Bom Jesus, 28/10/2016
Equipe Eliza Bandeira de Melo em Bom Jesus também abraça a causa do Outubro Rosa





A equipe do PSF da Unidade Básica de Saúde do município de Bom Jesus PB, realizou na manhã de hoje na Sede da UBS, uma roda de  conversa  sobre o programa Outubro Rosa, pra os usuários daquela casa de saúde, que teve como palestrantes a médica Dra Yasmim Nery e a enfermeira Joana Monique. 


Estiveram no apoio a Dentista Jéssica Araujo, a Coordenadora do NASF, Cristiane Braga além de dos agentes de Saúde, técnicos de enfermagem e demais profissionais da saúde.

A roda de conversa aconteceu na sala de recepção e foi mostrado os problemas causados pelo problema do câncer de mama, como o câncer do colo de útero, além de outros problemas.

Para a secretária de Saúde Dra Denise Bandeira, a administração municipal  que tem a frente o Prefeito Roberto Bayma, tem intensificado programas que visem a reduzir o numero de pacientes no município com esse problema,  através da prevenção que é feita por profissionais do PSF de Bom Jesus. 

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, começa, neste mês, a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação terá como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".
A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são fatores ambientais e comportamentais, Fatores da história reprodutiva e hormonal e Fatores genéticos e hereditários.
Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Mamografia
Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.
Sintomas
Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
fotos:


















Redação; Jocerlan Guedes
Assessor Chefe: Igo Sampaio
Auxiliares: Jota Herre e Jocerlan Guedes

 

 

 


 

     
     
     
 


Outras Notícias

30/05/2019 Secretaria de Educação de Bom Jesus define programação para o São João nas escolas do município. Veja


22/05/2019 Escola Maria do Carmo realiza jantar especial para as mamães e muita música ao vivo


18/05/2019 Secretaria de Ação Social da cidade de Bom Jesus realiza caminhada contra abuso sexual


14/05/2019 Secretaria de Assistência Social de Bom Jesus comemora Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e adolescentes


14/05/2019 Prefeitura realizou evento para mães de Bom Jesus e São José no domingo (12), evento foi sucesso


07/05/2019 Em Bom Jesus: Secretaria de saúde realiza dia “d” de vacina contra a gripe, mobilização segue até 31 de maio.


10/04/2019 Prefeito Roberto Bayma encaminha oficio ao DER pedindo o roço da PB417


 
 


www.prefeiturabomjesus.pb.gov.br
Praca Prefeito Antonio Rolim 01 Centro Bom Jesus PB
CEP: 58930-000 -
Fone: (83) 3559-1020
CNPJ: 08.923.989/0001-17