Bom Jesus, 21/06/2015
Cavalgada que marcou a passagem do primeiro bispo de Cajazeiras na cidade de Bom Jesus aconteceu no ultimo sábado

O evento também homenageou a diocese de Nossa Senhora da Piedade pelos seus 100 anos.

Era 03h55min da madrugada da sexta para o sábado e o estampido de um rojão anunciava a saída da cavalgada que relembrou a passagem de D. Moisés Coelho na noite do dia 26 de junho de 1915 na antiga comunidade de Aroeira hoje cidade de Bom Jesus.

O prefeito Roberto Bayma e os vereadores Manuel Tomaz Fernandes (Neco) e Tito Líbio Dias presidente da câmara o secretário de Agricultura Givaldo Gonçalves (Caracterizado de D. Moisés) estiveram prestigiando o evento que contou a presença de pessoas comuns da sociedade. Já a secretária de cultura Ana Gonçalves e a coordenadora de Eventos Maria Moraes estiveram dando todo o apoio logístico ao evento e destacaram o compromisso do prefeito Roberto Bayma com eventos culturais sejam realizados pela gestão municipal ou aqueles feitos em parceria, como este, que foi realizado pela diocese e que contou com o apoio da prefeitura municipal.

Na comunidade do sitio Prensa quando o sol mostrava os primeiros raios, uma parada para um reforçado café da manhã, à moda do tropeirismo. Após alimentar o corpo era preciso alimentar o espirito, então para agradecer a Deus todos realizaram uma oração, alguns preferiram visitar as instalações internas da capela de Prensa, onde inclusive a pedido de muitos, Givaldo Gonçalves (D. Moisés), invocou a benção divina para que tudo acontecesse em paz, o que de fato, aconteceu.

Era hora de partir, o percurso tinha que ser retomado, os cavalheiros partiram com destino a cidade que teve sua base edificada sobe duas importantes pilastras: FÉ E EDUCAÇÃO. Uma junção que até hoje oportuniza o progresso a cidade de Cajazeiras e, por conseguinte atinge as que ficam mais próximas a ela, aliás, não é atoa, que muitos se referem à terra de mãe aninha como a terra mãe.

Já nas Cajazeiras dos Rolim referência que muitos usam, a primeira parada foi na paróquia de São José Operário, onde o Pe. Jackson nos recepcionou a todos.

A imagem peregrina de N.S da Piedade foi incorporada na cavalgada e se tornou uma romaria que seguiu rumo centro da cidade, contando com as presenças do Pe. Jackson e o Bispo José Gonzales o Ex-Prefeito Antonio Quirino de Moura e algumas pessoas que fizeram todo o restante do roteiro caminhando.

Na praça das oiticicas em frente a Câmara Municipal de Cajazeiras, a a cavalgada fez uma parada, para receber as homenagens da Banda de Música Municipal Mardelon de Freitas Rolim da cidade de Bom Jesus, que estava sob a regência do Sargento Solonier.

No templo maior do catolicismo cajazeirense, o prefeito Dr. Roberto, o vice-prefeito Junior Araújo, Dr. Antônio Quirino de Moura e D. José falaram aos presentes e agradeceram pelas presenças de todos.
Ouça a fala de D. José.

Na ocasião Bayma, entregou uma homenagem dos tropeiros de Aroeira ao Bispo marcando a data que hora está sendo comemorada. Já os tropeiros do sertão um dos grupos mais antigos em nossa região em cavalgadas também fez a entrega de uma homenagem ao bispo pelos 100 anos da diocese de Cajazeiras.

Ouça o discurso do Prefeito Dr. Roberto Bayma.

Um momento marcante foi à apresentação da peça Ave Maria Sertaneja pela C&A de teatro do distrito de São José do município de Bom Jesus, que passou uma mensagem de quão grande é a fé e a resistência do nordestino.

Outras imagens viste nossa página no face : Prefeitura Municipal de Bom Jesus PB.

ASCOM/PMBJ

Redação: Jotha Herre/ colaboração do DJ Cândido.

Assessor chefe: Igo Sampaio
Auxiliares: Jotha Herre e Jocerlan Guedes.