Bom Jesus, 16/08/2019
Secretária de Educação de Bom Jesus participa do 17º Forum Nacional dos Dirigentes em Educação na BA

A Secretária de educação do município de Bom Jesus, PB, no  alto sertão paraibano, Aucione Leite. Está  participando na cidade de Mata de São João BA, do 17º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, realizado pela UNDIME  de 13 a 16 de agosto.

A partir do tema "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem", o evento tem por objetivo debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira.

Na Costa do Sauípe, ao longo dos quatro dias de programação, de terça-feira (13) até a sexta-feira (16), o evento pretende mobilizar cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

A primeira conferência, abordou o tema do evento,  ministrada em conjunto pelo professor e pesquisador, Jose Marcelino de Rezende Pinto; o filósofo, Cipriano Carlos Luckesi; e a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin. Para a cerimônia de abertura contou com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

No dia 14 houve uma mesa-redonda cuja proposta foi debater o novo Fundeb. Para falar sobre o assunto: Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Josué Modesto, Secretário de Educação do Estado de Sergipe e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); o senador Flavio Arns, relator da PEC 65/19; e Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos.
Ainda no dia 14, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai apresentar apresentou o catálogo e mapa de escolas de educação básica no Brasil.

No dia 15, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à conferência “Metodologias ativas para a promoção da aprendizagem com o educador e pesquisador João Manoel Moran. Na sequência, foram  realizados mincursos sobre diferentes assuntos. E no dia 16 o palestrante Eduardo Shinyashiki vai falar sobre “Competências Socioemocionais: aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”.

O último dia do 17º Fórum Nacional da Undime trouxe para o debate a temática do trabalho infantil. Durante a mesa-redonda "Criança não deve trabalhar. Infância é para sonhar", os participantes tiveram acesso a números sobre o problema social no país e foram apresentados a ferramentas que podem ser utilizadas para combater a prática. Segundo o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil da Bahia, o estado está em terceiro lugar no cenário nacional quando o assunto é crianças e adolescentes trabalhando. A estimativa é que cerca de 2,5 milhões ainda façam o papel de adultos em todo território nacional.

A Secretária de Educação Aucione Leite, disse está muito lisonjeada, por participar de um evento tão importante para educação do nosso País, e principalmente aqui aprendemos muitas coisas importantes que poderemos implantar em nosso município. Agradecer ao Prefeito Roberto Bayma pela oportunidade, que nos está dando, num momento tão difícil que passa a educação do nosso Brasil. Bom Jesus, é pequeno mais sempre está participando de tudo, porque temos um gestor responsável e que luta pelo desenvolvimento da nossa cidade e o bem estar do nosso povo. Finalizou

Delegação dos Dirigentes municipais da Paraíba.  Presidente, vice presidente e secretária executiva da UNDIME PB.
Jocerlan Guedes com UNDIME