Bom Jesus, 15/08/2014
Prefeitura de Bom Jesus realiza o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF Edição 2013-2016

O mundo vendo Bom Jesus com bons olhos, sob esse ângulo, no dia 05 de agosto de 2014 foi realizado no município de Bom Jesus-PB o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016, que teve como objetivo, discutir políticas públicas direcionadas aos direitos da criança e adolescente, além de desenvolver diretrizes e metas que deverão ser alcançadas ate o ano de 2016. O Fórum é uma das etapas obrigatórias do processo na busca da certificação do município Selo UNICEF, Município Aprovado Edição 2013-2016, com a realização do 1º Fórum o município fortalece as políticas públicas de proteção às crianças e os adolescentes.

O evento aconteceu no Centro Cultural Edme Tavares e contou com a presença de mais de 60 pessoas sendo representantes de várias representatividades de órgãos governamentais e da sociedade civil, dentre elas: Crianças e Adolescentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Igrejas, associações comunitárias e rurais, profissionais da saúde, educação e assistência social, (Rádio, Jornais, Blogs), Vereadores, Gestores e Professores das Escolas, Famílias atendidas pelo Bolsa Família, PSF, CREAS e CRAS, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão, onde a comunidade conversou sobre os problemas e buscou os caminhos para resolvê-los.

O evento iniciou com a solenidade de abertura, em seguida a composição da mesa formada pela Secretária Municipal de Assistência Social e 1ª Dama do munícipio Kátia Virginia Almeida Barbosa, o assistente social e Articulador do Selo, Wagner da Silva Lima, a Presidente do CMDCA, Francilene Gonçalves da Silva Vieira, representante da comissão pró-selo e a adolescente, em seguida da execução do Hino Nacional, depois tivemos uma cultural das crianças e adolescentes de alunos da turma de flauta. O articulador do Selo Wagner Lima realizou uma explanação sobre a metodologia do Selo e do Fórum Comunitário, bem como apresentou o diagnóstico sobre os serviços ofertados às crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos.

Por fim, após um breve intervalo para o lanche, formaram-se 06 grupos de trabalhos para discussão dos eixos. Após a discussão, cada grupo em plenária, propôs ações para compor o Plano Municipal de Ação. O evento demonstrou que o engajamento da comunidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. Para dar continuidade a Comissão pró-Selo já tem reunião marcada, com vistas a organizar o Plano Municipal de Ação, e enviar a documentação comprobatória ao UNICEF. “Bom Jesus na busca do Selo UNICEF”. Vamos buscar a melhor forma de conseguir deixar o município de Bom Jesus em um patamar de excelência no que se refere a politicas públicas que envolvam o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes", afirmou o Prefeito Roberto Bayma.

Estiveram presentes no evento: A Psicóloga do CRAS de Bom Jesus Vilma Oliveira, o secretário de comunicação, Igo Sampaio, o secretário de Administração Fabiano Gonçalves, secretário de Educação Eliener Dantas, Secretário de transporte Everaldo Rocha, Secretário de Agricultura, Givaldo Gonçalves, Damiana Brito conselheira tutelar, Cristina Carolino Coordenadora da Vigilância Sanitária, além da equipe do NASF a nutricionista Cristiane Rolim, a psicóloga Philomena Couras, a assistente social Zeneide, a odontóloga Adriana Anacleto, a enfermeira da ESF Vanderlânia Laurentino, e os convidados da cidade de Cachoeira dos Índios-PB a Psicóloga do CRAS Thicianne Cristina e a assistente social Ana Florence, parte da equipe do CREAS regional a advogada do CREAS e a Orientadora Social da cidade de Triunfo-PB, além de outros profissionais da área de saúde e educação. "O evento serve de norteamento para o trabalho que será desempenhado por vários setores da Administração Municipal”.

VEJA AS FOTOS

Jocerlan Guedes e Igo Sampaio