Bom Jesus, 13/09/2017

Bom Jesus participa da 1ª Conferencia Regional de Vigilância em Saude, evento aconteceu em Cajazeiras A Cidade de Cajazeiras sediou na manhã e tarde de ontem terça-feira (05), a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde,  que teve como local o auditório da Escola Técnica Estadual, estiveram presentes os 15 municípios do Alto Piranhas. A coordenação ficou por conta da 9ª Regional de Saúde que tinha a frente a Dra. Amélia Fonseca e como anfitriã do evento, representando o município de Cajazeiras estava  a Secretária de Saúde de Cajazeiras a Dra. Paula Francinete.

O município de Bom Jesus, esteve representado através de uma comitiva de colaboradores  da Secretaria de Sáude ,através dos Agentes Antonio Pinto Diniz -ACS, Danilo Queiroga - PEVA, Inauria Batista de Lucena - Enfermeira, Maria Mirian de Souza - Tecnica em Enfermagem, Maria Tereza -Agente Administrativo e Wagner Pessoa - Veterinário.

A Conferencia de Vigilância em Saúde, é a primeira a nível Nacional, e através das ações desenvolvidas pelos municípios em vigilância epidemiológica,vigilância Sanitária e a vigilância saúde do trabalhador. É importante destacar que a vigilância tem um papel muito importante na qualidade nos serviços e ações voltadas aos usuários do Sistema Unico de Saude.

Nesse sentido, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos no Conselho Nacional de Saúde (CNS) em torno de variadas agendas, tem como principal objetivo “Propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde”.

A conferência nacional deverá, entre outras ações, apontar os caminhos para validar o dito popular de que “é melhor prevenir, do que remediar”.

Entre os desafios, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência.

Durante a Conferencia foram discutidos temas importantes, visando melhorara a qualidade de vida de todos os usuários e principalmente diminuir os índices de doenças causadas pelos impactos causados na ausência de uma saúde publica, de qualidade.A coordenadora Amélia Fonseca conversou com nossa reportagem.