CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais uma conquista: CEO de Bom Jesus será inaugurado nesta quinta-feira, dia 18

A população do município de Bom Jesus vive momentos de muitas expectativas para a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Tipo I, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 18h00.

Referência para a realização de atendimento especializado em saúde bucal, como tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações, próteses dentárias e atendimento de pessoas com necessidades especiais, intelectuais e cognitiva, esta conquista representa um avanço histórico, qualificando cada vez mais os serviços oferecidos ao povo Bom-Jesuense.

Site privado - Referência para a realização de atendimento especializado em saúde bucal como: tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações, próteses dentárias e atendimento de pessoas com necessidades especiais, intelectuais e cognitiva, esta ferramenta representa um avanço histórico, proporcionado pela determinação da prefeita Denise Bayma, quando fez adesão ao Programa Brasil Sorridente.

No CEO, que funcionará anexo à Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo, serão ofertadas as seguintes especialidades: endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, raio x e laboratório de prótese dentária.

Toda a população está sendo convidada para este momento.

#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D”: Secretaria de Saúde realiza mobilização no sábado (13); participe!

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus comunica a toda a população que estará realizando neste fim de semana, mais precisamente no sábado (13), o "dia D" contra a influenza e covid-19.

Para melhor atendimento da população, estarão sendo disponibilizados dois pontos da vacinação, sendo um na sede, na Unidade Básica Eliza Bandeira de Melo, e o segundo no distrito São José (Leopoldina Cartaxo).

Segundo a SMS, os interessados deverão se dirigir a estes locais das 8h00 às 13h00, munidos dos CPF e cartão de vacina.

Para saber se você poderá tomar o imunizante, veja na imagem a seguir quem, pelo Ministério da Saúde, está dentro dos grupos prioritários nesta etapa da campanha.

#Saúde 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretária-executiva de Saúde participa de oficina que discute Programação da Atenção Especializada em Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, através da secretária-executiva, Cristina Carolino, está participando da Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência - Programação da Atenção Especializada em Saúde - PAES (antiga PPI) na cidade de Campina Grande.

Esse encontro tem por finalidade repactuar os procedimentos e serviços de média e alta complexidade - MAC segundo a capacidade instalada no estado da Paraíba, para melhor atender os munícipes de acordo com a necessidade de saúde, buscando diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e melhor resolutividade frente a uma regulação mais efetiva.

Várias entidades ligadas ao setor participam desde evento, que começou no dia 11 e vai até o dia 15, no Garden Hotel, na Rainha da Borborema.

#Saúde 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Batalha pela vida: Secretaria de Saúde intensifica combate às arboviroses, como dengue, zica e Chikungunya

Diante das chuvas caídas em nosso município nos últimos dias, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de enfrentamento às arboviroses, como dengue, zica e Chikungunya, doenças que têm em comum o mosquito aedes aegypti como transmissor e que, entre as complicações, podem levar à morte.

Para conscientizar a população, o órgão promoveu, na semana passada, uma campanha com carro de som, informando os cuidados que todos devemos ter em relação à eliminação de locais que podem ser criadouros para este inimigo.

Outra estratégia importante adotada pela pasta foi a inserção do ACS's e ACE'S nesta mobilização, ou seja, de porta em porta, eles fizeram, com a excelência de sempre, o papel de orientadores à população.

Além das visitas domiciliares na sede e zona rural, a Secretaria de Saúde também levou informações até as escolas municipais.

A SEINFRA também esteve atuando nesta batalha contra o aedes.

#Saúde 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde Animal: Cobertura vacinal antirrábica supera meta em nosso município

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, por meio da Vigilância Ambiental, concluiu, no último dia 10, a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos em nosso município.

Apesar de mais comum entre os cães, os felinos também podem ser contaminados pelo vírus e, assim como os caninos, podem morrer em consequência da doença.

De acordo com o órgão, a meta a ser imunizada foi superada, ou seja, a mobilização atingiu quase 1000 (mil) animais, o que corresponde a uma cobertura de vacinal de 138,5%.

Uma das estratégias usadas foi iniciar a campanha pelas comunidades rurais e, como sempre, colocar dois pontos de vacinação na sede.

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde Mental: Secretaria de Saúde encerra ações do “Setembro Amarelo” com alerta para que cuidados sejam permanentes “As ações do mês de setembro finalizaram hoje, porém, a saúde mental e física devem ser cuidadas o ano inteiro”, disse Joana Monique, da coordenação de Educação em Saúde.
#Saúde 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Bom Jesus intensifica vacinação antirrábica

A Secretária de Saúde de Bom Jesus realizou no sábado (23) o "Dia D" de vacinação antirrábica em cães e gatos, visando garantir a saúde dos pets que são, em muitas situações, membros de muitas famílias.

A ação aconteceu em dois pontos e horários diferentes: na praça central e no ginásio de esportes, respectivamente, nos turnos da manhã e da tarde.

A campanha foi iniciada na semana anterior pelas comunidades rurais.

Na segunda-feira (25), foi retomado o cronograma de vacinação na zona rural.

Confira as próximas datas:

28/09 (quinta-feira): São José

29/09 ( sexta-feira): São José

Fotos: SMS

#Saúde 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde da mulher: Secretaria leva atividades ao Distrito de São José e aposta no poder da informação para salvar vidas

As atividades físicas são importantes para a qualidade de vida para os adeptos desta modalidade.

Dentro dessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Saúde levou, na semana passada, o programa "Ação Noturna de Promoção de Saúde da Mulher" para o Distrito de São José.

Na ocasião, foram oferecidas atividades como exames de prevenção, testes rápidos, vacinação, palestras e momento educativo, sorteio de brindes, etc.

Ao final, foi servido o lanche para todos os presentes.

"Estes acontecimentos servem para mostrar o quanto estamos preocupados em orientar nossas mulheres, para que possam, elas mesmas, diariamente, praticar ações que garantam mais qualidade de vida", observou a secretária Maria Aquino.

#Saúde 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde na Escola: parceria com o Gov. do Estado, Secretarias de Saúde e Educação objetiva ampliar cobertura vacinal

A Secretaria de Saúde iniciou esta semana implementando a Semana Estadual Saúde na Escola. A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação, tendo como objetivo acompanhar a situação vacinal de todas das crianças e adolescentes em idade escolar, levando até estes ambientes os imunizantes que ajudam a salvar vidas.

A ação é resultado de recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e acaba sendo uma espécie de busca ativa, visando o bem-estar do público-alvo.

Confira o cronograma nas imagens a seguir:

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Após realizar mais um “Dia D”, SMS reforça importância de imunização contra a gripe nas crianças

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus reforça para a toda a comunidade a importância de atualização da caderneta vacinal, sobretudo contra a influenza, para as pessoas que se enquadram nos seguintes pré-requisitos: Crianças menores de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores de saúde, professores, gestantes puérperas, povos indígenas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do setor de transportes, coletivos urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e seus trabalhadores, jovens e adolescentes sob mediadas socioeducativas, idosos acima de 60 anos, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, transplantados, obesos e portadores de trissomias.

No último fim de semana, foi realizado mais um "Dia D" de multivacinação, onde todas as vacinas disponíveis para a população foram oferecidas. Apesar de a procura ter sido considerada satisfatória, a coordenação de imunização destaca que todos devem procurar os postos de vacinação.

No caso da vacina contra a gripe, as autoridades têm se preocupado com o crescente número de casos de síndrome respiratória aguda, que tem levado muitas crianças às UTI's e, infelizmente, causado o óbito de muitas delas.

"A vacina é o principal escudo e os pais precisam levar as crianças até os postos de vacinação", disse Cristina Karolino, coordenadora de imunização.

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 17/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vacinação: “Dia D” de multivacinação será realizado no próximo fim de semana em Bom Jesus

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus comunica a toda a população que neste sábado dia, 20, será realizado mais um "Dia D" de multivacinação para todos os públicos em nosso município.

De acordo com a coordenação de imunização, a equipe de vacinadores estará iniciando os atendimentos a partir das 8h00 indo até o meio-dia, na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo.

Maria Aquino, secretária de Saúde, destaca que, ao se dirigir até a UBS, é importante que as pessoas levem o cartão de vacinação.

Diante dessa onda dos crescentes casos de virose em nossa região, a coordenação recomenda o uso de mascaras.

"Todas as autoridades sanitárias estão preocupadas com estes casos de gripe que têm vitimado muitas pessoas em nosso país. Enquanto Secretaria, estamos fazendo nossa parte, ofertando as vacinas, chamando todos para atualizarem a caderneta de vacinação ou iniciar o esquema vacinal, ou seja, cabe à população entender que vacinas salvam", disse Maria Aquino.

Confira na Imagem a seguir, todas a informações sobre as vacinas.

Contraindicação:

Apenas do caso da vacina contra influenza, as contraindicações são para pessoas com alergia ao ovo ou que tenham apresentado febre nas últimas 24 horas.

#Saúde 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Valorização: Câmara aprova PL que corrige PCC da Saúde enviado pelo Executivo

Durante reunião ordinária da última terça-feira, 09, a Câmara Municipal de Bom Jesus aprovou, por unanimidade, o PL 13/2023, de autoria do Poder Executivo, alterando a lei 487/12, que dispõe sobre o PCCR dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e, com isso, a gestão municipal concedeu o reajuste salarial aos efetivos da pasta.

Na mensagem enviada àquele colegiado, a prefeita Denise Bayma pontou que, apesar das limitações de um município de pequeno porte como é Bom Jesus, a gestão não poderia deixar de reconhecer a importância desses profissionais.

"Promovendo a valorização desses profissionais, estamos renovando nosso compromisso com estes dedicados servidores", disse a prefeita.

A chefe do Executivo Municipal ainda aproveitou para agradecer ao Legislativo, que entendeu a intenção e o alcance do projeto.

A matéria foi acompanhada de pedido de urgência e urgentíssima por parte do Executivo.

Imagem da internet

#Saúde 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE No último sábado: “Dia D” de multivacinação superou expectativas em Bom Jesus

Para facilitar o acesso da população e manter o município entre os que mais vacinam, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, no último sábado, dia, 05, mais um "Dia D", de multivacinação.

A campanha aconteceu na sede do governo municipal, ponto central que facilita o deslocamento e que foi especialmente preparado para a demanda que, de acordo com a organização e, diante da procura da população, pode ser considerada excelente.

Na oportunidade, foram oferecidas vacinas contra a gripe, covid-19, inclusive bivalente, seguindo todas as normativas do Ministério da Saúde e todas os demais órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Vacinação.

O "Zé Gotinha", personagem infantil que defende as vacinas e o superintendente da 9ª Regional de Saúde, Manuel Telamon, também marcaram presença no evento.

#Saúde 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Influenza: Secretaria de Saúde realizou o “Dia D” e procura foi satisfatória

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou no último sábado, dia 15, o dia de vacinação contra a influenza - gripe. Ainda na ocasião, outros imunizantes foram disponibilizados, inclusive contra a Covid-19.

Para melhor atendimento à população, foram montadas duas equipes que atuaram na sede e no distrito de São José.

De acordo com a SMS, a procura por parte da população foi muito satisfatória.

A campanha de vacinação contra a gripe completa sua 25ª edição e deve se estender até o dia 31 de maio de 2023.

Pode tomar a vacina contra a gripe, o seguinte público alvo:

Crianças menores de 6 meses a menores 6 anos de idade, trabalhadores de saúde, professores, gestantes puérperas, povos indígenas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do setor de transportes, coletivos urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e seus trabalhadores, jovens e adolescentes, sob mediadas socioeducativas, idosos acima de 60 anos, profissionais de força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, transplantados, obesos e portadores de trissomias.

Ao se dirigirem até a unidade de saúde, as pessoas não devem esquecer de levar os cartões de vacinação e do SUS.

#Saúde 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS de Bom Jesus realiza palestra sobre sexualidade e saúde reprodutiva

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na manhã de hoje, na Câmara Municipal, mais uma atividade visando levar informações que ajudam na prevenção de doenças.

Desta feita, o Dr. José Olivandro, médico residente da família e comunidade, professor da UFCG/UNISM, proferiu palestra abordando o tema "Sexualidade e Saúde Reprodutiva".

A ação teve como público alvo as mulheres dos grupos do CRAS, idosas e trabalhadores da saúde.

#Saúde 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em parceria com a ONG “Amigo do Peito”, Prefeitura realiza primeiro mutirão de mamografias do ano

Na última quinta-feira, 16, a Prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde realizou o primeiro mutirão de mamografias do ano, em parceria com a ONG "Amigos do Peito".

Para atender as cerca de 50 mulheres de forma gratuita, o caminhão com os equipamentos foi posicionado em frente à Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo.

Para Maria Aquino, esta é uma parceria muito importante por reforçar os cuidados e, por conseguinte, a assistência à saúde feminina.

"Nossa gestão tem assegurado regularmente este e outros procedimentos, importantes para a saúde da população e, no caso em destaque, à saúde das mulheres. No entanto, uma iniciativa como esta é sempre muito bem-vinda. Esta parceria com os Amigos do Peito é uma iniciativa, acima de tudo, humanitária", disse a secretária.

A secretária ainda lembra que toda a rede de saúde tem investido também em campanhas educativas, que visam a conscientização acerca da prevenção.

"Nossa orientação é no sentido de que, ao perceber qualquer alteração na mama, essas pessoas procurem nossas unidades de saúde. Nossos profissionais saberão como agir", concluiu.

#Saúde 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Março Lilás”: Secretaria de Saúde oferta atendimento com especialista em saúde feminina

Visando levar cada mais vez assistência à população, a Secretaria de Saúde tem proporcionado atendimentos especializados, tudo para que os usuários da saúde municipal tenham acesso à uma melhor prestação de serviço.

Dentro dessa perspectiva e fazendo parte do "Março Lilás", mês de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, na manhã de ontem, 09, a SMS sediou uma roda de conversa com o médico ginecologista Dr. Gentil Paiva.

A secretária Maria Aquino revelou que a gestão municipal tem promovido diversos serviços voltados às mulheres de Bom Jesus.

"Esses momentos de campanhas são muito importantes porque, diante de toda uma mobilização nacional a cerca dos temas de cada mês, a população em geral sabe que pode ter acesso aos muitos serviços. Aqui em Bom Jesus, temos acompanhamento permanente em prol da saúde da mulher, já que estamos nos referindo ao Março Lilás", disse.

#Saúde 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza mobilização para atualização de vacinas no distrito de São José

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus destinou ontem, 07, uma equipe de profissionais para atuar na comunidade de São José, promovendo a atualização da caderneta de vacinação.

A iniciativa é resultado da determinação da secretária Maria Aquino e leva em conta o fato de que muitas pessoas têm dificuldades de se deslocar até a sede para se vacinar.

Para Cristina Carolino, do setor de imunização, a iniciativa teve uma boa repercussão entre a comunidade e o resultado foi muito positivo.

Na ocasião, foram oferecidas vacinas de todos os laboratórios.

#Saúde 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Excelente: Coordenação de imunização destaca sucesso do “Dia D” de mobilização

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou no último sábado, 04, na Unidade Básica Eliza Bandeira de Melo, o "Dia D" de multivacinação, oferecendo à população todas as vacinas de campanha, bem como contra a Covid-19.

De acordo com o setor de imunização, a mobilização deste fim de semana foi um sucesso.

Na avaliação é de Cristina Carolino, coordenadora de imunização, "o resultado foi excelente e a população está consciente da importância da vacinação".

A Secretaria de Saúde tem mantido o cronograma da vacinação, contemplando todas as faixas etárias, sobretudo em campanhas no chamado "Dia D".

#Saúde 06/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D” de multivacinação superou expectativas e coordenação reforça importância de atualizar caderneta

Visando ampliar o número de pessoas em dia com a caderneta de vacinação, a Secretaria de Municipal de Saúde realizou na manhã de sábado, dia 04, o "dia D" de multivacinação, com todas as vacinas oferecidas na rede pública, incluindo contra a Covid-19, para todas as faixas etárias, recomendadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora de imunização, Cristina Carolino, muitas crianças estão em atraso com as vacinas de rotinas, o que tem gerado preocupação em todo o país.

Segundo ela, a onda de negacionismo contra as vacinas destinadas ao enfrentamento da Covid-19 acabou se refletindo também em outras campanhas e oferecendo, por exemplo, o risco de que outras doenças, já erradicadas, possam voltar.

"É preciso que todos estejam vacinados. Não podemos baixar a guarda. No caso das vacinas rotineiras, os pais devem sempre estar de olho no cartão de vacinação das crianças. É importante também acompanhar o cronograma de vacinas contra a Covid-19, inclusive, para as doses de reforço", disse.

Cristina revelou que a mobilização deste fim de semana atingiu a meta, mas as pessoas que, por alguma razão, não puderam se dirigir até a Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo, devem fazer isso durante a semana para atualizarem a caderneta de vacinação.

#Saúde 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde encerra campanhas do “Janeiro Branco e Roxo"

A Secretaria Municipal de Saúde encerrou no dia 30 passado, a programação relativa às campanhas "Janeiro Branco", que aborda a questão da saúde mental, e "Janeiro Roxo", que atua na prevenção da Hanseníase.

As atividades, envolvendo os profissionais da secretaria, se concentraram na praça ao lado da Prefeitura e, na oportunidade, vários serviços foram prestados à população.

A secretária Maria Aquino lembrou que essas campanhas são importantes, pois servem para conscientizar a população sobre a observância de eventuais sintomas, tanto quando o tema for saúde mental, quanto for hanseníase.

#Saúde 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de qualidade: profissionais percorrem áreas rurais e levam atendimento humanizado

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus tem adotado uma metodologia que revela o comprometimento da gestão municipal com a população, sobretudo, quando se fala em assistir as pessoas que tenham a capacidade de locomoção comprometida causada pela idade ou por alguma comorbidade.

Visando oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e o mais cômodo possível, a Secretaria de Saúde designa as equipes para, dentro de um planejamento, atenderem à demanda que, na maioria das vezes, se encontra nas comunidades rurais.

Nessas abordagens, os profissionais analisam os sinais vitais dos pacientes e conferem índices glicêmicos. Também acontecem rodas de conversa onde, dentre os vários temas, as equipes conscientizam os pacientes para o uso regular de medicação prescrita pela médica e a prática de hábitos saudáveis que garantem mais qualidade de vida.

"Nossos profissionais sempre retornam destas visitas muito motivados. A recepção da população é calorosa. Estamos no caminho certo", disse Maria Aquino, secretária de Saúde.

Esses atendimentos acontecem sempre às quintas-feiras e, por meio do agente comunitário de saúde de cada área, é feita esta mobilização.

#Saúde 11/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Qualificando: Secretaria Municipal Saúde capacita ACS's e ACE's

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus iniciou, nesta semana, as atividades práticas de formação e qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde - ACS's e Agente Comunitários de Endemia - ACE's pelo "Programa Saúde com Agente", numa parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS.

Segundo Cristina Carolino, que atua como preceptora dos formandos, esta formação é uma propositura do próprio Ministério da Saúde, visando capacitar ainda mais estes profissionais, que já prestam um serviço valioso à nossa população.

Segundo ela, as atividades práticas contemplam as áreas da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde.

"As ações propostas envolvem situações relacionadas ao processo de trabalho da equipe, facilitando a discussão e o aprendizado dos profissionais", disse.

O curso tem uma carga horária de 8 horas semanais, com duração até o mês de julho deste ano, intercalando aulas on-line e aulas práticas presenciais.

#Saúde 04/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO CEO: Município de Bom Jesus começa 2023 com importante conquista na área da saúde

Anunciado em agosto, durante inauguração da reforma na Escola Maria do Carmo Gonçalves, o Centro de Especialidades Odontológicas torna-se realidade, qualificando ainda mais os serviços que são prestados à população.

A confirmação desta conquista foi publicada na edição do Diário Oficial da União do último dia 30, sexta-feira.

"Este sempre foi um sonho acalentado por nossa gestão. Alegra-nos saber que estamos cada vez mais próximos de contarmos com este equipamento. Uma conquista histórica. Não podemos deixar de registrar o empenho de nossa gestora, que não mediu esforços para alcançarmos esta ferramenta. O CEO é resultado de nossas investidas junto ao Ministério da Saúde", observou a secretária de Saúde do Município, Maria Aquino.

O Centro de Especialidades Odontológicas - CEO contará com 3 consultórios, que oferecerão, durante as 40 horas semanais, cirurgias, tratamento de canal, periodontia e outros serviços especializados.

A gestão municipal segue agora com os trâmites burocráticos e a preparação do espaço onde deverá ser instalado o CEO.

"Para a instalação do novo equipamento de saúde em Bom Jesus, o Governo Federal está disponibilizando cerca de 60 mil reais, por meio do Programa Brasil Sorridente", disse a secretária.

#Saúde 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE No sábado: Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou “dia D” de vacinação apenas contra a Covid-19

A ação aconteceu na Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo e, segundo a coordenação de imunização, correspondeu às expectativas.

"Mesmo diante do aumento de casos em todo o país, do chamamento nas rádios, redes sociais e carro de som, nas ruas, muitas pessoas ainda não entendem gravidade da situação", observou a coordenadora de imunização da SMS, Cristina Carolino, que chama atenção para a parcela da população que sequer iniciou a vacinação, ou que só tomou duas vacinas, por exemplo.

"Estão se colocando em risco. Não é hora de relaxar, principalmente os idosos e pessoas com doenças crônicas. Tomar vacina é a solução", concluiu.

Quem ainda não tomou o imunizante pode se dirigir até a UBS durante a semana para ser vacinado, levando o cartão de vacinação, quando já tiver iniciado o esquema vacinal, e fazendo o uso de máscara.

Enquanto algumas pessoas ignoram a ciência, o senhor Júnior Trajano fez questão de que ele, esposa e filha fossem todos vacinados, mostrando, com isso, que vacinar, além de ser importante, é um ato de amor. Após a vacinação, eles posaram para foto com os profissionais de saúde, que atuaram na campanha.

#Saúde 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D”: Secretaria de Saúde diz que vacinas são aliadas nessa guerra contra a covid-19

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará realizando amanhã, dia 26, o "Dia D" de multivacinação. As equipes estão prontas para atender ao público a partir das 08:00h às 12h00.

A oportunidade é para que as pessoas que estão em atraso com as vacinas possam atualizar a caderneta ou iniciar o esquema vacinal.

É importante destacar que, no caso da covid-19, o cronograma assim está elaborado:

1ª e 2ª doses para crianças de 03 e 04 anos

1ª e 2ª doses para crianças de 05 a 11 anos

1ª, 2ª, 3ª,doses para crianças de 12 a 17 anos

1ª, 2ª, 3ª doses para adultos de 18 a 29 anos

1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses para adultos de com idade a partir dos 30 anos, idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos.

Já no caso da 5ª dose, esta será administrada apenas para imunossuprimidos de 30+.

A Secretaria de Saúde lembra que é obrigado o uso da máscara e que as pessoas não devem esquecer o cartão de vacinação, pois esse documento ajuda nas informações que os profissionais precisam para o processo de imunização.

"Nós não queremos de volta todo aquele terror vivenciado no início da pandemia e, para isso, temos que nos cuidar. Vacinas são aliadas nessa guerra contra a covid-19", disse a secretária Maria Aquino.

#Saúde 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza “Dia D” em alusão ao “Novembro Azul” e presença do público supera expectavas

Com o lema "Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem", a Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira, 23, o "Dia D do Novembro Azul", mês de conscientização sobre o câncer de próstata, com ações como palestras, exames do toque, atualização da caderneta de vacinação contra a covid-19, testes rápidos e encaminhamentos para realização do exame PSA.

As atividades aconteceram na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo e contou com a participação de vários profissionais.

Temas como saúde bucal e diabetes também foram assuntos presentes durante o evento, que tev uma procura que superou todas as expectativas, tanto que, diante do número de homens interessados em cuidar da saúde, os atendimentos serão sequenciados amanhã, 24, pela manhã.

Ao final, foi oferecido lanche e sorteio de brindes entre os participantes.

#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Covid-19: Secretária de Saúde alerta sobre aumento de casos e reforça importância de completar esquema vacinal

A Secretaria de Saúde do Município, diante do aumento no número de casos da Covid-19, provocados pela subvariante BQ1.1 da Ômicron, está alertando para as pessoas que estão com esquema vacinal incompleto ou sequer iniciado, para que procure as unidades de saúde a fim de regularizar esta situação.

De acordo com Maria Aquino, apesar das várias campanhas e dos chamamentos feitos, buscando a conscientização sobre a Importância da vacinação, muitas pessoas deixaram de completar a caderneta de vacinação e por isso, em caso de contaminação, acaba gerando complicações que podem gerar até internações ou óbitos.

De acordo com a gestora da pasta, ainda não há motivos para restrições. Contudo, Maria Aquino lembra que, nos ambientes fechados, o uso de máscara se faz obrigatório.

Por fim ela, também revelou que no próximo fim de semana, o município estará aderindo ao "Dia D", que acontecerá simultaneamente nos 223 municípios paraibanos.

"Desde já, alertamos a pessoas para que se vacinem, ou que atualizem o esquema vacinal. Vacinar é o remédio", concluiu.

#Saúde 21/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Saúde da Mulher: Secretaria Municipal de Saúde intensifica ações do “Outubro Rosa”

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na noite desta quarta-feira, 19, na sede do órgão, mais uma atividade do "Outubro Rosa".

Desta feita, dezenas de mulheres participaram de uma roda de conversa com a enfermeira Ináuria Lucena, que lembrou a importância da prevenção, uma importante aliada das mulheres na luta contra alguns tipos de cânceres.

A enfermeira lembrou que a timidez ainda é uma barreira muito forte e que precisa ser vencida.

O público alvo teve acesso a serviços como verificação dos sinais vitais, com as técnicas de enfermagem, Eliane, Luciene e Mirian.

Ainda na ocasião foi oferecido o citológico, popularmente chamado de exame de prevenção.

Na sequência, houve o sorteio de brindes e foi oferecido um lanche para os presentes.

Citológico - quando fazer:

Citologia a cada três anos, a partir dos 21 anos e/ou pelo menos três anos após o início da vida sexual e, a partir dos 30 anos, co-teste (citologia e teste de HPV) de cinco em cinco anos.

Maria Aquino, titular da pasta, lembrou que nosso município tem cotidianamente oferecido diversos momentos que valorizam a saúde da mulher.

"Os mutirões, por exemplo, evidenciam esse olhar que temos como toda a população e em especial as mulheres. Claro que o "Outubro Rosa" vem para reforçar os cuidados que temos ofertado", disse.

#Saúde 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Saúde animal: Vigilância Ambiental destaca que campanha de vacinação antirrábica superou meta

Após o desempenho na vacina contra poliomielite, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, destaca agora o desempenho da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos, realizada entre 24 de setembro e 14 de outubro.

De acordo com os dados, foram vacinados proximamente 900 animais, o que corresponde a 102%, ou seja, a meta foi alcançada.

Da mesma forma como na mobilização de vacinas contra a poliomielite, estratégias como carro de som e instalações de pontos de vacinação contribuíram para o resultado.

Raiva Animal

A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução.

Foto: Jotha Herre

#Saúde 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com quase 100% de cobertura vacinal, Bom Jesus fez o dever de casa na luta contra a poliomielite

Com 95% da cobertura vacinal contra a poliomielite, ou seja, batendo a meta, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus comemora este resultado que só veio, graças às estratégias adotadas pela SMS, por meio da coordenação de imunização.

Para conseguir avançar em meio a um cenário em que a população, em sua maioria, parece ter esquecido que esta ameaça ronda nosso país, iniciativas como intensificar durante dois meses a busca ativa, campanha de divulgação com carro de som, chamamento nas mídias radiofônicas e digitais são muito importantes.

"As buscas ativas nas residências, escolas, creches e, claro, a participação das unidades e profissionais foram determinantes para que Bom Jesus caminhasse alinhado com a Secretaria de Estado da Saúde, onde a Paraíba se destacou por ser o único estado que alcançou a meta preconizada pelo ministério da saúde," observou Cristina Carolino, coordenadora de imunização.

"A pólio é uma doença imunoprevenível, ou seja, a vacina é capaz de erradicar. Por isso, nosso sentimento é o de dever cumprindo. Nessa conquista da Paraíba teve nossa colaboração", disse.

Foto: Jotha Herre

#Saúde 28/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Quebrando tabus: em parceria com Governo do Estado, SMS realizou ações do “Programa Dignidade Menstrual”

Cerca de 40 mulheres, de diversas faixas etárias, participaram na manhã desta quarta-feira, 28, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, de um momento de interação sobre as políticas de governo para o público feminino.

A ação fez parte do "Programa Estadual Dignidade Menstrual", desenvolvido em parceria com as Secretarias de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS.

A Dra. Lorena Nery, palestrante, falou sobre direito reprodutivo e saúde íntima e das mais diversas formas de violência contra as mulheres, explicou as leis de proteção às mesmas e orientou sobre a rede proteção e onde denunciar casos de violência contra elas.

Antoniely Pinheiro, articuladora de selo Prefeitura Parceira da Mulher, representou a prefeita Denise Bayma e as Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e de Políticas Públicas para as Mulheres.

Em sua fala, ela reforçou o compromisso da gestão municipal em oferecer uma rede de assistência e proteção às mulheres. Quanto à ação de hoje, destacou que foi resultado da parceria entre os governos do Estado e do Município.

"O programa estadual é uma política que valoriza a dignidade da mulher. Temos todo o apoio por parte da secretaria de Estado de Políticas para Mulher, através da secretária Lídia Moura. Graças ainda à sensibilidade de nossa prefeita, conseguimos inserir nosso município neste contexto", observou.

O público teve acesso ainda aos seguintes serviços: testes rápidos para HIV/AIDS, Hepatites, verificação dos sinais vitais, distribuição do kit do programa Dignidade Menstrual, distribuição de preservativos e lubrificantes, além de um momento educativo com entrega de panfletos e um reforçado café da manhã.

#Saúde 22/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Melhoramento genético: Prefeitura fecha parceria voltada o melhoramento do rebanho bovino

O setor pecuário de nosso município está prestes a vivenciar uma transformação histórica e pioneira que poderá ser referência na região.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, aderiu ao programa "Mais Pecuária Brasil", destinado ao melhoramento genético do rebanho bovino, por iniciativa da Confederação da Agricultura Familiar (CONAFER) e voltada para os pequenos criadores que fazem parte da chamada Agricultura familiar.

O lançamento oficial desta parceria aconteceu esta semana, de forma on-line e, de acordo com a secretária-adjunta da pasta, Érica Luana, cerca de 600 matrizes serão entregues aos criadores inclusos no programa e ao final da parceria, cerca de 2.400 prenhezes irão ao parir, trazer a nova genética.

"Tudo isso será disponibilizado para nossos produtores de forma gratuita, sendo uma oportunidade única. Nossa gestão faz história", disse Érica Luana.

Ainda de acordo com ela, a equipe de veterinários que atuará na tarefa já foi devidamente treinada e a próxima etapa será o cadastramento dos criadores, que começará muito em breve.

*Obs: foto arquivo SECOM

#Saúde 19/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde perto do povo: Segunda Ciranda de Serviço da Saúde contemplou moradores de Timbaúba e região

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na última sexta, dia 16, a segunda Ciranda de Serviços, desta feita na Escola Nossa Senhora da Piedade, na comunidade de Timbaúba.

Os atendimentos começaram por volta de das 07h30 indo até o início da tarde, beneficiando os moradores daquela populosa região.

De acordo com a secretária Maria Aquino, outras localidades serão contempladas com esta iniciativa.

"É sempre um momento de muita alegria. Aqui, tivemos a oportunidade de acompanhar a alegria dos populares atendidos em sua própria localidade. Um sentimento de dever cumprido", disse.

Para o pescador conhecido como Fantico, a gestão está de parabéns em levar a equipe da Saúde para sua localidade. "Fui bem atendido e ainda estou levando meu remédio, disse.

Já para a jovem Jozevânia, que está em sua segunda gestação, a palavra é de agradecimento pela ação.

Ao todo, foram realizados proximamente 200 procedimentos. Em caso de encaminhamentos, a Secretaria também garante a sequência dessas eventuais necessidades.

#Saúde 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO Atuando: Coordenação de Vigilância em Saúde participa de encontro com empresas que atuam na construção do Ramal Apodi

A secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, esteve participando de um encontro com representantes do CONSÓRCIO CONCREMAT ENGECORPS - Engenharia Consultova que atua na construção do ramal da transposição do São Francisco, o chamado Ramal Apodi.

Na oportunidade, foi feita a apresentação do organograma de serviços e atendimento de saúde ofertados pela SMBJ para os colaboradores envolvidos na obra.

O encontro aconteceu no canteiro de obras e segundo Cristina Carolino, que coordena a Vigilância em Saúde, o momento foi muito produtivo.

"Por onde a obra tem passado isso tem sido uma prática, ou seja, este momento de educação popular. Aproveitamos para informar os tipos de doenças que estão em evidência no momento e, claro, como os operários, na maioria de outras cidades, possam, se precisar, buscar os nossos serviços. Queremos, ainda, agradecer aos representantes das empresas, que facilitaram este momento", disse Cristina.

#Saúde 19/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde inicia ciclos de Cirandas de Serviços

A prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta sexta-feira a primeira ciranda de serviços especificamente da saúde, após dois anos de suspensão deste tipo de atividade, por conta da pandemia.

A proposta da iniciativa criada em 2014 quando, a hoje prefeita Denise Bayma, estava na gestão da Saúde, é exatamente levar para os moradores dessas localidades, de forma mais específica as ações que atendam à demanda dessas pessoas, que na maioria dos casos só buscam estes serviços em situações mais complicadas.

As ações se concentraram na Escola Júlio Dias e se estenderam até o início da tarde, tendo sido realizadas dezenas de procedimentos.

"Avaliamos essa ação como muito positiva, afinal muitas dessas pessoas têm algumas limitações, inclusive de locomoção e poder trazer os serviços até elas é gratificante", observou Maria Aquino, secretária de Saúde.

Já a prefeita Denise Bayma lamentou o caso de a pandemia ter prejudicado o andamento de uma política tão inclusiva e afirmou que "podermos estar de volta é muito importante".

"Estou mito feliz em poder ver que estas cirandas já estão de volta e vamos levá-las até outras localidades e iremos encerrar esse ciclo na sede de nosso município", revelou.

Confira os serviços e saiba as próximas datas, nas imagens a seguir.

Fotos: Jotha Herre e Igo Sampaio

#Saúde 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semana do bebê: Roda de conversa orienta sobre humanização durante todo o período de gestão e nascimento

Dando sequência à programação da Semana do Bebe, a Secretaria de Saúde realizou, ontem, dia 09, na UBS Eliza Bandeira de Melo, uma roda de conversa para um grupo de gestantes.

Na oportunidade, a médica Drª. Lorena Nery discorreu sobre a temática: "Humanização do nascimento - através de um atendimento humanizado, acolhedor em todo ciclo que envolve o nascimento, da gestação ao pós-parto".

Houve ainda interação com o público alvo, ou seja, as gestantes, e algumas "marinheiras de primeira viagem", puderam tirar dúvidas sobre a gravidez.

Simultanemente, na escola Maria do Carmo Gonçalves, alunos de até 6 anos de idade, particiram de uma exposição fotografica, sobre a semana do bebê.

As atividades seguirão até o dia 12.

#Saúde 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sucesso: “Dia D” de multivacinação supera expectativas e secretária reforça que vacina ainda é a melhor solução

"O Dia D" de multivacinação realizado no último sábado, em Bom Jesus, superou todas as expectativas e, de acordo com a Secretaria de Saúde, aproximadamente 140 doses das vacinas de rotina e contra a covid-19 foram aplicadas.

Os profissionais começaram o atendimento cedo, conforme o planejado pela Secretaria, garantindo acesso às vacinas aos que se dirigiram a Unidade Básica de Saúde Elisa Bandeira de Melo.

Maria Aquino agradeceu aos profissionais que se dedicaram na campanha e reforçou que várias doenças foram erradicadas graças às vacinas.

#Saúde 26/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Começou: SMS de Bom Jesus começa a imunizar crianças de 3 a 4 anos e intensifica reforços

A Secretaria de Saúde do Município começou hoje, 26, a vacinação contra covid-19 em crianças de 3 a 4 anos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Para este público, foram destinadas aproximadamente cerca de 50 doses e, segundo a equipe de vacinadores que chegou cedo, a procura foi satisfatória.

Além das crianças, foram disponibilizadas doses para os reforços: o 1 para pessoas acima de 18 anos que já completaram 4 meses da segunda dose e o 2 para pessoas acima de 30 anos que já completaram 4 meses da última dose.

Aproximadamente 60 doses foram administradas em todos os públicos da mobilização de hoje.

#Saúde 17/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 2 anos: em ritmo de São João, prefeita prestigia aniversário do SAMU

Sonho acalentado há muito tempo pela população de Bom Jesus, tornou-se em uma realidade em 01 de junho de 2020 e, ao longo desse período, tem ajudado a salvar muitas vidas.

Para a equipe, o principal desafio foi durante a pandemia que chegava com força em nossa região e alguns desses profissionais acabaram, mesmo diante de todo o cuidado, se contaminado, mas apesar disso nenhum desses homens e mulheres perdeu a guerra para este inimigo e hoje comemoram mais um ano do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende ainda à população do vizinho Município de Cachoeira dos Índios.

Com quase 700 atendimentos, a diretora do órgão, Alice Cartaxo, destaca que esta foi uma conquista importante para o município.

"É um momento muito importante, pois temos vivido experiências únicas neste tempo", observou.

Maria Aquino, secretária de Saúde, se emocionou ao destacar a valorosa contribuição dada pelo SAMU no quadro descrito como caótico no início da pandemia.

"Foram momentos difíceis, não sei como teria sido sem este equipamento", disse.

A prefeita Denise Bayma, que na época da conquista do SAMU atuava como secretária de Saúde, relembrou a luta de quase 7 anos ao lado do ex-prefeito Roberto Bayma para trazer este serviço para a população.

"Foram muitas idas e vindas, mas hoje nos alegramos pela qualidade no atendimento ao nosso povo", observou.

O evento ainda reuniu os demais profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Secretários e vereadores também compareceram.

A animação foi por conta de Fyama Lima e, alem de muito forró, não faltou muita comida típica.

Fotos: Jotha Herre

#Saúde 17/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Enfrentamento: Vigilância Ambiental intensifica ações de combate às arboviroses em Bom Jesus

Uma parceria entre as Secretarias de Saúde de Bom Jesus e do Estado, através da Vigilância Ambiental, resultou em mais uma ação de enfrentamento e controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No dias 14 e 16, o carro fumacê esteve atuando na cidade e no Distrito de São José, com objetivo evitar o surgimento de novos focos do inseto.

Com uma quadra chuvosa bem intensa, o que acaba favorecendo a reprodução do mosquito, as autoridades alertam para que a população possa a ser mais vigilante, no dia a dia, no combate às arboviroses.

Fotos: Emanuel Dias

#Saúde 14/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Atividades: Programa leva ações de saúde para alunos da Escola Maria do Carmo Gonçalves

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou, na segunda-feira (13), 13 ações do Programa Saúde na Escola - PSE na Escola Maria do Carmo Gonçalves.

O dentista Plínio Assis e a técnica de saúde bucal Maria realizaram palestras sobre saúde bucal e uma escovação supervisionada com flúor em todos os estudantes presentes nos turnos manhã e tarde.

Na ação desta segunda-feira, aproximadamente 500 procedimentos foram realizados. A iniciativa visa promover educação em saúde com os estudantes para a prevenção da cárie dentária.

De acordo com Joana Monique, da coordenação de Educação em Saúde, o evento foi considerado sucesso. Ela revelou que outras unidades serão contempladas com atividades do PSE, que atua em diversas áreas, durante o ano letivo.

#Saúde 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Desempenho: Bom Jesus é destaque na III Mostra Aqui Tem SUS Bom Jesus ficou na 14ª posição em nível estadual, desbancando municípios de porte bem maiores
#Saúde 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Evento foi um sucesso: SMS de Bom Jesus envia representantes para 1ª Conferencia de Saúde Mental do Alto Sertão

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus esteve representada na primeira Conferência de Saúde Mental do Alto Sertão realizada ontem, 26, na Faculdade Santa Maria, em Cajazeiras.

Reunindo representantes dos municípios da região metropolitana de Cajazeiras, o evento, além de um momento de compartilhamento de experiências nas ações e serviços que contemplam a população carente desta ação, ainda se propôs a mostrar a necessidade de novas perspectivas que possibilitem uma melhor cobertura, capaz de atender à demanda.

"O evento foi muito proveitoso, pleitos importantes foram formatados e encaminhados para os governos estadual e federal, mostrando a necessidade de novos investimentos", disse Cristina Carolino, integrante da SMS de Bom Jesus.

Além de Cristina, que coordena a imunização, ainda estiveram presentes: Anderson Rolim, Gabriela Ferreira, Philomena Couras e Phellip Fernandez.

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS realizará dia “D” de vacina contra influenza. Quem pode ser imunizado? Conheça os principais sintomas da doença

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará realizando neste dia 30 de abril, na Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo, a partir das 08:00h, o dia "D" de vacina contra influenza.

De acordo com a coordenação de imunização, serão imunizadas as pessoas que se encaixam nos seguintes critérios: crianças de 6 meses e menos de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, forças de segurança (policiais), professores em sala de aula.

Sintomas da gripe influenza: febre, em geral acima de 38°C, seguida de dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de 3 dias. Os sintomas sistêmicos são muito intensos nos primeiros dias da doença.

Com a sua progressão, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantêm-se em geral por 3 a 4 dias, após o desaparecimento da febre.

Adulto - O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade

Criança - A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Idoso - quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

Podem ainda estar presentes na gripe influenza os seguintes sinais e sintomas: diarreia, vômito, fadiga, rouquidão, olhos avermelhados e lacrimejantes.

(Com informações do labtestsonline.org.br)

#Saúde 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura entrega fardamento e tabletes para os ACS's. ACE's, que também receberam material de trabalho

A prefeitura de Bom Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 13, na sede da SMS, a entrega de kits aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Endemias, com o objetivo de oferecer melhores condições para que estes profissionais possam desempenhar as suas funções.

Cada ACS, recebeu: uma mochila padronizada, um tablet, uma camisa e um boné. Já no caso dos Agentes de Endemias, apenas o tablet não fez parte dos kits.

Para Maria Aquino, Secretária de Saúde, "estes profissionais estão sempre na porta de entrada no serviço de saúde e, portanto, quanto mais condições de trabalho, melhor".

"Quem ganha com isso é a população. Já temos profissionais compromissados em servir bem, desempenhando suas funções. Ao realizarmos esta entrega, estamos dinamizando a produção dessas categorias", falou a secretária.

Para Petronila Abel, umas das mais antigas no quadro de ACS, a gestão vem demonstrando o compromisso com estas categorias.

"Estou muito feliz ao lado do meus colegas e só tenho o que reconhecer", disse ela.

Antônio Diniz, também ACS, reforçou a valorização que o governo municipal tem para com sua categoria.

"Temos que agradecer e fortalecer nosso compromisso com a gestão e, principalmente, com a população", observou.

#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mapeamento: SMS inicia segundo LIA do ano para identificar possíveis focos do Aedes Aegypti em Bom Jesus Durante três dias consecutivos, os agentes de endemias farão coletas de focos que venham a indicar possível infestação pelo mosquito causador da dengue
#Saúde 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Parceria entre Prefeitura de Bom Jesus e Governo do Estado contempla pacientes com cirurgias de catarata

Nesta segunda-feira, 29, uma parceria o Governo do Estado, através do programa 'Opera Paraíba', e Secretaria de Saúde de Bom Jesus beneficiou um grupo de pacientes com cirurgia de catarata.

De acordo com SMS, os pacientes contemplados passam antes por avaliação de especialistas e, só depois, são encaminhados para o procedimento.

"A visão é um dos sentidos muito importantes e vermos as pessoas tendo a oportunidade de recuperá-la é um sentimento de alegria", observou Maria Aquino, secretária de Saúde do Município.

#Saúde 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Humanização: Prefeitura de Bom Jesus realiza reforma e adquire novos equipamentos para casa de apoio em João Pessoa
#Saúde 15/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais Saúde: SMS realiza primeiro mutirão de pequenas cirurgias em Bom Jesus

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na semana passada o primeiro mutirão de pequenas cirurgias do ano.

Os procedimentos foram realizados na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo e beneficiou mais de duas dezenas de pacientes.

Para atender à demanda, a Secretaria de Saúde contratou o renomado médico cirurgião Dr. Paulo Artur.

"Esta é uma ação importante, pois mesmo se tratando de procedimentos não urgentes, as pessoas necessitam destes procedimentos e, sendo oferecidos aqui na cidade, evita o deslocamento para outros centros", disse Maria Aquino, secretária municipal de Saúde.

#Saúde 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais Qualidade: Prefeitura de Bom Jesus oferece curso de qualificação em APH e RCP para os profissionais do SAMU O treinamento prepara a equipe sobre como atuar nas mais diversas situações do dia a dia
#Saúde 11/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS de Bom Jesus realiza atividades educacionais e aposta na informação como importante aliada junto à população

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus tem intensificado as ações de conscientização e de orientações que podem ajudar na saúde preventiva da população.

Na quarta-feira, dia 09, na Policlínica, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Social e o Centro de Referência em Assistência Social-(CRAS), a SMS realizou uma roda de conversa com os membros Serviço de Fortalecimento de Vínculos da melhor idade, abordando o "Fevereiro Laranja Roxo", que objetiva a conscientização e tratamento de algumas doenças, como lúpus, Alzheimer, fibromialgia e leucemia.

No dia 10, as atividades se concentraram na comunidade de Cacaré e, desta feita, o público-alvo foram as pessoas portadoras de diabetes e hipertensão.

A enfermeira Manoela, o odontólogo Dr. Plinio, a auxiliar de consultório dentário Glersiane e agente comunitária de saúde Francilene Dias foram os profissionais envolvidas na ação.

"Nós acreditamos que a saúde começa a acontecer quando a informação chega até as pessoas. Nós temos profissionais capacitados que, com muita competência, fazem parte desse processo e estão de parabéns", observou Maria Aquino, secretária de Saúde.

#Saúde 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Bom Jesus: Secretaria de Saúde continua intensificando ações de enfrentamento à Covid-19
#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanhas: SMS de Bom Jesus realizará atividades para abordar Saúde Mental e Hanseníase A Secretaria de Saúde de Bom Jesus intensifica duas campanhas que, de forma simultânea, abordam duas temáticas importantes em se tratando de saúde pública
#Saúde 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanhas: SMS de Bom Jesus realizará atividades para abordar Saúde Mental e Hanseníase A Secretaria de Saúde de Bom Jesus intensifica duas campanhas que, de forma simultânea, abordam duas temáticas importantes em se tratando de saúde pública
#Saúde 14/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Bom Jesus destaca sucesso em mobilização de vacina contra Covid-19

De acordo com a Secretaria de Saúde de Bom Jesus, o "dia D" de vacinação contra a Covid-19, realizado no último sábado, dia 11 superou as expectativas.

Para Cristina Carolino, coordenadora de imunização do município, o chamamento feito nos meios de comunicação foi importante para que as pessoas que se encaixavam no público-alvo procurassem a Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo.

Segundo ela, teve ainda uma equipe móvel que se dirigiu para atender algumas situações específicas para que todos tivessem acesso à vacina.

Foram imunizados adolescente de 12 anos acima com a primeira dose, atualização da D2, dose de reforço para pessoas acima de 18 anos com 5 meses ou mais da segunda dose da Pfizer, Coronavac ou Astrazenica e dose adicional em pacientes após 28 dias da segunda dose da Pfizer, Astrazenica ou Coronavac acima de 18 anos e com alto grau de imunossupressão.

"Foi uma mobilização considerada como positiva, pois nossa população compreendeu que a vacina é a solução cientifica para vencemos esta guerra", disse Cristina Carolino.

#Saúde 10/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com quase 100% da população vacinada, Bom Jesus aparece em 1º lugar em cobertura vacinal na macrorregião de Cajazeiras A secretaria de Saúde comemora um dado que para a equipe de vacinação não é surpresa, diante das estratégias usadas nas mobilizações de vacinação contra a COVID-19
#Saúde 09/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Bom Jesus realizará “dia D” de vacina no sábado; confira os públicos-alvo

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, estará realizando no próximo sábado, dia 11, das 8h00 às 11h00, mais um "dia D" de vacina contra a Covid-19, tendo como público-alvo os adolescentes a partir de 12 anos para receberem a primeira dose, D2 para quem se encontra em atraso, dose de reforço para pessoas acima de 18 anos que estão com 5 meses ou mais da segunda dose da Pfizer, Coronavac ou Astrazenica.

Ainda será aplicada a dose adicional em pacientes que contabilizem 28 dias após a segunda dose da Pfizer, Astrazenica ou Coronavac, acima de 18 anos e com alto grau de imunossupressão.

Cristina Carolino, coordenadora de imunização da SMS/BJ, lembra que as pessoas precisam manter o ciclo vacinal atualizado para que as defesas do organismo possam, em caso de contaminação pelo novo coronavírus, apresentar uma melhor resposta.

"A vacina ainda é nossa maior arma contra esse inimigo, por isso devemos nos vacinar", observou.

Ele lembrou que é importante que todos, ao se dirigirem até a unidade de saúde Eliza Bandeira de Melo, não esqueçam os cartões do SUS e de vacina, bem como que façam uso de máscara e álcool em gel nas mãos.

Foto: Arquivo SMS

#Saúde 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza mutirão e dezenas de pessoas recebem atendimento oftalmológico em Bom Jesus Para atender à população, a prefeitura contratou o médico oftalmologista Cícero Petrônio, que realizou os atendimentos na sede da secretaria de saúde
#Saúde 07/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gestação com saúde: SMS de Bom Jesus desenvolve atividades com fisioterapeutas com grupo de gestantes Vários cuidados se fazem necessários para uma gestação tranquila e, entre esses, a saúde deve estar em primeiro lugar
#Saúde 28/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prevenção ao câncer de próstata: Secretaria de Saúde considera positivo o “Dia D” de ações do “Novembro Azul” Ainda na programação que marcou o encerramento do “Novembro Azul”, foram oferecidos exames do toque retal e o encaminhamento das solicitações para realização do PSA.
#Saúde 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Bom Jesus e “Amigos do Peito” promovem mutirão de mamografia no sábado (27) Além das mamografias, serão realizados exames de prevenção para mulheres com vida sexual ativa, porém atrasadas com este procedimento
#Saúde 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D” de vacinação em Bom Jesus superou expectativas e município já recebeu novas doses

Seguindo o planejamento que visa reforçar e, ao mesmo tempo, conscientizar a população para completar ou até iniciar o esquema vacinal, a Secretaria de Saúde de Bom Jesus aderiu à mobilização estadual e realizou o "Dia D" de vacina contra a Covid-19.

Conforme divulgado, foram imunizados os seguintes públicos-alvo:

Adolescentes a partir de 12 anos com a primeira dose (D1);

Dose de reforço 5 meses após a segunda dose para pessoas acima de 18 anos;

Dose adicional após 28 dias da D2, para pessoas acima de 18 anos com alto grau de imunossupressão.

A secretária de Saúde, Maria Aquino, agradeceu a dedicação de todos os profissionais que se dedicaram nesta missão.

"O avanço na vacina é um importante aliado para o controle desta doença que já tem nas causado grandes perdas. Enquanto gestão pública de saúde, nós estamos fazendo a nossa parte e cabe às pessoas fazerem a sua", disse a secretária.

De acordo com a coordenação de imunização, o resultado foi extremamente satisfatório. O destaque, segundo o órgão, foi a procura de idosos para tomar o reforço.

Nesta segunda-feira, o município recebeu da Regional de Saúde o total de 102 doses, sendo 84 Pfizer D2 e 25/D2 da AstraZeneca para ajuste.

#Saúde 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Novembro Azul”: Secretaria de Saúde de Bom Jesus intensifica ações de combate ao câncer de próstata

Como aconteceu na campanha "Outubro Rosa", a sede do governo municipal de Bom Jesus ganhou iluminação temática em alusão ao "Novembro Azul", mês dedicado à conscientização para a saúde preventiva em homens, no tocante aos cuidados com a próstata.

Além da Prefeitura, o portal recém-inaugurado no Distrito de São José também teve sua iluminação adaptada para a mobilização.

A Secretaria de Saúde vem intensificado as ações com profissionais na realização de exames e encaminhamentos se necessários, bem como com rodas de conversas alertando sobre a importância de rotineiramente realizar acompanhamento junto ao médico.

Confira a programação:

- Semanalmente roda de conversas com a equipe multiprofissional.

- Dia 18/11 - terá o "Dia D" do "Novembro Azul" no Distrito do São José com realizações de vários serviços de saúde.

Dia 26/11 - encerramento com "Dia D" na UBS Eliza bandeira de Melo, sede.

Assim como outros tipos, o câncer de próstata age silenciosamente, mas se detectado precocemente pode ser eliminado.

#Saúde 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Covid-19: Desempenho na vacinação de D2 em Bom Jesus é premiado pelo governo do Estado

O desempenho do município de Bom Jesus na campanha de vacinação contra a COVID-19, na chamada D2, acaba de ser reconhecido e premiado pelo governo do Estado.

No programa institucional desta segunda-feira, o governador João Azevedo trouxe a relação de municípios que alcançaram este desempenho e que, portanto, tiveram suas equipes premiadas. Ao elencar os municípios, o chefe do executivo estadual citou o nome de nosso município.

O reconhecimento em rede estadual de rádios foi comemorado pela secretária de Saúde, Maria Aquino, que disse estar muito feliz pelo desempenho da equipe de vacinação.

"Não tem como descrever o sentimento de alegria que nos contagia neste momento. Por ser uma premiação merecida diante do compromisso de nossos profissionais, celebramos a vida. Nesta corrida pela vida salvá-la é nosso maior prêmio", disse.

A gestora ainda destacou ainda todo o apoio logístico da gestão municipal e revelou que a prefeita Denise Bayma tem se colocado sempre à disposição da Secretaria no que for preciso para o bom desempenho da imunização da população.

A gestora fez questão, no entanto, de reconhecer os esforços do governo em motivar os municípios e disparou: "O governador João Azevedo tem sido um grande aliado nesta guerra e seus esforços são de grande valia".

Segundo Cristina Carolino, da Coordenação de Imunização, a vacinação, a título de segunda dose, tem avançado e já ultrapassou 75% do público-alvo.

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Outubro Rosa: SMS de Bom Jesus realiza roda de conversa com mulheres e destaca importância da saúde preventiva

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus realizou na manhã desta quarta-feira, 27, na Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo, uma roda de conversa marcando o encerramento das atividades do "Outubro Rosa".

Nesta atividade, estiveram envolvidos vários profissionais de saúde, objetivando conscientizar as mulheres da importância dos exames preventivos contra o câncer de mama e do colo do útero, que estão entre as doenças que mais matam as mulheres na atualidade.

"As ações são permanentes durante todo o ano, mas como acontece mundialmente, intensificamos durante o mês de outubro os cuidados importantes para a saúde da mulher", disse Joana Monique, coordenadora da Atenção Básica do Município.

Para ela, as pessoas não devem esperar apenas por campanhas como esta, por exemplo, e que no primeiro sinal de anormalidade o médico deve ser procurado.

"Todo dia é dia de cuidar da saúde e estamos com nossas equipes sempre prontas para atender à população", concluiu.

A secretária de Saúde, Maria Aquino, que esteve presente ao evento e representou a prefeita Denise Bayma, destacou a importância de momentos como este, reforçando que todas as mulheres devem, dentro das orientações da SMS e do Ministério de Saúde, realizar os exames com frequência.

"Hoje temos a cura para diversos tipos de câncer. Contudo, uma prática de bons atos pode prevenir que ele nos atinja. No caso de diagnóstico, quanto mais cedo melhor. Cuidar-se é também um toque de amor", pontuou.

#Saúde 18/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE “Dia D”: Campanha de multivacinação foi realizada com sucesso em Bom Jesus

Realizado pela Secretaria de Saúde de Bom Jesus no último sábado (16), o "Dia D" de multivacinação pode, segundo a Coordenação de Imunização da SMS, ser considerado extremamente positivo.

A mobilização teve o objetivo de promover a atualização da caderneta de vacinação, sendo uma medida de suma importância para que estas pessoas possam estar imunizadas contra várias doenças.

É importante destacar que a atualização já vinha sendo desenvolvida simultaneamente com a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Município.

#Saúde 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 25 Setembro: Secretaria de Saúde promoverá “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 em Bom Jesus

A Secretaria de saúde de Bom Jesus, dentro das ações de enfrentamento à Covid-19, se para continuar o avanço de imunização da população e promoverá no próximo dia 05, sábado, mais um "Dia D" de vacinação.

Simultaneamente, as equipes estarão atendendo na Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo, na sedem e na UBS do São José.

Segundo a coordenação de Imunização, a mobilização será exclusivamente de D1 para o público com idade acima de 18 anos que não iniciaram o esquema e D2 para aqueles que estão com a segunda dose em atraso, salientando que o atendimento será somente para a população do território paraibano e será obrigatório portar o cartão do SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde destaca que as ações bem sucedidas do Plano Municipal de Imunização fizeram com que, pelo segundo dia consecutivo o boletim da Covid-19 fosse zerado em Bom Jesus.

Importante!

Apenas os imunizantes do Butantan e Pfizer estarão sendo disponibilizados.

#Saúde 01/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dias de atendimento médico clinico geral no mês de SETEMBRO
#Saúde 01/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMS convoca funcionários da saúde para prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2021 A SMS convoca todos os profissionais da saúde para comparecerem a prestação de contas que será no dia 02 de Setembro, na Câmara Municipal, às 7:30
#Saúde 22/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Contra a Covid-19: Saúde de Bom Jesus já imunizou mais de 98 % da população com a primeira dose da vacina

De acordo com dados apontados pela secretária municipal da Saúde de Bom Jesus, Maria Aquino, 98,3 % da população inserida no Plano Nacional de Imunização já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

"Com relação à aplicação da segunda dose, os números estão em ascendência no nosso município e, com fé em Deus, com ciência e a dedicação de nossos profissionais, estamos vencendo esta guerra. Não podemos baixar a guarda em nenhum momento. Todos os cuidados ainda são aliados importantes para erradicarmos esta doença", disse a secretária.

Na semana passada, foi iniciado o atendimento ao público na faixa etária de 18+ e, de acordo com Cristina Carolino, Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, com a chegada de nova remessa, a vacinação dessas pessoas será retomada.

"Estamos só aguardando este envio e, tão logo ele aconteça, estaremos programando e divulgando uma data", disse Cristina Carolino.

De acordo com o último levantamento no município de Bom Jesus, os dados oficiais são:

Doses recebidas: 2.328

Doses aplicadas D1: 1.526

Doses aplicadas D2: 555

Dose Única: 42

#Saúde 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Saúde de qualidade: Secretaria Municipal realiza mutirão de pequenas cirurgias em Bom Jesus

Na terça-feira, 10, quase duas dezenas de pequenas cirurgias foram realizadas na cidade de Bom Jesus, tendo como local a Unidade Básica de Saúde Eliza Bandeira de Melo.

Para que estas pessoas fossem contempladas na sede do município, sem a necessidade de deslocar para outros centros, a Secretaria de Saúde, dando cumprimento a uma determinação da prefeita Denise Bayma, contratou o médico Dr. Paulo Artur para a realização dos procedimentos de cistos sebáceos, sinais, verrugas, nevos, biopsias de lesões de pele, dentre outros.

Para Maria Aquino, secretária de Saúde, esta ação mostra que a população está recebendo os serviços dentro de um patamar de qualidade.

"São ações simples, mas que valem muito para quem precisa. Aqui, as pessoas estão perto de casa e têm toda a comodidade que precisam quando se trata de saúde. O bem servir é a nossa meta", disse ela.

#Saúde 01/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pandemia: Secretaria de saúde de Bom Jesus começará a vacinar 30+

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Bom Jesus, confirma para a próxima amanhã, dia 02, a vacinação contra a Covid-19 na faixa etária de 30+, público geral sem comorbidades.

Para serem imunizados, os interessados terão que se dirigir até a sede da Secretaria de Saúde, munidos do cartão de vacina e cartão do SUS.

No tocante à vacinação, a semana termina com os seguintes números:

Doses recebidas: 1.978

Doses aplicadas D1: 1.291

Doses aplicadas D2: 506

Dose Única: 35

Obs. Dados obtidos até o dia 29.

Importante!

Serão 35 fichas e, apenas pessoas no território Paraibano serão imunizadas.

#Saúde 18/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Avançando: Prefeitura de Bom Jesus anuncia vacinação contra Covid-19 para faixa etária de 35 acima

A Prefeitura de Bom Jesus, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia para a próxima segunda-feira, dia 19, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de a partir de 35 anos e sem comorbidades.

Com a vacinação dessa nova faixa, a Secretaria de Saúde dá mais um passo importante para atingir a meta de imunização da população.

Para receber o imunizante, a pessoa deverá ir até a sede da Secretaria a partir das 08 horas da manhã, fazendo uso da máscara e portando os cartões de vacina e do SUS.

A secretária Maria Aquino comunica que serão entregues 145 fichas e que apenas pessoas residentes no território do município de Bom Jesus serão vacinadas.

#Saúde 16/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Julho Amarelo: Secretaria de Saúde de Bom Jesus intesifica campanha e desenvolve ações contra Hepatite

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, através da Atenção Básica, intensificou atividades da Campanha Julho Amarelo, com vistas à conscientização da população no combate às hepatites virais no município, principalmente nos dias 14 e 15, os chamados "Dias D".

A programação constou de rodas de conversas com Eliza Bandeira de Melo, nas unidades de saúde da sede, e com Leopoldina Moreira Cartaxo, no distrito de São José, além de distribuição de panfletos e realização de testes rápidos para Hepatites B e C em todos os presentes.

"Todo dia é dia de combatermos e orientar sobre estas doenças que, por ano, atingem muitas pessoas. O mês de julho serve para alertar à população que é precisamos estar sempre atentos" - disse Joana Monique, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF.

#Saúde 05/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeita Denise Bayma faz entrega de câmara fria para a secretaria de saúde

A prefeita Denise Bayma esteve na manhã da última sexta-feira 02, fazendo oficialmente a entrega da câmara fria, à secretaria de saúde do município. Para evitar aglomeração, além da prefeita, estiveram presentes a secretária de saúde Maria Aquino e a coordenadora de imunização Cristina Carolino.

Segundo a informações o equipamento foi uma doação da Energisa via Energia do Bem e Movimento Unidos pela Vacina. Na Paraíba cerca de 5 cidades foram contempladas com esta conquista, que está diretamente ligada ao desempenho da vacinação contra a Covid-19.

Em nosso município, por exemplo, já nos aproximamos a 80% da vacinada com a primeira dose. "Esta é uma conquista de muita importância, principalmente diante da luta pela vida. Só temos que agradecer aos profissionais pela dedicação e aos doadores, por este ato tão humanitário. Feliz de mais" disse a prefeita Denise Bayma.

Um equipamento como este, pode custar até 20 mil reais.

#Saúde 29/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Amanhã: Secretaria de Saúde de Bom Jesus estará vacinando com e sem comodidades, confira!

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus, por meio da Coordenação de Imunização, comunica que nesta quarta dia 30, estará realizando na sede da secretaria, a vacinação contra Covid-19 em pessoas na faixa etária de 18 a 59 anos, com comorbidades e pessoas de 45 a 49 anos sem comorbidades.

De acordo com Cristina Carolino, todos que se encaixam nestes critérios, deverão comparecer na secretaria de saúde a partir das 8h fazendo uso de máscara e respeitando o distanciamento. É importante que não esqueçam o cartão do SUS e o de vacina se tiver. Só serão imunizadas pessoas residentes no território Paraibano.

#Saúde 02/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Coordenação do SAMU Bom Jesus informa número para caso linha 192 passe por problemas tecnicos

A Coordenação do SAMU de Bom Jesus informa que temporariamente a linha 192 está com problemas.

Tendo que ligar mais de uma vez, caso não consiga a ligação pelo 192, podem ligar no número fixo a cobrar ou via Whatsapp 3532-2900.

Alice Caroline - Coordenadora do SAMU Bom Jesus UBS 10

#Saúde 12/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura municipal saúda todo os enfermeiros pelo Dia Internacional do Profissional de Enfermagem

Todo nosso respeito aos profissionais da enfermagem que estão no dia a dia lutando na linha de frente das batalhas enfrentadas por esses guerreiros da saúde.

Enfermagem é mais que uma profissão, é amor em cuidar das pessoas.

#Saúde 05/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeita Denise Bayma manifesta interesse em aderir ao Consórcio de Vacina

A prefeita Denise Bayma manifestou hoje seu interesse em firmar PROTOCOLO DE INTENÇÕES, com a finalidade de aderir a consórcio público a ser instituído para a aquisição de vacinas para enfrentamento à pandemia da COVID-19; além de aquisição de medicamentos; equipamentos e outros insumos de interesse dos municípios.

O consórcio público será regulamenta do pela Lei Federal nº 11.107, de 06 de abril de 2005 e Decreto Federal nº 6.017, de 17 de janeiro de 2007. O Poder Executivo se compromete a submeter o protocolo de intenções a referendo da Câmara de Vereadores, nos termos do artigo 5º, caput, a Lei Federal nº 11.107/2005, estando ciente que após a ratificação pela Legislativo Municipal, o protocolo de intenções será convertido em contrato de consórcio.

#Saúde 02/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde promove o Março Lilás com campanha de prevenção ao câncer de colo de útero

No dia 08 de março, Dia da mulher, estará sendo realizado na UBS Eliza Bandeira de Melo uma manhã educativa para as mulheres sobre o tema, realização de prevenção e distribuição de brindes.

A campanha Março Lilás, mês alusivo ao combate ao câncer de colo de útero, tem o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção, mais conhecido como Papanicolau.

#Saúde 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde lança campanha de conscientização no Carnaval

Neste Carnaval, troque de máscara, não brinque com o Corona vírus.

Assim como tantas outras coisas que mudaram durante a pandemia, a folia de carnaval deste ano será diferente.

Para proteger a sua saúde e a saúde de todos, seja responsável e faça sua parte. Ajude a reduzir a propagação do coronavírus!

#fiqueemcasa #naoaglomera

#Saúde 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gravidez não é brincadeira de Criança! 01 a 08 de fevereiro - Semana de combate à gravidez na adolescência
#Saúde 26/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saude de Bom Jesus encerrou hoje as ações do Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saude de Bom Jesus, finalizou hoje (25) as ações do novembro azul realizadas neste mês de novembro.

Durante todo o mês foi realizado ações de conscientização sobre a saúde do homem.

O novembro azul, é uma estratégia usada para sensibilização e conscientização para diagnóstico precoce do câncer de próstata, mas sem esquecer das demais patologias.

Foram realizados diversas atividades e procedimentos durante todo mês, buscando sempre mostrar a importância desse cuidado diariamente. A participação dos homens em todas as atividades se deu de forma expressiva. Onde queremos mais uma vez parabeniza-lós pela participação e parabenizar a todos da equipe multidisciplinar pelo empenho e sucesso nas ações. Disse a Secretária de Saúde Maria Aquino.

Foram realizados em torno de 120 atendimentos, onde foram feitos verificação de pressão arterial, peso, glicemia. Realização de testes rápidos de HIV, hepatite b e c, sífilis, toque retal e solicitação de exame laboratorial PSA e usg da próstata para todos.

Além de distribuição de preservativos, panfletos e kit's de saúde bucal.

A campanha do Novembro Azul, contou com a participação de toda equipe da Saude da Família com a médica Dra Kilvia, as enfermeiras Joana Monique e Tereza Emanuela, das Técnicas de enfermagem Any Mary, Mirian e Luciene Ferreira, dos agentes de Saude Toinho Diniz, Francilene, Petronila, Cristina e Sônia e da Enfermeira Francisca Abel do Distrito de São José, além da enfermeira Bia e Assistente Social Zeneide da Farmacêutica Gabriela Almeida. Além da Técnica Bucal Gleysiane, do Dentista Plínio e da Auxiliar Sara e do recepcionista Diego.

Para todos os profissionais envolvidos foi muito importante a partiipação dos homens, mostrando que esse preconceito no municipio de Bom Jesus não existe, pois a cada ano mais homens participam das ações do Novembro Azul.

#Saúde 24/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de saude alerta sobre a pandemia do Corona virus e pede para usar a máscara

A Secretaria Municipal de Sau´de de Bom Jesus pede a` todos os pacientes que apresentarem sintomas gripais(tosse seca ou produtiva, febre, dor de cabec¸a, nariz escorrendo, cansac¸o...) que busquem atendimento no Centro de Enfrentamento ao Covid-19 o qual funciona de Segunda a` Quinta, no hora´rio das 18:30 a`s 21:30 da noite.

No Centro de Enfrentamento, a me´dica plantonista, fara´ a avaliac¸a~o do paciente, bem como, a orientac¸a~o quanto a testagem e tratamento adequados.

Reforc¸amos mais uma vez a importa^ncia do uso da ma´scara e higienizac¸a~o das ma~os.

@saude_bomjesus20

#JuntosSomosMaisFortes

#NovembroAzul

#PrefeituraMunicipalBomJesusPB #BomJesusPB #BomJesus #Paraiba #Brasil #Gesta~o #Prefeitura #OtrabalhoContinua #BomJesusEmBoasMa~os

#Saúde 10/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Bom Jesus através da Secretaria de Saude, realiza entrega de prótese dentária, para pessoas carentes do mu

A gestão do Prefeito Roberto Bayma, segue fazendo história no município de Bom Jesus, principalmente da área de saúde, pasta esta, que até bem pouco tempo era comandada pela Dra. Denise Bayma que se destacou pelas inúmeras ações, que por décadas, eram esperadas pela população. Uma das últimas conquistas que teve a participação da ex-secretária foi a adesão por parte do município, ao programa "Brasil Sorridente".

Mesmo sendo um programa federal, poucos municípios da região contam com essa capacidade de oferecer assistência bucal, compreendendo a consulta e um laboratório que faz a confecção das prósteses dentárias. Tudo isso, sem a necessidade das pessoas se deslocarem para outras cidades. Diante da pandemia o procedimento se dá por agendamento.

Acompanhamos hoje 10, o andamento deste serviço que é oferecido ao povo todas as quartas-feiras. Mensalmente 50 pessoas serão beneficiadas.

Conversamos com o Arlan Albuquerque, técnico em odontologia que destacou a importância deste serviço para a comunidade.

Para Dr. Plínio, o fato das pessoas poderem recuperar a mastigação dos alimentos é algo realmente muito importante. O profissional reforçou aquele ditado popular que diz: a saúde começa pela boca.

#Saúde 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em meio a pandemia Secretaria de Saude Bom Jesus aquece a economia e pagou o PMAQ

A semana começou com uma boa notícia para os servidores da secretaria de saúde de Bom Jesus, que fazem parte do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Segundo a secretária da pasta Maria Aquino, foram quase 20 mil reais injetados na economia da cidade e, neste momento de pandemia, esta iniciativa surge trazendo mais oxigênio para o setor do comércio.

O pagamento refere-se ao exercício de 2019, o município conseguiu mais uma vez alcançar resultados extremamente positivos, dentro é claro, da metodologia do PMAQ.

FIQUE SABENDO:

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território.

ASCOM

#Saúde 30/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação em Bom Jesus já atingiu mais de 100% na 1ª etapa da vacina de idosos e profissionais da saude e 65

A Coordenadora da Campanha de Vacina do Município de Bom Jesus, Cristina Carolino, comemorou o resultado inicial da campanha de vacinação contra a influenza em Bom Jesus,que iniciou no dia 23 de março e já atingiu nessa primeira etapa 128% idosos e 114,5% profissionais de Saúde, já no geral mais de 65% foram vacinados.

A vacinação dos idosos aconteceram em suas residências, a vacina imuniza contra a influenza, e muitos idosos que estão na área de risco com a vacina diminui esses riscos da gripe h1n1.

Já os profissionais de saúde também, receberam a vacina na Unidade Básica de Saúde, Eliza Bandeira e estão também imunizados, os profissionais de Saúde hoje vivem na linha de frente e são pessoas vulneráveis.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciou no dia 16 abril, contra a Influenza vai até o dia 8 de maio, com o objetivo de imunizar os profissionais da força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Secom PMBJ

#Saúde 27/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Roberto Bayma, intensifica ações no combate ao Coronavírus e realiza barreira sanitária na cidade de Bom Jesus

O Prefeito Roberto Bayma, (PP) intensifica barreira sanitária na cidade de Bom Jesus. Veículos são higienizados e pessoas são verificadas a temperatura.

Alem da barreira sanitária o Prefeito Roberto Bayma, tem realizado através da Secretaria de Saúde a sanitização de todos estabelecimentos e prédios públicos, a missão e combater o Coronavirus COVID-19 no município.

Outra ação importante que está sendo realizada é a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e correspondentes bancários no sentido de orientar o uso de máscaras e evitarem aglomerações. O distanciamento social está mantido no município, para evitar que tenhamos confirmação de casos do corona vírus.

Secom PMBL

#Saúde 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Municipio de Bom Jesus registra 1º caso de Coronavírus COVID-19, paciente está em quarentena

O Município de Bom Jesus, no alto sertão da paraíba, distante 496 km da capital João Pessoa, registrou na tarde desta terça feira (14), o primeiro caso confirmado de coronavírus COVID_-19, o paciente, está em quarentena e com acompanhamento médico, já que apresenta sintomas leves da doença.

O prefeito municipal de Bom Jesus, Roberto Bayma, tomou conhecimento através da secretaria de Saúde que tem a frente a Secretária Maria Sampaio de Aquino, e determinou que fosse feito todos os procedimentos que manda a OMS e o Ministério da Saúde, como também determinou que fosse cumprido o Decreto 04/2020 que determina Isolamento Social, e que todas as medidas de prevenção fossem realizadas.

O prefeito Roberto Bayma, pede a população para não entrarem em pânico, pois todas as providencias estão sendo tomadas, e que o município continuará trabalhando, nos sentido de combater esse vírus no ambito geral, com politicas que esta sendo adotadas desde o inicio da pandemia no Brasil.

Veja a Nota da Secretária de saude

A Secretaria de Saúde de Bom Jesus PB vem através do presente, em virtude da confirmação do primeiro caso de COVID-19 em nosso município, informar à população que todas as medidas de controle sanitário e acompanhamento do caso foram realizadas em tempo hábil e que o paciente se encontra isolado em quarentena domiciliar por apresentar sintomas leves. A Secretaria realizou o levantamento de quais pessoas tiveram contato com o mesmo para monitorar suas situações.

Outrossim informamos ainda, que por questões éticas que resguardam o sigilo de dados do usuário, esta Secretaria se resguarda no direito de não divulgar dados pessoais do mesmo, prevalecendo seu direito à privacidade.

Desta forma, ressaltamos a importância do cumprimento do que determina a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde no tocante ao isolamento social como principal ferramenta para controle da disseminação do vírus.

Bom Jesus PB, 14 de abril de 2020.

Maria de Fátima Sampaio de Aquino

Secretária de Saúde

#Saúde 27/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Saude vacina contra o sarampo e procura esta acima das expectati

A Secretaria de Saúde do município de Bom Jesus, que tem como Secretária a enfermeira Dra. Denise Bayma, iniciou a campanha de vacinação contra sarampo dia 10/02 e se estenderá até o dia 10/03/2020 . O dia D aconteceu dia 15/02 no município de Bom Jesus e dia 18/02 no distrito de São José. É uma campanha nacional do ministério da saúde para atualização da vacina triplo viral.

Ela esta dividida por faixa etária, nessa etapa o grupo é todos que estão com 5 a 19 anos.Foram avaliados no São José 63 crianças e adolescentes apenas 03 tomaram a vacina. Já na cidade de Bom Jesus até agora foram avaliados 70 crianças e adolescentes e apenas 01 tomou a vacina. É sinal de que as mães estão cumprindo com suas obrigações com seus pequenos, vacinando em dias e participando de todas as campanhas.

A Secretária de Saúde Dra Denise, disse que é muito importante esse compromisso dos pais com seus filhos, principalmente imunizando os mesmos desde o nascimento até a idade exigida pela OMS. Só assim poderemos erradicar todas essas doenças, como Sarampo, Paralisia Infantil, Tétano, Difteria, Coqueluche, Tuberculose, Rubéola Cachumba. Todas essas doenças acontecem justamente quando as crianças não são vacinadas. Mais o nosso município tem esse compromisso, de prevenir e erradicar todas. A campanha se estende até o dia 10 de março, é preciso que as mães compareçam para vacinarem suas crianças na Unidade Básica de Saúde do nosso município.

SECOM PMBJ

#Saúde 27/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Bom Jesus realiza mutirão de ultra sonografia

A Prefeitura de Bom Jesus PB, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 11/02/2020, um mutirão para realização de exames de ultra sonografia, com o intuito de atender a demanda reprimida de atendimentos no município.

Os atendimentos aconteceram na sede da UBS, Elisa Bandeira de Melo, e os exames foram realizados pelo médico Pablo Leitão, que atendeu cerca de 50 pacientes com encaminhamentos para realização dos exames especializados, como: abdominal total, obstétrica, vias urinárias, mamã e transvaginal.

Segundo a secretária de Saúde do município, Dra. Denise Bayma, a ação, assim como outras promoções que vem sendo realizadas pela prefeitura, teve o intuito de atender o mais breve possível os munícipes que estavam aguardando o atendimento através de outros órgãos e que, para reduzir o tempo de espera e até facilitar o acesso de todos, foi realizada a parceria com o médico para que os procedimentos pudessem ser executados na cidade.

"A Prefeitura e a Secretaria de Saúde, assim como a gestão como um todo, estão atentas às necessidades da população e estamos trabalhando para que possamos atender de maneira satisfatória o maior número de demandas possível, prova disto são as cirandas de serviços realizados em todo o município, mutirões de atendimento de mini cirurgia, ultrassonografia, e outros que já realizamos; Também disponibilizamos para à população; vacinação, procedimentos de fisioterapia, distribuição de panfletos educativos, ações de combate a proliferação do Aedes Aegypti, entre outras, além, é claro, de mantermos em funcionamento nosso laboratório municipal, os atendimentos na zona rural, inclusive com atendimento odontológico na sede e no Distrito de São José, acrescentou a secretária, Denise Bayma.

Secom PMBJ/ASCOM

#Saúde 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus realiza atividades com o Grupo Hiperdia

Foi realizado nesta segunda feira (11), na unidade de saúde Leopoldina Cartaxo- Âncora- São José, uma atividade coletiva com o grupo do Hiperdia.

A atividade foi realizada com apoio das agentes comunitários de saúde do São José: Cristina e Sônia, além da técnica de enfermagem: Maria Nascimento, a recepcionista: Natalia, Coordenadora da UB: Fran, Nutricionista: Cristiane Rolim, enfermeira: Joanna Monique.

Foi realizado pela equipe de saúde, os seguintes procedimentos:

- 21 aferição de PA,

- 21 glicemia,

- 21 circunferência abdominal,

- 21 avaliação antropométrica,

- além de testagem rápida( 21 HIV, 42 Hepatite B e C, 21 sífilis),

- 21 solicitação de exames laboratoriais de todos os presentes.

A nutricionista, Cristiane Rolim,fez avaliação de todos os participantes, além de orientações dietéticas.

A enfermeira Joanna Monique, fez orientações sobre sinais e sintomas, diagnostico, importância do tratamento e prevenção relacionados as patologias ( hipertensão arterial e diabetes mellitus).

A coordenadora da unidade de saúde, Fran em parceria com a SMS, disponibilizou um lanche para o grupo.

Foi marcado retorno para os mesmos serem avaliados pela médica da Unidade no mês de março.

SECOM PMBJ
ASCOM SMS

#Saúde 12/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Sáude de Bom Jesus faz balanço de atividades do ano de 2019

A Secretaria de Saúde do município de Bom Jesus, através da secretária da pasta Dra Denise Bandeira, realizou um levantamento de atendimentos em todas as áreas compreendidas nas unidades Básicas de Saúde do município entre a Sede e o Distrito de São José. Os números mostram que as atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde atenderam a toda a comunidade de forma satisfatória, inclusive com vários procedimentos tais como: pequenas cirurgias, ultra sonografia, oftalmologista, ortopedista, projeto visão, mamografia, exames laboratoriais, exames específicos no Ame Saúde e também na Capital João Pessoa, cirurgias eletivas, além do Tratamento Fora de Domicílio - TFD.

A Unidade de Saúde Eliza Bandeira de Melo, que fica localizada na sede, desenvolve ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade.

É composta por uma equipe multiprofissional: 01 médica, 02 enfermeiras, 01 técnica de enfermagem, 01 dentista, 01 auxiliar de consultório dentário, 06 ACS, (2 zona urbana, 2 zona rural, 2 no distrito de São José zona rural), 02 recepcionistas, 02 técnicas em farmácia, 01 farmacêutica, Equipe NASF composta (01 psicóloga, 01 nutricionista, 02 assistente social, 01 fisioterapeuta), 02 auxiliar de limpeza, 01 vigia.

Serviços ofertados: atendimentos básicos em clínica médica, atendimento de enfermagem; atendimento de odontologia, dispensação de medicamentos, verificação de sinais vitais, curativos, aplicação de injeções, retirada de pontos, visita domiciliar dos agentes comunitários de saúde, visita domiciliar de médico e enfermeiros, equipe do NASF.

Unidade de Saúde- Âncora no distrito do São José , Leopoldina Cartaxo com funcionamento diário com todos os serviços básicos.

Segue quantitativo geral de atendimentos do ano de 2019:

- Atendimento Médico: 3827 atendimentos

- Atendimento Enfermagem: 5796 atendimentos

- Atendimento Técnico de Enfermagem: 3202 atendimentos

- Atendimento Odontológico: 2226 atendimentos

- Atendimento Fisioterapêutico: 1757 atendimentos

- Atendimento NASF (Nutricionista, Psicóloga, Assistente Social): 3636 atendimentos

- Visitas Domiciliares do ACS’s: 16.111 visitas

Ultra Sonografias

QUANTIDADE

30/04/2019

23

12/06/2019

30

21/08/2019

35

23/10/2019

48

18/12/2019

43

TOTAL

179

PEQUENAS CIRURGIAS:

DATA

QUANTIDADE

01/09/2019

36 ATENDIMENTOS

ORTOPEDISTA:

DATA

QUANTIDADE

26/09/2019

50

OFTALMOLOGISTA:;

DATAS

QUANTIDADE

09/08/2019

24

30/08/2019

32

TOTAL

56

PROJETO VISÃO TOTAL:

QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS

509

MAMOGRAFIAS AMIGOS DO PEITO:

QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS

40

CONSULTAS E EXAMES REALIZADOS NA POLICLINICA, AME SÁUDE, JOÃO PESSOA.

QUANTIDADE DE CONSULTAS ESPECIALIZADAS EM 2019

650

QUANTIDADE DE EXAMES 2019

803

TOTAL

1.453

CIRURGIAS ELETIVAS REALIZADAS

25

A Secretária de Saúde Dra Denise Bandeira, disse que esse é o objetivo da administração do Prefeito Roberto Bayma, sempre oferecer o melhor atendimento, qualidade nos serviços oferecidos, humanização nos atendimentos e oferecer tudo o que está disponível na saúde para a população de Bom Jesus. A Nossa saúde hoje é reconhecido em todo o estado da paraíba, pela eficiência e transparência com que tratamos o nosso povo. Cidadão sadio é sinal vida longa. Nossa meta é sempre cada vez mais melhorar a nossa qualidade de vida da nossa população bonjesuense. disse

Secom PMBJ

#Saúde 27/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, realizou o 3º Mutirão de Pequenas Cirurgias com pacientes do município. No total, 11 pessoas, entre servidores públicos, médicos e enfermeiros se mobilizaram para atender os pacientes e realizar os procedimentos cirúrgicos que aconteceram na UBS, Elisa Bandeira de Melo, nessa segunda 27/01/2020.


No ano passado o 2º mutirão foi realizado e dezenas de pacientes foram atendidas. Agora foi realizado mais um e a secretaria de saúde do município de Bom Jesus, pretende realizar mais um outro até o final deste ano.

“São inúmeros os benefícios que a população tem com isso, como, por exemplo, os médicos que trabalham diretamente em nossas Unidades de Saúde, além destes mutirões de pequenas cirurgias”, disse, Dra. Denise Bayma, durante sua visita aos pacientes que estavam passando pelos procedimentos cirúrgicos na UBS, Elisa Bandeira de Mello.


Pequenas cirurgias para a retirada de cisto sebáceo, verrugas e condiloma são autorizadas para este tipo de mutirão. Tudo é acompanhado de perto por enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pelo médico cirurgião, Dr. Paulo Artur: “Toda nossa equipe da UBS conduzem todo o trabalho com muito afinco e dedicação, eles São os grandes responsáveis por todo o sucesso destes trabalhos que realizamos em nosso município disse a secretária municipal de saúde do município, Dra. Denise Bayma.

“ Por isso, devo agradecer imensamente o médico Paulo Artur além da equipe de servidores da Prefeitura que não medem esforços para atender com tanto carinho, atenção e respeito, nossos pacientes”, finalizou a secretária, que vem fazendo um excelente trabalho desde quando assumiu a pasta.

Os pacientes dizem se sentirem bem com o trabalho da Secretária Dra Denise, pois antes era preciso ir ao Hospital Regional, e muitas vezes não conseguíamos fazer as cirurgias, agora acontece aqui na UBS, na nossa cidade isso é gratificante. disse uma paciente após ter ter sido realizado um procedimento.






ASCOM/SMS e SECOM/PMBJ
#Saúde 23/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saude de Bom Jesus depois de intensificar o combate ao Aedes Aegypti comemora o baixo índice de infestação A Coordenadora de Vigilância em saúde da SMS, Cristina Carolino, comemorou o número baixo do índice de infestação predial na cidade de Bom Jesus, dos focos do Aedes Aegypiti. O índice deu baixíssimo, chegou a 0,4%, esse índice nunca foi alcançado em gestões anteriores. O trabalho tem surtido efeito.

“Acreditamos que as constantes campanhas de conscientização e a operação com máquinas costais fumacê podem ter uma relação com esse baixo índice. Porém, a população deve estar sempre alerta, pois não é porque esse índice caiu que ele se manterá assim, temos que manter o mesmo cuidado de sempre”, ressaltou Denise Bandeira de Melo Barbosa, secretária de Saúde do município.

Além disso, a Secretária Dra. Denise Bandeira, alertou que de janeiro a maio a cidade é sujeita a epidemias de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypiti, por conta das chuvas que banham nosso sertão nessa época. Por isso cobrou colaboração da população e reafirmou que o prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma, vem sempre colocando em pauta a importância de manter o ritmo de trabalho para evitar surtos.

Segundo Roberto, estratégia de prevenção é a melhor solução, pois além de evitar ou diminuir risco a saúde pública, também impacta na área financeira do município e no bem estar geral. “População orientada e principalmente consciente dos seus atos é sinal de progresso para a cidade”, afirmou o prefeito.










Secom PMBJ
#Saúde 14/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prevenindo o Aedes aegypti Secretaria de Saúde utiliza fumaçê costal no combate a dengue no distrito de São José e na Se A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus através da Vigilância Sanitária e da coordenação ambiental está se antecipando nas ações de combate ao mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika).


Nesta nova ação, um pulverizador costal (conhecido como máquina fumacê costal) foi utilizado como reforço ao trabalho dos agentes de endemias do município.

De acordo com a coordenadora da Vigilância ambiental, Cristina Carolino, o equipamento já está em campo.

O serviço não pode parar nem muito menos as ações de controle do Aedes aegypti. Essa foi mais uma atividade realizada pela coordenação de vigilância ambiental através dos ACE sob o apoio da SMS de Bom Jesus em todos os Pontos Estratégia da cidade e do distrito de São José.

Antes de trabalhar com o fumacê costal que objetiva matar aqueles mosquitos alados, os agentes de endemias fazem uma varredura nos locais escolhidos, na tentativa de eliminar os possíveis focos.

Além disso a secretaria de infraestrutura fez a limpeza dos terrenos baldios da cidade e está se programando para o mais tardar sexta feira, no distrito de São José.

Segundo a Secretária Dra. Denise Bandeira de Mello Barbosa, foi feito um levantamento rápido do índice de infestação predial pelo Aedes (LIA) na primeira semana de jan/2020 além de palestras educativa em todas as escolas municipais.





Secom PMBJ
www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 02:50:55