Bom Jesus, 16/09/2019
Prefeito Roberto Bayma , participa na Câmara Municipal do Orçamento Participativo e mostra ações para 2020

O Prefeito Roberto Bayma (PSD), do município de Bom Jesus no alto sertão paraibano, participou na manhã de ontem quinta-feira (12),  na Câmara Municipal do Orçamento Participativo. O Prefeito acompanhado da equipe técnica das finanças do município (contadores), fez uma explanação sobre as ações que serão implantadas no ano de 2020.

O Orçamento Participativo   receberá da população propostas sobre obras e outras ações a serem desenvolvidas pela gestão municipal. Roberto  Bayma falou da importância do Orçamento Participativo, já que a sociedade participa indicando suas ações,  que  precisam estarem prontas para serem anexado ao Orçamento, que passará por aprovação da Câmara Municipal.

Estiveram presentes a Câmara Municipal todos os Secretários Municipais, funcionários e a sociedade civil organizada. Além dos Contadores e auxiliares técnicos. como também do Presidente da Câmara Ediney Pereira e demais vereadores.

Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Esses processos costumam contar com assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram "furtados".

No processo de Orçamento Participativo, o governo consulta a população, a partir de reuniões abertas à sociedade, sobre as suas demandas prioritárias e o que incluir na Lei Orçamentária Anual. Sob esse aspecto, a definição do orçamento tem sido um exercício de participação de toda a comunidade.

Secom PMBJ