Bom Jesus, 23/11/2016
Pela primeira vez em 53 anos: Bom Jesus obtém Certificado Selo UNICEF Município Aprovado.

Pela primeira vez desde que foi emancipado em 1963 o município de Bom Jesus localizado no Alto Sertão da Paraíba foi contemplado com o Selo UNICEF MUNICÍPIO APROVADO. Este foi mais um desafio encarando de frente e com determinação pela gestão “Bom Jesus em Boas Mãos” que se prepara para cumprir os 1.461 dias do primeiro mandato com esta certificação.

O Selo UNICEF Município Aprovado, é uma iniciativa que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos em municípios de algumas regiões do país incluindo o Semiárido.

Para obtenção do certificado, o município tem que a partir de sua inscrição garantir investimentos, para atuar nos indicadores, como: natalidade e mortalidade infantil, coeficientes na educação, saúde, social e, entres outros pontos que fazem parte de uma série de metas que será mostrada a seguir, e que ao longo desses 4 anos renderam ao município, essa espécie de passaporte para outras conquistas.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que gerencia avaliação atua em 191 países e em outras partes do mundo. A instituição usa critérios extremamente técnicos e leva essa iniciativa muito a sério. “Nosso lugar torne-se visível para o resto do mundo” a avalição é de Wagner Limaarticulador do Selo UNICEF. Para ele o fato do prefeito Dr. Roberto Bayma a então secretária de ação social e Primeira Dama Dra. Kátia Virginia terem abraçado esta bandeira e não ter medido esforços foram fundamentais. A dedicação de todas as secretarias, CRAS, e outros parceiros como Conselho Tutelar, foram determinantes para esta conquista.

Já para o prefeito municipal, está é a chance tanto buscada para concentrar esforços mirando em investimentos, como uma creche, onde as crianças ficariam enquanto seus pais poderiam desenvolver outras atividades para melhorar a renda e a qualidade de vida da família. Bayma ainda vislumbra outras ações, no esporte e faz uma comparação muito otimista do que será Bom Jesus, antes de depois deste feito. Confira o áudio.

O chefe do executivo foi oficializado nesta terça e entrega do certificado acontecerá dia 1 primeiro de Dezembro no Centro Cultural José Lins do Rego em João Pessoa. Na ocasião secretários e articulação do Selo UNICEF, estarão presentes.

Entrevista:

Redação: Jotha Herre