Bom Jesus, 07/04/2019
CRAS de Bom Jesus realiza Palestra sobre o dia mundial autismo

A Secretária de Assistência Social, Elizaneide Moreira e a Coordenadora do CRAS, Eliziane Sampaio, realizaram na ultima quarta feira (03), um palestra sobre o Autismo. A palestra foi ministrada pela a equipe da APA de Cajazeiras, no comando das  voluntárias Professora Betânia, Gislânia e Deusivânia.

Foi discutido o problema do autismo no meio social, na família na escola. Entre as questões colocadas era se o autismo era uma doença, sendo afirmado que o  autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. O jeito de lidar com cada um varia.

Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda.

A Palestra contou com as presenças de várias pessoas da sociedade, usuários do CRAS e servidores públicos.

SECOM PMBJ