Bom Jesus, 12/04/2016
Colegiado do território Alto Sertão, foi realizada de forma itinerante no município de Bom Jesus-PB

A sétima plenária do colegiado do território Alto Sertão, foi realizada no ultimo dia 31 de março, de forma itinerante no município de Bom Jesus-PB, contou com a participação de representantes do poder público e sociedade civil de 9 municípios do território Alto Sertão.

A pauta da plenária foi: Informes; PROINF 2015; PROINF 2016 - Chamada Especial para Grupos Produtivos de Mulheres; Arca das Letras; Encaminhamentos. A mesa de abertura foi formada pelas seguintes autoridades: Roberto Bandeira de Melo Barbosa Prefeito Municipal de Bom Jesus; André Pedroza Prefeito Municipal de Carrapateira; Marcos Lira Gerente Municipal de Convênios entre a Caixa Econômica; Edilson Pereira EMATER Regional de Cajazeiras; Representando a sociedade civil Damião Gomes presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de São José de Piranhas; Maria Olivan representando a Rede Estadual de Colegiados da Paraíba; Gerlândia Moraes representando a FETAG/PB; Semirames Silva Assessora de Inclusão Produtiva do NEDET Alto Sertão. Na pauta foi discutido o projeto de PROINF 2015, que tem como proponente a prefeitura municipal de Bom Jesus-PB.

O projeto trata-se da aquisição de 15 ensiladeiras e um trator agrícola. As ensiladeiras irão beneficiar os 15 municípios que compõem o território Alto Sertão. O PROINF é o Programa de Apoio a Infraestrutura nos Territórios Rurais.
O Gerente Municipal de Convênios entre a Caixa Econômica Marcos Lira informou que a prefeitura de Bom Jesus, através do seu prefeito Roberto Bandeira de Melo Barbosa irá entrar com toda a contrapartida do projeto, assim não haverá necessidade de alteração no projeto e todos os 15 municípios serão beneficiados com as ensiladeiras.

Edilson Pereira Coordenador da EMATER Regional de Cajazeiras propôs a plenária que a EMATER fosse a proponente do PROINF 2016 - Chamada Especial para Grupos Produtivos de Mulheres, com um projeto eco produtivo no assentamento Bartolomeu no município de Bonito de Santa Fé. A plenária aprovou por unanimidade a proposta.

Na próxima plenária, deverá ser apresentado o projeto eco produtivo do assentamento Bartolomeu. No ponto de pauta Arca Letras, foram escolhidos pela plenária os 10 municípios que serão beneficiados com as minibibliotecas do programa Arca Letras, sendo eles: São José de Piranhas, Cajazeiras, Bom Jesus, Carrapateira, Cachoeira dos Índios, Poço José de Moura, São João do Rio do Peixe, Bernardino Batista, Monte Horebe e Triunfo.

Ficaram como encaminhamentos: o envio da documentação para os 10 representantes dos municípios beneficiados com as minibibliotecas do programa Arca Letras, os mesmos deverão enviar a documentação ao NEDET até o dia 08 de abril; a próxima plenária itinerante será realizada no município de São José de Piranhas no sindicato dos trabalhadores rurais.

ASCOM/PMBJ
Redação: Jocerln Guedes/Igo Sampaio