Bom Jesus, 20/08/2018
Bom Jesus realiza I Forum Comunitário do Selo Unicef edição 2017-2020

A Cidade de Bom Jesus, realizou na ultima quinta-feira (16), o I Forum Comunitário do Selo Unicef edição 2017-2020. O evento aconteceu no centro cultural Edme Tavares de Albuquerque, seguindo toda a programação da organização foi feito o acolhimento e credenciamento das autoridades e atores envolvidos.

As nove horas foi formada a mesa com as presenças do Prefeito Municipal Roberto Bayma, Vice Prefeito João Mequíades, Presidente da Câmara Evandro Abel, Articuladora do Selo Unicef Antoniely Pinheiro, Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente Tânia Ricarte, representante do Bolsa Família Maria do Socorro Sampaio Vieira, representante da Estratégia da Família  Izabel Cristina, representando o 6BPM e PROERD Sargento Iranilton, representando o Conselho Tutelar Ronivon, representando a Sociedade Civil Avani Tomaz dos Santos, representando o NUCA Jeferson Almeida.

Após a mesa formada usou da Palavra a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente –CMDCA, Tânia Ricarte, que falou da importância do I Forum do Selo Unicef edição 2017-2020, que de forma abrangente irá beneficiar todas as políticas públicas assistenciais do município e melhorar cada vez mais os nossos índices da educação, saúde e outros setores.

Após a Presidente falar, foi apresentado uma peça Teatral com o Grupo de atores e atrizes do Distrito de São José que apresentaram a peça Liberte-me, onde tratava da violência sexual, aborto, alcoolismo, uso de drogas e outros tipos de ilícitos. A peça foi dirigida por Mateus Paulino e Nailson.

Já o prefeito Roberto Bayma, parabenizou a peça teatral, e disse que estava orgulhoso de sua equipe,  principalmente do município de Bom Jesus, que mais uma vez busca certificar o Selo Unicefe edição 2017-2020, já que fomos certificado na edição 2013-2016. Vocês não sabem como é importante o Selo Unicef no município,  abre portas em todos os ministérios e instituições, é um município reconhecido Internacionalmente, é uma abertura para implantarmos as nossas políticas sociais, erradicando o analfabetismo, a violência sexual contra as crianças e adolescente, é melhorar o Ideb na educação, é melhorar a qualidade de vida das pessoas na saúde com programas de assistência as gestantes,  e na luta para diminuir a gravidez na adolescência sem contar nos recursos que teremos para todos os problemas aqui elencados. Quero parabenizar todos e que vamos juntos construir um Bom jesus cada vez melhor. disse Bayma

Por ultimo usou da palavra a articuladora do Selo Unicef no município de Bom Jesus, Antoniely Pinheiro que deu as boas vindas a todos os participantes, como: NUCA, Representante os Artistas, Policia Militar, Governo Municipal com todas Secretarias inclusive Assistência Social, Educação e Saúde, CRAS/CREAS, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar, Igreja Católica. Igreja Evangélica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Comunitária Rural, Colônia de Pescadores, Empresários, Núcleo Estadual de Saude, Grêmio Escolar, entre outras entidades representativas. Antoniely explicou que seria formado os Grupos de Trabalhos  -GTs, onde seriam discutidos as problemáticas existentes no município, e que os grupos apresentassem sugestões para o plano de ação. 11 grupos de trabalhos foram formados, e cada grupo apresentou  suas sugestões diante dos problemas que foram verificados.

Após a conclusão do I Forum Comunitário Selo Unicef edição 2017-2020, foram entregues os certificados de participação e servido um almoço aos presentes.

SECOM PMBJ
Jocerlan Guedes