Bom Jesus, 16/12/2014
Prefeito Roberto Bayma prestigia encerramento do curso de costura industrial e anuncia projeto para fomentar atividade em nosso município.

O prefeito Dr. Roberto Bayma, a Primeira Dama e titular da SEMAS Dra. Kátia Virgínia, juntamente com a presidenta da câmara de vereadores Sra. Francisca Gonçalves da Silva, o secretário de educação Eliener Dantas Amorim e Diane Sampaio coordenadora do CRAS e Interlocutora do PRONATEC, estiveram na noite de ontem 15, acompanhando a conclusão do curso de Costura Industrial de Vestuário.

Uma cerimônia simples, porém marcada com muita alegria tanto das concluintes, quanto do prefeito e demais autoridades presentes no CRAS, onde aconteceu a capacitação que durou mais de 60 dias. Foram duas turmas com aproximadamente 40 alunas matriculadas. O turno da tarde, fez também sua confraternização no horário das aulas.

“É muito importante a gente aprendeu muita coisa, e a gente vai conseguir fazer muita coisa daqui para frente”, disse a senhora Maria Gorete Leite Goveia.
Para dona Francisca Alves da Silva, o aprendizado não tem idade. Visivelmente tomada pela emoção, ela mandou um recado para as demais donas de casa: “todas devem procurar fazem qualquer um curso principalmente esse”.

“Eu aprendi muito, as máquinas são muito boas, a professora muita aplicada ensina muito bem”, o reconhecimento foi da aluna Francisca Leite Costa. Ela também nos revelou que algumas futuras clientes já lhe manifestaram interesse pelos seus serviços após, a conclusão do curso.

Outra que falou para nossa equipe, foi a jovem senhora Gerlandia Gonzaga Rolim. Para ela, é muito gratificante ter a oportunidade de aprender, e agradeceu ao prefeito por ter trago esta parceria. Perguntada como se sente ao ver pronta a primeira peça confeccionada por ela, Gerlandia disse que se sente muito orgulhosa por nunca ter feito uma peça, como a que fez e estava sendo exposta naquele momento.

O prefeito Roberto Bayma, ressaltou que um orgulho benéfico toma conta de seu ser, e foi taxativo, ao apontar a capacidade da população de seu município em se qualificar. Bayma, Agradeceu a dedicação da professora Severina e ao SENAI pela parceria. Demonstrando que sua gestão tem uma visão futurista, o prefeito disse que não basta apenas qualificar as pessoas e por isso, já elaborou um projeto objetivando a concentração dessas profissionais numa fábrica através de uma associação e consequente comercialização. Segundo o prefeito, esse projeto contempla com linha de financiamentos junto ao SEBRAE, para incentivar a produção. Bayma ainda apontou o mercado público, claro após adaptações, como sede deste empreendimento.

Ouça a entrevista:

Por fim, a professora Severina Ferreira Cavalcante, destacou como positiva a ação do governo do município, em qualificar as pessoas para que elas tenham uma melhor qualidade de vida. O carinho e o calor humano de seus alunos foram sentimentos observados na fala da mesma, que disse ainda, que aqui, sentia como se estivesse em sua casa. No seu entendimento, no mercado de trabalho há vagas sim, no entanto, a carência é de pessoas preparadas para ocupar essas vagas.

Ouça a entrevista:

Série de entrevistas:

Redação e áudios: Jotha Herre

ASCOM/PMBJ

Assessor chefe: Igo Sampaio

Auxiliares: Jotha Herre e Jocerlan Guedes

Outras imagens.

Máquinas do curso:

Outras imagens da conclusão do curso.