Bom Jesus, 07/05/2018
Em Bom Jesus: Governo Municipal e Secretaria da Agricultura iniciam Vacinas contra Aftosa e Brucelose neste dia 10 de Maio e prefeito doa vacinas





O  Prefeito Roberto Bayma,  juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de Bom Jesus, em conformidade com as normas vigentes e o calendário de vacinação contra a febre aftosa, realizará a vacinação de todo o rebanho do município a partir do dia 10 de maio de 2018.





A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2018, começará na próxima quinta-feira (10), em todo o município de Bom Jesus. Até o dia 31 de maio deverá ser vacinado um rebanho de 1.700 cabeças de bovinos, de todas as faixas etárias. Tanto aftosa como brucelose serão os animais imunizados.



A exemplo das campanhas anteriores, as doses já foram adquiridas em cumprimento a uma determinação do prefeito Dr. Roberto Bayma, de colocar a disponibilidade também de uma equipe para realização do procedimento. São mais de 1.700 doses doadas aos proprietários.

Pós a vacinação de bovinos e bubalinos, o produtor deve fazer a comunicação junto ao escritório do órgão de defesa agropecuária no município, que fica localizado na prefeitura municipal. Somente assim, a situação Sanitária do rebanho é regularizada. O atraso da comunicação implica na possibilidade de emissão do Guia de Transito Animal GTA, por um período mínimo de 30 dias.

Toda vacina é doada pelo município e o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que tem a frente o Secretário Tito Líbio Dias, que conta com a participação dos serviços veterinários e de pessoal especializado, a exemplo do veterinário do município Wagner Pessoa. O governo municipal trabalha para que os produtores parem de vacinar o rebanho após maio de 2021. " A nossa determinação é para que o nosso município seja declarado livre de febre aftosa até o ano de 2021" disse Tito Líbio.

Para o Prefeito Roberto Bayma, a vacinação do rebanho existente no município é uma questão de saúde não só animal, mais de saúde pública e que só passou a ser concreta através de ações de governo para a área. "Em outros tempos, existiam critérios políticos locais para a doação da vacina, desde de 2013 a ordem é vacinar geral o rebanho", para o município realizar uma campanha dessa dimensão tem que saber que todos ganham e em especial a saúde do povo, que poderá consumir um produto livre de doenças. disse Bayma

O secretário enfatiza que a vacinação é obrigatória. E que a defesa agropecuária multará quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha, a multa é 1UPF (Unidade Padrão Fiscal) por cabeça de gado não vacinado, ou R$ 182,22. O produtor fica impedido de comercializar o produto, enquanto não regularizar a situação.


 SECOM PMBJ

 

 

 


 

     
     
     
 


Outras Notícias

10/04/2019 Prefeito Roberto Bayma encaminha oficio ao DER pedindo o roço da PB417


10/04/2019 Prefeito Roberto Bayma do municipio de Bom Jesus é destaque na Marcha dos Prefeitos em Brasilia


07/04/2019 Prefeito Roberto Bayma participa da reuniao dos Prefeitos na Famup e cobra ações a bancada federal da PB


07/04/2019 CRAS de Bom Jesus realiza Palestra sobre o dia mundial autismo


18/03/2019 Prefeito Roberto Bayma participa das festividades do Padroeiro de São Jos


07/03/2019 Carnaval de Bom Jesus encerrou na terça feira com sucesso total


20/02/2019 Prefeito Roberto Bayma empossa servidores que foram aprovados em concurso da Prefeitura de Bom Jesus


 
 


www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br
Praca Prefeito Antonio Rolim 01 Centro Bom Jesus PB
CEP: 58930-000 -
Fone: (83) 3559-1020
CNPJ: 08.923.989/0001-17