evento regional

O ginásio de esportes Francisco Sales Duarte sediou, no último sábado, dia 6, um grande evento que reuniu dezenas de atletas praticantes do karatê.

De iniciativa de Associação Paraibana de Karatê, a Prefeitura de Bom Jesus, por intermédio da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer, teve atuação decisiva para a realização do evento.

Além do aulão, foi realizado o exame de faixa e dois alunos de nosso município tornaram-se faixa preta, sendo este um momento muito importante para os atletas.

"Foi um momento de muita alegria, pois este é um esporte, que transforma as pessoas. É algo que fazemos com muito carinho e não podemos esquecer de registrar o apoio da gestão municipal. Nos próximos dias 19, 20 e 21, estaremos representando nosso município na etapa Norte/Nordeste", comemorou a professora Jusicleide Nascimento (Sinha).

De acordo com a organização, participaram representações de Cajazeiras, São José de Piranhas e Cacimbas-PB, reunindo quase 80 atletas.

"Foi um evento marcado pela quantidade e, sobretudo, pela qualidade dos atletas. Enquanto gestão, nosso sentimento é o de alegria em podermos prestigiar uma tarde na qual o esporte foi a principal atração. Estamos cumprindo nossa missão ao apoiar esses eventos", disse o titular da SEJES, José Rabone de Olivera.

O presidente da Federação Paraibana de Karaté Educativo - FPBKE, José de Arimatéia Bezerra de Góis, não poupou elogios, diante de todo o apoio dado ao evento, bem como à estrutura de nossa "praça de esporte", defendendo, inclusive, que o município tem porte para sediar uma competição de karatê.

Andréia Gomes Maira da Silva, diretora geral e de arbitragem da Federação, e Kaio Batista Gouveia, atleta e técnico de Kumite da FPBKE, também prestigiaram o acontecimento.

#Saúde 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realizará “Dia D” de vacina contra a gripe e aplicação de outros imunizantes

Secretaria de Saúde realizará "Dia D" de vacina contra a gripe e aplicação de outros imunizantes

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará realizando no próximo sábado, dia 15, o "Dia D" da vacinação contra a gripe. Para isso a pasta já organizou as equipes que atuarão de forma simultânea em dois pontos de vacinação distribuídos na sede, na UBS Eliza Bandeira Melo, e no distrito de São José na UBS Leopoldina Cartaxo, das 8h00 ao meio-dia.

Além da vacina contra influenza, outros imunizantes, inclusive contra Covid-19, serão disponibilizados para a população. As pessoas que se dirigirem a estes locais deverão portar o cartão de vacinação.

Confira nas imagens seguir, o público alvo da vacina contra a gripe:

#Saúde 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em ação conjunta, Secretarias de Saúde e de Infraestrutura desenvolvem ações de combate ao Aedes Aegypti

Com a chegada das chuvas, as autoridades reforçam a atenção que todos devemos adotar com as arboviroses, entre elas, as ocasionadas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zikavirus e Chikungunya.

Para prevenir ocorrências, a Prefeitura de Bom Jesus tem, por meio da Secretaria de Saúde, intensificado as ações que visam a eliminação de locais que podem servir de criadouro para este inimigo perigoso.

Além de medidas como orientações porta a porta pelos Agentes de Endemias, em parceria com a Secretaria de infraestrutura, a Secretaria de Saúde tem intensificado a limpeza de terrenos baldios, tanto na sede quando no distrito de São José.

Apesar do trabalho da gestão municipal, se a população não fizer sua parte, o resultado dificilmente será o desejado. Por isso, a importância de que as orientações sejam seguidas e os cuidados com lacais que podem acumular água parada sejam permanentes.

Fique sabendo:

Os principais sintomas da Dengue são:

• Febre alta > 38.5ºC.

• Dores musculares intensas.

• Dor ao movimentar os olhos.

• Mal estar.

• Falta de apetite.

• Dor de cabeça.

• Manchas vermelhas no corpo.

Chikungunya - Sinais e Sintomas:

Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos - dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.

Principais sintomas da Zika:

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

#Saúde 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Vacina bivalente já está disponível e no sábado terá multivacinação em Bom Jesus Além das chamadas vacinas de campanha, o imunizante contra a Covid-19
#Saúde 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atualizando: Durante Jornada Pedagógica, parceria entre Secretarias reforça quadro vacinal de profissionais

Ainda dentro das atividades da Jornada Pedagógica 2023, uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde, na manhã de ontem, 14, proporcionou a oportunidade para que os professores pudessem atualizar a caderneta de vacinação.

A secretária de Saúde, Maria Aquino, designou uma profissional para atender aos profissionais que participavam das ações de capacitação, no ginásio da Escola Maria do Carmo Gonçalves.

Na ocasião, foram aplicadas as vacinas contra a Covid, Febre Amarela e Meningo C.

#Saúde 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Fisioterapia na Praça: Parceria entre Secretarias e CRAS reforça vínculos e oferece mais qualidade de vida

Uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social, CRAS e Secretaria de Saúde levou, no começo da semana, uma ação com os profissionais da fisioterapia do município, contemplando os idosos que fazem parte do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Os atendimentos aconteceram na Praça Academia Auremar Lima Moreira, contando com a participação de psicólogos, que atuaram fortalecendo a importância da saúde mental, por meio da campanha "Janeiro Branco", mês dedicado a este tema.

O engajamento na iniciativa de profissionais do CRAS, como assistentes social, orientadora social e coordenação do Centro de Referência em Assistência Social, foi importante, ampliando a grade de serviços para os usuários.

Além de promover a interação entre essas pessoas, os eventos visam incentivar a prática de exercícios físicos, que garantem mais qualidade de vida.

#Saúde 05/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO “Décimo quarto”: Prefeitura de Bom Jesus paga incentivo aos ACS's e ACE's

A Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira, 05, o pagamento do incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes Comunitários de Endemia.

Também chamado por muitos de 14º, esta ação é mais uma demonstração do zelo que a gestão municipal tem para com estas categorias, que prestam, sem dúvidas, um serviço importantíssimo à nossa população.

Outro ponto a ser destacado é que este feito chega em boa hora e acaba impactando no orçamento desses profissionais neste começo de ano.

"Sem dúvida, é uma ação que fazemos questão de pontuar seu impacto positivo nas finanças desses agentes. Com certeza é muito bom, após receber o mês de dezembro e o décimo terceiro, contar com este reforço no orçamento. Mais que merecido. A gestão está de parabéns", disse Maria Aquino, secretária de Saúde.

#Saúde 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS conclui atividades no “Novembro Azul”e secretária destaca sucesso da campanha

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus encerrou nesta quarta-feira, 07, as ações que marcaram a programação do "Novembro Azul", mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem.

Foram realizadas, na ocasião, quase 100 coletas de sangue para o exame de PSA, importante aliado na luta contra o câncer de próstata.

Também tivemos, nesta etapa conclusiva da campanha, uma atividade na praça central da cidade, contemplando o público masculino com ações como verificação dos sinais vitais, testes rápidos, entrega de panfletos com orientações sobre a importância da saúde do homem.

"Tivemos uma campanha muito bem movimentada, com o público masculino entendendo a importância desse chamamento. Estão todos de parabéns, afinal, como diz a campanha, cuidar da saúde também é coisa de homem", observou Maria Aquino, secretária da pasta.

#Saúde 19/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novembro Azul: em parceria com a SMS, CRAS sedia palestra com grupo da melhor idade

A Drª. Lorena Nery esteve na manhã da sexta-feira, 18, no Centro de Referência e Assistência Social participando de uma roda de conversa com os membros do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da melhor idade.

Prevenção e controle de diabetes e hipertensão foram os temas principais. A médica, além de tirar dúvidas do público, também orientou sobre a importância de uma boa alimentação e como esta pratica impacta na qualidade de vida das pessoas em geral, mas, principalmente nesta etapa da vida.

Ainda na ocasião, Dra. Lorena, alertou sobre os crescentes casos de covid-19 em nossa região e que, por se tratarem de pessoas com comorbidades próprias, inclusive, da faixa etária, é preciso que os cuidados sejam redobrados.

Antes da palestra foi realizado o serviço de aferição dos sinais vitais.

A ação foi desenvolvida numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e CRAS e fez parte das atividades do Novembro Azul.

#Saúde 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Evento em conjunto com a Câmara Municipal: médica realiza palestra sobre o câncer de mama

Uma sessão solene em conjunto com a Secretaria de Saúde do Município e Hospital Universitário Júlio Bandeira para tratar da "Campana do outubro Rosa" contou com as presenças de vereadores, vereadoras, secretárias, técnicos da Secretaria de Saúde e dezenas de mulheres.

As falas das autoridades, alertando sobre a importância da saúde preventiva, reforçaram para o público que, no caso de câncer de mama, tema do "Outubro Rosa", como ocorre na maioria dos cânceres, um diagnóstico prematuro aumenta em até 95% as chances de cura.

Outro momento de extrema valia foi a palestra proferida pela Dra. Kevia Bezerra, médica ginecologista/obstetra, especialista em patologia do trato genital inferior e colposcopia, professora da disciplina de saúde da mulher - curso de Medicina / UFCG- Cajazeiras, chefe da Divisão Médica do HUJB/ EBSERH- UFC, etc.

Ela, que esteve acompanhada da Dra. Ariadne Pedrosa, enfermeira, chefe da unidade de Atenção à Saúde da Mulher, tirou dúvidas, orientou sobre como detectar alterações na mama, pontuando, inclusive, que em algumas situações, quando há muitos casos na família, as mulheres devem redobrar as atenções.

Para o presidente da Câmara, Fábio Abel, esta oportunidade foi muito rica e reflete na sintonia que a casa José Gonçalves Moreira tem para os temas relevantes.

Cristina Carolino, que falou em nome da Secretária de Saúde, Maria Aquino, lembrou que a pasta está de portas abertas no sentido de garantir uma saúde cada vez melhor à população.

O vice-prefeito Ediney Pereira parabenizou ao Legislativo e à Secretaria de Saúde pela iniciativa.

Ao falar em nome da prefeita Denise Bayma, Aucione Leite agradeceu a presença da palestrante, do público em geral e elogiou a ação da Câmara e da SMS, destacando que o governo municipal continuará sendo aliado importante na saúde da população e, no caso em especial, saúde das mulheres.

Ao fim foi servido um coquetel a todos os presentes.

#Saúde 23/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Bom Jesus firma parceria com Prefeitura de Uiraúna e oferece cirurgia de catarata

Poder voltar a ver as cores da vida, enxergar com nitidez a fisionomia das pessoas, em especial, as que fazem parte do ciclo familiar ou de amigos. Poder ler uma revista e até mesmo usar o celular é uma alegria sem tamanho.

Através de uma parceria entre as secretarias de saúde de Bom Jesus e de Uiraúna, na semana passada, beneficiou 11 pessoas de nosso município com cirurgia de catarata, totalmente gratuita.

Todas as pessoas assistidas são pessoas de baixa renda e que, graças à ação da Prefeitura, puderam ter de volta a alegria de recuperar o sentido da visão, extremamente importante no dia a dia.

Além de oferecer transporte, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus disponibilizou uma equipe para acompanhar os pacientes, visto que a maioria era de idosos e precisava dessa atenção. Enquanto aguardavam para ser atendidos, foi oferecido lanche, para que esses pacientes pudessem ter toda comodidade possível.

"Não temos como avaliar o sentimento de alegria dessas pessoas diante de tão importante ação, mas sei que, enquanto gestão, isso nos dá a certeza de nosso papel em oferecer sempre o melhor serviço para nossos munícipes", disse Maria Aquino, secretária da pasta.

#Saúde 16/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de saúde realiza “Dia D” de prevenção ao câncer de útero no distrito de São José

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na manhã de hoje na unidade âncora Leopoldina Cartaxo, no distrito de São José, o "Dia D" de prevenção ao câncer uterino, que tem vitimado milhares de mulheres por ano em nosso país.

Fizeram parte dessa campanha ações como palestras, testes rápidos, exames de prevenção e sorteios de brindes entre as participantes.

"Cuidar da saúde de nossas mulheres é uma ação continua e, claro, que numa mobilização como esta aproveitamos para reforçar este cuidado", disse a secretaria de Saúde Maria Aquino.

#Saúde 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde prestigia entrega de fardamento e destaca importância de profissionais para a sociedade

Secretária de Saúde prestigia entrega de fardamento e destaca importância de profissionais para a sociedade

A secretaria de Saúde de Bom Jesus, Maria Aquino, participou na manhã desta quarta-feira, 14, da solenidade que marcou a entrega de fardamento aos profissionais que atuam na sede da SMS, na unidade básica Eliza Bandeira de Melo e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Cerca de 70 profissionais foram contemplados com esta ação, que representa mais qualidade na prestação de serviço à comunidade.

"Hoje cumprimos mais um papel importante na valorização destes que, juntamente com a gestão, fazem com que nossas ações cheguem a quem mais precisa. Eles são muito importantes. Eles sabem que temos tido uma assistência especial para com estes servidores", disse.

#Saúde 13/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com mais de 300 procedimentos, 1ª semana de especialidades, levou assistência para quem mais precisa

A Secretaria de Saúde realizou, entre os dias 05 e 10, a primeira Semana de Especialidades Medicas. De acordo com a secretária Maria Aquino, esta iniciativa foi considerada um sucesso e superou todas as expectativas, com os atendimentos feitos na sede de Secretaria de Saúde.

Foram colocadas à disposição da população cerca profissionais em áreas como psiquiatria, reumatologia, pediatria, cardiologia, ultrassonograia, oftalmologia e cirurgia geral.

Nesta segunda-feira, 12, a secretária Maria Aquino, comemorou o resultado desta força-tarefa que registrou quase 300 atendimentos, distribuídos entre cardiologista (30), oftalmologista (81), reumatologista (42), pediatra (29) atendimentos, psiquiatra (29) e Usg (68).

"Isto mostra a importância de nossa ação. Eram demandas que não apenas deixaram de existir e, mais que isso, levamos assistência para centenas de pessoas. Quando conversei com a prefeita Denise sobre esta ação, de pronto ela nos deu carta branca e, hoje, comemoramos esse resultado tão satisfatório", disse a gestora.

#Saúde 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de qualidade: Com um time de profissionais, SMS realizará 1ª Semana de Especialidades

Visando proporcionar melhor fluidez da demanda acumulada e, por conseguinte, oferecer um serviço cada vez de melhor qualidade, a Prefeitura de Bom Jesus estará realizado a 1ª Semana de Especialidades no Município.

De acordo com Maria Aquino, após reunião com prefeita Denise Bayma e outros técnicos da SMS, observou-se a necessidade da realização desta força-tarefa, que pudesse levar à população ações que contemplassem procedimentos como encaminhamentos/consultas com especialistas de áreas diversas.

Este time de especialistas já "entra em campo" a partir do dia 05 até 10 de setembro e, durante esta ação, serão atendidos os pacientes previamente agendados na central de marcação do município, conforme vagas disponibilizadas.

#Saúde 18/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atenção! Sábado, dia 20, é dia de multivacinação na UBS Eliza Bandeira de Melo

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, através da Coordenação de Imunização, estará realizando neste dia 20 de agosto mais um "dia D" de multivacinação contra poliomielite e aplicação de outros imunizantes que fazem parte da caderneta de vacinação.

A campanha terá início às 08:00h, na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo, devendo todos portarem o cartão de vacinação. A recomendação é que, por se tratar de um ambiente hospitalar, as pessoas façam uso de máscara.

A Secretaria ainda reforça que estarão sendo oferecidas vacinas da Covid-19 e que as pessoas que estejam em atraso precisam atualizar as doses.

"Como o vírus é mutante e a pandemia ainda não acabou, precisamos lembrar a estas pessoas que este é um ato de extrema importância e que ajuda a salvar vidas. Não se vacinar é assumir um risco desnecessário", observou Cristina Carolino.

#Saúde 01/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Valorização: ACS's e ACE's recebem pagamento de julho com novo piso retroativo a maio e junho De acordo com Maria Aquino, secretária de Saúde, o momento é de comemorar diante da importância destes profissionais para a população
#Saúde 29/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D”: Secretária de Saúde de Bom Jesus alerta população para atualizar caderneta de vacinas neste sábado (30) De acordo com a secretária da pasta, Maria Aquino, o atendimento começa por voltas das 07h00, na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo
#Saúde 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Teve bolo: SMS entrega novo fardamento nas comemorações pelo dia do motorista e secretária destaca importância da classe

A Secretaria de Saúde, que tem à frente Maria Aquino, comemorou hoje, em grande estilo, na sede do órgão, o dia do motorista, cuja data oficial é o 25 de julho.

Estes profissionais tão importantes para a população. Em se tratando da Secretaria de Saúde, esta função ganha um significado maior, pois são eles que conduzem os nossos profissionais que atendem a população, bem como socorrem os nossos pacientes que, em meio ao estado de saúde, acabam encontrando nesses profissionais um conselheiro, alguém para dar força e até tranquilizar.

Na ocasião, Maria Aquino agradeceu a dedicação de todos esses profissionais destacando o compromisso de cada um deles com a boa prestação de serviço.

"Enquanto gestão, nós agradecemos a cada um pela dedicação e pontualidade nas diligências, ao tempo em que louvamos o zelo que vocês têm para nossa gente, prestando um serviço muito importante", observou.

A secretária ainda aproveitou para entregar o fardamento para estes trabalhadores, além de alguns mimos personalizados que reforçam a o carinho que a pasta tem para com a classe. Teve até bolo em homenagem aos motoristas.

#Saúde 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde destaca cobertura vacinal contra a gripe e sarampo acima de 80% em Bom Jesus

Secretaria de Saúde destaca cobertura vacinal contra a gripe e sarampo acima de 80% em Bom Jesus

Com 80,1% de cobertura vacinal contra a influenza (vacina contra a gripe) e 82,7 % contra o sarampo, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus comemora o desempenho do município nessas duas campanhas vacinais.

De acordo com Cristina Carolino, da Coordenação de Imunização do município, o resultado é bastante satisfatório, destacando que as estratégias foram muito importantes para a consolidação desses índices.

Diante da resistência da população em ir à procura das vacinas, os profissionais se deslocaram até os domicílios, ou seja, essa não é a regra, somente em situações pontuais é que se usa esta ação.

"Irmos aos domicílios foi a estratégia que encontramos para vacinar as pessoas e chegarmos a este resultado. Coisa que não deve ser vista como rotina. As pessoas é que precisam buscar as unidades e se vacinarem. Nossa equipe atuou de forma decisiva e tivemos todo apoio da secretária para o desempenho da campanha", observou.

Já a secretária Maria Aquino enalteceu a dedicação dos profissionais e lembrou a importância das vacinas.

"São aliadas na corrente pela vida. As vacinas ajudam a nos proteger contra várias doenças", disse ela.

#Saúde 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Julho Amarelo: Secretaria de Saúde de Bom Jesus conscientiza sobre prevenção e combate às hepatites

Dentro da programação do "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as hepatites A, B, C, e E, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus está promovendo, por meio das redes sociais, uma campanha educativa sobre o que é cada subtipo da doença, como prevenir e meios de transmissão.

Segundo a comunidade cientifica internacional, o tipo "C" é o mais grave. Um dos levamentos recentes apontou que 500 milhões de pessoas são infectadas, porém, apenas 5% desse total, sabe que tem a doença.

Fique sabendo:

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como "hepatite infecciosa".

Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.

Sintomas: Geralmente, não apresenta. Porém, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção.

A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus B (HBV). É considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST) que causa comprometimento do fígado, podendo desenvolver-se de forma crônica ou aguda 1,4. A hepatite B na sua forma aguda é uma infecção de curta duração que ocorre nos primeiros seis meses após a pessoa ser infectada pelo vírus 1.

Já a doença em sua forma crônica se refere à infecção de longo prazo, podendo, ao longo do tempo, causar problemas sérios de saúde como danos no fígado, câncer hepático, cirrose e até a morte.

O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.

A hepatite D pode ser transmitida através do contato com sangue e outros fluidos corporais. A hepatite D é transmitida mais frequentemente quando as pessoas usam agulhas não esterilizadas para injetar drogas ilícitas. Também pode ser disseminada pela atividade sexual.

O vírus da hepatite E é transmitido principalmente pela via fecal-oral e pelo consumo de água contaminada, em locais com infraestrutura sanitária deficiente.

#Saúde 11/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid19: Secretaria de Saúde volta a alertar sobre importância de atualização de esquema vacinal

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus alerta à população sobre como é importante a atualização da caderneta de vacinação contra a Covid19.

"Com a chegada da 4ª onda, não podemos relaxar quanto à importância de manter atualizada a caderneta de vacinação", observou Cristina Carolino, responsável pelo setor de imunização do município.

Na semana passada, por exemplo, uma equipe de vacinadores esteve atuando no intuito de atualizar as doses do imunizante que tem conseguido evitar casos mais graves. Atualmente, o esquema vacinal está sendo iniciado aos 5 anos de idade, ou seja, de 5 a 39 anos toma D1, D2 e Reforço 1. A partir de 40 anos, toma D1, D2, reforço 1 e reforço 2.

Ela destaca que, entre cada etapa de vacinação, deve ser observado o intervalo recomendado que, inclusive, é informado ao paciente durante o processo de imunização.

Para obter a vacina, as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde nos turnos da manhã e tarde, fazendo uso de máscara e levando o cartão de vacinação.

*Foto: Arquivo/SECOM

#Saúde 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais saúde: Prefeitura realiza mutirão de ultrassonografia e atende a dezenas de pessoas

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, sequenciando a boa prestação de serviços à população, realizou na última sexta-feira, 10, mais um multarão de ultrassonografia, atendendo a cerca de 50 pessoas com procedimentos como: Usg abdominal total, Tireóide, Mamária, Obstétrica, Próstata, Parede abdominal, Pélvica, Rins e Vias urinárias.

A ação aconteceu na sede da SMS e, para a realização dos procedimentos, a Prefeitura contratou o médico Pablo Leitão, que esteve nos turnos da manhã e tarde atendendo a população.

#Saúde 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde bucal: Prefeitura de Bom Jesus realiza ações voltadas para a população

Os nossos dentes são ferramentas importantes no processo de mastigação dos alimentos e, portanto, contribuem para que tenhamos mais qualidade de vida.

Outra função dos dentes é embelezar um gesto que é mais do que uma liguem corporal, é uma demonstração de bem-estar, ou seja, o sorriso.

Alguns desses pacientes, infelizmente, por diversos fatores, acabaram ao longo da vida perdendo parte, ou totalmente uma das dentaduras, e em casos mais graves, tanto a superior, quanto a inferior.

Uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e que contemplou na semana passada dezenas de pessoas, teve como objetivo devolver a função de mastigação e, sobretudo, a autoestima dos contemplados com a entrega de prótese dentárias para 10 beneficiados.

Ainda na ocasião, cerca de 25 pacientes passaram pelo procedimento de confecção da moldura e, em breve, estarão com um sorriso novinho em folha.

#Saúde 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Foi sucesso: forró, comidas típicas e muitas ações da saúde marcaram o 1º “Arraiá com Saúde” em Bom Jesus A ciranda de serviços realizada no último sábado pela Secretaria de Saúde em Bom Jesus superou as expectativas, realizando mais de 300 procedimentos
#Saúde 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Compromisso em cuidar também do coração: prefeitura oferece especialista para população

Cuidar do coração é uma ação que todos devemos ter como hábito. E que tal cuidar do amigo do peito? E melhor ainda, sem a necessidade de deslocamento para outros centros.

Pensando em oferecer esse serviço com mais comodidade, a secretaria de saúde contratou o renomado cardiologista, Dr. Luiz Xavier, para realizar procedimento cardiológicos na sede da Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo.

Dentre os procedimentos, foram realizados a Avaliação do Risco Cirúrgico e Electrocardiogramas.

Dezenas de pacientes foram atendidos nesta ação.

"Nossa saúde está de parabéns. Estamos vendo que as ações estão acontecendo" observou um paciente.

#Saúde 01/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Na saúde: Bom Jesus supera em quase duas vezes a média nacional na gestão de condicionalidades do Auxílio Brasil As estratégias adotadas foram tão bem sucedidas que a cobertura local chegou a 99,67%, superando a média nacional que é de 69,78%
#Saúde 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde participa de evento em homenagem a enfermagem e destaca importância destes profissionais

De 12 (Dia da Enfermagem), a 20 de maio, se comemora no Brasil, a Semana da Enfermagem.

Estes profissionais fazem parte da estrutura da saúde e, no mundo inteiro, são indispensáveis à população que, ao recorrer ao serviço de medicina, acaba quase sempre tendo o acampamento de um enfermeiro (a).

São pessoas que convivem de perto e, por vezes, por longos períodos com a dor e a esperança dos pacientes que, no enfrentamento a uma enfermidade, só podem contar a companhia desses anjos, que nem sempre vestem branco, mas que estão prontos para a missão.

Em comemoração a este período, a Secretaria de Saúde do município realizou um cofee break e entrega de brindes entre os enfermeiros do município.

"Não poderíamos deixar de comemorar uma data tão especial como esta. Estes homens e mulheres merecem todo o respeito diante do papel que desempenham com muito afinco", observou Maria Aquino, secretária de Saúde de Bom Jesus.

#Saúde 18/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria aposta na dança como importante atividade física que traz mais saúde para todos

A Secretaria de Saúde iniciou hoje, na praça central de Bom Jesus, mais uma ação voltada para as mulheres do município.

A dança funcional, liderada pela professora Dida, objetiva levar mais qualidade de vida para as praticantes.

A secretária de Saúde, Maria Aquino, esteve acompanhando a primeira aula e se mostrou satisfeita diante da participação de todas.

Segundo a secretária, as inscrições continuam abertas, de segunda à sexta na Secretaria de Saúde ou no momento as atividades, que devem acontecer nas terças e sextas-feiras das 17h30 às 18h30.

#Saúde 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de Saúde participa de reunião extraordinária da CIR e destaca que encontro foi positivo

A secretaria de saúde, Maria Aquino, avaliou como positiva a 3ª reunião extraordinária da Comissão Intersetorial Regional (CIR), realizada ontem que contou com a presença da secretária Renata Nóbrega.

De acordo com a gestora municipal, a pauta principal foi o fluxo do atendimento pediátrico em nossa região.

Segundo Maria Aquino, o governo do estado se mostrou sensível ao determinar que a UPA e o Hospital Regional possam absorver a demanda dos 15 municípios.

"Saímos da reunião mais tranquilos diante do compromisso do governo do estado, temos que reconhecer a grandeza desta ação" disse.

Os secretários da região da AMASP, o gerente da 9ª Sávio Gomes e o diretor do HRC Manoel Telamon se fizeram presentes.

#Saúde 03/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em dose dupla: Dia “D” de vacinas em Bom Jesus teve grande procura por imunizantes em Bom Jesus Ao todo, foram administradas 122 doses das vacinas que foram oferecidas na campanha
#Saúde 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Bom Jesus: Múltiplos públicos foram alcançados pela mobilização da quarta-feira contra a Covid-19

De acordo com a coordenação de imunização, apesar de o município estar numa situação confortável, é preciso que as pessoas, dentro de suas faixas etárias e dos critérios, possam continuar levando a sério o cronograma de imunização.

"Não chegamos até aqui de graça. Graça a Deus e à ciência, as vacinas estão dando resultado, mas isso não pode ser relaxado, ao menos por enquanto. Devemos seguir todo o planejamento do Ministério da Saúde", observou Alice Carolino, coordenadora de imunização.

Na ação desta quarta-feira, foram vacinadas:

Primeira dose acima de 5 anos (incluindo doses pediátricas), segunda dose para retardatários, dose adicional para pacientes com câncer ou outra doença que causa queda na imunidade (Lupus, HIV, Artrite Reumatoide, doença de Crohn, Esclerose Múltipla, etc.), reforço para pessoas acima de 18 anos que já completaram 4 meses da segunda dose, reforço para pessoas acima de 80 anos que já completaram 4 meses da última dose.

A procura pelo imunizante foi considerada positiva.

#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atenção! Campanhas de vacinação contra influenza e sarampo já começaram em Bom Jesus

No dia 04 de abril, segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus informou que foram iniciadas duas importantes campanhas de vacinação, contra a influenza e o sarampo respectivamente.

De acordo com a coordenação de imunização, no caso da influenza, serão alcançados, na primeira fase, os profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos.

Já a vacina contra o sarampo, será para crianças de 06 meses a menos de 5 anos de idade e profissionais da área de saúde.

Para ser vacinado, segundo estes pré-requisitos, basta se dirigir até a Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo, nos turnos da manhã e da tarde, de segunda à sexta, portando o cartão de vacinação e usando de máscara, tem em vista se tratar de um ambiente fechado.

Foto reprodução

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sucesso: “Dia D” de vacina contra Covid-19 foi marcado por grande procura, principalmente por idosos Segundo a coordenação de imunização da Secretaria de Saúde do Município, o resultado da campanha foi bastante positivo
#Saúde 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais uma conquista: Prefeita Denise Bayma anuncia conquista de unidade do CEO para Bom Jesus A semana começa com uma boa notícia para os bom-jesuenses, já que o município de Bom Jesus acaba de ser contemplado com um Centro de Especialidades Odontológicas - CEO
#Saúde 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Bom Jesus: SMS realiza vacinação contra pneumonia em idosos com dificuldades de locomoção

Cerca de 38 idosos residentes no município de Bom Jesus foram vacinados ontem dia 10, contra a Pneumonia.

Diante das limitações de locomoção típicas desta faixa etária, a Secretaria de Saúde destinou uma equipe para realizar a vacinação dessas pessoas em seus domicílios levando, assim, mais comodidade para estes cidadãos.

Segundo as informações, a vacinação deste público-alvo vai continuar de acordo com o recebimento de novas doses.

#Saúde 25/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Bom Jesus: Coordenação de Imunização destaca colocação do município em 2º lugar em cobertura vacinal na 9ª GRS

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus vem adotando estratégias voltadas à conscientização sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e os resultados continuam colocando o município entre os mais bem avaliados em todo o Estado.

Na quarta-feira, 23, na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo aconteceu o mutirão de vacinação, tendo como alvo as pessoas que estavam dentro do critério da dose de reforço. Aproximadamente 100 pessoas foram imunizadas.

De acordo com o painel de acompanhamento do governo estadual, entre os 15 municípios da 9ª Regional de Saúde, Bom Jesus está em segundo lugar, atrás apenas de Bernardino Batista.

"Se fôssemos participantes de uma competição estaríamos no pódio, contudo estamos muito bem, na corrida pela vida", disse Cristina Carolino, do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira!!

#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Um ano: SMS de Bom Jesus comemora vacinação contra Covid-19 imunizando crianças de 5 a 11 anos O município recebeu 20 doses e, como a procura dentro desta prioridade ficou distante das expectativas, outras crianças dentro da mesma faixa etária foram vacinadas
#Saúde 11/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Secretaria de Saúde divulga cronograma de vacinação para os dias 13 e 14 de janeiro Além de fazer uso da máscara é importante ainda não esquecer o cartão de vacina e do SUS
#Saúde 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de qualidade: Mutirão de mamografias superou expectativas no último sábado em Bom Jesus Parceria prefeitura de Bom Jesus e Projeto “Amigos do Peito”, no último sábado, dia 27, contemplou quase 100 mulheres com a realização de mamografias digitais
#Saúde 19/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D”: Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará vacinando contra a Covid-19 neste sábado (20)

Tudo pronto para o "dia D" de vacinação contra a Covi-19 que acontecerá neste dia 20 em todo o território estadual, ou seja, alcançado os 223 municípios.

De acordo a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Município, uma equipe de profissionais estará logo cedo à disposição da população, que deverá se dirigir à Unidade Básica Eliza Bandeira de Melo para receber o imunizante, fazendo uso da máscara, portando os cartões do SUS e de vacinação e respeitando o distanciamento social.

A Secretaria chama a atenção de todos de que, em Bom Jesus, a campanha vai de 8h00 da manhã até o meio-dia.

Na mobilização deste sábado serão alcançados:

Adolescentes a partir de 12 anos com a primeira dose (D1);

Dose de reforço 5 meses após a segunda dose para pessoas acima de 18 anos;

Dose adicional após 28 dias da D2, para pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão.

#Saúde 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novembro Azul: Prefeitura de Bom Jesus intensifica campanha de prevenção e orientação sobre o câncer de próstata

A Secretaria de saúde de Bom Jesus realizou nesta quinta-feira, 19, o "Dia D" da campanha "Novembro Azul" no Distrito de São José.

Palestras e serviços, como realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B, contemplaram o público que se dirigiu até a Unidade de Saúde Leopoldina Cartaxo Moreira.

De acordo com Francisca Alecrim, diretora da daquela UBS, foram feitos diversos encaminhamentos para a realização de exames para o público masculino.

Ainda dentro da programação do "Novembro Azul", no próximo dia 26 haverá o "Dia D" na Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo, na sede, marcando o encerramento das ações para este período de mobilização.

#Saúde 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em João Pessoa: Secretária de Saúde participa de evento com a presença de Ministro Marcelo Queiroga

A secretária de saúde de Bom Jesus, Maria Aquino, esteve participando ontem, dia 10, em João Pessoa, da Oficina Financiamento da Atenção Primária à Saúde, realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.

Coordenado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde, o evento aconteceu de forma hibrida e contou com as participações do secretário de Saúde do Estado, Dr. Geraldo Nogueira, e do ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga.

A gestora municipal da saúde destacou a importância deste encontro e analisou os debates como muito produtivos, surgindo como base para novas articulações que contemplem nossa sociedade.

"Estou muito feliz em poder participar de um evento tão importante como este. A partir das temáticas abordadas, poderemos desenvolver ações que representem os anseios das populações, principalmente nos pequenos municípios", disse Maria Aquino.

O objetivo do encontro, foi de qualificar os gestores municipais para cumprimento da meta dos sete indicadores do Previne Brasil, novo modelo de financiamento do governo federal para a saúde.

Fotos: COSEMS

#Saúde 31/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Câncer de Próstata: Prefeitura de Bom Jesus iniciará atividades relacionadas ao “Novembro Azul”

Após as ações desenvolvidas durante o "Outubro Rosa", a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus concentra-se agora para o chamamento à população masculina concernente à prevenção do câncer de próstata, um dos vários tipos de câncer que é possível se prevenir e que tem cura se diagnosticado com antecedência.

Segundo Joana Monique, da atenção básica da SMS, a abertura acontecerá no dia 01 de novembro na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo com o atendimento médico incluindo o toque retal para homens a partir de 50 anos.

Ainda na ocasião, serão encaminhadas, segundo as necessidades, as solicitações de procedimentos via USG-(Ultrassom) e o Antígeno Prostático Específico (PSA).

A secretária Maria Aquino fez questão de destacar que a SMS tem acompanhado pessoas que enfrentam a luta contra os diversos tipos de câncer.

"Enquanto gestão, nosso papel está sendo feito. Temos que desenvolver, também, as práticas que ajudem a população a se prevenir. Neste caso, é importante, que tabus sejam quebrados, pois homem também se cuida", concluiu.

É importante também lembrar que em situações de homens com idade abaixo dos 50 anos e que eventualmente apresentem alguma anormalidade também devem se submeter à avaliação médica no dia primeiro de novembro.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Bom Jesus encerra “Outubro Rosa” com atualização de vacinas e ações de conscientização no São José

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na quarta-feira, 27, na UBS Leopoldina Cartaxo Moreira, no Distrito de José, uma série de atividades que marcaram o encerramento das ações do "Outubro Rosa" naquela localidade.

De acordo com a diretora da UBS, Francisca Alecrim, um dos momentos importantes foi a roda de conversa com o tema "Prevenção aos Cânceres de Mama e do Colo do Útero", ou seja, as mulheres puderam, através dos profissionais, tirar duvidas e saber quando o médico deve ser procurado.

Ainda na ocasião, houve a atualização da caderneta de vacinação, uma ação indispensável, para que quem se encontrava nesta situação pudesse ficar com as defesas em dia, diante das ameaças de doenças.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus e Faculdade Santa Maria realizam comemoração pelo dia do ACS

A secretaria de Saúde de Bom Jesus, Maria Aquino, esteve participando na quarta-feira, dia 27, da comemoração do dia do Agente Comunitário de Saúde.

A iniciativa foi resultado da parceria entre a Faculdade Santa Maria (FSM) e a Secretaria Municipal de Saúde e, na oportunidade, houve a distribuição de brindes a todos os profissionais que, com muita responsabilidade, atendem a toda a população.

As homenagens prestadas aos servidores foram realizadas pelas professoras Maria Irenilda Silva Magalhães e Elizaneide Caldas de Abreu Carolino, ambas pertencentes ao Núcleo Gestor Administrativo da Faculdade Santa Maria.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria de Fátima Sampaio de Aquino, ressaltou a relevância do reconhecimento destes profissionais, como também da parceria entre as instituições.

"Não existe como pensar em desenvolver uma boa saúde para a população sem a colaboração do ACS's. Quanto à parceria com a FSM, só quem ganha é a sociedade", disse a gestora da Saúde Municipal.

#Saúde 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Secretaria de Saúde de Bom Jesus aplicou doses de reforço e D2 de diferentes laboratórios na população

Nesta quarta-feira, dia 20, a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Bom Jesus intensificou a aplicação de vacinas contra a Covid-19, tendo como base alguns os critérios pré-definidos.

Pelo plano, foram aplicadas doses de reforço (terceira dose) em pessoas de 60 anos acima e que tomaram a primeira dose a mais de seis meses, as segundas doses dos laboratórios Pfizer e Butantan, além da D2 para os imunizados em 19 de julho pelo laboratório Astrazeneca/FioCruz.

"Estamos numa trajetória bem avançada no tocante às chamadas D2. Começamos o reforço para os idosos e isso é importante, mas temos que continuar com todas as práticas sanitárias, pois a pandemia não acabou", alertou a coordenadora de imunização, Cristina Carolino.

#Saúde 11/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde animal: No “dia D” de vacina antirrábica, SMS imuniza quase 900 animais em Bom Jesus

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou no dia 09, sábado, o "Dia D" de vacina antirrábica, quando conseguiu imunizar quase 900 animais.

Pela manhã, a equipe esteve no centro da cidade e, à tarde, os vacinadores se concentraram no Ginásio de Esportes, atendendo ao bairro das Casas Populares e adjacências.

Raiva Animal

Esta é uma é uma doença causada pelo vírus do Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. A raiva ataca diversos animais, e também o homem. Devido ao convívio com o ser humano, o cão e gato acabam sendo os principais transmissores da doença. No homem, as consequências da "raiva" podem ser graves, evoluindo até para a morte. Dados revelam que quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito.

#Saúde 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sem comorbidades: SMS começa imunizar adolescestes de 12 a 17 contra a Covid-19 em Bom Jesus

Na manhã desta quarta-feira, 06, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus, dando sequência ao Plano Municipal de Imunização, realizou a vacinação em adolescentes de 12 a 17, sem comorbidades e residentes no território paraibano. Tal observação se faz necessário pelo fato de o município ser limítrofe com Ipaumirim-CE.

A ação se desenvolveu na policlínica e, de acordo com a coordenação de imunização, cerca de 50 pessoas pertencentes a este público-alvo foram imunizadas. No final de setembro, foram vacinados com idade entre 12 e 17 com morbidades.

Na mesma data também, houve a vacinação para o segmento D2, bem como contra a febre Amarela e HPV.

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Combate à Covid-19: Adolescentes de 12 a 17 com comorbidades começam a ser imunizados em Bom Jesus

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará promovendo nesta quinta-feira, 30, a vacinação contra a Covid-19, tendo como público-alvo os adolescentes de 12 aos 17 anos com comorbidades.

Para receber o imunizante, os interessados deverão se dirigir até a Policlínica a partir das 8h00, portanto cartão SUS ou CPF e fazendo o uso da máscara.

De acordo com informações da coordenação de imunização, serão atendidos apenas os adolescentes residentes no território paraibano.

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Outubro Rosa”: Prefeitura de Bom Jesus realiza Ciranda de Serviços com mutirão de mamografias e outros exames

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará realizando no próximo dia 03, domingo, na UBS Eliza Bandeira de Melo, uma série de ações voltadas para as mulheres, marcando a abertura do "Outubro Rosa", mês no qual a temática da saúde feminina é pautada com mais intensidade.

Serão ofertados os seguintes procedimentos durante a Ciranda de Serviços:

Mamografia - para mulheres a partir de 50 anos até 69 anos, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde, de acordo com a ordem de chegada. Para o exame de mamografia, as pacientes devem levar cópias do cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

- Exames de prevenção para todas as mulheres que desejarem realizar;

-Testes rápidos (HIV, Hbsag,hiv, Sífilis), etc.

#Saúde 27/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia “D”: Secretária de saúde destaca saldo positivo da força-tarefa de vacinação contra Covid-19 em Bom Jesus

O dia "D" de vacina contra Covid-19, realizado no último sábado, dia 25, voltado para pessoas de 18 anos acima que não haviam iniciado o esquema vacinal, ou seja, sem a primeira dose, e para pessoas que estavam com a segunda dose em atraso foi um sucesso em Bom Jesus.

Tanto a UBS Eliza Bandeira de Melo, na sede, e Leopoldina Cartaxo, no Distrito de São José, estiveram com suas respectivas equipes vacinando o público-alvo durante toda a manhã e início da tarde.

Ao avaliar a força-tarefa, a secretária de saúde, Maria Aquino, parabenizou a todos os profissionais envolvidos nesta e ação.

"Estamos felizes com o saldo positivo, pois alcançamos nosso objetivo, atingindo quase 100 pessoas imunizadas. Mais do que números, que têm efetivamente sua importância, porque revelam o avanço na luta contra a Covid-19, celebramos as vidas que são poupadas diante desse cenário", disse a secretária.

#Saúde 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Eficácia: Plano Municipal de Imunização apresenta bons resultados e Bom Jesus zera casos da Covi-19

O bom desempenho da vacinação contra Covid-19 tem garantido ao município de Bom Jesus uma situação bastante confortável no que refere ao surgimento de novos casos da doença.

O que evidencia o sucesso desse trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, é o boletim epidemiológico da segunda-feira, dia 20, que apresentou os seguintes dados:

Confirmados nas últimas 24 horas (0)

Suspeitos (0)

Monitorados (0)

Internos (0)

Em Isolamento (0)

Ao todo, o município contabiliza 185 casos desses 182 se recuperaram.

"Temos conseguido manter a imunização da população num ritmo muito satisfatório. Não compramos a vacina é claro, isso é algo que só o Governo Federal pode fazer, mas, tão logo recebemos as vacinas nos repassadas pelo Governo Estadual, nossa equipe está pronta, pois vacina é boa no braço do povo", disse Cristina Carolino, coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde.

Já a prefeita Denise Bayma parabenizou todos os profissionais da saúde e disse que, apesar deste feito ser motivo para comemorar, os cuidados precisam continuar.

"Estamos no caminho certo e, mantendo os cuidados, venceremos esta pandemia", concluiu a gestora.

#Saúde 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura firma parceria com o Governo do Estado e beneficia populares no “Mutirão da Catarata”

Cerca de 10 pacientes foram beneficiados, na última segunda-feira, dia 13, através da parceria Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com cirurgias de cataratas.

Os procedimentos foram realizados no Hospital Regional de Cajazeiras e fazem parte do plano de ação do programa "Opera Paraíba", do Governo Estadual.

Para a secretária de saúde do município, Maria Aquino, poder fazer parte desta iniciativa é um sentimento indescritível e emocionante.

"Poder proporcionar às essas pessoas a oportunidade de enxergar as coisas e cores do mundo é um sentimento único, indescritível e emocionante. É a ‘janela da alma' que volta a se abrir, disse a secretária.

O município foi um agente importante nessa empreitada e, de acordo com a gestora, esta ação estava sendo muito aguardada.

"Diante de sua importância quero, em nome da prefeita Denise Bayma e das pessoas atendidas, agradecer ao Governo do Estado pela parceria", concluiu.

#Saúde 02/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dialogando com a sociedade: SMS de Bom Jesus presta contas de suas ações e realiza pré-Conferência Municipal

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na manhã desta quinta-feira, 02, na Câmara Municipal, uma audiência pública com todos os profissionais da pasta e representantes de alguns segmentos da sociedade.

Na ocasião, foi feita a prestação de contas com todas as ações realizadas pela SMS durante o primeiro quadrimestre do ano em curso e realizada a pré-Conferência Municipal de Saúde.

Para a secretária Maria Aquino, este foi um momento muito importante para que a gestão pudesse estreitar a relação com as pessoas que fazem as ações chegarem até a população, no caso, os servidores municipais.

Várias sugestões que visam o melhoramento da prestação de serviço foram coletadas no evento.

"Nossa gestão tem sido marcada pelo diálogo, transparência e respeito, tanto por quem recebe nossos serviços, quanto por quem presta esta atenção à população. Até aqui, fizemos muito e tivemos ‘carta branca' de nossa prefeita e estamos nos preparando para fazer muito mais", frisou a secretária.

Representantes do legislativo estiveram presentes ao evento e o presidente da Câmara, vereador Fábio Abel, ressaltou que um ambiente de ideias é muito bem avaliado pela sociedade, que acaba ganhando com isto.

"É com ideias e determinação da gestão municipal que construiremos um futuro melhor e, enquanto representantes do povo, não nos furtaremos dessas ocasiões,", disse ele.

#Saúde 17/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais assistência: Em menos de um mês, Prefeitura de Bom Jesus realiza segundo mutirão de ultrassonografia

A prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última-sexta, 13, mais um mutirão de ultrassonografia na sede do município, sendo o segundo em menos de um mês.

Mais uma vez, o Dr. Pablo Leitão foi contratado para prestar este serviço e, de acordo com ele, o equipamento colocado para a população bom-jesuense é o que mesmo que utilizado com seus pacientes.

Maria Aquino, secretária de Saúde, lembrou que o compromisso da pasta é oferecer à população uma prestação de serviço de qualidade, contemplando os que mais precisam.

"Em menos de 30 dias, já realizamos o segundo mutirão em nosso município e, de acordo com a determinação da prefeita Denise Bayma, estaremos trazendo este serviço para a população sempre que tivermos demanda", disse.

Ela ainda acrescentou que, além destes eventos, os casos de urgência são atendidos tão logo surjam.

Os quase 50 atendimentos aconteceram na Policlínica e foram realizados os seguintes tipos de ultrassonografia: obstétrica, próstata, parede abdominal, rins e vias urinárias, transvaginal, abdome total e mamária.

#Saúde 03/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeita Denise Bayma entrega carro zero quilometro e inaugura nova caixa d'água no Distrito de São José

Numa solenidade simples, a Prefeita Denise Bayma e o vice-prefeito Ediney Pereira, entregaram na tarde da segunda-feira, dia 02, um carro zero quilômetro à comunidade do São José.

O veículo faz parte da frota nova recém-adquirida com recursos próprios da prefeitura, na ordem de quase 200 mil reais, e ficará à disposição da unidade de saúde, em mais ação que demonstra o compromisso da gestão municipal com aquela comunidade.

Ainda na ocasião, a prefeita fez a entrega da nova caixa d'água, que teve sua capacidade de armazenamento elevada de 50 mil para 62 mil litros.

Este novo volume vai garantir que, ao menos pelos próximos 20 anos, a comunidade não terá problema com o armazenamento do precioso líquido.

Construída com recursos próprios, no valor de 100 mil reais, a obra foi iniciada na gestão Roberto Bayma e, por conta da pandemia, o andamento da edificação foi comprometido, não sendo possível a execução até o ano passado.

Ainda fizeram parte da comitiva: Fabio Abel (presidente da Câmara), Wesley Sousa, Larissa Ricarte, Tito Líbio, Graça Lopes (vereadores), Maria Aquino, Renata Tais, Geandro Gonçalves, Tania Parnaíba, Mateus Bignon, José Rabone, Evandro Abel, Geovani Matias, Elizaneide de Souza Moreira, Érica Luana (secretários municipalis), além Diane Sampaio (diretora do CRAS) e Francisca Alecrim Albel (diretora da unidade de saúde do São José).

Na sessão de falas, todos foram unanimes em destacar o compromisso da gestão, e frisando que as ações refletem a responsabilidade que todos têm, em prol do município.

Ao falar nas ações, a prefeita destacou que estas conquistas, assim como outras que ainda virão, fazem parte de um planejamento permanente da gestão.

"Este é um dia muito especial para todos nós. Enquanto governo municipal, estamos com estes feitos, melhorando a qualidade de vida de todos", disse ela.

#Saúde 26/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Avaliação da Gerencia Executiva da Vigilância Sanitária mostra Bom Jesus entre os municípios destaques na Paraíba

A Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, órgão estadual que acompanha as atividades deste setor nos 223 municípios paraibanos, divulgou na semana passada o resultado da avaliação dos 14 indicadores relacionados à Vigilância em Saúde.

Esta avaliação é feita através do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde - PQAVS e, diante das ações desenvolvidas, Bom Jesus está entre os municípios que se destacaram ao alcançar o índice de 90% no quesito de SATISFATORIEDADE.

Para a secretária Maria Aquino, a meta é cada vez mais avançar, reconhecendo que o resultado é motivo de comemoração.

"O levantamento mostra que estamos no caminho certo. Agradecemos a Deus e ao comprometimento de nossa equipe com a boa prestação de serviço. Não podemos deixar de registrar todo o apoio da gestora municipal que nos deu ‘carta branca' para mostrar essa realidade que nos projeta neste cenário", disse.

Confira os itens avaliados:

1- Proporção de registros de óbitos alimentados no SIM em relação ao estimado, recebidos na base federal em até 60 dias após o final do mês de ocorrência. 2- Proporção de registros de nascidos vivos alimentados no Sinasc em relação ao estimado, recebidos na base federal até 60 dias após o final do mês de ocorrência. 3- Proporção de salas de vacina com alimentação mensal das doses de vacinas aplicadas e da movimentação mensal de imunobiológicos, no sistema oficial de informação do Programa Nacional de Imunizações de dados individualizados, por residência de vacinas aplicadas e da movimentação mensal de imunobiológicos, no sistema oficial de informação do Programa Nacional de Imunizações de dados individualizados, por residência 4- Proporção de vacinas selecionadas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 1 ano de idade (Pentavalente -3ª dose, Poliomielite - 3ª dose, Pneumocócica 10 valente - 2ª dose) e para crianças de 1 ano de idade (tríplice viral - 1ª dose) - com coberturas vacinais preconizadas. 5- Proporção de análises realizadas para o parâmetro Coliformes Totais em água para consumo humano. 6- Proporção de casos de doenças de notificação compulsória imediata nacional (DNCI) encerrados em até 60 dias após notificação. 7- Proporção de casos de malária que iniciaram tratamento em tempo oportuno. 8- Número de ciclos que atingiram mínimo de 80% de cobertura de imóveis visitados para controle vetorial da dengue. 9- Proporção de contatos examinados de casos novos de hanseníase diagnosticados nos anos das coortes. 10- Proporção de contatos examinados de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial. 11- Número de testes de sífilis por gestante. 12- Número de testes de HIV realizado. 13- Proporção de preenchimento do campo "ocupação" nas notificações de agravos relacionados ao trabalho. 14- Proporção de notificações de violência interpessoal e autoprovocada com o campo raça/cor preenchido com informação válida.

#Saúde 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de saúde promove encontro com grupos de Hipertensos e diabéticos

Dando sequência às atividades de rotina com os grupos de diabéticos e de hipertensos, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou dia 20, no distrito de São José, o encontro mensal com pessoas que convivem com estas condições clinicas.

As chamadas rodas de conversas são um momento educativo que visam à conscientização desse público quanto aos cuidados que todos devem ter.

Uma equipe multiprofissional interage com essas pessoas repassando informações, que vão desde a forma correta de uso da medicação a dicas que no dia a dia, podem fazer toda diferença, proporcionado mais qualidade de vida para quem enfrenta uma ou as doenças.

Para Joana Monique, coordenadora da Atenção Básica, estes são momentos muitos importantes e este foi considerado muito positivo, diante da participação das pessoas.

#Saúde 19/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Primeiro dia de vacinação para pessoas com 35 anos ou mais supera expectativa e secretária comemora avanço na imunização

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus começou nesta segunda-feira, 19, a vacinação contra a covid-19 na faixa etária de 35 anos ou mais e, conforme o planejamento, 110 pessoas foram imunizadas na atividade de hoje.

A atividade aconteceu na sede da Secretaria de Saúde e contemplou apenas pessoas residentes no território paraibano.

A coordenadora de imunização da secretaria de saúde, Cristina Carolino, destaca que o município está numa situação excelente no tocante à imunização da população.

Até a sexta-feira, dia 16, os gráficos no sistema nacional de acompanhamento das vacinas, reforçam esta informação.

"Com a primeira dose, 69,4% da população já havia sido imunizada até esta data. Quanto à segunda dose, o índice se aproxima de 30%. A parcela da população alcançada com a dose única o percentual é 2,5%".

A secretária Maria Aquino comemorou os avanços na campanha de vacinação contra a Covid-19: "Mais que uma dose nos braços dos Bonjesuenses, é mais um passo dado rumo à vitória contra este inimigo. Estamos confiantes em Deus, que venceremos" disse.

Confira os dados nas imagens a seguir:

#Saúde 17/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de qualidade: Prefeitura de Bom Jesus realiza mutirão para exames de ultrassonografia

Visando manter o compromisso de bem servir à população do município, a prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ontem sexta-feira, 16, um mutirão para realização de exames de ultrassonografia.

Os atendimentos se concentraram na Policlínica Municipal e, para esta prestação de serviço, a gestão contratou o renomado médico Dr. Pablo Leitão.

Na ocasião, foram realizados proximamente 50 atendimentos, proporcionando toda a comodidade aos que buscaram esse serviço de saúde, tendo em vista que o procedimento foi ofertado na sede do município.

"É muito bom podermos estar recebendo uma ação como esta em nossa cidade, sem ter que ficarmos horas e horas numa fila, com fome, sede, sem conformo algum", observou o Sr. Everaldo Rocha, uma das pessoas atendidas pelo médico.

Foram realizados os seguintes tipos de Ultrassom:

Abdominal total

Rins e vias urinárias

Transvaginal

Mamas

Próstata

Cervical anterior

Parede abdominal

#Saúde 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia de vacina supera expectativa e mostra grande procura por parte da população

O dia de D de vacina contra a influenza realizado sábado pela secretaria de saúde de Bom Jesus foi um sucesso. A avaliação é da própria secretária Maria Aquino que aproveitou para agradecer à equipe das atividades.

Foram imunizadas mais de 130 pessoas contra a gripe. Além do imunizante que atua sobre três tipos de vírus da influenza, houve ainda, a vacinação contra a febre Amarela.

Foi observada uma procura bem atípica pela vacina em relação aos anos anteriores e para Cristina Carolino que comanda o setor de imunização, a ampla divulgação, a articulação juntos aos ACS's e, claro, o momento pandêmico contribuíram para que as pessoas, em busca de reforçar as defesas do organismo, procurassem os pontos de vacinação que se concentraram na sede e no São José.

"À medida em que recebermos mais vacinas iremos dar continuidade ao processo de vacinação", concluiu.

#Saúde 06/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de saúde de Bom Jesus começa a vacinar o público geral contra a Influenza

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, começou a vacinar a população contra a Influenza, desde que tenha acima de 6 meses idade. De acordo com Cristina Carolino do setor de imunização, 3 cepas virais, são neutralizadas com esta vacina.

Para ser imunizado, o cidadão precisa se dirigir até a Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo munido dos cartões do SUS e de vacinação pela manhã e/ou tarde.

A secretaria tranquiliza a população no sentido de evitar corre-corre até a unidade de saúde e garante que existe vacina suficiente para atender toda a demanda.

A exemplo do bom desempenho na imunização contra a Covid-19, a secretária de saúde, Maria Aquino, destaca que tem sido uma missão com esforço redobrado. "Nossos profissionais são muito dedicados e nossa meta é alcançar os objetivos nessas campanhas de imunização", disse.

#Saúde 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Arraiá pela vida: Secretaria de Saúde de Bom Jesus contrata músico para mais um dia “D” de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus realizou hoje, dia 30, mais um dia "D" de vacinação contra a Covid-19. Na ocasião, foram vacinadas as pessoas entre 18 e 59 anos com comorbidades e, entre 45 e 49 anos sem comorbidades.

Para a força-tarefa atender a demanda, vários profissionais foram escalados, garantindo que as pessoas fossem rapidamente atendidas, evitando a aglomeração. Na situação, uma profissional do SAMU, também de maneira voluntária, deu sua parcela de contribuição para a campanha.

Um dos pontos de destaque para a recepção da população foi a apresentação de Marlon dos Teclados. Ao mesmo tempo em que era servido um café da manhã, o tecladista alegrava o dia com o típico forró pé-de-serra, garantindo que o clima junino não faltasse na ocasião.

A secretária de saúde, Maria Aquino, esteve presente ao evento e reforçou a importância de uma ação como esta que alcança uma parcela significativa da população.

Outra autoridade presente, representando a prefeita Denise Bayma, foi o vice-prefeito Edney Pereira. Ele lembrou que a dedicação de todos os profissionais da saúde aliada ao compromisso da gestão tem levado nosso município a um patamar muito satisfatório. "Não é novidade que fomos elogiados em plena sessão do TCE-PB, no tocante ao plano municipal de imunização. Isso mostra que estamos no caminho certo", disse o vice-prefeito.

Segundo Cristina Carolino, Coordenadora de imunização, o saldo desta mobilização foi muito satisfatório. Ela nos forneceu os seguintes dados:

Hoje foram aplicadas 101 doses - D1,

Total doses aplicadas D1: 1.075

Total doses aplicadas D2: 453

Total de doses recebidas 1.537

#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Após completar um ano SAMU de Bom Jesus passa a operar com sinal de rádio digital

A unidade do Serviço de Atendimento Móveis de Urgência (SAMU) de Bom Jesus começou a operar neste final de semana com o sistema de comunicação com o rádio digital.

Segundo Alice Cartaxo, coordenadora do SAMU, esse novo equipamento vai proporcionar uma melhor comunicação entre a unidade local e a base central/reguladora em Cajazeiras, evitando interferências durante as ocorrências.

Outro fator importante destacado pela coordenadora é que o alcance do rádio também foi ampliado, ou seja, onde antes o sistema analógico não chegava, o sinal digital vai garantir nessas áreas um atendimento com mais precisão.

"Esta é uma ação importante da prefeita Denise Bayma. Certamente esse equipamento vai nos ajudar a cumprir nossa missão: Salvar vidas", disse.

No começo deste mês, o SAMU daquela cidade completou um ano de bons serviços prestados aos municípios de Bom Jesus (sede da base) e em Cachoeira dos Índios.

#Saúde 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Janelas da alma”: Secretaria de Saúde realiza 1º mutirão oftalmológico do ano em Bom Jesus

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou no último sábado 19), o primeiro mutirão de oftalmologia do ano. De acordo com a secretaria de saúde foram atendidas cerca de 50 pessoas e todos os protocolos sanitários foram seguidos.

O conceituado médico oftalmologista, Dr. Cicero Petrônio, foi o profissional contratado para prestar esse serviço à população, usando uma aparelhagem de última geração, garantindo para os pacientes atendidos no sábado a mesma qualidade oferecida em um procedimento particular. Os atendimentos aconteceram na UBS Eliza Bandeira de Melo evitando que estas pessoas deslocassem para outros centros.

"Nosso compromisso é oferecer ao nosso povo uma atenção que contemple a expectativa em torno do serviço. A determinação da gestão é no sentido de garantir a qualidade também na saúde oftalmológica", disse Maria Aquino, secretária de saúde.

Para Jorge Luiz Gonçalves, um dos beneficiados, esta é uma ação muito importante e chega no momento em que suas condições não o permitem por conta própria realizar esta consulta. "Custa entre 250 e 300 reais uma consulta dessa no momento e eu não teria condições", disse.

#Saúde 18/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Pessoas entre 50 e 54 anos começam a ser imunizadas em Bom Jesus

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus começou nesta sexta (18) a imunização de pessoas com a faixa etária entre 50 e 54 anos contra a Covid-19, sem comorbidades, ou seja, público-geral.

Para atender essa demanda, vários profissionais foram colocados à disposição das pessoas que buscaram a primeira dose da vacina. Aproximadamente 80 doses foram aplicadas só nesta mobilização de hoje.

Vacina contra a Influenza:

De acordo com os dados repassados pela coordenação de imunização, a exemplo do que tem ocorrido com a vacina contra a Covid, essa campanha também tem avançado no município.

Com previsão de término para o dia 09 de julho, os índices mostram que o desempenho está dentro das expectativas. Segundo Cristina Carolino, 55,8% do público-alvo já foi vacinado. A inclusão de pessoas com doenças crônicas sinaliza que a campanha entra em sua fase conclusiva.

Para serem vacinadas, as pessoas nessas condições devem se dirigir até a unidade de saúde no período da manhã de segunda a sexta-feira.

#Saúde 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária de saúde de Bom Jesus destaca avanço na imunização contra a Covid-19 Com a primeira dose (D1), 884 pessoas foram imunizadas, ou seja, 68,89%
#Saúde 03/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde promove teinamento e qualificação para uso do PEC

Nos dias 01 e 02 de junho do corrente ano, a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, participou de uma qualificação sobre o PEC- Prontuário Eletrônico do Cidadão; o sistema traz celeridade no atendimento ao paciente, além organizar demandas e possibilitar melhorias do cuidado à saúde.

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

A informatização desses processos nas UBS pode trazer benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações da AB para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.

No nosso município o PEC já está implantado e o objetivo da qualificação foi aperfeiçoar todos os profissionais no uso desse sistema.

#Saúde 13/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde alerta gestantes a não tomarem a vacina Astrazeneca/Fiocruz

ATENÇÃO!

A ANVISA suspendeu para mulheres grávidas o uso da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra o novo Coronavírus.

#Saúde 25/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde alerta que o município se encontra em Bandeira Laranja e pede cuidados dobrados contra a COVID-19

Devido a essa nova variante do coronavírus vale a pena ressaltar a importância de se continuar com todas as medidas de proteção individual e coletiva: higiene das mãos e objetos, distanciamento social, evitar aglomerações e principalmente sair de casa somente quando necessário. Durante esse período é recomendado também procurar o posto de saúde somente quando necessário, para evitar contatos desnecessário e aglomerações.

#Saúde 02/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAMU de Bom Jesus completa 6 meses de funcionamento com 183 atendimentos

O SAMU de Bom Jesus, uma conquista da Administração Roberto Bayma, completou ontem 06 meses de funcionamento atendendo o municipio de Bom Jesus e o município de Cachoeira dos Índios.

O SAMU tem plantão de 24 horas, e no dia de ontem completou 06 mêses de funcionamento em Bom Jesus.

Nesses 06 meses , foram realizados 183 atendimentos!

Bom Jesus foram 129 atendimentos

Cachoeira dos Índios 54 atendimentos

Este é mais um dos benefícios trazidos por esta gestão que vem fazendo diferença na Saúde local.

Secom PMBJ

#Saúde 02/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus divulga calendário de eventos do Programa Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, através da Secretária Maria Aquino, estará de forma oficial no próximo dia 04 de Novembro abrindo a programação do "Novembro Azul".

Novembro Azul é o mês de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. É o chamamento para que os homens se olhem mais e cuidem de sua saúde.

Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

Aqui no Brasil o objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença. Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem. Nascia assim o Novembro Azul.

veja a programação

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal, convida todos os homens( de todas as faixas etárias),para participar das atividades referentes ao Novembro Azul que será realizado de acordo com o cronograma abaixo:

"Novembro Azul"

04/11/2020:

19:00 horas - Abertura do novembro azul, na UBS Eliza Bandeira de Melo- Bom Jesus- PB.

Palestra sobre saúde do homem com a médica

-Verificação de PÁ+glicemia

-entrega de panfletos

Coffee brack

09/11/2020:

- Palestra com a psicóloga sobre Importância do cuidado na saúde do homem ( manhã e tarde na sala de espera)

11/11/2020:

- Palestra com o dentista sobre Saúde bucal ( manhã e tarde na sala de espera)

13/11/2020: Manhã

08:30 horas - Dia D do Novembro Azul da área de Francilene e Petronilia, na UBS Eliza Bandeira de Melo.

- Verificação de glicemia + pressão arterial

- Testes rápidos

- Vacinação

- Entrega de panfletos

- Palestra sobre saúde do homem

- Realização do toque retal+solicitação de PSA e usg

16/11/2020

- Palestra com a Assistente Social sobre direitos e deveres dos homens( manhã e tarde na sala de espera)

18/11/2020:

- Palestra com a Nutricionista sobre Alimentação saudável ( manhã e tarde na sala de espera)

19/11/2020 - Manhã

08:30 horas - Dia D do Novembro azul da área de Sonia e Cristina - posto do São José.

- Verificação de glicemia + pressão arterial

- Testes rápidos

- Entrega de panfletos

- Palestra sobre saúde do homem

- Realização do toque retal+solicitação de PSA e usg

23/11/2020-

- Palestra com a farmacêutica sobre cuidados no uso de medicações no geral ( manhã e tarde na sala de espera)

25/11/2020-

08:30 horas = Dia D do Novembro Azul da área de Luciene e Toinho, na UBS Eliza Bandeira de Melo)

- verificação de glicemia + pressão arterial

- Testes rápidos

- Vacinação

- Entrega de panfletos

- Palestra sobre saúde do homem

- Realização do toque retal+solicitação de PSA e usg

27/11/2020-

08:30 horas -Pit stop na praça da prefeitura

#Saúde 02/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus, encerra Outubro Rosa com muitos eventos na Sede e no Distrito de São José

A secretaria municipal de saúde, finalizou o mês de outubro com resultados bastante satisfatórios em todas as ações realizadas no mês.

E que apesar da situação que o mundo está passando, por conta dessa pandemia, não poderíamos deixar de fazer saúde para todos.

Lembrando que todas as medidas de prevenção foram tomadas para a realização dessas ações.

Esse mês de outubro, como todos os anos foi realizado a Puericultura das criança de uma forma diferente, especial e lúdica, pois esse mês também é delas. E esse ano não seria diferente, então foi ofertado além dos procedimentos/avaliações técnicas de todos os profissionais que fazem parte da equipe de saúde, brindes, lanches e brincadeiras para todas as crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a menores de 14 anos. Reforçando assim o nosso compromisso com o trabalho. Disse a Secretária de Saúde Maria Aquino.

O mês de outubro, é também conhecido como Outubro Rosa, mês de sensibilização e conscientização para todas as mulheres sobre os cuidados de prevenção sobre os câncer de mama e câncer do colo uterino.

A secretaria municipal de saúde durante todo mês realizou várias ações educativas: como "Dia D do Outubro Rosa" na Unidade de Saúde de Bom Jesus e na Unidade de Saúde no distrito do São José, além do Pit Stop da saúde realizado na praça da prefeitura.

Realizaram também rodas de conversas nas salas de espera diariamente sobre temas referente a saúde da mulher, entrega de panfletos e preservativos, realização de testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatite C e B e Covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia capilar, realização de exames de prevenção, solicitação de mamografias e ultrassonografias para as mulheres do município.

Foi um mês onde podemos diagnosticar precocemente e tratar mulheres acometidas por infecções sexualmente transmissíveis. E reforçar a importância e necessidade de se cuidar.

#Saúde 02/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SAMU de Bom Jesus completa um mês funcionando, atendendo Bom Jesus e Cachoeira dos Indios

O SAMU de Bom Jesus, uma conquista da Administração Roberto Bayma, que com muita luta e determinação conseguiu junto ao Governo Federal através do Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro e da Senadora Daniela Ribeiro, trazer esse feito importante que tem já contribuído salvando vidas.

O SAMU tem plantão de 24 horas, e já no dia hoje completamos 01 mês de funcionamento em Bom Jesus.

Nesses 30 dias, foram realizados 22 atendimentos!

Nesses 30 dias, foram realizados 22 atendimentos!

Em Bom Jesus foram 15 ocorrências

Traumas: 4

Clínica: 9

Gineco obstétrica: 1

Outros: 1

Em Cachoeira dos Índios 7 ocorrências

Trauma: 2

Clínica: 5

Total de atendimentos no mês de Junho: 22

De acordo com a coordenadora, Alice Cartaxo ao longo desses 30 dias, a população pôde perceber a importância desta conquista.

Este é mais um dos benefícios trazidos por esta gestão que vem fazendo diferença na Saúde local. Os funcionários do SAMU Parabenizam o Prefeito Roberto Bayma pelo o zelo que tem com a população do nosso município.

Para a secretária de Saúde do Municiípio de Bom Jesus, Maria sampaio de Aquino, isso é um orgulho para todos nos, como para a população de Bom Jesus, que conhece mutio bem a preocupação do prrefeito de cuidar bem da saude de todos os municípes. Parabéns a equipe de profissionais e atodos os envolvidos nesse projeto.

SECOM

#Saúde 02/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM BOM JESUS ENCERROU DIA 30 DE JUNHO E ATINGIU MAIS DE 114%

A Coordenadora da Campanha de Vacina do Município de Bom Jesus, Cristina Carolino, comemorou o resultado inicial da campanha de vacinação contra a influenza em Bom Jesus,que iniciou no dia 23 de março e já atingiu nessa primeira etapa 128% idosos e 114,5% profissionais de Saúde, já no geral mais de 65% foram vacinados.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciou no dia 16 abril, contra a Influenza vai até o dia 8 de maio, com o objetivo de imunizar os profissionais da força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A terceira etapa da vacina que teve inicio dia 05 de junho terminou no ultimo dia 30 de junho, atingiu mais de 100% do publico alvo, para a Secretária de saude Maria Aquino, isso é muito bom para o nosso município que superamos a meta preconizada pelo ministerio da saude que e de 90%. Parabenizar a Coordenadora Cristina Carolina e a todoas os vacinadores que se empenharam em cumprir a meta e imunizar todo publico alvo.

Secom PMBJ

#Saúde 30/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude Bom Jesus, realiza testes rápidos nos servidores da saúde

A secretaria de Saúde do município de Bom Jesus, na pessoa da Secretária Maria Sampaio de Aquino, realizou mais de 50 testes rápidos nos servidores da saúde, todos deram negativos para COVID-19. Os testes foram realizados na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira, neste mês de Junho.

Até agora foram 04 casos confirmados, o2 recuperados, 5 suspeitos, 78 descartados, 19 monitorados, 02 isolamentos, nenhum óbito, São várias ações de prevenção que o município vem realizando no combate ao Coronavírus COVID 19.

são realizados, sanitização nos prédios públicos e privados, além do uso de máscaras e o município vem mantendo o isolamento social, diante dessas precauções é que temos um número pequeno de casos confirmados no município.

O Prefeito Roberto Bayma, baixou vários decretos, mantendo o isolamento social, e o fechamento do comércio, sendo aberto apenas os de serviços essenciais. Um novo decreto será baixado, flexibilizando a abertura de outras atividades do comércio local.

Jocerlan Guedes

#Saúde 10/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Bom Jesus através da secretaria de Saude, realiza entrega de prótese dentária, para pessoas carentes

A gestão do Prefeito Roberto Bayma segue fazendo história no município de Bom Jesus, principalmente da área de saúde, pasta esta, que tem ganhado destaque pelas inúmeras ações, que por décadas, eram esperadas pela população. Uma das últimas conquistas do Prefeito Roberto Bayma foi a adesão por parte do município, ao programa "Brasil Sorridente".

Mesmo sendo um programa federal, poucos municípios da região contam com essa capacidade de oferecer assistência bucal, compreendendo a consulta e um laboratório que faz a confecção das prósteses dentárias. Tudo isso, sem a necessidade das pessoas se deslocarem para outras cidades. Diante da pandemia o procedimento se dá por agendamento.

Acompanhamos hoje 10, o andamento deste serviço que é oferecido ao povo todas as quartas-feiras. Mensalmente 50 pessoas serão beneficiadas.

Conversamos com o Arlan Albuquerque, técnico em odontologia que destacou a importância deste serviço para a comunidade.

Para Dr. Plínio, o fato das pessoas poderem recuperar a mastigação dos alimentos é algo realmente muito importante. O profissional reforçou aquele ditado popular que diz: a saúde começa pela boca.

#Saúde 05/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Base do Samu é entregue em Bom Jesus; unidade vai atender também Cachoeira dos Índios e Prefeito Roberto Bayma comemora

Foi inaugurado na tarde da ultima segunda-feira (1º), em Bom Jesus, no Sertão da Paraíba, o prédio que vai ser base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a prefeitura da cidade, foram gastos mais R$ 300 mil para a reforma do prédio, compras de equipamentos e mobiliário. O Samu vai atender também a cidade de Cachoeira dos Indíos. Doze profissionais vão trabalhar na unidade, entre enfermeiros, socorristas, motoristas e uma zeladora.

De acordo com informações da Prefeitura, o imóvel foi especialmente reformado e recebeu vários equipamentos para o funcionamento da base. A unidade funcionará 24 horas por dia, todos os dias do ano.

"Vale ressaltar que as chamadas feitas pelo 192 serão concentradas na central de Cajazeiras, onde um médico regulador terá incumbência de destinar o tipo de ambulância e decidir de onde irá partir o atendimento", disse o prefeito Roberto Bayma.

Secom PMBJ

#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Prefeito de Bom Jesus, baixa resolução e suspende atividades em vários estabelecimentos prevenindo contra o COVID-19

Prefeitura de Bom Jesus através do Comitê Gestor de Prevenção ao Covid-19, baixa resolução e suspende feiras livres, missas, cultos e quaisquer cerimônia religiosas, além de proibir estabelecimentos comerciais, com exceção de Supermercados, Posto de Gasolina, Farmácias e Padarias. Obrigatório o uso de máscaras e atendimento de no máximo cinco clientes.

O Prefeito Roberto Bayma, pensando na saude da população pede que não saiam de suas casas, só em caso de extrema necessidade.

secomPMBJ

#Saúde 15/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus iniciou neste dia 23, campanha de vacinação contra influenza

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, deu início na manhã de ontem (23), a campanha de vacinação contra a influenza. A vacinação é para os idosos e os profissionais de saúde que estão na linha de frente, a previsão de que seja vacinados 338 idosos, e no geral entre todas as classes 881.

A Coordenadora da Vacina Cristina Carolino, disse que os idosos não precisa sair de casa, que a equipe estará fazendo a vacina em sua residência. Pede ainda que os idosos recebam os vacinadores, pois a vacina é uma prevenção da pré disposição ao coronavírus.

A vacina foi antecipada em 30 dias, pelo Ministério da Saúde para proteger justamente as pessoas mais vulneráveis a gripe.

#Saúde 12/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de Vacinação em Bom Jesus já ultrapassam 50% do publico alvo da primeira etapa, Idosos e profissionais da saude

A campanha de Vacinação contra a Influenza no município de Bom Jesus já atingiu 50% do publico alvos desta primeira etapa, onde estão sendo vacinados profissionais da saúde e idosos. Em relação aos idosos já foram vacinados 90%. O número total de idosos são 338 e desses 90% já receberam a vacina.

A Vacina está sendo realizado nas residências dos idosos, é feito por área dos ACS Agentes Comunitários de Saude. Segundo a coordenadora da vacina no município Cristina Carolino, etar aguardando a chegada de mais vacinas, para concluir essa primeira etapa, e´dá continuidade com as outras etapas.

Secom PMBJ

#Saúde 07/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Roberto Bayma, Decreta estado de Calamidade Pública no Município de Bom Jesus nesta terça feira (07)

O Prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma, Decretou na noite desta terça feira (07), Estado de Calameidade Pública no municipio de Bom jesus: Declara ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA no Município de Bom Jesus - PB, para fins de prevenção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Pandemia causada pelo novo Coronavírus - (COVID-19), e dá outras providências.

O Decreto ver a necessidade de adotar medidas orçamentárias imprevistas para o enfrentamento da epidemia provocada pelo novo Coronavírus no Município de Bom Jesus; segundo o Prefeito é preciso que este decreto seja aprovado na Assembléia Legislativa, para que as providencias sejam adotadas no município de Bom Jesus, como forma de ajudar as pessoas crentes que mais vem sofrendo com essa pandemia.

veja o decreto:

DECRETO nº 05, de 06 de abril de 2.020.

Declara ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA no Município de Bom Jesus - PB, para fins de prevenção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Pandemia causada pelo novo Coronavírus - (COVID-19), e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE BOM JESUS, Estado da Paraíba, no uso de suas atribuições legais, previstas no artigo 58, da Lei Orgânica do Município de Bom Jesus - PB; no inciso II, § 8º e inciso VI do art. 22 da Constituição do Estado da Paraíba; no inciso IV do art. 24 da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993; no art. 65, da Lei Complementar Federal n.º 101, de 04 de maio de 2000; na Lei nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010; no Decreto Federal nº 7.257, de 4 de agosto de 2010; conforme Decreto Federal nº 7.616 de 17 de novembro de 2011; na Instrução Normativa nº 001 do Ministério da Integração Nacional, de 24 de agosto de 2012, que dispõem sobre procedimentos e critérios para a decretação de estado de calamidade pública; com fundamento no art. 8º, inciso VI, da Lei Federal nº 12.608, de 10 de abril de 2012 e o disposto na Lei Federal n.º 13.979, de 06 de fevereiro de 2.020, e,

Considerando a necessidade de adotar medidas orçamentárias imprevistas para o enfrentamento da epidemia provocada pelo novo Coronavírus no Município de Bom Jesus;

Considerando que o Coronavírus são uma ampla família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SARS);

Considerando a capacidade do novo Coronavírus de se decuplicar (multiplicar o total de caso por dez vezes) a cada 7,2 (sete virgula dois) dias, em média;

Considerando a ampla velocidade do supracitado vírus em gerar pacientes graves, levando os sistemas de saúde a receber uma demanda muito acima de sua capacidade de atendimento adequado;

Considerando que em alguns municípios adjacentes ao Município de Bom Jesus tem, na situação atual, casos confirmados da doença;

Considerando a Portaria nº 188, de 04 de fevereiro de 2020, do Ministério da Saúde, que declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV);

Considerando, ainda, a Portaria nº 356, de 11 de Março de 2020 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19) no Brasil;

Considerando, também, a Situação de Emergência declarada pelo Decreto nº 04, de 01 de abril de 2.020, do Município de Bom Jesus;

Considerando que, segundo os relatos da Secretaria de Finanças Municipal, em decorrência das ações emergenciais necessárias para conter a Pandemia do Coronavírus, as finanças públicas e as metas fiscais estabelecidas para o presente exercício poderão restar gravemente comprometidas no Município, já sofrendo os impactos na economia local, e de consequência, nas metas de arrecadação de tributos, pela redução da atividade econômica no Município de Bom Jesus;

Considerando a necessidade de adotar medidas administrativas extraordinárias, no regular andamento da Administração Pública Municipal.

DECRETA:

Art. 1º. Fica declarado ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA, para todos os fins de direito no Município de Bom Jesus, em razão de pandemia de doença infecciosa viral respiratória (COVID-19), causada pelo agente novo Coronavírus, até 31 de dezembro de 2020.

Art. 2º. Ficam mantidas as disposições contidas na Declaração de Situação de Emergência de que trata o Decreto nº 04, de 01 de abril de 2020.

Art. 3º. Para efeitos do disposto neste Decreto, aplicam-se as suspensões e dispensas do atingimento dos resultados fiscais previstos na LDO e da limitação de empenho de que trata o art. 9° combinado com o art. 65 da Lei Complementar Federal n.º 101, de 04 de maio de 2000, ante a ocorrência do estado de Calamidade Pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020.

Parágrafo primeiro. Fica autorizado que a Secretaria de Finanças e Secretaria de Saúde do Município promova o remanejamento, a transposição, a transferência das dotações orçamentárias necessárias para o cumprimento de todas as medidas previstas neste Decreto, independente de autorização legal mediante Portaria conjunta.

Parágrafo segundo. Fica determinado à Procuradoria Geral do Município - PGM, para que a pedido do Secretário de Finanças e/ou da Secretária de Saúde do Município, elabore a orientação normativa que julgar necessária, e pareceres visando traçar diretrizes e alertar as unidades administrativas orçamentárias, acerca de procedimentos e boas práticas de instrução, governança e transparência relacionadas a eventuais contratações diretas, por emergência ou Calamidade Pública, com fulcro no inciso IV do art. 24 da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993.

Parágrafo terceiro. Ficam dispensados de licitação, os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao sinistro de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir do reconhecimento da Calamidade Pública, vedada a prorrogação dos contratos.

Parágrafo quarto. A disposição constante no caput está em consonância com o art. 27 e seu parágrafo único, do Decreto Municipal n° 04, de 01 de abril de 2.020.

Parágrafo quinto. A disposição constante no caput está de acordo com o inciso IV do art. 24, da Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar Federal n° 101, de 4 de maio de 2000.

Art. 4º. Em decorrência do disposto neste Decreto, os servidores lotados nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal poderão ser remanejados para a Secretaria Municipal de Saúde para prestar apoio suplementar, mediante solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e edição de ato do Secretário Municipal de Administração.

Art. 5º. Em virtude do disposto neste Decreto, fica suspenso, temporariamente, a autorização para a Comissão Permanente de Licitação, a realizar procedimento de Chamada Pública de Serviço, nos termos da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, para provimento de vaga no cargo de Fiscal de Tributos.

Parágrafo único. Para evitar que o déficit atual no Quadro de Pessoal Permanente do âmbito da Secretaria de Saúde do Município de Bom Jesus afete na prestação de serviços a população em decorrência da pandemia da COVID-19, caso seja necessário, fica autorizada a contratação temporária por excepcional interesse público, pelo prazo de 06 (seis) meses, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988 e do art. 162 e incisos I e II do art. 163 da Lei nº 202, de 29 de outubro de 1993 - (Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos), ou legislação suplementar que venha a ser editada.

Art. 6º. O Poder Executivo solicitará, por meio de mensagem a ser enviada à Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, para a eficácia deste Decreto, o reconhecimento do estado de calamidade pública previsto no art. 65 da Lei Complementar n.º 101/2000.

Art. 7º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se e Publique-se.

Gabinete do Prefeito do Município de Bom Jesus - PB, aos 06 de abril de 2.020.

Roberto Bandeira de Melo Barbosa

Prefeito Municipal

Eliener Dantas de Amorim

Secretário de Administração

José Batista Neto

Procurador Geral

#Saúde 17/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Roberto Bayma, suspende aulas e festividades do distrito de São José e município.

Após reunião na manhã desta terça-feira (17) com os secretários, o prefeito Roberto Bayma, seguindo plano de enfrentamento ao Coronavírus,baixou o Decreto nº 01/2020, suspendendo as aulas na rede municipal de ensino a partir da quarta-feira, dia 18, até o dia 31 de março, adiamento das festividades do distrito de São José, que seria realizadas nos dias 18 e 19,para uma data a ser marcada posterior, redução do expediente das secretarias municipais e atendimento na prefeitura de 07:30 às 12:00 horas com atendimento interno e para o atendimento ao publico só por contato telefônico, Secretaria de Saude e as UBs da sede e do distrito de São José com atendimento de 07:30 às 12:00 horas sem aglomerações.

Por outro lado o Prefeito Roberto Bayma disse que é necessário a adoção de medidas imediatas, como forma de conter a propagação do Corona Vírus, em resposta à emergência de saúde pública.O Decretto não trará trará prejuízos à prestação de serviços à comunidade de Bom Jesus. enfatizou

ESTADO DA PARAÍBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS

GABINETE DO PREFEITO

CNPJ 08.923.989/0001-17

Praça Prefeito Antônio Rolim, 01

CEP. 58.930-000 - Fone: (83) 3559-1020

E-mail: prefeiturabomjesus@bol.com.br

DECRETO Nº01/2020

Decreta normas, regras medidas e cuidados de enfrentamento e combate ao COVID - 19 (corona vírus) em todo território do município de Bom Jesus - PB

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICIPIO DE BOM JESUS, ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica do Município.

CONSIDERANDO que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, nos termos do art. 196, da Constituição da República,

CONSIDERANDO que Organização Mundial da Saúde - OMS declarou emergência em saúde pública no dia 30 de janeiro de 2020, em decorrência do alastramento e disseminação do COVID 19 (novo coronavírus) a nível mundial, sendo que esse novo surto já é considerado uma pandemia;

CONSIDERANDO a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), nos termos da Portaria nº 188/2020, do Ministério da Saúde, editada com base no Decreto Federal nº 7.616/2011;

CONSIDERANDO o aumento do número de casos suspeitos de contaminação pela COVID-19 no Estado da Paraíba e os confirmados no vizinho estado do Ceará, estado cujo nosso município faz fronteira;

CONSIDERANDO ainda a necessidade de adoção de normas e ações, objetivando o enfrentamento e a contenção da disseminação da doença,

DECRETA:

Art. 1º Fica estabelecido as seguintes normas, regras medidas e cuidados no combate e enfrentamento para mitigar a disseminação do novo coronavírus, sendo elas:

I - Ficam suspensos todos os eventos com aglomeração a partir de 50 pessoas no território do município;

II - Suspender as aulas das escolas públicas e privadas por 15 dias, podendo ser estendido os prazos para reinicio;

III - Restringir o atendimento ao público na sede da prefeitura municipal, permanecendo apenas o trabalho interno por aqueles servidores cujas atribuições são indispensáveis ao andamento básico do serviço público, com horário de 07:30 às 12:00 horas e atendimento apenas através de telefones disponíveis no site https://www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br/;

IV - Suspender o atendimento ao público em todas as secretarias, podendo serem atendidos os casos excepcionais via telefones dos Secretários e Chefes de setores, localizados no site da prefeitura ou através dos endereços eletrônicos https://www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br/;

V - Suspender todos os exames laboratoriais e restringir os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde da sede e âncora do Distrito de São José e policlínicas, com exceção para os casos de extrema urgência e/ou emergência, passando a valer o horário de atendimento 07:30 às 12:00 horas;

VI - Adiar toda a programação das festividades em comemoração do dia de São José, podendo ser realizada em período apropriado, a ser divulgado posteriormente;

Art. 2º Todas as atividades do município serão normalizadas de acordo com as necessidades que se pedem um governo responsável e comprometido com o bem-estar da população;

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor a partir da sua regular publicação, revogando-se as disposições encontradas.

Paço da Prefeitura Municipal de Bom Jesus - PB, 17 de março de 2020

Roberto Bandeira de Melo Barbosa

Prefeito Constitucional

#Saúde 27/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus intensifica atividades de fisioterapia na policlinica municipal

Com o intuito de garantir atendimento de reabilitação e proporcionar serviços de qualidade à população, a Prefeitura de Bom Jesus PB, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza três fisioterapeutas para disponibilizar seus serviços aos pacientes que precisam de tratamento de fisioterapia. Dr. Anderson Santos, Dr.Andersom Rolim e Dr. Heric Harisson

O setor de fisioterapia municipal conta com equipamentos modernos e profissionais bem qualificados, de modo a garantir um bom atendimento aos pacientes e melhorar a oferta do serviço.

Para ter acesso aos serviços de fisioterapia, os pacientes necessitam de encaminhamento de um médico. Os serviços oferecidos pelo setor de fisioterapia atuam na prevenção de doenças, na restauração e desenvolvimento da capacidade física e funcional do paciente, e também na elaboração de planos de reabilitação e adaptação.

Nos casos em que o quadro clínico do paciente não permite que o mesmo saia de sua residência, o atendimento fisioterapêutico pode ser realizado em seu domicílio.

A fisioterapia funciona na policlínica Maria Auxiliadora de Brito, no antigo posto médico. Os horários de atendimentos na sede do município são de segunda à sexta-feira, das 06h às 11:00hrs. Na zona rural, em domicílio de segunda a sexta, no horário da tarde .

Segundo um levantamento feito por um dos profissionais responsáveis na área de fisioterapia, o fisioterapeuta Anderson Santos, cerca de 250 atendimentos são feitos mensalmente no município. Não só trabalhamos na reabilitação, mas também na promoção e prevenção em saúde, palestras, rodas de conversas e orientações diárias aos pacientes. Tudo isso, graças ao belíssimo trabalho da secretária de saúde do município Dra. Denise Bayma e do prefeito Roberto Bayma, que não medem esforços para que a nossa saúde, melhore cada vez mais em nosso município. Ressaltou; o fisioterapeuta Anderson Santos.

Redação e fotos: Igo Sampaio

#Saúde 27/02/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Roberto Bayma sanciona Lei com o novo piso do PCCR da Saude

O Prefeito Municipal de Bom Jesus, Roberto Bayma (PP), sancionou na manha desta quarta feira (19), a Lei 627/2020, Altera a Lei Municipal nº 487/2012, e seu Anexo I, que dispõe sobre o PCCR dos servidores efetivos lotados na Secretaria de Saúde. Os salários variam de acordo com seus níveis, de técnico a Doutorado. Salários de R$ 1.597,00 à R$ 12.485,66.

O prefeito Roberto Bayma, que sempre tem valorizado os profissionais da saude, com aumentos, gratificações, e reconhecendo os valores de cada um tem sempre buscado valorizar com incentivos, é tanto que os resultados na saúde são positivos, levando o município a conquistar o primeiro lugar em qualidade de saúde no estado da paraíba.

O município conta com uma Unidade Básica de Saúde, com 01 médica plantonista, 01 dentista, 02 enfermeiras, 01 técnica de enfermagem, 01 farmacêutica, 01 nutricionista, 01 psicóloga, além de outros servidores. Atendimento de Segunda a Sexta feira. Conta ainda com a Unidade Básica de Saude - Ancora - do Distrito de São José, com atendimento médico, dentista, enfermeiras, atendendo a toda demanda daquela comunidade.

Para Roberto Bayma, Bom Jesus hoje é referência na qualidade de saúde tanto no atendimento local como fora de domicílio, onde dispõe de um Veículo tipo van para transportar as pessoas doentes até a Capital João Pessoa, lá tem uma casa de apoio, com todo conforto para aqueles que ali se alojam.

SECOM PMBJ

#Saúde 14/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus realiza atividades com o Grupo Hiperdia no distrito de São José

Foi realizado nesta segunda feira (11), na unidade de saúde Leopoldina Cartaxo- Âncora- São José, uma atividade coletiva com o grupo do Hiperdia.

A atividade foi realizada com apoio das agentes comunitários de saúde do São José: Cristina e Sônia, além da técnica de enfermagem: Maria Nascimento, a recepcionista: Natalia, Coordenadora da UB: Fran, Nutricionista: Cristiane Rolim, enfermeira: Joanna Monique.

Foi realizado pela equipe de saúde, os seguintes procedimentos:

- 21 aferição de PA,

- 21 glicemia,

- 21 circunferência abdominal,

- 21 avaliação antropométrica,

- além de testagem rápida( 21 HIV, 42 Hepatite B e C, 21 sífilis),

- 21 solicitação de exames laboratoriais de todos os presentes.

A nutricionista, Cristiane Rolim,fez avaliação de todos os participantes, além de orientações dietéticas.

A enfermeira Joanna Monique, fez orientações sobre sinais e sintomas, diagnostico, importância do tratamento e prevenção relacionados as patologias ( hipertensão arterial e diabetes mellitus).

A coordenadora da unidade de saúde, Fran em parceria com a SMS, disponibilizou um lanche para o grupo.

Foi marcado retorno para os mesmos serem avaliados pela médica da Unidade no mês de março.

ASCOM SMS
SECOM PMBJ

#Saúde 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Bom Jesus realiza campanha de vacinação contra sarampo

A secretaria municipal de saúde de Bom Jesus PB, em conjunto com o Ministério da Saúde, realiza a Campanha seletiva de vacinação contra o Sarampo, de 10 de fevereiro a 13 de março, sendo o Dia ( D ) de mobilização nacional o próximo sábado (15). A Campanha é prioritariamente para as crianças a partir de 5 anos a adolescentes de até 19 anos, a vacina será aplicada mediante avaliação da situação vacinal. A vacinação acontecerá na UBS, Eliza Bandeira de Melo, a partir das 8hs às 17hs, basta comparecer com a carteirinha de vacinação.

Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente: tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Secom PMBJ

ASCOM SMS

#Saúde 29/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus, realiza palestra sobre as doenças crônicas para os idosos do CRAS Foi realizada na manhã desta quarta feira (29), na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira, uma palestra sobre as doenças crônicas para os idosos do CRAS , foram responsáveis por essa palestra : Thereza Manoel (Enfermeira e Coordenadora da UBS), Zeneide Santos ( Assistente Social do NASF), Maria Mirian de Sousa (Técnica de Enfermagem) e Mayara (Assitente Social do CRAS).


A palestra foi com os Hipertensos e Diabéticos do0 CRAS, explicando o que são as doenças crônicas, cuidados com a alimentação e a importância da atividade física diária, onde totalizou 17 participantes.

O envelhecimento, infelizmente, aumenta a prevalência de diversas afecções, principalmente as de caráter crônico. Neste cenário, devemos dar atenção especial aos fatores de risco, sintomatologia e prevenção das doenças mais comuns na terceira idade. As afecções cardiocirculatórias apresentam-se com a maior prevalência. Entre elas a hipertensão arterial, os infartos, anginas, insuficiência cardíaca e AVC’s. Ademais, somam-se as doenças degenerativas como o Alzheimer, osteoporose e osteoartrose; doenças pulmonares como pneumonias, enfizema, bronquites e as gripes são destacadas principalmente nos meses de inverno; ainda os diversos tipos de câncer, diabetes e infecções.


Algumas dicas foram repassadas em relação ao cuidado com os idosos.

· Deve-se oferecer ao idoso muito carinho e apoio emocional;
· Não trate o idoso com demência como se fosse um doente;
· A rotina é a coisa mais importante procurem estabelecer horários fixos, por exemplo: horário das refeições, do banho e de passeios;
· Verifique sempre a segurança do paciente, com a instalação de corrimão no quarto, nos trajetos habituais dentro da casa e no banheiro;
· Objetos familiares como quadros de pessoa que o idoso gosta deve se mantido a vista; Nunca descuide da alimentação;
· Jamais o isole, mantenha-o sempre em contato com amigos e parentes,
· Em caso de perda do controle de fezes ou urina a ida ao banheiro deve ser regular, mesmo sem que o idoso peça, por exemplo a cada 2 horas.

Antes da palestra foi oferecido um lanche. Em seguida foi realizado sinais vitais como aferição de pressão, glicemia capilar e medida de circunferência.


Secom PMBJ
#Saúde 29/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de saúde de Bom Jesus informa que foi efetuado nesta quarta-feira (29) , o pagamento do salário de janeiro A administração, o trabalho continua, está sempre atento e com total compromisso com os servidores. Pois sem eles não administramos, recursos já estão disponíveis na conta dos servidores desde hoje Quarta-feira- (29). Para os efetivos da Saúde.


Vale ressaltar que, nos anos anteriores, além de ter pago a folha em dia, no ano de 2018, a secretaria de saúde do município, pagou o décimo quarto salário de todos os servidores da referida pasta, mesmo diante da crise financeira que assola os cofres públicos dos municípios. Isso mostra o compromisso, tanto da secretária Dra. Denise quanto do perfeito Roberto Bayma.

ASCOM SMS
www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 00:25:13